23.6.10

SIDEWALK


Uma marca repleta de originalidade e espontaneidade. A grande variedade de produtos e o pioneirismo no lançamento de modelos hoje conhecidos como TopSider, o processo de lavagem e envelhecimento dos tecidos e a excelente qualidade dos calçados e das roupas constituem o grande diferencial da SIDEWALK, que fez de um simpático canguru de pés grandes um dos símbolos mais conhecidos do mercado brasileiro da moda. 

A história 
Tudo começou no ano de 1982 quando motivados pela visão de grande oportunidade nos segmentos de calçados e vestuário no mercado brasileiro, três jovens amigos, Luis Gelpi, Eduardo Rizk e Tinho Azambuja, que se conheceram por causa do hipismo, investiram aproximadamente US$ 120 mil para inaugurar a primeira loja SIDEWALK, localizada na Rua Melo Alves, no sofisticado bairro dos Jardins, na cidade de São Paulo. Inspirados pelas novidades nas constantes viagens ao exterior, os jovens decidiram mesclar essa inovações da época a um jeito autêntico de se fazer moda, construindo assim uma marca pioneira em vários lançamentos no setor. A nova marca, inicialmente voltada para calçados masculinos e camisas pólos, prezava por características como originalidade, espontaneidade e alegria de viver. As roupas, calçados e acessórios tinham o papel de complementar o astral e o estilo da pessoa, tendo o conforto e o vestir bem como características indispensáveis. Desde o início, a loja era organizada, oferecendo um ambiente descontraído e jovial, que deixava o cliente à vontade para provar, escolher a cor e o tamanho, tudo com conforto e muita tranquilidade.


Dentre os produtos vendidos na loja, os sapatos foram um sucesso instantâneo, isto porque a linha já incluía os grandes “hits” da época e ainda vinham embalados em um saquinho de flanela com um canguru estampado, que se tornou um companheiro de todas as horas, sendo visto em academias de ginástica e principalmente dentro das malas. A SIDEWALK foi capaz de dar um toque irreverente aos sapatos sociais masculinos, que até então tinham um aspecto mais sério e pesado. O sucesso foi tanto que pouco tempo depois a segunda loja foi inaugurada na Oscar Freire, uma das ruas mais luxuosas da capital paulista.


Nos anos seguintes vários outros produtos da marca se tornaram um enorme sucesso, como por exemplo, as camisas pólos com uma cartela de cores variadas que acompanhavam e combinavam com as meias, os topsiders coloridos (uma espécie de mocassim confeccionado em couro e com um solado de borracha super macia e flexível na cor branca, que se tornou um verdadeiro clássico da marca desde 1983) e os sapatos com bolinhas de borracha na sola. No decorrer desta década era praticamente impossível ver algum jovem da classe média paulistana sem algum item que levava a marquinha de um pequeno canguru. Já em 1987 a SIDEWALK passou a oferecer roupas, acessórios e calçados para mulheres.


Na década de 1990, a SIDEWALK expandiu sua rede de lojas, a maioria delas inauguradas dentro de movimentados shopping centers, e se tornou uma marca apreciada por seus sapatos de alta qualidade e suas roupas leves com estilo “outdoor”, ou seja, peças que inspiravam atividades ao ar livre e próximas a natureza, prezando totalmente o conforto. Além disso, nesta década as mochilas da marca se tornaram um verdadeiro sucesso entre os adolescentes. Nos anos seguintes a rede inaugurou novas unidades fora do estado de São Paulo. Após um período de estagnação, mas sem deixar de inovar, em 2010, a marca resolveu reviver um de seus maiores clássicos: o topsider, que agora possuía seis opções de cores (rosa, azul, vermelho, amarelo, bege e marrom). Somente no ano de 2013 a empresa inaugurou sua primeira loja franqueada, na cidade de Presidente Prudente, interior do estado de São Paulo.


Nos dias de hoje, a marca que continua fazendo sucesso entre os jovens, conta agora com os versáteis sapatênis masculinos e o jeitão meio hippie dos tamancos de madeira femininos. Além disso, a SIDEWALK conta com uma equipe criativa para atender clientes das mais variadas idades e estilos, desde os modernos aos mais tradicionais, mas sempre buscando satisfazer todas as necessidades de seu público através de produtos cheios de estilo e confortáveis. Durantes mais de três décadas a SIDEWALK cresceu com o DNA repleto de originalidade de irreverência. Os consumidores da marca sempre carregaram um toque urbano, mas nunca se esquecem de seu lado aventureiro.


A evolução visual 
A identidade visual da marca nas tradicionais cores amarela e preta passou uma grande mudança durante sua história. Há alguns anos atrás a marca apresentou um novo logotipo, que apesar de manter a estrutura original contava com grandes novidades: o canguru ganhou mais destaque, foi inserida a frase “EST. 1982” (que remete ao ano de criação da SIDEWALK) e o nome da marca passou a ser escrito tudo junto.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1982 
● Fundador: Luis Gelpi, Eduardo Rizk e Tinho Azambuja 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Mult Side Comércio de Artefatos de Couros Ltda. 
● Capital aberto: Não 
● Diretor: Gilbert Azambuja 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 35 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 400 
● Segmento: Moda 
● Principais produtos: Calçados, roupas e acessórios 
● Concorrentes diretos: Timberland, Levi’s e Mr. Cat 
● Ícones: Os calçados Topsiders e o canguru de seu logotipo 
● Website: www.sidewalk.com.br 

A marca no Brasil 
Atualmente a SIDEWALK, que possui uma rede formada por mais de 35 lojas (12 delas somente na cidade de São Paulo), vende uma completa e moderna linha de calçados, roupas e acessórios (que incluem bolsas, carteiras, cintos, bonés, óculos, meias e sungas) para um público que busca além de qualidade, o máximo de conforto e estilo. 

Você sabia? 
Segundo os fundadores da marca o símbolo da marca (canguru) foi escolhido por seus grandes pés, para destacar os calçados, e por ser um animal simpático a todos. 
Desde 1996, a marca utiliza materiais reciclados na composição de seus calçados. Entre os calçados que obtêm maior êxito de vendas estão os que levam solado de borracha de pneu e os tamancos feitos com madeira certificada. Aproximadamente 40% de toda a linha de produção de calçados da marca utilizam materiais reciclados. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios, Exame e Veja), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 7/5/2015

7 comentários:

Anônimo disse...

Compro na Side Walk desde os anos 80, primeiro para o filho,depois para os netos. E também para mim e para minha nora. Adoro!!!

Unknown disse...

Eu também só compro da marca Side Walker desde que fui para Floripa em 2008, alem do conforto de quem a usa o material e de primeira, seria ótimo abrirem uma loja aqui em Manaus facilitaria muito a divulgação na região norte onde poucas pessoas conhecem a marca.

Denise Sayuri disse...

Eu trabalho na sidewalk a três anos e alguma coisa hahaha e amo muito

Unknown disse...

Primeira vez que comprei achei aparentemente de boa qualidade as roupas. Excelente atendimento me senti confortável na loja e achei bem atualizadas os looks. Vontade de comprar toda loja.

Querubim disse...

Uso a marca a muitos anos desde 85 quando ganhei minha primeira camisa sempre com novidades e bom gosto em alta parabéns

Unknown disse...

Gosto muito dessa marca

Unknown disse...

Tem loja de ponta de estoque?
Amo essa marca produtos incrível