29.6.10

IPANEMA


Um verdadeiro sucesso de vendas. É leve, sensual e tropical como a mulher brasileira. É sucesso na Europa, Ásia e nas Américas. E charmosa até no nome, que remete a uma das praias mais famosas do Brasil. Quem poderia imaginar que em algum momento surgisse uma marca capaz de desafiar o maior ícone do segmento brasileiro de calçados. Pois foi justamente isso que a marca IPANEMA fez com as famosas Havaianas. Sempre ligada com as últimas tendências, a IPANEMA conquistou os pés de mulheres dos mais variados perfis, desde urbanas, românticas, praianas, até as clássicas. Tudo com estilo e uma dose ousadia. 

A história 
A história começou quando a Grendene, uma das maiores empresas produtoras de calçados sintéticos do Brasil e do mundo, fundada em 1971, resolveu ingressar de vez no segmento de mercado da linha praia. Depois de anos de estudos e pesquisas, em julho de 2001, a empresa lançou no mercado a marca IPANEMA, composta por sandálias femininas a preços competitivos. O nome IPANEMA foi escolhido porque tinha tudo a ver com o que a empresa queria da marca: Ipanema é cosmopolita, símbolo internacional da beleza brasileira (tanto a natural quanto a feminina) e ícone do “south american way of life”, como diriam os fãs gringos. Além disso, o nome remetia à tropicalidade e à moda praia, duas características que se identificavam com o novo produto. Mesmo tendo como forte concorrente a tradicional e fashion Havaianas, a nova marca começou a conquistar de vez um lugar cativo nos pés de milhões de brasileiras.


A grande visibilidade que faltava aconteceu já no ano seguinte. Para dar nome a uma nova linha de chinelos e sandálias, nada como uma celebridade que era sinônimo de moda. A linha IPANEMA GB com a cara – e o nome – da super modelo Gisele Bündchen, foi lançada no mercado no mês de julho de 2002, incluindo sandálias e chinelos com design diferenciado para atender aquela parcela do mercado chamada de “casual chic”. Era a primeira vez que a modelo licenciava seu nome para um produto. O resultado não poderia ser outro: uma explosão nas vendas e o aumento do reconhecimento da marca pelo público brasileiro e também internacional.


O fator Gisele Bündchen foi fundamental para a jovem marca IPANEMA crescer e ganhar notoriedade. Rapidamente a marca conquistou uma importante participação de mercado, oferecendo produtos com tecnologia diferenciada, além é claro, de conforto. As sandálias IPANEMA também passaram a ser presença constante em renomadas lojas de departamento na Europa, como por exemplo, a Galeria Lafayette e a Printemps, em Paris, e no El Corte Inglés, em Madri. Pioneira no lançamento de novidades, a IPANEMA foi a primeira marca a criar grafias na palmilha e nos cabedais; e também foi quem lançou nessa categoria a anatomia, com formas e curvas que se moldam aos pés, proporcionando maior conforto e proteção ao caminhar.


Inicialmente direcionada mais para o público feminino, nos anos seguintes a marca começou a diversificar seus produtos com o lançamento de uma linha masculina, composta por modelos com estampas exclusivas; a linha Baby e Kids, que trazia para um público infantil sandálias e chinelinhos estampados com personagens populares da Disney, Homem-Aranha, Barbie e Moranguinho; Ipanema Bliss, com apliques nas tiras; a linha masculina Ipanema Brasil Surf, com grafia lateral, mais uma inovação da marca; Ipanema Rebelde Fun, com sandálias extremamente divertidas; Ipanema Shine, sandália com salto alto e cores vibrantes estampadas em tiras transparentes que se encaixam perfeitamente; e Ipanema Tropical, com estampas de todos os lados da sandália, muito mais colorida, muito mais alegre e, é claro, tropicalíssima.


O ano de 2009 foi marcante para a IPANEMA, que se consolidou como a mais versátil marca brasileira de sandálias de dedo. Neste ano foram lançados mais de 70 novos modelos, extrapolando o universo da moda praia com mais estilo e informação de moda. Depois de lançar seu comércio eletrônico em 2011, a marca inaugurou, no ano seguinte, seu primeiro quiosque, no Aeroporto Internacional de Fortaleza. Mais recentemente, no início de 2014, a marca inaugurou sua primeira loja própria, batizada de CASA IPANEMA. Localizada em plena praia de Ipanema no Rio de Janeiro, além de reunir os principais lançamentos da marca, incluindo peças assinadas em parceria com renomados estilistas, o prédio de três andares funciona ainda também como espaço colaborativo para exposições permanentes e lançamentos dos universos da moda, música e literatura. Há também um ateliê, em que as consumidoras podem montar suas próprias versões de famosa sandália, com opções de cor de base, de tiras e de pins. A decoração da loja é um capricho à parte: todos os objetos foram emprestados por personalidades do bairro de Ipanema.


Assim como a moda, a renovação da IPANEMA é contínua. O departamento de design está sempre em busca de novos materiais, técnicas de fabricação e inspiração nas principais tendências da moda mundial para lançar os produtos, estampas e variações. Por ano, são mais de 100 novos modelos. Além disso, a tecnologia utilizada para desenvolver as sandálias também é única, possibilitando modelos inéditos para um produto dessa categoria. Tem as anatômicas, elaboradas pra quem gosta de conforto sem perder o charme; as plataformas, para quem não abre mão da postura altiva; e toda uma sorte de desenhos que incluem transparências, brilhos e cores exclusivas. A marca foi a responsável por trazer para o segmento das sandálias a informação de moda traduzida em estampas, formas e design inovadores. Tudo isso aliado à tecnologia de última geração são os componentes que transformam os modelos da IPANEMA em itens de charme indispensável para qualquer guarda-roupa.


A evolução visual 
Para coroar o lançamento da nova marca em 2001, o famoso cartunista Ziraldo foi o responsável pela criação do primeiro logotipo da IPANEMA. Depois de passar por uma radical modificação, com o logotipo assumindo a forma de um pé e, pouco depois, ganhar uma nova tipografia de letra, a identidade visual foi simplificada (apenas com o nome da marca).


Os slogans 
Só a Ipanema Tem. 
As anatômicas só a Ipanema tem. (2007) 
Live The Fantasy. (internacional)


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 2001 
● Criador: Grendene 
● Sede mundial: Sobral, Ceará, Brasil 
● Proprietário da marca: Grendene S.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Rudimar Dall Onder 
● Faturamento: R$ 500 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 90 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Calçados 
● Principais produtos: Sandálias e chinelos 
● Concorrentes diretos: Havaianas, Dupé e Azaléia 
● Ícones: A modelo Gisele Bündchen 
● Slogan: Só a Ipanema Tem. 

A marca no mundo 
Atualmente a completa linha de chinelos, tamancos e sandálias da marca IPANEMA é exportada para 90 países ao redor do mundo (com distribuição em mais de 60.000 pontos de venda), com mais de 100 milhões de pares vendidos todos os anos. No Brasil, a marca tem expressiva participação de mercado (com mais de 25%), sendo comercializada em todo território nacional. A marca IPANEMA responde por aproximadamente 22% do faturamento total da Grendene. 

Você sabia? 
As sandálias IPANEMA têm uma grande vantagem ambiental, pois são fabricadas com um composto de polímeros (plástico) 100% recicláveis. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Isto é Dinheiro e Época Negócios), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 4/7/2015

3 comentários:

Anônimo disse...

qual é o Slogan?

Unknown disse...

Só a Ipanema tem.

Gô Lino disse...

Quero um Ipanema com tiras cruzadas número 37. Já tive um, porém não acho mais onde moro...