8.6.10

ZIPLOC


Sempre haverá um produto ZIPLOC, quer seja saquinhos plásticos ou recipientes, para manter seu alimento sempre fresco, objetos secos e sempre organizados. Os produtos da tradicional marca americana podem ter inúmeras utilidades como armazenar e proteger alimentos, objetos de higiene pessoal, material escolar, remédios, cosméticos, ferramentas, brinquedos, e tudo o que você precisar! Organizar a sua vida e manter alimentos sempre frescos nunca foi tão fácil com a marca ZIPLOC. 

A história 
Tudo começou no dia 18 de maio de 1954 quando Robert W. Vergobbi patenteou um saco plástico reutilizável para armazenamento com fechamento através de um zíper que serviria para guardar objetos. Pouco depois, a empresa Minigrip licenciou essa invenção com a intenção inicial de comercializá-la como saquinhos para guardar lápis, criando um modo conveniente para as crianças organizarem seus materiais escolares de escrita. Porém, algum tempo depois, foi descoberto que os saquinhos tinham muito mais utilidades. Foi então, que, em 1957, o aluno do quinto ano Robert Lejeune ganhou um prêmio na Feira Nacional de Ciência ao demonstrar a praticidade que os saquinhos tinham em retardar o apodrecimento de alimentos, mantendo-os frescos por muito mais tempo.


Com o aperfeiçoamento do produto, a Dow Chemical, tradicional empresa química americana, garantiu a licença da invenção e lançou em 1968, inicialmente como teste de mercado, os saquinhos plásticos reutilizáveis com fechamento por zíper (que protegia contra vazamentos e a entrada de fungos e bactérias) com a marca ZIPLOC, direcionados para acondicionar alimentos e mantê-los frescos por um período maior de tempo. No início os sacos plásticos ZIPLOC eram utilizados para acondicionar sanduíches, a principal característica do novo produto comunicada aos consumidores pela marca. O sucesso do novo produto foi tanto que a empresa resolveu lançá-lo em outros países nos anos seguintes.


Rapidamente os consumidores perceberam que os saquinhos plásticos da marca poderiam ter outras inúmeras utilidades além de manter o que sobrou do almoço de domingo fresquinho por mais tempo. Assim os consumidores começaram a utilizá-los para organizar objetos em casa, como joias (mantendo-as livres de oxidação e conservado-as com brilho por muito mais tempo) e até no escritório; manter objetos secos (isto porque seu fecho hermético impedia vazamentos ou entrada de água) e bem guardados, popularizando assim a utilização dos produtos ZIPLOC. Com isso, a empresa percebeu que os saquinhos poderiam render muito mais dinheiro e lançou no mercado, a partir da década de 1990, inúmeros tamanhos (incluindo os com capacidade para 2 litros e até 4 litros) e tipos para uso específico, como os saquinhos que poderiam ir diretamente do freezer ao forno microondas. No ano de 1998 a tradicional empresa SC Johnson comprou por US$ 1.7 bilhões a divisão de marcas da Dow Chemical, adicionando à sua linha de produtos importantes nomes como ZIPLOC.


Logo após a virada do milênio, em 2002, a empresa gastou milhões de dólares para expandir a marca ZIPLOC, introduzindo no mercado novos produtos como uma extensa linha de recipientes de plásticos e vidro (espécie de “Tupperware”) com tampa hermética (que impede a entrada do ar e da umidade), em vários tamanhos e formas, para acondicionamento de alimentos e objetos. A nova linha de produto, feita com material de última geração, que não deforma e pode ser levada direto do freezer ao forno microondas, fez com que o faturamento da marca ZIPLOC aumentasse consideravelmente no mundo inteiro e seu uso ganhasse outras inúmeras utilidades.


Nos últimos anos a marca ampliou sua gama de produtos com o lançamento de sacos específicos para cozinhar alimentos em fornos microondas e uma linha completa de utensílios para organizar roupas, calçados entre outros itens nos armários, gavetas e closets, incluindo versões que podem ser penduradas. Transportar objetos de uso pessoal de maneira conveniente. Manter os lanches e alimentos frescos e crocantes. Levar a comida do freezer direto para o forno microondas. E até mesmo organizar o closet. ZIPLOC sempre facilita a vida.


A evolução visual 
A identidade visual da marca ZIPLOC passou por algumas modificações ao longo dos anos, adquirindo uma imagem mais moderna e atual. A primeira modificação aconteceu em 2000 quando o triângulo azul de fundo foi retirado e uma nova tipografia de letra adotada. Após passar por uma nova alteração em 2011, quando ocorreu à volta do triângulo azul de fundo, em 2015 a marca apresentou sua nova identidade visual com uma tipografia de letra mais descontraída e arredondada.


Os slogans 
Life Needs Ziploc. (2014) 
Get more out of it! (2011) 
Designed with you in mind. (2009) 
We’ve got the lock on food protection. (1985) 
Organize sua vida. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1968 
● Criador: Dow Chemical 
● Sede mundial: Racine, Wisconsin, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: SC Johnson & Son, Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Herbert Fisk Johnson III 
● Faturamento: US$ 700 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: + 50 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Utilidade doméstica 
● Principais produtos: Sacos plásticos e recipientes para armazenamento 
● Concorrentes diretos: Glad, Hefty e Tupperware 
● Slogan: Life Needs Ziploc. 
● Website: www.ziploc.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente, a completa e ampla linha de produtos da marca ZIPLOC, que incluem sacos e recipientes plásticos para armazenamento doméstico, é comercializada em mais de 50 países do mundo, incluindo o Brasil. Os produtos da marca possuem alta penetração e popularidade nos mercados americanos, mexicano, venezuelano, argentino e coreano. 

Você sabia? 
Atualmente tanto os recipientes para armazenamento e os sacos para freezer com a marca ZIPLOC são feitos da resina plástica do polietileno. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e EmbalagemMarca), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 22/12/2015

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