9.7.10

FRANGO ASSADO


Quem tem o costume de viajar pelas estradas paulistas, quer seja de carro ou ônibus, dificilmente não conhece a rede FRANGO ASSADO. Afinal, que viajante rodoviário nunca parou para abastecer, utilizar os banheiros e degustar os deliciosos pães e salgados, especialmente o famoso espetinho de frango, com um inconfundível sabor caseiro, da tradicional rede representada por um típico franguinho caipira. Por tudo isso, a rede está recheada de deliciosas receitas que fazem do FRANGO ASSADO a parada mais gostosa da viagem. 

A história 
Tudo começou no dia 15 de novembro de 1952 quando José e Rosa Mamprin montaram uma humilde barraca de frutas (especialmente figos) produzidas no sítio da família, batizada de Rancho São Cristóvão às margens da Via Anhanguera, no município de Louveira, interior do estado de São Paulo. Além das frutas, oferecia lanches de pernil, de linguiça, coscorões (também conhecidos como pururucas), refrigerantes e cervejas. O movimento da rodovia aumentava gradativamente, principalmente com o transporte de produtos agrícolas para a capital paulista e de produtos industrializados para o interior e outros estados. Muitos motoristas desejavam almoçar e não comer apenas um lanche. Rosa então passou a preparar os pratos mais conhecidos da região, sendo a costela de porco com batatas o predileto. Entretanto, o frango assado que Rosa preparava para o almoço do marido e dos netos transformou os rumos do negócio. O cheiro do frango aguçava o paladar dos clientes e eles passaram a identificar o nome do local com o prato saboroso. Aos poucos, o frango assado começou a fazer mais sucesso que os outros produtos vendidos pela barraca.


José então resolveu rebatizar a barraca com o nome de FRANGO ASSADO. Aproveitando a oportunidade que a rodovia estava sendo duplicada, José encerrou a barraca e inaugurou em 1956 um restaurante familiar na altura do quilômetro 72 da mesma estrada. Era um prédio modesto, de formato retangular, com o lado maior voltado para a pista da rodovia. As portas, mesas, cadeiras e os balcões, todos novos, eram feitos de madeira. Na cozinha, os cheiros e sabores das antigas panelas misturavam-se com os das novas, assentadas em um largo fogão à lenha. A rede foi pioneira na forma de atendimento aos clientes. Isto porque, em 1958, adotou uma inovação nunca antes imaginada em restaurantes de estrada: uniformes para garçons e garçonetes. Vendia-se tanto frango assado no estabelecimento nos anos de 1960, que algumas avícolas se instalaram na região apenas para fornecer para o estabelecimento.


O êxito da primeira unidade do FRANGO ASSADO também era explicado pela eficiência do atendimento e pela cozinha, que passou a servir também pratos rápidos com um toque caseiro. O espetinho de frango empanado, o pão de semolina e os biscoitos de polvilho rapidamente se tornaram algumas de suas marcas registradas. Em 1969, a terceira geração da família, assumiu o comando do restaurante. A primeira atitude foi reconstruir o estabelecimento, tornando-o mais moderno e amplo. A reconstrução durou aproximadamente três anos e transformou completamente o estabelecimento. Os fundos receberam um amplo salão de refeições; a cozinha e a padaria foram deslocadas para o centro, permitindo aos clientes a visão de todas as etapas de trabalho dos cozinheiros e dos padeiros; e a frente foi reservada para os balcões de atendimento rápido e as gôndolas do mini-mercado. Nos anos seguintes outras unidades da rede foram inauguradas em rodovias de intenso movimento do estado paulista, como por exemplo, Imigrantes (unidade de Diadema), em 1976, e Via Dutra (unidade de Jacareí), em 1977.


Mas não foi somente o número de unidades que cresceu. Os serviços oferecidos também foram incrementados e ampliados: restaurante (oferecendo um salão com amplo espaço e pratos variados com opções de saladas, massas, carnes grelhadas, assadas, bebidas e sobremesas. Tudo isso com o atendimento de garçons treinados e a supervisão de um maitre, garantindo o conforto e a satisfação dos clientes), balcão (local onde se pode consumir produtos de boa qualidade de forma muito rápida, para aproveitar melhor o tempo da viagem, como sanduíches variados, salgados assados e fritos, bebidas, frutas, doces e sorvetes), padaria (setor onde estão disponíveis vários tipos de pães, deliciosos doces caseiros e roscas, para serem levados para a casa), mini-mercado (onde é possível encontrar diversos tipos de produtos como frutas, biscoitos e doces caseiros, além de produtos para decoração, presentes, brinquedos, revistas e até itens de farmácia), postos de serviços (locais adjacentes aos restaurantes onde os viajantes encontram uma completa assistência para seus veículos também, como todos os tipos de combustíveis de qualidade garantida, serviços de borracharia, além da compra e troca de acessórios) e sanitários (que passaram a possuir fraldários e acesso para portadores de necessidades especiais).


Em 1985 a rede inaugurou mais uma filial, na cidade de Sumaré na Via Anhanguera. Durante a década de 1990 novas unidades da rede foram inauguradas em locais estratégicos, como por exemplo, Cubatão, Itu, Caieiras e Cajamar. Por isso tudo, ao longo desses anos, a rede FRANGO ASSADO cativou uma clientela fiel de famílias que paravam em suas lojas para abastecer, usar seus banheiros – a empresa sempre se orgulhou de ter instalações melhores que a de muitos aeroportos - e comer os pães e salgados de aspecto e sabor caseiro. No mês de setembro de 2008, a rede foi adquirida por R$ 170 milhões pela IMC (International Meal Company), empresa líder em restaurantes de refeições casuais e fast-food da América Latina.


