2.8.10

RUSTY


A californiana RUSTY é o objeto de consumo de qualquer surfista. Suas pranchas são um verdadeiro deleite para os amantes do esporte, do qual o item básico é a especialidade da marca. São modelos revolucionários, com designs e medidas exclusivas, que proporcionam aos surfistas competirem em altíssimo nível. Por tudo isso, a assinatura de um R estilizado com um ponto é uma das mais fortes insígnias no universo do surfe mundial. 

A história 
A história da RUSTY se funde com a própria história moderna do surfe no mundo. Tudo começou com Rusty Preisendorfer (imagem abaixo), um apaixonado pelo surfe e seu estilo de vida, que fabricava pranchas desde 1969, quando tinha apenas 16 anos de idade. Em meados dos anos de 1970, ele começou a trabalhar profissionalmente na Gordon & Smith, talvez a principal marca de pranchas da época. Explorando a Austrália em 1974, ele ganhou sua primeira grande visibilidade quando Rabbit Bartholomew comprou uma de suas pranchas de 8 pés. Rapidamente suas pranchas ganharam reputação, principalmente as utilizadas por Peter Towned e Shaun Tomson, campeões mundiais em 1976 e 1978 respectivamente. Até meados da década de 1980, ele fornecia pranchas para os melhores surfistas do mundo, como Tom Carol, Peter Towned, Cheyne Horan, Mark Occhilupo e Barton Linch, que então participavam do circuito mundial, além de ser jurado dos principais torneios. Nesta época, como a maioria dos principais surfistas do mundo estavam utilizando suas pranchas para competir, ele resolveu se distanciar dos julgamentos das competições e da Canyon Surfboards, empresa para qual desenvolvia pranchas, para iniciar seu próprio negócio.
   

Foi então que, em 1985, ele fundou a RUSTY SURFBOARDS na cidade californiana de San Diego para produzir pranchas de surfe, especialmente os modelos desenvolvidos para surfistas grandes. Um de seus primeiros modelos foi um pranchão de quase dois metros de altura. Um verdadeiro colosso do surfe. O amigo de longa data e diretor de publicidade de uma importante revista de surfe, Peter Towned, ajudou-o a criar o logotipo da nova marca. Era o surgimento do famoso logotipo que continha um R com um ponto, que rapidamente ficaria conhecido como “R.Dot”. Usadas por mais da metade dos 16 melhores surfistas do mundo na época, suas pranchas o tornaram o shaper mais requisitado do planeta. A marca rapidamente se fortaleceu no cenário do surfe, e consequentemente ampliou seu conceito e qualidade para outros produtos com o lançamento de camisetas em 1986.
   

Pouco depois, em 1987, a marca introduziu uma completa linha de vestuário, que incluía os famosos boardshorts (bermudas de surfe), feitos especialmente para quem pegava onda, satisfazendo assim todas as necessidades de um surfista e que virou referência no mercado internacional. Aliando alta tecnologia, moda, cultura, comportamento, estilo e atitude, a RUSTY se tornava cada vez mais popular. Na década de 1990 a marca investiu em jovens talentos do surfe como Todd Chesser, Kalani Robb, Shane Beschen, Dino Andino, Matt Archbold, Pat O’Connell, Taylor Knox e Chris Ward. Além disso, a RUSTY foi uma das primeiras marcas de surfe a estender patrocínios ao skate, snowboard e wakeboarding, apoiando atletas como Tony Hawk e Willy Santos. Nos anos seguintes, aliando novas tecnologias com designs revolucionários e medidas exclusivas na fabricação de pranchas de surfe, a RUSTY se tornou o objeto de desejo dos surfistas mais habilidosos do planeta. No Brasil a marca chegou em 1995, trazida pelo surfista e shaper Pedro Battaglin.
  

Em 2001 a marca ganhou ainda mais projeção global quando o surfista americano C.J. Hobgood tornou-se campeão mundial, sendo o primeiro atleta patrocinado pela RUSTY SURFBOARDS a conquistar o título mundial. Além disso, sempre direcionando seus produtos aos surfistas, a marca lançou em 2003 uma camiseta exclusiva, batizada de Amphibious, feita com um material que misturava Lycra® (conheça essa outra história aqui) e algodão, ideal para ser usada na água ou fora dela. Mais recentemente, em 2017, a RUSTY introduziu padrões visuais repelentes de tubarões em suas pranchas de surfe, com o objetivo de reduzir o risco de ataque. Os padrões usam coloração disruptiva - especificamente, listras em preto e branco semelhantes às de animais marinhos venenosos ou que os tubarões evitam, como as orcas - para confundir o sistema visual do predador, fazendo com que a prancha pareça uma presa desagradável ou perigosa.
  

