12.7.10

LIZA


LIZA sabe como ninguém dar um toque de sabor e praticidade a vida de milhões de brasileiros. Óleos, maioneses e molhos para saladas estão presentes nos mais variados pratos há quatro décadas. Durante esse tempo a marca LIZA conquistou milhões de donas de casa transmitindo a confiança e o carinho que toda família merece. LIZA tem tradição, tem qualidade e é garantia de sabor e praticidade em qualquer cozinha. 

A história 
A história de uma das marcas mais tradicionais na mesa dos brasileiros começou em 1972 quando a empresa americana Cargill inaugurou sua primeira fábrica para a produção de óleo de soja em Ponta Grossa, no estado do Paraná, onde começaram os estudos para o desenvolvimento de um produto diferenciado, mais puro e leve, em relação aos óleos de soja que começavam a surgir no mercado brasileiro. Dois anos mais tarde, a avaliação do futuro produto em relação à concorrência indicou que a empresa estava no caminho certo em termos de qualidade. O passo seguinte foi a procura de um nome e a criação de uma embalagem para o novo produto. O nome escolhido foi LIZA. Em relação à embalagem, a empresa realizou 18 testes antes do lançamento do produto: a embalagem de gotas foi a escolhida por 85% das consumidoras pesquisadas. No dia 17 de outubro de 1975, nos aparelhos de televisão de Curitiba, cidade escolhida como praça piloto para o novo produto estrear no mercado, uma dona de casa munida de uma máscara contra gases fritava batatas, enquanto uma coluna de fumaça saía da frigideira. Essas foram as primeiras imagens do comercial de lançamento do óleo LIZA, que tinha como slogan “O óleo puro, não cheira e não faz fumaça”. Já no ano seguinte, a grande aceitação do óleo LIZA fez a produção e a distribuição para outras cidades se ampliarem gradativamente. Outra unidade de refino precisou ser inaugurada devido à grande demanda pelo produto. O sucesso instantâneo assim como a conquista da preferência das consumidoras brasileiras, fez com que sua imagem de óleo de soja de primeiríssima qualidade se consolidasse de forma definitiva em 1977.


Dois anos depois, dando continuidade a comunicação dos anos anteriores, a marca exibiu outro comercial em que uma família apreciava o sabor e o aroma de uma refeição preparada com óleo LIZA. A partir deste momento começou um enorme recall da marca com o comercial batizado de “Snif-Snif”. A linha de comunicação adotada pela marca no início da década de 1980 fez tanto sucesso, que no ano de 1986, a empresa precisou inaugurar mais uma nova unidade de refino para atender as demanda das consumidoras pelo produto. No início da próxima década, em 1991, a empresa criou o Centro de Atendimento ao Consumidor, com o objetivo de manter um contato personalizado com os consumidores da marca LIZA. No ano seguinte, um novo comercial com Fernanda Montenegro e Fernanda Torres utilizando o óleo LIZA para preparar alimentos, mostrava a cumplicidade entre mãe e filha, assim como a marca e suas consumidoras. Em 1996 a marca trocou as tradicionais latas de seus óleos por embalagens transparentes de plástico.


Em 1998 a marca LIZA lançou no mercado uma linha de óleos especiais, milho, canola e girassol, atendendo a uma necessidade dos consumidores brasileiros que estavam mais conscientes e iniciavam a mudança de seu comportamento em busca de uma alimentação mais saudável e nutritiva. No ano seguinte ocorreu o lançamento da nova embalagem PET com tampa dosadora. A novidade foi anunciada na televisão com o slogan “A qualidade que você já conhece agora em nova embalagem”. Em 2003, já estabelecida no segmento de óleos no mercado brasileiro, a marca LIZA transferiu os valores de qualidade e confiança para o lançamento de uma linha de molhos para saladas. Era o início de uma bem sucedida extensão de marca no mercado brasileiro. Dois anos mais tarde, a marca ampliou sua linha de produtos com o lançamento da maionese LIZA.


