26.7.10

ÁGUA SÃO LOURENÇO


Uma refeição inesquecível é feita de convidados especiais, pratos bem preparados e bebidas bem escolhidas. Com mais de um século de história a SÃO LOURENÇO é sinônimo de uma água mineral pura, leve e naturalmente gasosa. Uma água mineral sofisticada que por suas propriedades naturais se tornou a companheira ideal para a boa gastronomia. Afinal, sua elegância e sofisticação são expressas por bolhas finas e delicadas que prolongam a sensação gustativa. 

A história 
Um vale cercado por montes suaves, no encontro de três rios, que já fora disputado palmo a palmo por bandeirantes e temidos índios Cataguases. Foi nesse cenário, que no ano de 1826, Antonio Francisco Viana descobriu, nas terras de seu pai, uma nascente de água naturalmente gasosa e cristalina, à qual foram atribuídos diversos poderes de cura. Ao tomar conhecimento sobre essas terras, no dia 4 de junho de 1890, o comendador Bernardo Saturnino da Veiga, filho de uma tradicional família mineira do Território da Campanha de Princesa, adquiriu a fazenda e fundou a Companhia das Águas de São Lourenço, fazendo com que a água mineral SÃO LOURENÇO fosse a primeira a ser engarrafada na América Latina. O nome da empresa foi escolhido em homenagem ao seu pai - o tenente-coronel Lourenço Xavier da Veiga - que no ano de 1927 daria nome ao município de São Lourenço, localizado ao sul de Minas Gerais. Depois de dois anos, foi inaugurada a primeira fonte de água natural gasosa, conhecida como Fonte Oriente.
   

Em 1905, o empresário Afonso França comprou as terras do comendador, assumindo a exploração das nove fontes locais de água mineral. Ele construiu prédios, adquiriu maquinário e divulgou em todo o país as qualidades turísticas da região e o poder de suas águas. Após algumas sucessões, a empresa foi assumida em 1929 por Francisco de Souza Costa, que procedeu com a captação definitiva das fontes Gasosa, Magnesiana, Alcalina, Ferruginosa, Vichy e Sulfurosa, em um trabalho que levou 25 anos. Em 1935, sob a presidência do português Jayme Lino da Cunha Sotto Maior, foi estabelecida a zona de proteção às fontes, a construção do balneário (inaugurado em 26 de abril de 1935), a criação do pavilhão da fábrica, o término do lago, além de grandes transformações no sistema de engarrafamento das águas minerais SÃO LOURENÇO.
   

Entre as décadas de 1930 e 1950, a cidade passou a ser frequentada pela alta sociedade brasileira, artistas e políticos. Os ricos e elegantes, que eram atraídos pela beleza da região e pela fama de suas águas minerais, contribuíram para divulgar a marca SÃO LOURENÇO pelo país afora. Nesta época também, as charmosas garrafinhas verdes da água mineral SÃO LOURENÇO passaram a ser presença constante dos bons momentos à mesa, sendo perfeita para quem desejasse enriquecer a experiência da degustação. Isto porque, antes de brotar na Fonte Oriente, ela atravessa rochas ricas em substâncias, como o carbonato e o sulfato de cálcio. Esses minerais se diluem na água, enriquecendo-a. As condições geográficas e geológicas da região que modificam a água é que fazem a SÃO LOURENÇO ter um sabor leve, agradável e um frescor natural, tornando-a assim a água da boa mesa.
   

No ano de 1974, a tradicional empresa francesa de águas minerais Perrier (conheça essa outra história aqui), comprou a marca SÃO LOURENÇO, aprimorando o engarrafamento das águas e sua distribuição e comercialização. Quando a Perrier foi adquirida pela Nestlé (conheça essa história aqui) em 1992, a marca SÃO LOURENÇO passou a fazer parte do portfólio da empresa suíça. Nos anos seguintes, a fábrica foi ampliada e a linha de produtos da marca cresceu. Suas duas versões, água mineral natural (rótulo azul) e água mineral gasosa natural (rótulo vermelho), ganharam diferentes tipos de embalagens, como em vidro e PET (Politereftalato de Etileno), e tamanhos (300 ml, 510 ml e 1.26 litros).
  

