1.6.10

THE MACALLAN


Considerado o verdadeiro “Rolls-Royce” dos uísques, o THE MACALLAN é um dos mais premiados single malts do mundo. O prestigioso uísque com quase 200 anos de tradição é um dos mais desejados pelos exigentes e sofisticados apreciadores do malte sagrado, que adquirem edições comemorativas e limitadas em prestigiados leilões que chegam a custar milhares de dólares. 


A história 
A história começou em 1824 quando o fazendeiro escocês Alexander Reid se tornou um dos primeiros a conseguir uma licença oficial para produzir uísque em 8 acres de terra no nordeste do país ao longo do Rio Spey, em Craigellachie, na região de Speyside, considerada o coração da produção de uísque escocês e a origem dos single malts mais conhecidos no mundo. O nome escolhido, THE MACALLAN, derivava de dois termos gaélicos: “magh”, que significa um pedaço de terra muito fértil; e “ellan”, que significa de St. Fillan, um monge irlandês que viajou através da Escócia espalhando o cristianismo durante o século XVIII. Segunda a empresa, a primeira garrafa de uísque THE MACALLAN data de 1841. O negócio começou pequeno, fornecendo à vizinhança um uísque single malt que rapidamente alcançou fama por sua qualidade. Inicialmente, e durante mais de um século, seus uísques era envelhecidos somente em barris de carvalho espanhol de vinho xerez. Mais de uma década depois, em 1852, James Davidson se tornou proprietário da destilaria.


Em 1892, a destilaria foi novamente vendida desta vez para Roderick Kemp, considerado o grande arquiteto da ascensão da marca no mercado internacional. Nos próximos setenta anos a destilaria iria trabalhar para atingir a perfeição, fazendo com que o THE MACALLAN adquirisse uma reputação inquestionável como um produto de excelência, fundamentada em um compromisso de paciência, cuidados artesanais e tradição secular. A grande fama de ser um dos melhores uísques escoceses atingiu a destilaria nos anos de 1950 e 1960, quando começou a ser valorizado em outros países, principalmente na Inglaterra, tornando-se referência e sendo utilizado como base para composição de sofisticados blends de outras marcas tradicionais. Em 1979 a marca veiculou seu primeiro anúncio publicitário, próximo das palavras-cruzadas no jornal The Times.


Somente em 1999, após muitas tentativas de compra e sociedade com a destilaria, a prestigiosa destilaria THE MACALLAN foi adquirida pelo Grupo Edrington, também proprietário das marcas de uísques The Famous Grouse e Cutty Sark. A partir de então, os novos proprietários agregaram ainda mais qualidade ao produto, que passou a ser comercializado em diversos outros países fora da Europa, quando foi introduzido no Oriente Médio e na Ásia. Além disso, como uma ferramenta de marketing, foram implantadas as visitas guiadas a tradicional destilaria. A linha de uísques também foi ampliada com diversas edições especiais e limitadas.



Mesmo depois de quase 200 anos de existência, um detalhe imprescindível para a produção do uísque ainda é preservado: o processo de destilação. A devoção, o compromisso e a habilidade dos mestres artesãos que fazem o uísque THE MACALLAN são tão presentes hoje como no início do século XIX. Sua obstinada dedicação na escolha da melhor cevada maltada e água, sua técnica em usar apenas a melhor parte da bebida produzida (apenas 16% é aproveitado para encher os barris da destilaria) e o cuidado com sua maturação, usando apenas a melhor madeira de carvalho disponível vêm assegurando a qualidade consistente e imutável deste lendário single malte, tudo para que o sabor e as nuances sejam as mesmas que transformaram a bebida em uma das mais importantes do mundo em seu segmento.



