2.8.10

RUSTY


A californiana RUSTY é o objeto de consumo de qualquer surfista. Suas pranchas são um verdadeiro deleite para os amantes e fissurados pelo esporte, do qual o item básico é a especialidade da marca. São modelos revolucionários, com designs e medidas exclusivas, que proporcionam aos surfistas competirem em altíssimo nível. Por tudo isso, hoje em dia, a assinatura de um R com um ponto é uma das mais fortes insígnias no universo do surfe mundial.

A história
A história da RUSTY se funde com a própria história moderna do surfe no mundo. Tudo começou com Rusty Preisendorfer, um apaixonado pelo surfe e seu estilo de vida, que fabricava pranchas desde 1969, quando tinha apenas 16 anos de idade. Em meados dos anos 70, ele começou a trabalhar profissionalmente na Gordon & Smith, talvez a principal marca de pranchas da época. Rapidamente suas pranchas ganharam reputação, principalmente as utilizadas por Peter Towned e Shaun Tomson, campeões mundiais em 1976 e 1978 respectivamente. Até meados da década de 80, ele fornecia pranchas para os melhores surfistas do mundo, como Tom Carol, Peter Towned, Cheyne Horan e Barton Linch, que então participavam do circuito mundial, além de ser jurado dos principais torneios. Nesta época, como a maioria dos principais surfistas do mundo estavam utilizando suas pranchas para competir, ele resolveu se distanciar dos julgamentos das competições e da Canyon Surfboards, empresa para qual desenvolvia pranchas, para iniciar seu próprio negócio. Foi então, que em 1985, ele fundou a RUSTY SURFBOARDS na cidade californiana de San Diego para produzir pranchas de surfe, especialmente os modelos desenvolvidos para surfistas grandes. Um de seus primeiros modelos foi um pranchão de quase dois metros de altura. Um verdadeiro colosso do surfe.


O amigo de longa data e diretor de publicidade de uma importante revista de surfe, Peter Towned, ajudou-o a criar o logotipo da nova marca. Era o surgimento do famoso logotipo que continha um R com um ponto, que rapidamente ficaria conhecido como “R.Dot”. A marca rapidamente se fortaleceu no cenário do surfe, e consequentemente ampliou seu conceito e qualidade para outros produtos com o lançamento de camisetas em 1986. Pouco depois, em 1988, a marca introduziu uma completa linha de vestuário, que incluía os famosos boardshorts (bermudas de surfe), feitos especialmente para quem pegava onda, satisfazendo assim todas as necessidades de um surfista. Aliando alta tecnologia, moda, cultura, comportamento, estilo e atitude, a RUSTY se tornava cada vez mais popular.


Na década de 90 a marca investiu em jovens talentos do surfe como Todd Chesser, Kalani Robb, Shane Beschen, Dino Andino, Matt Archbold, Pat O’Connell, Taylor Knox e Chris Ward. Além disso, a RUSTY foi uma das primeiras marcas de surfe a estender patrocínios ao skate, snowboard e wakeboarding, apoiando atletas como Tony Hawk e Willy Santos. Nos anos seguintes, aliando novas tecnologias com designs revolucionários e medidas exclusivas na fabricação de pranchas de surfe, a RUSTY se tornou o objeto de desejo dos surfistas mais habilidosos do planeta. Além disso, sempre direcionando seus produtos aos surfistas, a marca lançou uma camiseta exclusiva, batizada de Amphibious, feita com um material que misturava Lycra e algodão, ideal para ser usada na água ou fora dela.


Entre os novos modelos de pranchas da marca estão a Dwart (indicada para ondas pequenas, que permite muitas manobras, além de ser rápida e encontrada nas opções com 5 quilhas, quad ou com as tradicionais triquilhas), Fish Quatro (prancha rápida que possui uma quadriquilha com rabeta deep swallow e design exclusivo, permitindo mudar de direção com facilidade devido a um concave moderado na área de drive e uma leve espinha em V, aparente nos últimos 15 cm da rabeta) e a Big Cat (projetada para surfistas maiores e mais pesados, que possui como principais características seu tamanho avantajado, maior largura e rabeta swallow, que garante uma ótima remada e estabilidade na onda).


Atualmente a RUSTY mantém suas raízes, investindo em uma forte equipe de atletas patrocinados composta por nomes que estão entre os melhores surfistas do mundo, como Josh Kerr, Nate Yeomans, Jayke Sharp, Kalani Chapman, Jay Davies, Holly Beck, entre outros. No Brasil a RUSTY ajudou a traçar uma parte da história do surfe nacional, desde nomes importantes como Neco Padaratz, Wilson Nora e Daniel Hardman, que foram patrocinados pela marca, à produtos revolucionários desenvolvidos em prol do esporte. A marca está presente no Brasil desde 1995, trazida pelo surfista e shaper Pedro Battaglin.


A evolução visual
O logotipo da RUSTY, conhecido como R.Dot, é um dos mais fortes e reconhecidos do universo do surfe. Apesar da força entre os atletas e consumidores, o logotipo não deixou de evoluir para acompanhar os novos tempos. Recentemente a marca californiana apresentou uma nova identidade visual que manteve o famoso R.Dot, mas ganhou uma nova e ousada tipologia de letra.


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1985
● Fundador: Rusty Preisendorfer
● Sede mundial: Irvine, Califórnia
● Proprietário da marca: Rusty International
● Capital aberto: Não
● CEO: Rusty Preisendorfer
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: + 80 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 350
● Segmento: Moda esportiva
● Principais produtos: Pranchas, roupas e equipamentos de surfe
● Concorrentes diretos: Hurley, Billabong, Rip Curl e Quiksilver
● Ícones: O logotipo conhecido como R.Dot
● Slogan: You want a R. Revolution?
● Website: www.rusty.com

A marca no mundo
Hoje em dia a marca RUSTY comercializa sua completa linha de produtos direcionados ao surfe e skate em mais de 80 países ao redor do mundo, com forte presença nos Estados Unidos, Austrália, Japão e América do Sul.

Você sabia?
A marca ganhou ainda mais reconhecimento internacional em junho de 1994, quando o filme longa metragem Endless Summer II chegou aos cinemas do mundo inteiro tendo como protagonista Pat O’Connell, que usava exclusivamente pranchas e roupas da californiana RUSTY.
Em vários locais do mundo a empresa realiza o Test Ride Rusty Surfboards, um evento que proporciona aos surfistas o privilégio de experimentar suas novas linhas de pranchas.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 21/9/2012

3 comentários:

Simone (Totalmente Exagerada!) disse...

Gostaria que vcs falassem sobre a marca infantil Lilica Ripilica e também da Tiger que é para meninos!
Obrigada, gostei do blog!

Helder Ribeiro disse...

Olá, muito boa esta da Rusty.
Como sou fascinado por esportes radicais, sugiro algumas marcas para você fazer:

5.10 (Five Ten)
Fox
Etnies
Petzl
Element
Vans (Off the Wall)
Monster (Energético)
MCD
North Face

Se puder faze-las seria muito bom.
Abraços

Anônimo disse...

Pra mim a melhor marca de artigos do Surf.. Rusty é Tooppp