Entre os modelos mais populares de pranchas da marca estão: a Dwart (indicada para ondas pequenas, permite muitas manobras, além de ser rápida e encontrada nas opções com 5 quilhas, quad ou com as tradicionais triquilhas), Fish Quatro (prancha rápida que possui uma quadriquilha com rabeta deep swallow e design exclusivo, permitindo mudar de direção com facilidade devido a um concave moderado na área de drive e uma leve espinha em V, aparente nos últimos 15 cm da rabeta) e a Big Cat (projetada para surfistas maiores e mais pesados, que possui como principais características seu tamanho avantajado, maior largura e rabeta swallow, que garante uma ótima remada e estabilidade na onda). Vale ressaltar que atualmente Rusty Preisendorfer lidera uma competente equipe de designers e shapers inovadores e renomados, que inclui Rick Hamon, Hoy Runnels, Pedro Battaglin e Clint Preisendorfer.
  

Um time estrelado 
A RUSTY apoia tanto surfistas de renome quanto “local heroes” (heróis locais), oferecendo equipamentos e suporte, com uma equipe diversificada que reflete o estilo de vida e a essência da marca. Atualmente a forte equipe de atletas patrocinados pela marca é composta por nomes que estão entre os melhores surfistas do mundo, como Wade Carmichael, Zoe McDougall, Ollie Henry, Jojo Roper, Zeke Szekely, Letty Mortensen, Tereva David, Noah Hill, Mick Davey, Bo Raynor, entre outros. No Brasil a RUSTY ajudou a traçar uma parte da história do surfe nacional, desde nomes importantes como Picuruta Salazar, Neco Padaratz, Wilson Nora e Daniel Hardman, que foram patrocinados pela marca, à produtos revolucionários desenvolvidos em prol do esporte.
   

A evolução visual 
O icônico logotipo da RUSTY, conhecido popularmente como R.Dot, é um dos mais fortes e reconhecidos do universo do surfe. Apesar da força entre os atletas e consumidores, o logotipo não deixou de evoluir para acompanhar os novos tempos, como mostra a imagem abaixo.
  

O logotipo da RUSTY também pode ser aplicado na vertical, como mostra a imagem abaixo.
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1985 
● Fundador: Rusty Preisendorfer 
● Sede mundial: Perth, Austrália 
● Proprietário da marca: Rusty Surfboards 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Vegas Enterprises Pty Ltd) 
● CEO: Peter Johnson 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: + 80 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 200 
● Segmento: Marcas esportivas 
● Principais produtos: Pranchas, roupas e equipamentos de surfe 
● Concorrentes diretos: Hurley, Billabong, Rip Curl, Quiksilver, Roxy, Reef, O’Neill, Channel Islands Surfboards e Lost Surfboards 
● Ícones: O logotipo R.Dot 
● Slogan: You want a R. Revolution? 
● Website: www.rusty.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a marca RUSTY comercializa sua completa linha de produtos direcionados ao surfe e skate (pranchas, camisetas, boardshorts, moletons, moda feminina, sandálias, bonés, mochilas e acessórios) em mais de 80 países ao redor do mundo, com forte presença nos Estados Unidos, Austrália, Japão e América do Sul, especialmente no Brasil. 

Você sabia? 
 A marca ganhou ainda mais reconhecimento internacional em junho de 1994, quando o longa metragem Endless Summer II chegou aos cinemas do mundo inteiro tendo como protagonista Pat O’Connell, que usava exclusivamente pranchas e roupas da californiana RUSTY. 
 Em vários locais do mundo a empresa realiza o Test Ride Rusty Surfboards, um evento que proporciona aos surfistas o privilégio de experimentar suas novas linhas de pranchas. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 7/1/2026 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding

3 comentários:

Simone (Totalmente Exagerada!) disse...

Gostaria que vcs falassem sobre a marca infantil Lilica Ripilica e também da Tiger que é para meninos!
Obrigada, gostei do blog!

Helder Ribeiro disse...

Olá, muito boa esta da Rusty.
Como sou fascinado por esportes radicais, sugiro algumas marcas para você fazer:

5.10 (Five Ten)
Fox
Etnies
Petzl
Element
Vans (Off the Wall)
Monster (Energético)
MCD
North Face

Se puder faze-las seria muito bom.
Abraços

Anônimo disse...

Pra mim a melhor marca de artigos do Surf.. Rusty é Tooppp