As joias raras 
A destilaria, que possui produção anual limitada, oferece aos apreciadores 5 linhas de single malts, somando mais de 25 tipos diferentes dos exclusivos uísques: 
THE MACALLAN SHERRY OAK: esta linha é composta por uísques envelhecidos 12, 18, 25, 30 e 40 anos em barris de carvalho espanhóis de xerez. 
THE MACALLAN FINE OAK: esta linha, introduzida em 2004, é composta por uísques mais delicados e leves envelhecidos 10, 12, 15, 17, 18, 21, 25 e 30 anos, não somente em barris de carvalho espanhóis de xerez, mas também de carvalho americano branco de Bourbon, que lhes conferem uma característica toda especial. 
THE MACALLAN DOUBLE CASK: lançado em 2016, é um uísque envelhecido 12 anos em barris de xerez de carvalho americano e europeu. É uma nova interpretação da sua assinatura 12 anos, de estilo característico do carvalho americano, refletindo uma perfeita harmonia de sabores e cores naturais. Entrega delicados sabores de baunilha, frutas cítricas e carvalho, seguidos pelas notas mais tradicionais de frutas, xerez e especiarias que são sinônimos da marca. 
THE 1824 SERIES: esta luxuosa linha leva em consideração três fatores básicos. Aroma, sabor e cor. A criação é obra do mestre destilador Bob Dalgarno, que ocupa esse cargo desde 2000 e levou em conta a identificação da cor natural obtida no processo de maturação em diferentes tipos de barris enquanto o tipo de madeira define o sabor, do mais delicado até notas mais complexas como frutas secas. Os uísques desta linha são NAS (sem idade declarada no rótulo). A linha é composta pelo Gold (envelhecido 100% em barris de carvalho americano), Amber (envelhecido em uma combinação de barris de primeiro e segundo uso, tanto de carvalho americano quanto carvalho europeu), Sienna (amadurecido 100% em barris de xerez novos, tanto de carvalho espanhol como americano), Ruby (envelhecido exclusivamente em barris de carvalho europeu novos), Rare Cask (combina uísques envelhecidos tanto em barris de carvalho americano quanto europeu, o que explica seu aroma adocicado e de especiarias, com cravo e chocolate), Rare Cask Black (envelhecido em barris de carvalho americano e europeu, apresenta aroma defumado, frutado e picante), Reflexion (envelhecido em barris hogshead de primeiro uso), No.6 (amadurecido em barris de carvalho e engarrafado em um decanter Lalique trabalhado) e M (elaborado a partir de maltes antigos selecionados rigorosamente sempre trazendo de maneira evidente a característica do amadurecimento em barris de carvalho espanhol, em um decanter desenhado pelo celebrado designer Fabien Baron e fabricado pela famosa cristaleria Lalique). 
THE 1824 SELECTION: esta linha é composta por uísques para serem comercializados exclusivamente em importantes aeroportos internacionais, como por exemplo, Select Oak, Whisky Maker’s Edition, Oscuro e o raríssimo MMXII.


A luxuosa parceria 
Em 2005 teve início uma bem-sucedida parceria entre a THE MACALLAN e a prestigiada cristaleria francesa Lalique, que originaria em verdadeiras joias raras para os apreciadores de uísque. As duas marcas sempre acreditaram fielmente que a fabricação de uísques e de cristais eram formas de arte que deveriam ser inspiradoras, e não apenas um mero processo de produção que poderia ser substituído por um pouco de lógica e por máquinas. Foi então que surgiu a primeira edição limitada The Macallan in Lalique Decanter (o tradicional uísque em uma garrafa de cristal Lalique, com produção limitada), que reunia o incontestável Mestre dos Cristais e o supremo Mestre dos Uísques.


A parceria fez tanto sucesso que já rendeu seis edições limitadas, entre as quais o THE MACALLAN 57 LALIQUE “FINEST CUT” (lançado em 2009), uma seleção do uísque single malt envelhecido por 57 anos em barris de xerez (resulta em um uísque suntuoso e suave que exibe os aromas de frutas secas, temperos e turfa típicos do estilo da destilaria no princípio da década de 1950) somada à majestosa garrafa de cristal Lalique, que chegou ao mercado custando US$ 15.000, disponível apenas em lojas selecionadas nos Estados Unidos, Reino Unido, Europa e Ásia.