Integrante do Grupo Edson Queiroz, genuinamente brasileiro e que tem sede no Ceará, a Minalba Brasil adquiriu em meados de 2018 a divisão de águas da Nestlé no Brasil (excluindo as marcas internacionais) e com isso assumiu a marca SÃO LOURENÇO. Além do nome, que é referência em qualidade de água mineral no Brasil, o grupo também passou a controlar a fonte e o complexo industrial, que estão localizados em São Lourenço, no sul do estado de Minas Gerais.
  

Em 2021, a marca apresentou a campanha “De onde surge uma lenda?”, com o objetivo de celebrar os 130 anos de uma rica história. A SÃO LOURENÇO apostou em ações 360º com foco na jornada do consumidor em todos os momentos de contato com a marca, seja apreciando o produto ou visitando o Parque das Águas, santuário de natureza preservada, onde brota a água mineral. Além disso, os amantes da água da boa mesa puderam conferir uma edição limitada com quatro garrafas colecionáveis, que resgatavam a embalagem em vidro aliada a um design criativo, unindo a rica história da já consolidada SÃO LOURENÇO aos toques inovadores. Os rótulos desenvolvidos proporcionavam uma verdadeira viagem no tempo, resgatando elementos das décadas de 1910, 1940, 1970 e o comemorativo, alusivo aos 130 anos.
  

Ao longo de mais de um século de história, a SÃO LOURENÇO se tornou sinônimo de uma água cristalina e naturalmente gaseificada. A delicadeza do sabor, a textura suave e o gás proveniente da própria fonte que conferem à água SÃO LOURENÇO a capacidade de lavar plenamente o palato, a torna ideal para acompanhar uma refeição e a degustação de vinhos. Graças às suas propriedades minerais e características únicas, a versão com gás está entre as dez melhores águas do mundo. Por isso, um brinde a uma água lendária, pura, leve e cristalina, que há mais de 130 anos faz história e proporciona o total bem-estar.
  

O parque das águas 
Desde 1935 (a visita ao local passou a ser cobrada no ano seguinte) o Parque das Águas é um dos cartões de visita da cidade de São Lourenço, no sul de Minas Gerais. Um ponto turístico que permite ao visitante passar momentos relaxantes e agradáveis em contato direto com a natureza. Localizado na região do Circuito das Águas, o parque oferece 430.000 m² de área de Mata Atlântica preservada, repleta de belos jardins, alamedas e bosques. Por toda a sua extensão é possível encontrar inúmeras áreas de recreação ao ar livre (slackline, passeio de charrete, playground infantil e trilhas), nove fontes de água mineral - cada uma com suas propriedades terapêuticas e medicinais em particular (entre elas a Fonte Oriente, é de lá que se origina a água pura, cristalina e naturalmente gasosa SÃO LOURENÇO) - e um lago com 90.000 m², em que a água tranquila permite passeios de pedalinho e barco. Uma das atrações principais do parque fica por conta do Centro Hidroterápico, frequentado por Getúlio Vargas e Juscelino Kubitscheck. Popularmente chamado de Balneário, ele é um verdadeiro espaço de relaxamento com banhos termais, duchas escocesas, saunas, massagens, tratamentos de pele e muitos outros serviços para o bem-estar do visitante.
   

No aspecto turístico o desenvolvimento foi alcançado em sua plenitude, registrando-se um crescente aumento no número de frequentadores e tornando-se necessária a implantação de um novo parque, anexado ao existente. O Parque II - como foi chamado - foi implantado em 1986, com um projeto de urbanização de uma área de mais de 60.000 m². Além disso, houve a captação de duas novas fontes - as de número 7 e 8. A fonte de número 9 apareceu somente em 1992. Devido a uma forte enchente em 2000, o parque e sua fábrica foram completamente destruídos. A empresa começou, então, um programa de reconstrução dessas áreas. Em 2008, o balneário foi reinaugurado. Atualmente o parque é administrado pela Minalba Brasil, que também realiza a captação, o engarrafamento e a distribuição da água mineral SÃO LOURENÇO para todo Brasil.
  

