2.8.10

NATURE VALLEY


A natureza é um perfeito exemplo de equilíbrio através da soma de todos os elementos formando um harmonioso conjunto. A proposta da NATURE VALLEY é justamente essa. Unir o sabor da granola e do mel com ingredientes naturais. É a explosão de energia necessária para o dia-a-dia e para a prática de atividades físicas. É uma fonte de energia saudável e conveniente para quem possui um estilo de vida ativo. 

A história 
Tudo começou no início da década de 1970 quando a tradicional empresa de alimentos General Mills começou a investir em pesquisas para desenvolver um novo tipo de cereal. Depois de alguns anos, a empresa criou um inédito cereal de granola (um composto de cinco cereais torrados - aveia, arroz, trigo, milho e centeio), que foi lançado no mercado americano em 1973 com o nome de NATURE VALLEY. Era a primeira tentativa da empresa em criar um cereal matinal com ingredientes totalmente naturais a base de granola. O novo cereal era indicado para pessoas que desejavam uma vida saudável, praticavam esportes ou mesmo procuravam uma alimentação balanceada. Além disso, a comunicação do produto divulgava a extrema versatilidade da granola, que poderia ser consumida como cobertura em sorvetes, ingredientes de bolos e como um nutritivo cereal. A boa aceitação inicial do novo cereal fez com que a General Mills continuasse investindo em pesquisas para desenvolver outros produtos do segmento.


Pouco depois, em 1975, novamente de forma revolucionária, a empresa introduziu no mercado as primeiras barras de cereais com granola, aveia e mel, sem adição de conservantes ou aditivos, criando uma nova categoria de produto no segmento. As novas barrinhas de cereais crocantes representavam uma opção de alimentação saborosa, saudável e energética para consumir a qualquer hora do dia, em qualquer lugar. O sucesso do novo produto foi imediato. Afinal, quem levava um estilo de vida agitado precisava se alimentar saudavelmente e ingerir alimentos ricos em nutrientes e fontes de energia. Os grãos integrais contidos nas barras NATURE VALLEY eram fontes de fibras e proteínas.


Rapidamente a marca NATURE VALLEY se transformou, não apenas em sinônimo de barras de cereais, mas em um estilo de vida para milhões de americanos. Nas décadas seguintes a marca começou a ser exportada para diversos países, investiu em patrocínios de grandes ligas profissionais de esporte e eventos esportivos ao ar livre, e novos produtos surgiram como as versões com amendoim (1976), com amêndoas torradas (barra crocante de granola com grãos integrais de aveia e pedaços de amêndoas, introduzida em 1978), com sabor de canela, com pedaços de chocolate, com frutas vermelhas, aveia e mel, banana, maçã e até uma versão feita com granola e iogurte. Em 2005 a marca introduziu no mercado, mais uma vez de forma pioneira, a Sweet & Salty Nut, primeira barra de cereais que combinava o doce sabor da granola com o salgado de deliciosas nozes.


A marca foi oficialmente lançada no Brasil no mês de janeiro de 2006, oferecendo duas linhas de produtos: barras de granola crocante e barras de granola macia. O enorme crescimento da marca no mundo fez com que a empresa inaugurasse, em 2008, uma nova unidade fabril na cidade de San Adrian na Espanha, aumentando assim sua capacidade de produção no continente europeu. Essa fábrica ganhou notoriedade como a primeira planta da empresa a obter a maior parte da sua eletricidade de fontes renováveis. Além disso, a fábrica é certificada como kosher e halal, fazendo com que as barras possam ser consumidas de acordo com as leis judaicas e islâmicas. No ano seguinte a marca adicionou a sua linha de produto um novo e delicioso sabor, chocolate mocha, além de criar uma nova linha chamada Chewy Trailmix, barras que misturavam granola e pedacinhos de arroz com ingredientes como chocolate amargo, amendoim e frutas como maçã e romã.


