22.9.10

YUM! BRANDS


O conceito dos restaurantes da Yum! Brands se diferencia de outras redes de alimentação rápida por oferecer comida de alta qualidade, sempre fresca, um excepcional atendimento e a um preço justo para cada cliente todos os dias. Não importa em que lugar do mundo você esteja, se entrar em um restaurante KFC, Pizza Hut ou Taco Bell, será sempre recebido com uma atitude positiva dos funcionários, intitulados “Maníaco pelo Cliente”

A história 
Tudo começou em meados da década de 1990 quando a PepsiCo (sim, a fabricante do refrigerante Pepsi-Cola) resolveu tornar sua divisão de restaurantes de alimentação rápida, então composta pelas redes KFC (fundada em 1952 e especializada em frangos fritos) PIZZA HUT (tradicional rede de pizzaria fundada em 1958) e TACO BELL (fundada em 1962 e especializada em comida mexicana) em uma companhia independente com capital aberto na Bolsa de Valores. Isto ocorreu exatamente no dia 30 de maio de 1997 com o surgimento da Tricon Global Restaurants Inc., uma empresa que já nascia com mais de 30.000 restaurantes localizados em vários países ao redor do mundo. Nesta época, David Novak, que comandava as redes KFC e Pizza Hut se tornou o segundo na hierarquia e, dois anos depois, assumiu a presidência mundial da empresa.


Em 2002, a empresa adquiriu por US$ 320 milhões a Yorkshire Global Restaurants, então proprietária das redes Long John Silver’s, fundada em 1969 e especializada em frutos do mar, e A&W All-American Food, que desde 1919 é um dos lugares preferidos das famílias americanas para saborear deliciosos hambúrgueres, cachorros-quente e uma boa Root Beer (as duas rede seriam posteriormente vendidas em 2011). Com isso, a empresa sentiu necessidade de adotar um novo nome e uma nova identidade visual. Exatamente no dia 16 de maio de 2002 a empresa adotou oficialmente o nome de Yum! Brands. Este novo nome, “Yum!”, foi escolhido com base em uma expressão americana, correspondente ao nosso “Huum” e que expressa o prazer de comer algo muito gostoso. Era, portanto, o nome que melhor descrevia a cultura global da empresa: trabalhar com comida com prazer e diversão. Em 2003, a empresa criou a rede WingStreet, especializada em asas de frango fritas servidas com uma grande opção de molhos. A expansão da subsidiária chinesa, que também inclui as operações da Tailândia e Taiwan, foi crucial para o avanço do desempenho geral da empresa. Para se ter uma ideia, desde 1997 a subsidiária multiplicou o número de lojas por 35 na China, e hoje tem 7.300 restaurantes em 1.100 cidades do país.


Para se manter atraente aos acionistas, a Yum! precisou reduzir ainda mais a dependência do mercado americano, que responde por 35% do faturamento global. Por isso, a empresa anunciou metas de chegar a 1.000 restaurantes na Índia, Brasil, China e França. Esta nova estratégia já pode ser sentida em 2009, quando a empresa inaugurou diariamente quatro novos restaurantes fora do mercado americano, resultando em 1.400 novas unidades no ano, 509 delas somente no mercado chinês. Apesar de ser a líder mundial do setor em número de restaurantes, em faturamento a empresa tem apenas ¼ do tamanho do McDonald’s, e é justamente essa diferença que a empresa pretende encurtar nos próximos anos.


Para atingir esses objetivos, a empresa reforça a cultura mundial de “Maníacos pelo Cliente” que tem como objetivo colocar um sorriso – um Yum! (Huum!) - no rosto dos clientes e colocar sempre seus interesses em primeiro lugar. Todos os funcionários dos restaurantes da Yum! Brands no mundo são treinados para manter o alto padrão de qualidade de seus produtos e serviços e são avaliados constantemente. Para isso, a empresa utiliza o CHAMPS (Casa Limpa, Hospitalidade, Acerto, Manutenção, Produto, Serviço) que não só é um programa de avaliação, mas também uma cultura que abrange a todos (empresa, franqueados e atendentes) que prezam pela satisfação de cada cliente. Em novembro de 2016, a operação chinesa se tornou uma empresa independente (pagando, claro, 3% de royalties) com faturamento superior a US$ 8 bilhões.


As delícias 
Atualmente a Yum! Brands é proprietária de 4 populares redes de restaurantes de alimentação rápida: 
KFC: mais de 20.000 restaurantes espalhados por 125 países e territórios ao redor do mundo, que atendem mais de 13 milhões de clientes diariamente. 
Pizza Hut: 16.000 restaurantes espalhados por mais de 100 países ao redor do mundo. A rede vende 12 milhões de pizzas diariamente para mais de 5 milhões de clientes. 
Taco Bell: serve mais de 40 milhões de clientes por semana em 6.500 restaurantes nos Estados Unidos (onde são servidos 4.5 milhões de tacos diariamente), além de possuir mais de 300 unidades em aproximadamente 24 países. 
WingStreet: mais de 800 unidades que dividem espaço com lojas da Pizza Hut nos Estados Unidos.