Rapidamente as mudanças implantadas pelos novos gestores da rede ficaram visíveis: introdução de novos serviços (bufê self-service e um corner da já tradicional confeitaria Brunella, que oferece seus tão apreciados sorvetes e bolos em fatia), ar-condicionado, acesso interno aos banheiros, novo mobiliário, nova exposição de produtos, cor vermelha mais predominante na área externa dos estabelecimentos e novos uniformes dos funcionários. Nos últimos anos, além de ampliar o número de lojas, a rede criou um novo conceito: FRANGO ASSADO EXPRESS (lojas menores que servem apenas refeições e bebidas, como por exemplo, sanduíches, salgados e pratos, com rapidez, agilidade e variedade). O novo conceito iniciou sua trajetória nos aeroportos brasileiros no final de 2011. E, no ano seguinte, inaugurou sua primeira unidade dentro de um shopping center na cidade de Campinas, que trazia novidades como o Frango à Passarinho desossado e o Espetinho de Frango à Parmegiana. Mais do que um restaurante de beira de estrada, o FRANGO ASSADO se tornou uma tradição entre milhares de famílias brasileiras, que fizeram do restaurante o seu destino para refeições, estejam elas viajando pelo país ou pela cidade.


A mascote 
O tradicional Frangolino, mascote da marca, foi criado em 1984 para fazer parte do novo logotipo. O personagem transformou o marketing da empresa, pois a partir dele surgiram gibis educativos e comemorativos, calendários, lanternas, canetas, copos, pratos, cinzeiros, porta-garrafas, dentre outros que formavam uma gama enorme de brindes promocionais.


Frangolino também sofreu alterações em seu visual ao longo dos anos: perdeu a gravata preta e ganhou músculos, adquirindo uma imagem mais jovial, simpática e sadia. Além disso, seu corpo passou a ser branco, com a cabeça e as pernas amarelas.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por inúmeras modificações ao longo dos anos. Depois de adotar oficialmente o nome de FRANGO ASSADO em 1953, no ano seguinte o estabelecimento, ainda uma barraca na beira da estrada, adotou um novo nome e logotipo: FRANGO ASSADO - Galeto de Primo Canto - revelando assim a origem italiana na família. O novo nome não teve aceitação pelo público e, pouco depois, a marca apresentou um novo logotipo com nova tipografia de letra. Em 1955 surgia o galo ao lado do logotipo. Apenas durante o ano de 1973, período no qual o restaurante estava sendo reformado, foi adotado um logotipo completamente diferente, que tinha como símbolo um frango assado em uma bandeja.


Em 1974 a marca apresentou um novo logotipo: com nova tipografia de letra e o símbolo de um cozinheiro com um espeto correndo atrás de um frango. Finalmente em 1984 o logotipo apresentou o personagem Frangolino, caracterizado de garçom. O novo logotipo apresentava alegria, simpatia, limpeza e qualidade.


Em 1986, o logotipo foi novamente modernizado. Frangolino continuou com a sua simpática presença, mesmo figurando somente do busto para cima. Nessa versão, houve a clara intenção de dar mais clareza ao nome da marca. Em 2009 a marca FRANGO ASSADO passou por mais uma reformulação visual. A estratégia começou pela criação de um novo slogan (“Essa é a Parada”) passando pela concepção da comunicação visual interna das lojas até o design da frota de caminhões e a criação dos painéis de estrada. O personagem Frangolino também foi completamente remodelado.
 

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 15 de novembro de 1952 
● Fundador: José e Rosa Mamprin 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: International Meal Company Alimentação S.A. 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● CEO: Jaime Cohen Szulc 
● Faturamento: R$ 400 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 36 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 4.000 
● Segmento: Alimentação (varejo) 
● Principais produtos: Pães, salgados, bebidas, sobremesas e pratos prontos 
● Concorrentes diretos: Graal e Lago Azul 
● Mascote: Frangolino 
● Slogan: Essa é a parada. 

A marca no Brasil 
Atualmente a rede FRANGO ASSADO possui 31 estabelecimentos presentes em nove importantes rodovias paulistas, que oferecem serviços padarias, lanchonetes, restaurantes, lojas de conveniência, lotéricas, posto de gasolina, bancas de jornal e área Kids. Além da rodovia Anhanguera e Bandeirantes, possui unidades na Imigrantes, Presidente Dutra, Carvalho Pinto, Adhemar de Barros, Fernão Dias, Dom Pedro e Castelo Branco. Hoje todas as unidades estão localizadas em cidades que ficam num raio de distância máxima de 200 quilômetros de São Paulo. A rede ainda possui cinco lojas FRANGO ASSADO EXPRESS, localizadas em shoppings centers e aeroportos da cidade de São Paulo. Por todos os estabelecimentos da rede localizados em rodovias passam anualmente mais de 13 milhões de consumidores. 

Você sabia? 
Um dos ícones da rede é o Lanche do Patrão, sanduíche preparado com um suculento peito de frango, queijo provolone, bacon, molho especial da casa e alface, no pão de hambúrguer. 
Algumas unidades do FRANGO ASSADO funcionam 24 horas por dia. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Meio Mensagem), sites gerais (Centro de Memória Unicamp), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 21/10/2015

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