15.7.10

NESTLÉ COFFEE-MATE


Há mais de cinquenta anos a marca COFFEE-MATE tem dado um toque especial ao café de milhões de pessoas, transformando uma “ordinária” xícara cafeinada em delícias cremosas e saborosas. Acrescentando ao café sabores como baunilha, avelã ou canela, é o companheiro perfeito, como diz o nome da marca, para pessoas que querem degustar de um modo diferente o tradicional café. 

A história 
Tudo começou no final da década de 1950 quando a empresa Carnation Company, tradicional produtora americana de leite em pó e leite condensado, iniciou o desenvolvimento de um novo produto que iria revolucionar o segmento. Depois de anos de pesquisas, em 1961, a empresa lançou no mercado o COFFEE-MATE, primeiro creamer em pó do mundo especialmente desenvolvido para dar sabor e proporcionar uma textura aveludada ao café, dando um toque ainda mais especial à bebida. O novo produto, batizado de COFFEE-MATE por ser justamente um acompanhamento (companheiro ideal) para o café, era conveniente e econômico, capaz de atender às expectativas do exigente consumidor que buscava por um café mais sofisticado. Por não conter lactose e deixar o café cremoso, o COFFEE-MATE fez um enorme sucesso no mercado americano, especialmente junto aos consumidores que possuíam alguma restrição a produtos derivados do leite. A popularidade do produto também foi resultado da campanha “Coffee’s perfect mate” (algo como “O melhor companheiro do café”), que se tornou uma das mais conhecidas entre os americanos.


Em 1985, com a aquisição da Carnation Corporation pela suíça Nestlé, a marca passou a fazer parte do portfólio da tradicional empresa de alimentos. Sob a tutela da empresa suíça, a marca, renomeada para NESTLÉ COFFEE-MATE, ganhou mais importância e investimentos, resultando no início da diversificação da linha de produtos em 1989 através do lançamento da versão low-fat (com baixa percentagem de gordura em relação ao produto original) e da versão líquida, que não requeria refrigeração. A versão líquida rapidamente se tornou um enorme sucesso, fazendo com que a marca conquistasse a liderança no segmento dentro do mercado americano.


Na década seguinte a empresa introduziu várias novidades, como por exemplo, novos sabores (baunilha, canela, chocolate e avelã foram alguns deles), a versão sem gordura e a embalagem individual (pequenos saches), fazendo com que o produto pudesse ser consumido fora de casa, tudo isso para tentar atrair um novo e maior público consumidor. E a estratégia deu tão certo que a marca COFFEE-MATE conquistou enorme participação de mercado em seu segmento, especialmente nos Estados Unidos e no Canadá. Essa diversificação impulsionou as vendas do COFFEE-MATE, que aos poucos começou a ser introduzido em outros países fora da América do Norte, especialmente na Ásia onde milhões de pessoas com restrições a lactose encontraram no produto um verdadeiro companheiro para incrementar seu café.


Outra estratégia utilizada pela marca foi a introdução dos primeiros sabores sazonais (Gingerbread, Peppermint Mocha e Eggnog), na versão líquida, em 2004, e, expandir a linha em 2005 para incluir Pumpkin Spice (com um toque de chocolate e abóbora). A resposta dos consumidores foi tão positiva, que esses sabores passaram a fazer parte da vida dos consumidores em determinadas épocas do ano e celebrações especiais. Além disso, a linha de sabores também foi aumentada com a introdução do Créme Brullée, Chocolate Raspberry, Coconut Créme (Creme de Coco), Tiramisu e Amaretto.


