18.6.10

VIVENDA DO CAMARÃO


Se muitos brasileiros hoje podem degustar uma refeição a base de camarão de alta qualidade a um preço mais acessível, isto se deve em boa parte a VIVENDA DO CAMARÃO, primeira e maior rede de frutos do mar do país, considerada uma espécie de McDonald’s dos pescados. Afinal, foi a rede a responsável por permitir a milhões de pessoas saborearem o delicioso crustáceo rosado, há décadas atrás um artigo de luxo apenas disponível nos pratos de pessoas abastadas. 

A história 
Tudo começou exatamente no dia 12 de junho de 1984 quando o economista Fernando Leite Perri, também ex-proprietário de uma exportadora de camarão para os Estados Unidos, decidiu inaugurar um restaurante na região de Moema, bairro nobre da cidade de São Paulo, com a missão de levar a sofisticação, qualidade e o melhor do camarão nacional para o consumidor final, sempre com o compromisso de manter o preço acessível. Batizou o novo empreendimento de VIVENDA DO CAMARÃO. Nesta época, o camarão era um artigo de luxo para boa parte dos consumidores brasileiros. Logo na noite de inauguração do restaurante, ele teve uma boa ideia do tamanho da demanda reprimida. Um mês antes da abertura, marcada para o Dia dos Namorados, ele colocou na fachada do restaurante uma faixa na qual escreveu: “Em breve, o melhor camarão do Brasil, a preço justo”.


Naquela noite, ao ir para o restaurante, ele enfrentou um congestionamento que piorava conforme ele se aproximava do local. Ao chegar veio o baque: o tumulto era no seu restaurante. Mais de mil pessoas esperavam para ocupar um dos 105 lugares disponíveis no estabelecimento. A fila ultrapassava cem carros para o único manobrista. Quando já estava para acabar até a bebida do bar, o cabo de energia derreteu inteiro, e lá se foi a luz – a rede não suportou todos os equipamentos ligados. Era o pretexto que ele precisava para pedir desculpas e mandar o pessoal para casa sem cobrar a conta. O restaurante fechou para outra reforma: ampliar o espaço de saída dos pratos, comprar mais equipamentos, repensar toda a operação. A reabertura veio depois de uma semana, em silêncio e sem nenhuma faixa na porta, para poder aprender aos poucos. No primeiro dia, vieram aqueles 20 casais já esperados, na semana seguinte lotou, e no mês seguinte a fila de espera já alcançava duas horas.


O sucesso do restaurante fez com que o público começasse a ficar impaciente com esperas tão longas e, foi então que ele decidiu em 1986 inaugurar uma segunda unidade no bairro dos Jardins, com 250 lugares, que depois foi ampliado para 400. Em pouco tempo, a lotação já era máxima e, apesar da proposta de popularizar o camarão, a casa vivia cheia de celebridades como Fausto Silva, Bruna Lombardi e Mário Covas, que tinham mesas permanentemente reservadas. Em 1989 ele foi convidado para abrir uma unidade na nova praça de alimentação do Shopping Morumbi. Investiu também em chope e petiscos como casquinha de siri, isca de peixe e camarão empanado, e criou um novo formato específico para shopping center, batizado de VIVENDA EXPRESS. No ano seguinte, resolveu atender ao apelo e lançou o cardápio tradicional neste tipo de formato, cujas refeições passaram a ser servidas em pratos de cerâmica e com talheres de aço. Foi um sucesso. Nos anos seguintes outras filiais da marca foram sendo abertas, viabilizando assim a montagem da Central Processadora de Alimentos.


Em 1997, já com quase uma dúzia de lojas próprias nos principais shopping centers de São Paulo, a VIVENDA DO CAMARÃO migrou para o sistema de franquia, expandindo-se de maneira rápida para outros estados do país. A primeira unidade fora do estado de São Paulo foi inaugurada em Brasília. Já a primeira loja franqueada foi inaugurada em 1998 na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo. Em 2002, a VIVENDA DO CAMARÃO já contava com 28 lojas próprias (em 4 estados brasileiros) e com 3 franquias (Sorocaba, Campinas e Goiânia). Boa parte deste crescimento só foi possível devido a unidades instaladas dentro de shopping centers. Até no exterior a rede se fixou, chegando a ter cinco lojas em Portugal, que foram fechadas por problemas operacionais. Em 2009, a rede inaugurou uma unidade no formato Delivery e, pouco depois, ingressou no segmento de food service, fornecendo uma linha de refeições congeladas semi-prontas, em porções individuais para hotéis, motéis, cozinhas industriais, bares e restaurantes. Em 2012, ampliou as áreas de operação e entrou no mercado de autosserviço ao oferecer produtos congelados da rede (strogonoff de camarão, camarão ao catupiry e bobó de camarão) em grandes varejistas do estado de São Paulo. O cardápio também ganhou cada vez mais itens lights, como por exemplo, a Shrimp Salad (alface americana, camarão, kani kama desfiado, ricota, crouton e parmesão ralado) e o Camarão Grelhado.


