30.6.10

PAUL FRANK


O que Jennifer Love Hewitt, Avril Lavigne, Hillary Duff, Foo Fighters e White Stripes, entre outras celebridades têm em comum vai além das páginas de revistas e de fama internacional. Todos são fãs de carteirinha da descolada marca americana PAUL FRANK. Do Japão a Nova York, passando por Londres, Amsterdã e Dubai, a marca do simpático macaquinho Julius atrai um público jovem e descolado, ávido por novidades, que quer estar na moda sem perder sua identidade. 

A história 
A história começou no ano de 1995 em uma pequena garagem de Huntington Beach, uma badalada praia californiana, onde um grupo de jovens amigos formado por Ryan Heuser, John Oswald e Paul Frank Sunich, estava ocupado confeccionando carteiras e bolsas de vinil com estampas coloridas nas quais eram costurados personagens engraçados como um macaco (batizado de Julius), criados pelo próprio Frank, um talentoso cartunista. Inicialmente os produtos eram vendidos como itens de presente em pequenas lojas da região. A enorme aceitação local por parte do público aos divertidos acessórios, fez com que o grupo de amigos, em dezembro de 1997, fundasse formalmente a empresa PAUL FRANK INDUSTRIES. No início do ano seguinte a recém-lançada marca participou de uma feira de negócios na cidade de Las Vegas, a Magic Show, e recebeu surpreendentemente muitos pedidos. Na época, a linha de produtos da PAUL FRANK era basicamente formada por camisetas e acessórios, incluindo as famosas carteiras, mochilas e bolsas adornadas pela carinha do simpático macaquinho de boca grande, traços simples e ares de muita simpatia.


Em 1999, a linha de vestuário foi incrementada e os pijamas se transformaram em um verdadeiro campeão de vendas da marca. Suas criações lúdicas e descompromissadas rapidamente transformaram a marca californiana em um sucesso absoluto, cativando especialmente o público feminino com suas bolsas e acessórios criativos, descontraídos e que apresentavam possibilidades versáteis de combinações e cheias de bom humor. Até este momento os produtos da marca eram vendidos em várias lojas multimarcas espalhadas pelo país. Somente no ano de 2000, a primeira loja própria da marca foi inaugurada na cidade californiana de San Francisco.


Nos anos seguintes, outras lojas próprias foram inauguradas em cidades como Los Angeles, Dallas, Chicago, Nova York, Londres, Amsterdã, Berlim e Atenas; a marca ingressou em novos mercados pelo mundo; e a linha de produtos cresceu vertiginosamente, englobando itens de papelaria (agendas, cadernos, canetas, lápis e borracha), roupas de bebês, meias, roupas íntimas, bichos de pelúcias, almofadas, chinelos, óculos, relógios, embalagens especiais, livros, canecas, adesivos, e posteriormente móveis infantis, bicicletas, carrinhos de bebê e assentos de carro para crianças.


O primeiro obstáculo enfrentando pela marca aconteceu em 2005, quando Ryan e Oswald, demitiram e retiraram da sociedade Paul Frank, até então diretor criativo da empresa, iniciando assim uma batalha judicial que iria durar dois longos anos envolvendo os direitos autorais dos personagens e da marca que levava seu nome. A empresa acabou ganhando a causa. Nesta época, a PAUL FRANK já era um verdadeiro sucesso mundial, ajudado em boa parte por ter se tornado a queridinha de celebridades como Madonna e Justin Timberlake, que proporcionaram enorme exposição de mídia para o alegre macaquinho e seus descolados produtos. O enorme aumento no faturamento da empresa começou a partir de 2009, quando a PAUL FRANK iniciou o sistema de licenciamento. Com isso o aumento no portfólio também foi grande com a cara do simpático macaquinho sendo estampada em diversas categorias de produtos.


