21.6.10

NUTRELLA


Torradas saudáveis e saborosas para dar um toque crocante ao seu lanche ou café da manhã. Pães macios e fresquinhos que deixam qualquer sanduíche delicioso. Bolos que de tão gostosos parecem que acabaram de sair do forno. Foi assim, com produtos de alta qualidade e sabor irresistível, que a marca NUTRELLA conquistou milhões de consumidores pelo Brasil afora.

A história
A história começou a ser contada na década de 1950 quando Albino Neitzke, filho de imigrantes alemães, abriu uma pequena padaria na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, onde fazia pães artesanais utilizando deliciosas receitas trazidas por seus pais da Alemanha. A dedicação e a qualidade do trabalho (ele misturava na massa as farinhas integral, de centeio e de linhaça) resultaram em desenvolvimento econômico e a família se mudou para Porto Alegre, onde inaugurou uma das mais tradicionais padarias da cidade: a Padaria Vitória. Com o tempo, os negócios prosperaram até que no dia 1º de janeiro de 1972 foi fundada a empresa Industrial de Alimentos Biscosul Ltda., com fábrica instalada na cidade de Gravataí, região metropolitana de Porto Alegre. Apenas um ano depois, graças ao espírito empreendedor do filho do fundador, Ari Neitzke, a indústria já era considerada uma das mais importantes no setor de panificação do país. A partir desta data, a empresa lançou a marca NUTRELLA e ingressou no competitivo mercado de panificação industrial.


Na década de 1990, a NUTRELLA foi pioneira ao investir em novos conceitos de produtos como uma completa linha de pães integrais (que continha vitaminas, soja e outros ingredientes de apelo saudável) e brancos light, que possuíam metade das calorias usuais. Após se tornar uma empresa reconhecida em toda a região sul pela qualidade e inovação de seus produtos, a NUTRELLA começou a expandir seu mercado de atuação.


Em 2001, uma parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento e Participação (BNDSPAR), possibilitou a inauguração, em junho de 2002, de uma nova planta fabril na cidade de Mogi das Cruzes em São Paulo. Desse momento em diante os produtos NUTRELLA começaram a ter presença constante nas prateleiras de grandes redes de supermercados em São Paulo, como por exemplo, Carrefour e Pão de Açúcar, que passaram a incluir cada vez mais os produtos da fabricante gaúcha nas gôndolas. Mesmo enfrentando desafios típicos do crescimento, da dificuldade em obter capital a problemas de distribuição, em poucos anos os números mostraram que a NUTRELLA conseguiu superar essas barreiras. O faturamento mais que triplicou.


Para brigar com marcas tradicionais como Pullman, Wickbold e Seven Boys na região sudeste, concorrer oferecendo simplesmente preços mais baixos não parecia ser uma saída rentável e sustentável no longo prazo. Foi então que a NUTRELLA resolveu continuar investindo em inovação, lançando nos anos seguintes novos produtos para conquistar cada vez mais consumidores, como por exemplo, as linhas saudáveis de pães, feitas com ingredientes funcionais (grãos e cereais) e benefícios específicos, como pães para pessoas com diabetes, pressão alta ou com deficiência de cálcio; pães com mel e iogurte; torradas com zero de gordura trans; pães ricos em fibras; pão com 7 Grãos, resultado de um mix de grãos nobres, como girassol, aveia e soja, que possuía como apelo o enriquecimento com vitaminas A, D e E + Cálcio; uma linha de bolos integrais; mini bolos (porção individual para consumo fora do lar); a linha Nutrellinha (pequenas bisnagas, ideais para a criançada aproveitar um lanche nutritivo e muito saboroso); e até panettones para a época de Natal.


O sucesso da marca chamou a atenção de gigantes do setor. E no dia 8 de maio de 2008 aconteceu o que parecia ser inevitável: o grupo mexicano Bimbo adquiriu 75% da fabricante gaúcha de pães, que ganhou um enorme poder de distribuição, aumentando com isso sua capacidade de expansão para outras regiões do país. Além disso, passou a contar com a experiência de um dos maiores grupos de panificação do mundo para desenvolver novos produtos, como por exemplo, torradas.


No ano seguinte, para atender a crescente demanda do mercado brasileiro em busca de produtos saudáveis, a NUTRELLA desenvolveu uma inédita linha de pães industrializados 100% naturais: Vitta Natural 100% Integral. A linha nasceu com três novos sabores: 14 Grãos, Grãos e Castanhas e Ameixa com Iogurte. Ingredientes exclusivos como açúcar demerara orgânico, açúcar mascavo, farinha de trigo integral, óleo de girassol e grãos inteiros compõem a receita dos produtos, gerando um resultado diferenciado em sabor e nutrição. Outra novidade foi a ampliação da linha de pães light que ganhou novos sabores como Linhaça e Cenoura, reforçando a preocupação da marca com uma alimentação nutritiva, com a adição do ingrediente betacaroteno, importante fonte de vitamina A. Uma das mais recentes novidades da marca foi o lançamento do Pão Caseiro, especialmente desenvolvido para atender os consumidores que desejavam uma opção de pão mais rico e saboroso, e com uma grande novidade: ele vem inteiro, para fatiar, de maneira que quiser. E em 2013, expandiu seu portfólio de produtos com o lançamento do Panecitos, pães torrados disponíveis na versão normal e integral.


A evolução visual
A identidade visual da marca passou por uma remodelação recentemente. Apesar de manter a cor vermelha, o novo logotipo ganhou curvatura e um visual mais impactante.


Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1 de janeiro de 1972
● Fundador: Albino e Ari Neitzke
● Sede mundial: Cidade do México, México
● Proprietário da marca: Grupo Bimbo S.A.
● Capital aberto: Não
● Presidente: Juan Pablo Malleret (Brasil)
● Faturamento: R$ 320 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Fábricas: 2
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Segmento: Panificação
● Principais produtos: Pães, torradas e bolos
● Concorrentes diretos: Wickbold, Pullman, Seven Boys, Panco e Bauducco
● Slogan: A gente ama o que faz.
● Website: www.nutrella.com.br

A marca no Brasil
A NUTRELLA, que possui forte participação de mercado na região sul do país, comercializa sua completa linha de produtos, que vão desde pães e torradas até bolos caseiros, em mais de 1.500 pontos de vendas nas regiões sudeste e centro-oeste. Hoje em dia a marca oferece uma completa linha formada por mais de 40 produtos entre pães, torradas e bolos.

Você sabia?
Até hoje, no alto da embalagem dos pães integrais, o nome alemão do produto é exibido com discreto orgulho: Roggenbrot (pão de centeio), Schwarzbrot (pão preto) e Leinsamenbrot (pão de linho).


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), revistas (Embalagem Marca), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 22/5/2013

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