As tradicionais garrafas 
As tradicionais garrafas da água SÃO LOURENÇO evoluíram em design ao longo dos anos. Em 2015, para comemorar os 125 anos da água mineral a marca promoveu uma renovação visual das embalagens, com o objetivo de facilitar a identificação do produto nos pontos de vendas e restaurantes. O selo da Boa Mesa também compunha o novo design do rótulo a fim de destacar a textura suave de SÃO LOURENÇO e sua capacidade de lavar plenamente o palato. Há pouco tempo atrás, a marca apresentou suas novas garrafas, que apesar de manter o formato, adotou um tom de azul-claro (quase água) e novos rótulos, que ganharam um design mais limpo e sofisticado. Uma curiosidade: a tradicional fonte do leão, que acompanha a marca desde os primeiros designs, remete à força e pureza das fontes da cidade.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por remodelações ao longo dos anos. Após ganhar modernizações em 2015, há pouco tempo atrás a marca apresentou uma nova identidade visual, que apresentou um novo design para a tradicional fonte do leão (incluindo a frase “DESDE 1890”) e um tom de vermelho mais escuro para o nome, que também perdeu o segundo traço abaixo da letra “L”.
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 4 de junho de 1890 
● Fundador: Bernardo Saturnino da Veiga 
● Sede (local): São Lourenço, Minas Gerais, Brasil 
● Proprietário da marca: Grupo Minalba Brasil 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Aélio Silveira 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 200 
● Segmento: Bebidas não alcoólicas 
● Principais produtos: Águas minerais 
● Concorrentes diretos: San Pellegrino, Petrópolis, Prata, Ouro Fino, Lyndoia Verão, Crystal e Bonafont 
● Ícones: A fonte do leão no logotipo 
● Slogan: A água da boa mesa. 

A marca no Brasil 
Atualmente a água mineral SÃO LOURENÇO, considerada uma das melhores do mundo, é comercializada em supermercados e bons restaurantes e bares de todo o país, sendo encontrada em embalagens de vários tamanhos. 

Você sabia? 
Na Itália, São Lourenço é o santo padroeiro dos forneiros e cozinheiros, o que talvez explique a lendária afinidade entre a água mineral SÃO LOURENÇO e as artes da boa mesa. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios, Exame e Embalagem Marca), jornais (Meio Mensagem e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 15/6/2022 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

11 comentários:

Anônimo disse...

é verdade que essa água é recomendada para quem sofre de transtorno bipolar?

Anônimo disse...

é sim.....ela possui uma boa quantidade de Litio, que regula o bom humor....

Anônimo disse...

Essa água é a melhor que já tomei.

Anônimo disse...

É boa, mas não se equipara a S.Pellegrino. Mas já é um orgulho ao Brazil. Ainda mais as que tomamos direto à fonte, cujo sabor é mui mais apurado. Sem duvidas, a melhor água brasiliena.

Fernando Canal disse...

Não sobre a água que não conheço, mas sobre o blog em si. Grande idéia, excelênte trabalho, ajudou muito em uns projetos e certamente me tornarei visitante ativo.

Valeu

Anônimo disse...

"Entre as décadas de 30 e 50 a cidade passou a ser frequentada pela alta sociedade brasileira"

Hoje em dia a cidade recebe excursões de "duristas" mal educados, ignorantes e porcos que deixam as ruas imundas no domingo a tarde quando voltam para os seus lugares de origem. È lamentável.

Anônimo disse...

As águas são Lourenço são realmente boas, de sabor nao forçando pela a adição de gaz carbônico artificialmente.Gostaria de provar da água da fonte,apesar de estar a uma temperatura média de 21.7 graus mas para ter o percentual do faz que se perdeu durante o processo de envazamento.

Unknown disse...

Uma das fontes do parque tem lítio é boa sim mas tem de tomar em até 3 dias e todos os dias para fazer efeiro

Unknown disse...

A melhor água mineral do Brasil e a segunda do mundo está em Cambuquira. Em Caxambú há tb águas melhores do que em São Lourenço, a maioria gasosa e medicinal.O parque de Caxambú tb é mais bonito.

Unknown disse...

É Ilário, procurei na garrafa o nome Nestlé, e surpresa não tem, porque será bem!!!!!

Unknown disse...

Tbm não achei nome Nestlé...gostaria de saber já que ela é a dona da marca...???