No mês de abril de 2010, a marca americana inaugurou seu primeiro ponto de venda oficial no Brasil, um corner no badalado shopping Iguatemi em São Paulo. Pouco depois, no dia 17 de agosto, a marca PAUL FRANK foi adquirida por US$ 50 milhões pela Saban Brands, empresa que gerencia entretenimento e marcas de consumo. Nos anos seguintes a PAUL FRANK inaugurou novos pontos de vendas (incluindo lojas próprias, quiosques e lojas associadas) em diversos mercados mundiais, especialmente nas regiões da América do Sul e Ásia. Hoje em dia, o travesso macaquinho continua sua expansão pelo mundo, tornando a moda muito mais alegre e divertida.


Uma turma divertida 
Apesar do macaco Julius ser “a grande estrela” e ícone da marca PAUL FRANK, a empresa possui uma turma divertida de 100 personagens que são estampados em seus produtos. Para fazer companhia ao carismático macaco existe, por exemplo, uma girafa (Clancy), uma raposa (Cherie), um elefante (Ellie), uma zebra (Arlo), um cachorro (Chachi), um urso panda (Pong) e um urso (Worry). Além disso, essa turma ainda conta com pinguim, jacaré, gato, morcego, sapo, vaca e muitos outros animais.


O macaco Julius ficou tão famoso que ganhou vida ao estrear, em 2014, no canal Discovery Kids o primeiro desenho animado inspirado nele. O desenho que leva o nome do personagem, Julius Jr., conta a história de um macaquinho que adora invenções e música, e com a ajuda de seus amigos Ursolino, Cherie, Clancy e Pong, conseguem construir e consertar qualquer coisa e descobrem que os objetos comuns podem ganhar vida e fazer parte de aventuras nas quais a imaginação é o limite.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por apenas uma remodelação em sua história. O atual logotipo mantém o simpático macaco Julius com símbolo central, mas adotou uma nova tipografia de letra (agora com o nome escrito em minúsculas). O logotipo pode ser aplicado na vertical e na horizontal.


Os slogans 
A conspiracy of fun. 
Paul Frank is your friend.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1997 
● Fundador: Ryan Heuser, John Oswald e Paul Frank 
● Sede mundial: Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Paul Frank Industries LLC 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Saban Brands LLC) 
● Presidente: Elie Dekel 
● Faturamento: US$ 200 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 100 
● Presença global: 80 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 260 
● Segmento: Moda e design 
● Principais produtos: Bolsas, carteiras, roupas, mochilas e itens de papelaria e decoração 
● Concorrentes diretos: Kipling, Marimekko e Sanrio Company 
● Ícones: Macaco Julius 
● Slogan: A conspiracy of fun. 
● Website: www.paulfrank.com 

A marca no mundo 
Hoje em dia a marca PAUL FRANK comercializa uma vasta linha de produtos (são mais de 10.000 itens diferentes direcionados para homens, mulheres, adolescentes, crianças e bebês) em mais de 80 países ao redor do mundo através de lojas de departamento, multimarcas, papelarias, grandes varejistas e uma rede de 100 lojas próprias. 

Você sabia? 
A empresa conta com uma equipe de talentosos designers, responsáveis pela criação dos produtos a serem fabricados. 
A marca segue uma política rigorosa de licenciamento, procurando se afastar de qualquer produto que tenha conotação política, sexual ou que envolva álcool e tabaco. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 9/11/2015

6 comentários:

Anônimo disse...

onde posso comprar roupas marcas : paul frank, DC?

Anônimo disse...

Na Netshoes!

sara disse...

esta marca es una de mis preferidas,creo que ahorapaulfrank esta vendiendo patentes a distintos fabricantes para hacer muchas lineas de producto al igual que hizo hello kitty ,y pienso que esto no es bueno porque la marca se quema en poco tiempo y pierde su esencia

Anônimo disse...

Qual é o nome do macaquinho que estampa a marca Paul Frank?

Anônimo disse...

A Malwee malhas tem o licenciamento no Brasil. Abraço

Anônimo disse...

Julius Jr ,