16.6.10

KÖLNISCH WASSER 4711

Responda rápido qual é o principal ícone clássico da perfumaria mundial? Se você pensou em qualquer renomado perfume francês errou. O ícone atende pelo nome de KÖLNISCH WASSER 4711 (a legítima “Água de Colônia”). A marca alemã foi responsável por tonar a expressão Água de Colônia em um termo genérico para a categoria. Ironicamente, o produto original, não é uma colônia, e sim uma Água de Toilette ou Eau de Toilette, pois contém mais do 5% de compostos aromáticos.
-
A história
A popular Água de Colônia, base da perfumaria moderna, tem uma história curiosa. Segundo consta ela foi inventada em 1709 por Giovanni Maria Farina, um expatriado italiano que morava na cidade alemã de Colônia. Uma lenda diz que Farina copiou a fórmula de um monge que viveu muitos anos no Oriente. Inicialmente conhecida como “aqua mirabilis” (“água milagrosa”) era vendida como remédio para curar todos os tipos de males, desde dor de dente até a peste. Sua utilização podia ser tanto internamente (ingerida) como externamente. No dia 8 de outubro de 1792, um jovem comerciante chamado Wilhelm Mülhens fundou uma pequena empresa na cidade alemã de Colônia (daí a origem do termo “Água de Colônia”) para a produção de fragrâncias. Isto porque, a fórmula da água milagrosa criada pelo italiano chegou às suas mãos quando ele se casou com a filha de um tabelião e recebeu como presente de um monge a receita secreta para a produção do líquido, então considerado milagroso. Como o nome Farina havia se tornado sinônimo de “água milagrosa”, ele continuou a produzi-la com o mesmo nome.
-
-
Mas por que Água de Colônia 4711? Outra história interessante. Em 1794 Mülhens adquiriu uma casa na Rua Glockengasse na cidade de Colônia. Com a ocupação da cidade pelas tropas napoleônicas, que só terminaria em 1814, o comandante francês ordenou a numeração das casas dessa rua para maior controle, e coube ao dono da pequena fábrica da água milagrosa o número 4711. Quando, porém, em 1810, Napoleão ordenou a revelação de todas as receitas de remédios, o fabricante alemão decidiu dar um passo corajoso: não fabricaria mais a tal água milagrosa e sim água de cheiro, usada, inicialmente, por oficiais franceses para se refrescarem. Surgia assim a marca KÖLNISCH WASSER 4711 (a legítima “Água de Colônia”), que seria registrada oficialmente somente em 1845.
-
-
Napoleão se foi, o número ficou, e o sucesso do produto só aumentou no decorrer dos anos, muito em virtude dos clientes ilustres que o produto conquistou como o poeta Goethe e o compositor Richard Wagner. Desde então o lema da marca se mantém até hoje: “Se estamos refrescados, estamos bem”. Afinal, a composição única da água de colônia 4711 exercia um efeito positivo no corpo, no espírito e na lama, conferindo a sensação de bem-estar. No século seguinte a Água de Colônia 4711 começou a ser exportada para vários países e se tornou em um verdadeiro clássico da perfumaria mundial.
-
-
O sucesso do produto original durantes décadas fez com que a empresa ampliasse a linha de produtos da marca 4711 com o lançamento de desodorante, colônia pós-barba, sabonete, loção hidratante, creme para mãos, gel de banho e até mesmo toalhinhas refrescantes da mais legítima água de colônia. Em 1964, a casa localizada no número 4711 da Rua Glockengasse, que havia sido completamente destruída pelos bombardeios da Segunda Guerra Mundial, foi reconstruída e se tornou uma enorme loja âncora da marca e uma das principais atrações turísticas da cidade de Colônia.
-
-
Em 1994, a poderosa Wella comprou 91% da empresa e em 2003 adquiriu o restante de Ferdinand Mülhens, herdeiro do fundador da empresa. Neste mesmo ano a marca passou a pertencer a poderosa Procter & Gamble, que havia comprado a Wella. Mas em 2007, alegando que a marca 4711 não se encaixava na estratégia global da empresa, a P&G a vendeu à perfumaria Mäurer & Wirtz. Recentemente, em março de 2008, a tradicional empresa ampliou o portifólio de produtos da marca com o lançamento da 4711 ICE, um novo conceito refrescante da famosa Água de Colônia para ser utilizada no verão. O novo produto tem uma fragrância mais refrescante provocando um efeito gelado quando aplicada, já que contem menta em sua formulação. Atualmente a Água de Colônia 4711 utiliza em sua formulação apenas ingredientes absolutamente naturais à base de laranja, lavanda, lima, tangerina e óleo de néroli.
-
-
O famosos frasco da 4711
O clássico frasco da água de colônia 4711 permanece praticamente inalterado desde 1822, quando a marca alemã passou a utilizá-lo. Antes disso, a água de colônia utilizava um frasco chamado “Rosoli”, que era difícil de armazenar e transportar. Foi então que em 1822 o fundador da empresa adotou um frasco criado pelo perfumista Peter Heinrich Molanus, mas adaptou um colar de metal entre a tampa e o corpo do frasco que possibilitava ao líquido cheio de álcool se dilatar quando em temperaturas mais altas. O novo frasco adotado, chamado “Molanus”, era mais fácil de pegar, armazenar e transportar, além de conter uma enorme área para a fixação do rótulo.
-
-
Os slogans
The Wonder Water.
4711 – the Miracle Water. More than just a fragrance.
The Culture of Frehsness since 1792.
-
-
Dados corporativos
● Origem: Alemanha
● Lançamento:
8 de outubro de 1792
● Criador: Wilhelm Mülhens
● Sede mundial: Colônia, Alemanha
● Proprietário da marca:
Mäurer & Wirtz GmbH & Co.
● Capital aberto: Não
● Chairman:
Dr. Hermann Wirtz
● CEO: Fabian Krone
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global:
+ 80 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 4.000
● Segmento:
Perfumaria
● Principais produtos:
Águas de Colônia
● Ícones:
O tradicional vidro da água de Colônia
● Slogan:
The Wonder water.
● Website:
www.4711.com
-
A marca no mundo
Atualmente a Água de Colônia 4711, que integra o grupo de um dos maiores produtores de perfumes e cosméticos do mundo, é exportada para mais de 80 países, sendo um ícone no segmento de perfumaria.
-
Você sabia?
Água de Colônia em alemão é Kölnisch Wasser, em francês é Eau de Cologne, em italiano é Acqua di Colonia, em espanhol é Agua de Colonia, e, em latim é Spiritus Coloniensis.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 17/6/2010

Um comentário:

Unknown disse...

Adorei a história dessa colônia, vou presentear uma pessoa muito especial com a mesma.❤