Apesar de inúmeros sucessos no lançamento de novos produtos, a marca colecionou alguns fracassos, como por exemplo, em 2006, quando introduziu no mercado o produto na versão soja. Em 2007, de forma discreta e somente na região sul do país, o COFFEE-MATE foi introduzido como teste no Brasil, disponível inicialmente nos sabores French Vanilla, Canela e Macchiato. Mas, devido ao hábito de cultura do consumo do café com leite no Brasil, o produto não ficou muito tempo no mercado. Mais recentemente a marca, reconhecendo a necessidade de oferecer aos seus consumidores produtos mais saudáveis, introduziu no mercado a versão do produto sem açúcar, além da versão sem gordura hidrogenada, já extremamente popular nos países europeus. Outra novidade foi o lançamento em abril de 2011 da linha COFFEE-MATE NATURAL BLISS, cujos cremes, além de conter leite, utilizam apenas quatro ingredientes naturais: leite, creme, açúcar e sabores naturais.


A evolução visual 
A identidade visual da marca COFFEE-MATE passou por algumas modificações ao longo dos anos. Em 1985, quando a marca passou a fazer parte da Nestlé, uma nova identidade visual foi adotada: nova tipografia de letra e o logotipo da empresa suíça incorporado. Depois o logotipo ganhou um coração estilizado em torno da palavra COFFEE-MATE, formado pelo vapor que um delicioso café quentinho exala. Esse logotipo foi atualizado recentemente.


Os slogans 
Coffee’s perfect mate. 
Experience the difference. 
If it’s Not Nestlé Coffee-Mate, Don’t Believe It. 
Helps you pretend to like coffee. 
Even when there’s milk around. (Canadá)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1961 
● Criador: Carnation Company 
● Sede mundial: Glendale, Califórnia 
● Proprietário da marca: Nestlé S.A. 
● Capital aberto: Não 
● Chairman: Peter Brabeck-Letmathe 
● CEO: Paul Bulcke 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: + 45 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Maiores mercados: Estados Unidos e Canadá 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Coffee creamer em pó ou líquido 
● Concorrentes diretos: International Delight, Cremora, Best Choice e Clover Valley 
● Slogan: Coffee’s perfect mate. 
● Website: www.coffee-mate.com 

A marca no mundo 
Atualmente NESTLÉ COFFEE-MATE é comercializado nas versões em pó e líquida (incluindo a concentrada), disponível em 25 deliciosos sabores (incluindo original, baunilha, creme irlandês, avelã, nozes, Amaretto, doce de leite, baunilha com amendoim, baunilha com amêndoa e baunilha com caramelo), e está presente em mais de 45 países ao redor do mundo. O produto é um verdadeiro sucesso de vendas nos Estados Unidos (onde detém 64% do mercado), Canadá, Filipinas, Turquia e México, além dos países asiáticos. 

Você sabia? 
COFFEE-MATE também é bastante utilizado como ingredientes de bolos, tortas e até em algumas receitas de drinques alcoólicos. 
Segundo levantamento da Kantar Worldpanel, especializada em pesquisa de mercado, a marca COFFEE-MATE está entre as 50 mais consumidas do mundo (dados 2014). 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 15/7/2014

20 comentários:

Anônimo disse...

Há uns 2 anos a Nestlé trouxe para o Brasil esta novidade, o Coffee-Mate foi vendido nos maiores supermercados da região sul. Mas infelizmente a Nestlé parou a distribuição e agora não temos mais, uma pena, pois o produto é excelente.

Leonardo Moreira disse...

Eu não acredito que acabou isso no Brasil, eu comprava frequentemente e agora fui procurar e nada, será q não terá uma nova remessa para nosso Brasil!

Daniela disse...

Onde podemos comprar essa iguaria aqui do Brasil? Existe algum site de importaçoes?
Obrigada.
Daniela Roehe
daniroehe@hotmail.com

Karin disse...

Conheci este produto no Uruguai e adorei. Recentemente fui aos EUA e trouxe alguns, é uma enorme pena não termos ele aqui no Brasil. Vamos lá Nestle tentem novamente a comercialização em São Paulo

Anônimo disse...