Em 2011, 2014 e 2016 foram lançadas mais três edições especiais com uísques envelhecidos 60, 62 e 65 anos respectivamente. Para esta edição de 2016, cujo preço sugerido é de US$ 35 mil, foram produzidas apenas 450 decanters do Peerless Spirit, todos numerados individualmente. A peça, de delicadeza ímpar, exibe ao centro uma gota do inigualável destilado caindo do icônico triângulo invertido, presente em todas as garrafas de THE MACALLAN. Esta edição foi a remessa mais antiga de uísque já oferecida pela destilaria, superando até o lendário 1926, um THE MACALLAN de 60 anos de idade engarrafado em 1986. Acompanhe na imagem abaixo as edições limitadas e suas fantásticas garrafas em cristal Lalique, cujo design é uma verdadeira obra de arte.


Uma reputação única 
Sua reputação está baseada em um produto de qualidade excepcional e caráter único, e é norteada por um conjunto de princípios conhecidos como “The Six Pillars”
1. O lar espiritual: A Easter Elchies House orgulhosamente “vigia” a destilaria THE MACALLAN em Speyside, no noroeste da Escócia. Construído em 1700 pelo Capitão John Grant, este castelo jacobita é o lar espiritual da THE MACALLAN. 
2. Alambiques pequenos: Os alambiques de cobre curiosamente pequenos e de formato exclusivo ajudam a concentrar o sabor da bebida recém produzida. 
3. A melhor porção do uísque: É bem evidente que o processo produtivo da THE MACALLAN é, realmente, um dos mais rigorosos da indústria. Exemplo disso é a percentagem de destilado aproveitada. Apenas 16% do destilado – produzido no meio do processo de destilação no alambique – se transforma em uísque single malt da marca. Ou seja, somente a parte mais nobre da produção, mais rica em aromas e sabores, é utilizada no processo seguinte da produção do single malt. É o que destilaria chama de “finest cut”, a porção de bebida selecionada após o processo de destilação. 
4. Os barris de carvalho: A determinação inabalável da marca, de selecionar apenas os melhores barris de carvalho, confere uma qualidade insuperável e atemporal aos seus uísques. 
5. Cor natural: Na destilaria a cor natural é algo de que se faz questão. Há apenas a interação da bebida e da madeira, resultando em uma rica variedade de cores.

6. Um uísque inigualável: THE MACALLAN continua sendo o single malt com o qual todos os outros são comparados. É celebrado por todos os cantos pelos especialistas e conhecedores como o uísque mais desejado do mundo.


A destilaria 
Conhecer a região de Speyside sem ir à destilaria THE MACALLAN é como ir a Roma e não conhecer o Coliseu. A destilaria está situada junto à pitoresca localidade escocesa de Craigellachie, em uma propriedade com mais de 158 hectares onde é plantada sua cevada e estão localizadas suas preciosas nascentes. A destilaria permanece praticamente inalterada, situada sob o olhar da Easter Elchies House (foto abaixo), um belíssimo castelo do século XVIII, considerado lar espiritual de THE MACALLAN. “A madeira faz o uísque”. É o que se diz na Escócia há muito tempo. E a destilaria tem um cuidado extremo com seus barris. Afinal aproximadamente 60% do aroma e do sabor do THE MACALLAN vêm dos barris de maturação feitos de carvalho. Só para se ter uma ideia, as árvores de carvalho utilizadas pela destilaria precisam ter no mínimo 80 anos de idade para serem cortadas. Outra curiosidade é que a destilaria faz um rodízio na posição dos barris em seu armazém. Isso é feito porque os barris mais próximos ao teto tendem a contrair e expandir mais, devido à variação na temperatura, influenciando o sabor do uísque.


O cuidado com os detalhes em todo o processo produtivo chega a ser exaustivo. Por exemplo, a destilaria é uma das únicas do mundo que conta com um profissional cuja única função é avaliar e escolher cada um dos barris que irá maturar o uísque. É o master of wood, função hoje desempenhada por Stuart MacPherson. Se a lei escocesa exige três anos de armazenamento do uísque em barris de carvalho, a THE MACALLAN mantém a bebida por um período de dez anos, no mínimo. O que impressiona é que a destilaria possui mais de 240.000 barris.