Em 2008 a marca colocou no mercado sua nova embalagem PET para óleos, que manteve o formato quadrado e trazia grips na área de “pegada”, facilitando assim o manuseio da garrafa. Além disso, LIZA relançou seus rótulos, deixando-os mais bonitos e atrativos aos olhos das consumidoras. As grandes novidades no ano de 2009 foram os lançamentos de uma linha de maioneses com sabores (atum e queijos e ervas finas), ideais para a preparação rápida de patês em ocasiões especiais; a maionese LIZA RECEITA CASEIRA, que trazia de volta o sabor e a consistência da maionese preparada em casa, pois era feita com a receita original; e dois novos sabores para a linha de molhos para saladas, iogurte e mostrada e mel, ideais para quem deseja incrementar suas saladas. Além disso, a marca expandiu sua linha de maioneses com o lançamento das embalagens sachês, que reduz o custo de produção em 30%.


Em 2010 a marca lançou LIZA EQUILÍBRIO, uma combinação de óleos de canola, milho e girassol em uma única embalagem. A novidade contém os nutrientes Ômega 3, Ômega 6 e Vitamina. Além disso, introduziu uma nova embalagem, mais prática, para sua linha de maioneses, que agora estão disponíveis em saches. Outra inovação da marca é o LIZA NUTRIPLUS, um óleo de soja enriquecido com vitaminas A e D e naturalmente rico em vitamina E. Pioneiro e grande inovação neste segmento, este óleo não interfere no sabor natural dos alimentos e é uma excelente fonte de complementação vitamínica, o que contribui para uma alimentação dia a dia mais saudável. Já em 2012, com o objetivo de manter a liderança no mercado de molhos para salada, aumentar a penetração nos lares brasileiros e fortalecer a marca na categoria, LIZA lançou o molho para salada Ervas Finas, ampliando assim ainda mais seu portfólio neste segmento. Neste mesmo ano introduziu para o segmento de Food Service, a maionese LIZA CHEF, comercializada em embalagens de 2.7 kg e que mantém o brilho e consistência firme das receitas por mais tempo, mesmo em aplicações com alimentos ainda quentes, sendo ideal para preparações como saladas de legumes.


Os slogans 
Liza e você. Isso sempre dá certo. (2010) 
Ingrediente obrigatório em sua receita. 
Para quem sabe a receita de viver bem. (2003) 
É saudável viver com Liza. (2000) 
O óleo puro, não cheira e não faz fumaça. (1975) 
Liza e você, juntos por um mundo melhor. (institucional)


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 1975 
● Criador: Cargill do Brasil 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Brasil Cargill Agrícola S.A. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Luiz Pretti (Brasil) 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Óleos, maioneses e molhos para saladas 
● Concorrentes diretos: Mazzola, Soya, Sadia, Sinhá, Primor, Salada, MasterFoods, Castelo e Hellmann’s 
● Slogan: Liza e você. Isso sempre dá certo. 
● Website: www.liza.com.br 

A marca no Brasil 
Atualmente o óleo LIZA é a marca mais importante do portfólio da Cargill no mercado brasileiro, com 31% de participação no segmento de óleos de soja e presente na mesa de mais de 30 milhões de lares brasileiros, oferecendo ainda uma vasta linha de maioneses e molhos para salada (com nove deliciosas opções). A marca também atua no setor de Food Service (produtos para restaurantes, bares, etc.), onde mais recentemente laçou o molho LIZA BARBECUE. 

Você sabia? 
Em 2010 a marca criou o programa Ação Renove o Meio Ambiente, que oferece á consumidora uma alternativa prática para o descarte do óleo de cozinha usado de forma ambientalmente correta. O programa oferece mais de 500 pontos de recolhimento localizados em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Paraná, que já coletaram aproximadamente 650 toneladas de óleo de cozinha usado. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 31/3/2015

Um comentário:

Prado Vinicius disse...

Realmente, mais uma marca presente no dia a dia

Parabens, blog completo!