5.10.10

TONKA

Os tradicionais caminhões amarelos da TONKA são referência mundial de diversão e durabilidade para várias gerações. Os brinquedos são construídos com aço resistente, tem um design único, detalhes incríveis e pintura primorosa. Além disso, todo produto TONKA, agora também feito de plástico, tem sua famosa garantia para vida toda, contra defeitos de fabricação e imperfeições no material, transformando o ato de brincar em um passatempo seguro.
-
A história
Tudo começou quando a Mound Metalcraft Company, empresa fundada em 1946 por Lynn Baker, Avery Crounse e Alvin Tesch, e baseada em um pequeno porão na cidade de Mound, subúrbio de Mineapolis, resolveu diversificar sua pequena linha de produtos, composta então por ferramentas e acessórios para jardinagem como rastelos e pás. Em 1947 foram lançados no mercado, apresentados inicialmente na tradicional Feira de Brinquedos de Nova York, os dois primeiros caminhões de metal com a marca TONKA, nome inspirado no Lago Minnetonka, onde a empresa estava instalada. A palavra TONKA significa “grande” em Sioux, um dialeto indígena americano. Era o início da fabricação do que viria a ser, poucos anos mais tarde, o veículo de brinquedo mais famoso dos Estados Unidos, o pequeno caminhão de brinquedo em metal, extremamente realístico em seus detalhes e pintado tradicionalmente em amarelo. Segundo a empresa estes caminhões deveriam ser extremamente duráveis e oferecer o máximo de diversão. Com apenas doze funcionários, em seu primeiro ano foram produzidos aproximadamente 37.000 unidades dos dois modelos de caminhões – uma escavadeira e um guindaste. O sucesso inicial dos pequenos caminhões foi impulsionado pelo momento de enorme crescimento na taxa de natalidade no período pós-guerra nos Estados Unidos, o que possibilitou a TONKA acesso à milhões de potenciais pequenos consumidores.
-
-
E esse sucesso aumentou ainda mais quando em 1949 a empresa lançou no mercado o Dump Truck, um basculante amarelo que se tornou um ícone da marca. O produto era veiculado na mídia com frases como “Tonka Tough” e “Guaranteed for Life” (“Garantido pela vida toda”). No ano seguinte foi a vez da estréia do caminhão de mudanças. No dia 23 de novembro de 1955, como a marca havia se tornado proeminente, a empresa adotou oficialmente o nome de TONKA TOYS. Foi também neste mesmo ano que a empresa se mudou para uma fábrica maior com o intuito de atender a alta demanda por seus produtos. Nos próximos cinco anos as vendas da empresa triplicaram e os pequenos caminhões amarelos podiam ser vistos em abundância nas mãos de milhares de meninos americanos.
-
-
Depois de abrir seu capital na Bolsa de Valores em 1961, os produtos TONKA começaram a serem exportados em 1963, mesmo ano em que a marca introduziu a linha Mini-Tonka, caminhões menores e mais leves direcionados a crianças de menor idade. Nesta época sua penetração no mercado americano já era estupenda. Além disso, para incentivar os pais a comprarem mais de um caminhão para seus filhos, a empresa começou a reestilizar seus modelos a cada ano. Em 1964 ocorreu outro lançamento de sucesso: o Mighty Dump, um super-basculante que se tornou um dos brinquedos mais famosos da marca. O sucesso era tamanho, que uma pesquisa realizada em 1966, apontou que 85% das casas com crianças possuíam algum caminhão amarelinho da TONKA.
-
-
Até 1972, a série Mighty foi expandida à proporções épicas com o lançamento de inúmeros modelos como guindaste, retroescavadeira, rolo-compressor, betoneira, empilhadeira, caminhão cegonha, entre outros. Nos dez anos seguintes, novos veículos foram adicionados a sua linha de produtos como veículos de resgate, caminhões de bombeiro, veículos esportivos e jipes, além de uma linha de caminhões feita em plástico, visando atender a um nicho de mercado mais acessível. Em 1987 a marca introduziu seus primeiros brinquedos pré-escolares, que seguiam o mesmo conceito de segurança e durabilidade de seus caminhões. O enorme sucesso e tradição dos caminhões e carrinhos da TONKA chamaram a atenção da Hasbro, uma das maiores produtoras de brinquedos dos Estados Unidos, que adquiriu a empresa em abril 1991 por US$ 490 milhões. Nos anos seguintes a linha de produtos da marca foi ampliada com o lançamento de veículos motorizados, que incluíam som e luzes, caminhões de plástico resistente, miniaturas, veículos militares e até livros infantis e jogos educacionais para computador.
-
-
Em 1998, a Hasbro resolveu dar a marca uma personalidade e lançou a linha de veículos e caminhões com feições de personagens e o My Talkin’ Truck, um caminhão que falava. Em 2004 a marca introduziu seu mais famoso modelo, Mighty Dump, em tamanho real para percorrer os Estados Unidos no TONKA TRUCK TOUR, uma espécie de tour beneficente por várias cidades do país para arrecadar dinheiros e donativos para algumas instituições infantis. Nos últimos anos, cada vez mais, seus caminhões e veículos foram ganhando componentes de plástico, tornando a marca TONKA mais segura e amiga das crianças na hora de brincar. Um exemplo disso é o super-basculante: a criança pode levá-lo à praia, colocá-lo na lama ou na areia sem se preocupar em estragá-lo. Além disso, a caçamba móvel e as rodas forma feitas especialmente para terrenos acidentados.
-
-
A evolução visual
Desde o primeiro logotipo da marca, criado em 1947 pelo design Erling Eklof ao custo de apenas US$ 30, a identidade visual da marca passou por grandes modificações no decorrer dos anos. A primeira grande modificação ocorreu em 1962. Nas décadas seguintes outras modificações foram realizadas, fazendo com que o logotipo adquirisse o formato retangular, em detrimento do tradicional oval. A cor vermelha também foi cada vez mais acentuada. Recentemente a TONKA modificou radicalmente sua identidade visual, que ganhou uma nova grafia e uma imagem muito semelhante ao dos logotipos de empresas automobilísticas, se aproximando assim da realidade.
-
-
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento:
1947
● Criador:
Lynn Baker, Avery Crouse e Alvin Tesch
● Sede mundial: Pawtucket, Rhode Island
● Proprietário da marca:
Hasbro Inc.
● Capital aberto: Não
● Chairman:
Alfred J. Verrecchia
● CEO: Brian Goldner
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro:
Não divulgado
● Presença global: + 90 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 5.800 (Hasbro)
● Segmento: Brinquedos
● Principais produtos: Caminhões de plástico e metal, kits educacionais
● Ícones:
Os caminhões amarelos
● Slogan:
They’re made Tonka tough.
● Website:
www.tonka.com
-
A marca no mundo
Hoje em dia a linha de produtos da marca, que continua tendo seus caminhões como carro-chefe, é extremamente vasta, incluindo brinquedos educacionais e pré-escolares, e até bonecas, comercializados em mais de 90 países ao redor do mundo.
-
Você sabia?
Com mais de 260 milhões de caminhões produzidos em sua história, atualmente a TONKA utiliza 119.000 libras de tinta amarela e 5.1 milhões de libras de folha de aço para produzir seus caminhões e veículos.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 5/10/2010

3 comentários:

Anônimo disse...

Achei uma gracinha os caminhões truck e dei para o Duchenninho no Dia das crianças.

Unknown disse...

Pura nostalgia😢😢😢😢

Unknown disse...

Meu filho tem um avião de madeira,ele ama esse brinquedo,qualidade incrível,pena não fabricar mais em madeira