8.6.10

ZIPLOC®


Sempre haverá um produto ZIPLOC®, quer seja saquinhos plásticos ou recipientes, para manter alimentos sempre frescos, objetos secos e sempre organizados. Os produtos da tradicional marca americana podem ter inúmeras utilidades como armazenar e proteger alimentos, objetos de higiene pessoal, material escolar, remédios, cosméticos, ferramentas, brinquedos, e tudo o que você precisar! Organizar a sua vida e manter alimentos sempre frescos nunca foi tão fácil com a marca ZIPLOC®.  

A história  
Tudo começou no dia 18 de maio de 1954 quando Robert W. Vergobbi patenteou um saco plástico reutilizável para armazenamento com fechamento através de um zíper que serviria para guardar objetos. Pouco depois, a empresa Minigrip licenciou essa invenção com a intenção inicial de comercializá-la como saquinhos para guardar lápis, criando um modo conveniente para as crianças organizarem seus materiais escolares de escrita. Porém, algum tempo depois, foi descoberto que os saquinhos tinham muito mais utilidades. Foi então, que, em 1957, o aluno do quinto ano Robert Lejeune ganhou um prêmio na Feira Nacional de Ciência ao demonstrar a praticidade que os saquinhos tinham em retardar o apodrecimento de alimentos, mantendo-os frescos por muito mais tempo.
  

Com o aperfeiçoamento do produto, a Dow Chemical (saiba mais aqui), tradicional empresa química americana, garantiu a licença da invenção e lançou em 1968, inicialmente como teste de mercado, os saquinhos plásticos reutilizáveis com fechamento por zíper (que protegia contra vazamentos e a entrada de fungos e bactérias) com a marca ZIPLOC® BAGS, direcionados para acondicionar alimentos e mantê-los frescos por um período maior de tempo, reduzindo assim o desperdício. No início os sacos plásticos ZIPLOC® eram utilizados para acondicionar sanduíches, a principal característica do novo produto comunicada aos consumidores pela marca. Embora não tenha sido um sucesso imediato, em 1973 ZIPLOC® já era popular e apreciado como opção de armazenamento, especialmente de alimentos. Nessa época, o sucesso do produto era tamanho que a empresa resolveu lançá-lo em outros países nos anos seguintes.
  

Rapidamente os consumidores perceberam que os saquinhos plásticos da marca poderiam ter outras inúmeras utilidades além de manter o que sobrou do almoço de domingo fresquinho por mais tempo. Assim os consumidores começaram a utilizá-los para organizar objetos em casa, como joias (mantendo-as livres de oxidação e conservado-as com brilho por muito mais tempo) e até no escritório; manter objetos secos (isto porque seu fecho hermético impedia vazamentos ou entrada de água) e bem guardados, popularizando assim a utilização dos produtos ZIPLOC®. Com isso, a empresa percebeu que os saquinhos poderiam render muito mais dinheiro e lançou no mercado, a partir da década de 1990, inúmeros tamanhos (incluindo os com capacidade para 2 litros e até 4 litros) e tipos para uso específico, como os saquinhos que poderiam ir diretamente do freezer ao forno microondas. Além disso, a marca apresentou melhorias técnicas como os zíperes de clique em 1993 e variedades de cores (1997).
   

No ano de 1998 a tradicional empresa SC Johnson (conheça essa outra história aqui) comprou por US$ 1.7 bilhões a divisão de marcas da Dow Chemical, adicionando à sua linha de produtos importantes nomes como ZIPLOC®. Logo após a virada do milênio, em 2002, a empresa gastou milhões de dólares para expandir a marca ZIPLOC®, introduzindo no mercado novos produtos como uma extensa linha de recipientes e potes de plásticos e vidro (espécie de “Tupperware”) com tampa hermética (que impede a entrada do ar e da umidade), em vários tamanhos e formas, para acondicionamento de alimentos e objetos. A nova linha de produto, feita com material de última geração, que não deforma e pode ser levada direto do freezer ao forno microondas, fez com que o faturamento da marca ZIPLOC® aumentasse consideravelmente no mundo inteiro e seu uso ganhasse outras inúmeras utilidades.
  

A inovação contínua da marca resultou no desenvolvimento de fechos de correr compatíveis com polipropileno em 2003, o que ajudou a marca a manter o status de líder global em embalagens de alimentos. Nos anos seguintes a marca ampliou ainda mais sua gama de produtos com o lançamento de sacos específicos para cozinhar alimentos em fornos microondas e uma linha completa de utensílios para organizar roupas, calçados, entre outros itens, dentro dos armários, gavetas e closets, incluindo versões que podem ser penduradas. Em 2020, a marca apresentou ao mercado uma nova tecnologia para seus sacos: Grip ‘n Seal, que apresentou uma aba estendida, nova textura de fácil aderência e um zíper duplo, que oferece proteção imbatível contra queimaduras de congelamento, ajudando assim a reduzir o desperdício de alimentos.
  

Entre as mais recentes novidades da marca está o ZIPLOC® Paper Bags, sacos de papel que são uma ótima maneira de embalar, selar e armazenar alimentos com adesivos que tornam a vedação ainda melhor. Além disso, os sacos de papel são facilmente recicláveis quando limpos e secos. Mais recentemente, em 2022, a marca lançou a linha ZIPLOC® Endurables™, potes e sacos feitos com silicone platinado durável e reutilizável, e projetados para ir diretamente do freezer ao forno e à mesa. Os recipientes e sacos não racham ou quebram sob temperaturas extremas, permitindo uma ampla variedade de uso: fervura, vapor, microondas, congelamento em temperaturas abaixo de zero ou cozimento até 425°F. Após o uso, basta colocar na máquina de lavar louça e executar um ciclo normal.
   