Nos últimos anos a marca ampliou seu portfólio de produtos com lançamentos como: a linha Granola Thins, introduzida em 2010 como pequenas e finas bolachas de granola recheadas com o mais puro chocolate amargo; as barras de proteínas nos sabores manteiga de amendoim, chocolate amargo e amendoim e amêndoas, amendoins e chocolate amargo; e a linha Breakfast Biscuit, deliciosos cookies de granola com blueberry ou mel. Além disso, em 2014, a marca lançou o revolucionário NATURE VALLEY BISTRO CUPS, um produto que contém um sachê de aveia e outro de frutas e nozes (para serem misturados em uma xícara), além de uma cápsula de sabor para ser utilizada nas máquinas de café da Keuring, preparando assim em minutos um delicioso café da manhã. Apesar de muito haver mudado desde 1975, uma coisa nunca mudou: não importa quantos sabores foram criados, os consumidores podem ter certeza de que com NATURE VALLEY eles sempre terão o sabor que a natureza inspirou.


O marketing natural 
A marca sempre esteve intimamente ligada a programas de preservação de importantes parques nacionais americanos. Em 2012, a marca lançou uma ação absolutamente fantástica. Batizada de NATURE VALLEY TRAIL VIEW, esta ação mostra as mais famosas trilhas do Parque Yellowstone, da Cordilheira Great Smokies e do Parque Nacional do Grand Canion, em alta definição, sem perder nenhum detalhe das paisagens de tirar o fôlego que compõe as reservas.


No total, o site disponibilizava 482 km de trilhas espalhadas pelos três parques. Foram mais de um ano de registro de imagens, com onze lentes diferentes acopladas à câmera 360º do site. O roteiro é completo e inclui os principais pontos turísticos e descrições detalhadas da paisagem e dos lugares mais importantes de cada uma das reservas. Assim, o Trail View, que significa “visão da trilha”, da NATURE VALLEY é uma experiência incrível, mesmo que na tela do computador. A ação foi notícia em diversos jornais americanos e fez enorme sucesso, pois aproximou as pessoas de lugares que elas sempre quiseram visitar, mas nunca tiveram a oportunidade de conhecer. Pouco depois um novo parque foi adicionado à ação: Sequoia National Park, um santuário localizado no centro da Califórnia que guarda os maiores e mais antigos seres vivos do planeta terra, as gigantescas árvores Sequoia. Acesse o site http://www.naturevalleytrailview.com e divirta-se.


A evolução visual 
O tradicional logotipo da marca NATURE VALLEY passou por pequenas modificações ao longo dos anos, adquirindo um visual mais limpo e moderno. Em 2004 a identidade visual da marca adotou as cores verde e amarela. A última alteração ocorreu no final de 2013.


Os slogans 
The taste nature intended. 
Crumbs Everywhere. 
The energy bar nature intended. 
A deliciosa barrinha que tem o melhor da natureza. (Brasil) 
Sabor e energia natural para uma vida ativa. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1975 
● Criador: General Mills 
● Sede mundial: Minneapolis, Minnesota 
● Proprietário da marca: General Mills, Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Ken Powell 
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 60 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Barras de cereais, snacks e biscoitos de granola 
● Concorrentes diretos: Quaker Chewy, Kellogg’s, Nabisco, Clif Bar, Kind e Trio (Brasil) 
● Slogan: The taste nature intended. 
● Website: www.naturevalley.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a marca NATURE VALLEY, líder no segmento de cereais em barras nos Estados Unidos, comercializa sua vasta linha de produtos em mais de 60 países ao redor do mundo, sendo uma das mais importantes marcas da empresa General Mills, com faturamento anual estimado em US$ 1 bilhão. 

Você sabia? 
A marca tem seu marketing baseado nos patrocínio de esportes como golfe e esqui na neve, além de participar de um importante programa para preservar os principais parques naturais americanos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 30/7/2014

4 comentários:

Rosane Oleszczuk disse...

É a melhor barra de cereais que já experimentei, o problema é que não se consegue encontrar o produto em Curitiba-Paraná-Brasil.

Anônimo disse...

vc encontra nas Lojas Americanas.

Josué Carvalho disse...

É uma pena que os sabores americanos não são comercializados aqui no Brasil!

Helo disse...

Adorei esta barra sweet and salty, que comprei nos EUA, será que virão para o Brasil ?