A destilaria oferece uma visita guiada de aproximadamente duas horas e meia, conduzida por guias altamente especializados que explicam todo o processo de produção e suas peculiaridades, como por exemplo, os alambiques de cobre em formato diferenciado – que garantem características únicas ao malte – e termina em uma degustação assistida, que para os apreciadores de uísque é o ponto alto do passeio. Para se preparar para as demandas futuras, a THE MACALLAN está investindo £125 milhões na construção de uma nova destilaria, que deverá ser inaugurada na primavera de 2017. A imprensa escocesa tem chamado seu estilo arquitetônico de Teletubbies, já que, pelo projeto, a destilaria terá telhado ondulado coberto de grama e vista para as colinas, exatamente como no cenário do programa infantil de mesmo nome. A capacidade instalada deverá subir de 10.2 milhões de litros por ano para 15 milhões de litros.   


Os slogans 
The Macallan. The great Single Malt. 
The sweet smell of success.



Dados corporativos 
● Origem: Escócia  
● Fundação: 1824 
● Fundador: Alexander Reid 
● Sede mundial: Craigellachie, Escócia 
● Proprietário da marca: The Macallan Distillers Ltd. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da The Edrington Group Limited) 
● Chairman: Norman Murray 
● CEO: Ian Curle 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: + 80 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 150 
● Segmento: Bebidas alcoólicas 
● Principais produtos: Uísques single malts 
● Concorrentes diretos: The Balvenie, Cardhu, Talisker, The Glenlivet, Aberlour, Glen Grant, Strathisla e Glenfiddich 
● Ícones: A coleção The Macallan Lalique 
● Slogan: The Macallan. The great Single Malt. 
● Website: www.themacallan.com

A marca no mundo 
Os exclusivos e disputados uísques da marca THE MACALLAN, terceira marca mais vendida de single matos do mundo, são comercializados em mais de 80 países ao redor do mundo somente nas mais refinadas e exclusivas lojas do segmento, além de presença constante nos free shops de grandes aeroportos internacionais. Anualmente são vendidas mais de 700 mil caixas do sofisticado uísque. 


Você sabia? 
Em 2013 uma garrafa do uísque THE MACALLAN 1962, que aparece no filme 007: Operação Skyfall, foi leiloada por £9.635 mil e seu rótulo inclui a assinatura de Daniel Craig, Javier Bardem e Bérénice Marlohe. Além disso, em janeiro de 2014, um THE MACALLAN M IMPERIALE em uma garrafa de cristal Lalique de 6 litros (a maior já feita para a marca) foi vendido em um leilão em Hong Kong por US$ 628.000, um verdadeiro recorde. 
 No Brasil, o uísque THE MACALLAN envelhecido 12 anos é vendido por não menos que R$ 480,00 a garrafa, enquanto o de 18 anos pode atingir R$ 800,00. A extrema qualidade tem seu preço. 



As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, GQ, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializado (Mixology News), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 


Última atualização em 28/10/2016

6 comentários:

Ana Puglia Duque-Estrada disse...

Há tempos utilizo as informações de vocês como fonte de consulta. Hoje, especialmente, adorei passar um tempo apreciando as garrafas de Macallan: como são lindas!

Anônimo disse...

Não conhecia o seu blog. Muito bom. Faz um levantamento completo de várias marcas famosas. Parabéns! Vou acompanhar sempre. =)

Anônimo disse...

Quero sugerir a marca brasileira de roupas KHELF, acho que seria interessante.

Luciano disse...

Parabéns pelo blog, gostei muito das informações aqui contidas. Mas tenho uma dúvida, pois comprei uma garrafa do "select oak" e gostaria de saber quantos anos tem esse whisky.
abraços

FÁBIO A.S. disse...

QUE ESPETÁCULO LITERÁRIO! DAQUI UM MÊS NOSSA CONFRARIA DO WHISKY DE BELO HORIZONTE IRÁ PROVAR DENTRE OUTROS UM MACALLAN 12 E UM 18. DEPOIS POSTO AS NOTAS DAS DEGUSTAÇÕES. ATÉ MAIS !!

Unknown disse...

Não sou uma grande consumidora de whisk, ganhei uma garrafa da Macallan e fui pesquisar, amei a suas informações, vou ter que retribuir o presente com a mesma consideração rsrs