Tenha mais benefício no seu dia-a-dia com os produtos ZIPLOC®, que são projetados de forma única para ajudar a economizar, armazenar e organizar. Transportar objetos de uso pessoal de maneira conveniente. Manter os lanches e alimentos frescos e crocantes por mais tempo. Levar a comida do freezer direto para o forno e depois para a mesa. Organizar bugigangas e proteger itens volumosos. E até mesmo organizar o closet. ZIPLOC® sempre facilita a vida.
  

A comunicação 
Foi a partir da década de 1980 que a marca iniciou maciços investimento em comunicação, principalmente com a contratação de Dom DeLuise - ator, comediante, diretor, produtor e chef - como garoto-propaganda. O carismático Dom DeLuise (imagem abaixo) estrelou vários comerciais (assista a um deles aqui) da ZIPLOC®, tornado a marca popular entre os americanos. Essa década ainda foi marcada por um comercial com participação especial do Pernalonga (Bugs Bunny, em inglês).
  

Mas a popularidade da marca explodiu realmente a partir da década de 1990, quando foi lançada a campanha “Ziploc® Finger”. A campanha, veiculada a partir de 1991 (assista ao primeiro comercial aqui), apresentava um personagem - chamado “Ziploc® FingerMan” - representado por um dedo indicador (com direito a olhos, nariz e boca, feitos com canetinha) que demonstrava a conveniência e facilidade de fechamento dos sacos ZIPLOC®, adivinhe, apenas com um dedo, e sua capacidade de manter os alimentos frescos. O personagem fez tanto sucesso que apareceu em uma série de comerciais vestido com chapéus ou fones de ouvido, e até ganhou a companhia de outros dedinhos.
  

A evolução visual  
A identidade visual da marca ZIPLOC® passou por diversas e radicais modificações ao longo dos anos. Inicialmente com o nome ZIPLOC® BAGS, a primeira remodelação ocorreu em 1981 com a eliminação da palavra “bags” e a adoção de uma nova topografia, mas com a manutenção das cores azul e vermelha. Em 1989, uma mudança mais radical: a inserção de um fundo triangular azul. Após passar por uma pequena modernização em 1998, o triângulo azul de fundo foi retirado e uma nova tipografia de letra adotada em 2000. Após passar por duas novas remodelações - em 2006 e 2011 - quando ocorreu à volta do triângulo azul de fundo, no mês de junho de 2015 a marca apresentou sua nova identidade visual com uma tipografia de letra mais descontraída e arredondada. A atual identidade visual foi adotada em 2022 e apresentou mudanças radicais: nova tipografia de letra e tonalidade de azul, além de um novo posicionamento do tradicional triângulo azul. Este logotipo também pode ser aplicado em um fundo azul.
  

Os slogans 
Unloc Life. (2022) 
Unbeatable Freshness. (2019) 
Use as Imagined. (2017) 
It’s More than a bag. (2017) 
Life Needs Ziploc®. (2014)  
Redesigning the Way You Store Food. (2013) 
Get more out of it! (2010)  
Designed with you in mind. (2003) 
All you ever wanted in a container. (1999) 
The zzzzip locks in freshness. (1998) 
Is all you need. (1995) 
There’s only one. Ziploc®. (1993)  
Ziploc® has the lock on freshness. (1992) 
The easiest closing bag there is. (1991) 
Put your trust in a Ziploc® Bag. (1990) 
We’ve got the lock on food protection. (1985)  
Organize sua vida. (Brasil)
  

Dados corporativos  
● Origem: Estados Unidos  
● Lançamento: 1968  
● Criador: Dow Chemical  
● Sede mundial: Racine, Wisconsin, Estados Unidos  
● Proprietário da marca: SC Johnson & Son Inc.  
● Capital aberto: Não  
● CEO: Herbert Fisk Johnson III  
● Faturamento: US$ 750 milhões (estimado)  
● Lucro: Não divulgado  
● Presença global: + 50 países  
● Presença no Brasil: Sim  
● Segmento: Utilidade doméstica  
● Principais produtos: Sacos plásticos e recipientes para armazenamento  
● Concorrentes diretos: Glad, Hefty, Zip Pak, Pactiv Evergreen, FoodSaver, Tupperware, Snapware, Glasslock e Pyrex  
● Slogan: Unloc Life.  
● Website: www.ziploc.com.br  

A marca no mundo  
Atualmente a completa e ampla linha de produtos da marca ZIPLOC®, que incluem sacos e recipientes plásticos para armazenamento doméstico, é comercializada em mais de 50 países ao redor do mundo, incluindo o Brasil. Os produtos da marca possuem alta penetração e popularidade nos mercados americano (onde mais de 200 milhões de pessoas usam produtos da marca todos os anos), mexicano, venezuelano, argentino e coreano.  

Você sabia?  
O nome ZIPLOC® é uma junção das palavras em inglês zipper (zíper) e lock (trancar). 
 Os sacos e recipientes da marca ZIPLOC® são livres de BPA (Bisfenol A). Os produtos são extensivamente avaliados quanto à toxicidade e segurança e cumprem os regulamentos aplicáveis de qualidade e segurança. Além disso, os sacos são recicláveis. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Exame e Embalagem Marca), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).  

Última atualização em 14/5/2024 

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