Apesar do fracasso com a operação internacional em Portugal, a rede aprendeu com os erros e inaugurou em 2008 uma unidade no Paraguai, localizada na cidade de Padre Juan Caballero. Porém a aposta mais ousada no mercado internacional ocorreu em dezembro de 2013 quando a rede inaugurou sua primeira unidade em solo americano, localizada em um shopping center na ensolarada Coral Springs, estado da Flórida. Para adequar o nome VIVENDA DO CAMARÃO ao mercado americano, a rede foi batizada de SHRIMP HOUSE (Casa do Camarão, em inglês). O sucesso foi tamanho que a rede inaugurou mais quatro unidades na região da Grande Miami. As unidades americanas utilizam apenas camarão importados do Brasil para a elaboração de suas receitas, com a finalidade de manter o sabor e a qualidade dos pratos que são sucesso entre os brasileiros. O plano estratégico é que até o final de 2016 a marca tenha 33 pontos de venda em território americano.


Atualmente a VIVENDA DO CAMARÃO oferece em seu cardápio mais de 50 opções de pratos quentes, saladas, petiscos e sobremesas. Além do carro-chefe do cardápio, o tradicional Strogonoff de Camarão (são vendidos mais de 5.000 pratos desse item diariamente), a rede oferece outras delícias como a Paella Vivenda (receita espanhola com lula, polvo, camarão, marisco, ervilhas, arroz e açafrão) e porções como as duplas de camarão frito e de camarão empanado. Em maio de 2014 a rede apresentou novidades em seu cardápio, entre as quais a inclusão do Salmão Selvagem do Alasca, pescado no oceano pacífico e que apresenta mais qualidade, vitaminas e sabor, e o Menu MAX, com pratos preparados com quantidade extra e generosa de camarões. Além disso, a lula empanada – petiscos ou tradicional -, antes disponível apenas em algumas unidades, passou a fazer parte do cardápio de todos os restaurantes da rede.


A qualidade como diferencial 
A grande missão da VIVENDA DO CAMARÃO é tornar o camarão e os mais diversos frutos do mar acessíveis para as pessoas, sem perder a sua sofisticação, requinte e, o mais importante, a qualidade. Por isso, hoje em dia a Central Processadora de Alimentos (CPA) da rede, inaugurada no dia 17 de junho de 1993 e com mais de 3.200 m², utiliza para o condicionamento dos alimentos a tecnologia Cook Chill, onde os produtos são submetidos à cocção (processo de cozimento), embalados a quente e fechados hermeticamente em embalagens resistentes à passagem de gases. Em seguida os produtos são resfriados e congelados em túneis de nitrogênio líquido ou amônia, o que permite a manutenção de todas as características naturais do alimento. Todas as salas de manipulação dos alimentos são mantidas em temperaturas baixas visando manter a integridade dos alimentos.


A Central Processadora de Alimentos trabalha 2.000 toneladas de pescado anualmente e os equipamentos de última geração garantem a produção de 850.000 refeições mensais. Para garantir a qualidade, a marca conta com uma equipe especializada de nutricionistas, que avaliam atentamente as calorias de cada prato. Os camarões da rede, por exemplo, são cultivados em fazendas especializadas e não possuem conservantes químicos, populares por causar alergia em muitas pessoas. E a experiência na produção e conservação se expande também aos outros ingredientes da linha: ao lado dos tradicionais camarões, a VIVENDA DO CAMARÃO oferece lulas, salmão, bacalhau, truta, mariscos, polvo, etc. Todo esse cuidado garantiu a certificação para exportação de alimentos prontos para os Estados Unidos e para a Comunidade Europeia, algo inédito para frutos do mar em todo o hemisfério sul.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 12 de junho de 1984 
● Fundador: Fernando Leite Perri 
● Sede mundial: Cotia, São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Grupo Vivenda do Camarão 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Fernando Perri 
● Faturamento: R$ 200 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 180 
● Presença global: 3 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 2.500 
● Segmento: Alimentação rápida 
● Principais produtos: Frutos do mar, peixes e saladas 
● Concorrentes diretos: Camarão & Cia, Donatário e Red Lobster 
● Ícones: O strogonoff de camarão 
● Slogan: Camarão a preço justo. 

A marca no mundo
Hoje em dia a VIVENDA DO CAMARÃO possui 180 lojas espalhadas por 22 estados brasileiros, além de 1 unidade no Paraguai e cinco nos Estados Unidos, que oferecem mais de 50 opções de pratos e servem uma média superior a 850 mil refeições mensalmente. 

Você sabia? 
A VIVENDA DO CAMARÃO criou uma turminha animada de mascotes para entreter o público infantil. A divertida turma é formada por um esperto camarão chamado CAMARADA, uma lula doidinha (LULA MALUCA), um siri esportista (SIRI SARADO) e um peixinho super inteligente (PEIXOTO). 
No início a empresa adquiria o camarão de pescadores gaúchos, que o apanhavam com barcos na Lagoa dos Patos, no litoral do Rio Grande do Sul. Com o tempo, passou a buscar a matéria-prima nas fazendas de crustáceos que se instalaram no nordeste nos anos de 1990. Hoje a rede é a maior compradora de camarão do Brasil. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios, Exame e EmbalagemMarca), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 16/9/2014

Um comentário:

nerdesigner disse...

Adoro comer na Vivenda, principalmente o Bobó! E tbm os bichinhos fofos! auhusah

Achei curioso o fato de ser brasileira, eu achava q não.

www.nerdesigneando.blogspot.com