Nos 2 anos que eu morei nos EUA eu sempre usei esse produto no meu café. Quando voltei ao Brasil em maio desse ano, quase tive um "ataque" quando descobri q não é vendido aqui. Por favor Nestlé, volte a divulgar e a vender esse produto aqui no Brasil. Coffee Mate é muito bom!!!

Dax disse...

Eu também conheci nos EUA, e sempre comprava no período que esteve a venda no Brasil. Depois que sumiu procurei em sites de importadores e não achei. Entrei em contato com a nestlé e disseram que nao trazem mais mesmo e que nao tem previsao de voltarem a trazer.

Josiane disse...

Nestlê, isso é muito bom..Traz de volta p/ o Brasil..

Nara disse...

To levando amaha para o Brasil aqui dos EUA kkk dei uma pesuisada na net porque eu nunca tinha visto no Brasil.. Minha familia vai adorar!

Anônimo disse...

Meu nome é Vannia Takahashi, não saibia que o Cooffee Mate foi lançado no sul do Brasil. A Nestlê deveria expandir as vendas para todas as regiões principalmente suldeste.Em todas as viagens que faço sempre trago pelos menos 4 potes da versão em pó. Adoro este produto e fico muito triste por não estarem vendendo mais. Solicito a Nestlê que reconsidere e volte a lançar o Cooffee Mate no Brasil não esquecendo do Rio de Janeiro e São Paulo.Quando conheci o Coffee Mate pela primeira vez cheguei a escrever um email para Nestlê solicitando que eles levassem para o Brasil. Vou ficar aguardando anciosa!

Anônimo disse...

Eu e uma filha conhecemos o produto na casa de outra filha que mora no Canadá, adoramos claro! Estamos querendo reforçar que a Nestle não esqueça de Brasilia, pois tenho certeza que outras pessoas estão ansiosas para experimentar ou voltar a consumir esta iguaria.E um verdadeiro manjar dos Deuses!

Anônimo disse...

Acabei de voltar dos EUA e me viciei no Coffee Mate Caramel Machiato... incrivel a Nestle nao trazer este produto para cidades como Rio, São Paulo etc... como posso ficar sem agora??

Cris disse...

Eu vi para vender numa loja na Praça da Liberdade em São Paulo e agora sempre compro. Fica em frente a estação de metro Liberdade.

Cris disse...

Eu não conhecia e visitando uma loja de produtos orientais vi na sessão de importados e comprei. A loja fica em São Paulo no bairro da Liberdade em frente a estação de metro Liberdade.

Abdalla disse...

Na rede sams club você encontra em Sp eu sempre compro lá

Anônimo disse...

Meu nome eh Magalhaes, conheci esse produto nos Estados Unidos e trouxe alguns pra mim. Procurei em varios supermercados em Sao paulo e ate no Walmart e nao encontrei.Ja mandei emails para a Nesle do Brasil alguns anos e ate hoje nao encontro esse produto. Existem varios sabores e o que mais gostei eh o Hazelnut e Vanilla. Soube que existem varios container com produtos dos Estados Unidos para em Santos. E nao sao liberados. Sao coisas do PT. para a gente nao apreciar coisas boas como tambem sao proibidos as importaçoes de cafe colombiano que eh o melhor do mundo.

Anônimo disse...

Aqui em São Paulo, na região da avenida Paulista, é fácil encontrar nas docerias onde vendem doces importados.

Unknown disse...

Trabalhamos com diversos produtos da linha Coffee Mate.

Consulte nossa loja online, instagram ou contate-nos pelo WhatsApp:

www.karamellstore.com.br
Instagram: karamellstore
Whatsapp: 94065-6593

Enviamos para todo o Brasil.

Equipe de vendas Karamell Store.

Cy disse...

Alguém me diz onde compro, please... Trouxe três potes dos EUA e o último está acabando... SOCORROOOO!!! rsss

Vitor disse...

Não encontra . Moro do lado do SAM’s e não existe lá ...

Vitor disse...

Não encontra . Moro do lado do SAM’s e não existe lá ...