O gênio por trás da marca 
De 1999 a 2016, o executivo David Colin Novak foi uma espécie de celebridade na empresa. Era comum que funcionários tirassem fotografias a seu lado. Filho de um topógrafo que trabalhava para o governo americano e de uma dona de casa, ele morou em 32 estacionamentos de trailer em 23 cidades diferentes antes de completar 13 anos de idade. Sua vida era acompanhar os pais nas expedições do governo. Nos três ou quatro meses que passava em cada cidade, precisava digerir rapidamente uma nova cultura e ganhar a simpatia dos garotos do colégio. Essas lições mais tarde seriam a base do estilo de gestão que ele adotou na empresa durante quase 17 anos. Sua informalidade podia ser percebida tanto no guarda-roupa, seu uniforme habitual era uma camisa jeans com o logotipo da empresa, que o acompanhava inclusive em apresentações a investidores, quanto nos programas de entrevistas que ele apresentava de tempos em tempos. Cinco vezes por ano, ele reunia 50 executivos e franqueados do mundo inteiro em três dias de treinamento. A principal atração desses eventos eram as entrevistas que ele fazia com personalidades dos negócios, como o guru Jim Collins, autor do celebrado livro “Feitas para Durar”, e o mega investidor Warren Buffett.


Além disso, quando ele passava pela porta de entrada de algum restaurante da empresa no mundo, jovens começavam a cantar, bater palmas e entoar o grito de guerra global da marca: “Y! U! M!”. Com salários anuais que chegavam a US$ 1.5 milhões (fora bônus), ele costumava utilizar técnicas inusitadas para motivar seus funcionários. Acreditava profundamente que a distribuição de notas de US$ 100 era o tipo de atitude que motivava os funcionários - quase todos jovens em seu primeiro emprego - a ajudar na expansão dos negócios da empresa. Bizarros frangos de borracha e dentaduras de plástico eram outros dois “presentes” que ele costumava dar para seus funcionários que tivessem o melhor desempenho. Nesse caso, a estratégia era fazer com que eles sempre se lembrassem da importância de estampar um sorriso no rosto. Ao todo, David Novak acredita ter distribuído mais de mil notas de US$ 100 (ou US$ 100.000) entre seus funcionários no mundo inteiro. Novak é formado em jornalismo pela Universidade do Missouri.


A evolução visual 
Em 2002, quando a empresa adotou um novo nome, também apresentou um novo logotipo, extremamente ousado e moderno (que já fazia parte da identidade corporativa anterior, porém com pequeno destaque). Há alguns anos atrás esse logotipo teve sua tipografia de letra levemente alterada.
 

Os slogans 
A World with More Yum! 
Serving the World. 
Alone we are delicious, together we are yum.


Dados Corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 30 de maio de 1997 
● Fundador: Não tem (ex-divisão de restaurantes da PepsiCo) 
● Sede mundial: Louisville, Kentucky, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Yum! Brands, Inc. 
● Capital aberto: Sim (1997) 
● Chairman: Robert Walter 
● CEO: Greg Creed 
● Faturamento: US$ 6.36 bilhões (2016) 
● Lucro: US$ 1.62 bilhões (2016) 
● Valor de mercado: US$ 25.8 bilhões (julho/2017) 
● Restaurantes: 43.600 
● Presença global: 140 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 1.5 milhões (incluindo franqueados) 
● Segmento: Alimentação (varejo) 
● Principais produtos: Comidas e bebidas 
● Concorrentes diretos: McDonald’s, Burger King, Subway, Domino’s Pizza, Chick-Fil-A, Chipotle e Darden Restaurants 
● Slogan: A World with More Yum! 
● Website: www.yum.com 

A marca no mundo 
Atualmente a Yum! Brands, empresa que desenvolve, administra, franquia e licencia restaurantes de três famosas redes mundiais (KFC, Taco Bell e Pizza Hut), é uma das líderes mundiais do setor de restaurantes de alimentação rápida (fast food) em número de estabelecimentos com mais de 43.600 unidades localizadas em 140 países. Os maiores mercados da empresa são Estados Unidos, China, Japão, Reino Unido, Canadá e Austrália. Com faturamento superior a US$ 6.3 bilhões em 2016, a empresa ocupa a posição de número 422 no ranking Fortune 500, que classifica as empresas americanas de maior faturamento. Hoje em dia, a empresa possui mais de 15.000 de seus restaurantes localizados em mercados emergentes. No Brasil a empresa possui mais de 180 unidades das redes KFC, Pizza Hut e Taco Bell. A empresa emprega mais de 90 mil funcionários (excluindo os franqueados). 

Você sabia? 
Em virtude de seu estreito relacionamento com a PepsiCo, a grande maioria dos restaurantes da Yum! Brands vende exclusivamente refrigerantes e bebidas da empresa, como por exemplo, Pepsi-Cola, Mountain Dew, 7 Up, Tropicana e Aquafina


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 20/7/2017

3 comentários:

Isóka disse...

Oi.
Comecei a ler o blog há pouco tempo mas estou bem admirada. Tuas pesquisas são bem interessantes e conseguem dar uma clara visão das empresas, sua forma de trabalho e produtos.
Parabéns!

ANM..* disse...

Olá..
Descobri este blog por acaso,e não consigo sair mais dele,muito interessante saber as historias,de onde tudo começou das empresas,dos logos,das marcas que fazem parte do nosso dia-dia..

Muito bom

Beijoss*

Anônimo disse...

Estou lendo o livro de David Novak " Levando as pessoas com você " e esse resumo me ajudou saber o que é o que.
Valeu