14.6.10

Dr. SCHOLL'S


Os pés escondem uma complexa anatomia para sustentar toda estrutura e movimento do corpo. Cada pé possui 26 ossos, 114 ligamentos e 20 músculos. Para seu correto funcionamento, os pés devem apresentar equilíbrio muscular, alinhamento de sua estrutura, mobilidade adequada, ausência de dor e distribuição correta de impacto. Pensando nesses cuidados e bem-estar, a Dr. SCHOLL’S há mais de um século se baseia no que há de mais avançado em podologia e pesquisas para oferecer uma linha completa de produtos para os pés, eliminando ou atenuando assim problemas como atritos e bolhas, calos, dores, joanetes, ressecamentos e fissuras.

A história
A história de uma das marcas americanas mais tradicionais começou em 1903 na cidade de Chicago, estado americano de Illinois, quando o jovem imigrante alemão e estudante de medicina William Mathias Scholl, inventou seu primeiro produto, o “Foot-Eazer”, uma palmilha capaz de corrigir problemas no arco dos pés, vendida inicialmente em uma pequena loja especializada no cuidado dos pés de propriedade de seu tio. No ano seguinte, ele se formou médico no Illinois Medical School (conhecida atualmente como Universidade Loyola), tornando-se assim o Dr. Scholl. Mas foi somente em 1906, que ele iniciou seu próprio negócio com a fundação da SCHOLL MANUFACTURING COMPANY, empresa especializada na fabricação de produtos ortopédicos. Um ano depois ele inventou a Absorbo, pequenas almofadas protetoras, sendo o primeiro produto ortopédico para eliminar calos. Alguns anos mais tarde, em 1910, seu irmão F.J. Scholl se juntou ao negócio e expandiu a marca para o Canadá, e pouco depois para a Inglaterra, iniciando assim um tímido processo de internacionalização.


Em 1912, o visionário Dr. Scholl, após fazer um curso de sapateiro por correspondência e sempre preocupado com a anatomia e fisiologia dos pés, juntamente com outros cinco médicos, fundou a Faculdade de Pedicure e Ortodepia de Illinois (agora conhecida como Faculdade de Podologia de Illinois). Em 1927 a tradicional marca chegou ao Brasil, comercializando seus produtos através de lojas franqueadas. No ano seguinte foi aberta a primeira loja de varejo da marca nos Estados Unidos, que oferecia produtos e serviços de podologia. Pouco depois, em 1930, a empresa constatou que havia uma oportunidade para expandir seu portfólio, ampliando-o com o lançamento de produtos especializados no conforto das pernas. Surgia então a primeira linha de sapatos anatômicos, e pouco tempo depois, meias-calças de compressão para aliviar as dores provocadas por varizes. Quase no final desta década, em 1937, as lojas Dr. SCHOLL’S já haviam se espalhado pelo mundo e novas unidades foram abertas em lugares distantes como Alexandria, Cairo e até na Palestina. A esta altura a Dr. SCHOLL’S era uma marca global, sendo vendida em todos os países da Europa, Oriente Médio e Austrália, além de alguns países da América do Sul.


Na década de 40 a marca Dr. SCHOLL’S se tornou mundialmente um sinônimo de conforto para os pés, graças a uma política de investimento contínuo e forte utilização da publicidade aliados à pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. Na década de 60, a empresa foi a principal responsável pela popularização da ortopedia, lançando moda e importantes hábitos como o uso de sandálias especiais (espécie de tamanco de madeira anatômico) para descanso e melhoria da circulação sanguínea nos pés. Em 1968 o Dr. William M. Scholl faleceu com 86 anos de idade, mas deixou um enorme legado no segmento de saúde a cuidados com os pés. Neste período a empresa já possuía aproximadamente 500 lojas próprias ou franqueadas, batizadas de Dr. Scholl’s Foot Comfort Shops.


Em 1970 a empresa inaugurou uma nova fábrica no estado do Kentucky somente para a produção de sapatos femininos. O enorme crescimento e sucesso da marca levaram a abertura de capital da empresa no ano de 1971, três anos após a morte de seu fundador. O sucesso das famosas sandálias para exercício, que se transformou em um verdadeiro ícone da marca, faz com que as vendas em 1972 atinjam a marca de um milhão de pares somente nos Estados Unidos. No final desta década, em 1979, a empresa foi adquirida pelo laboratório farmacêutico Schering-Plough, que passou a comercializar todos os produtos Dr. SCHOLL’S.


A década de 90 foi marcada por grandes avanços em seus produtos com o lançamento de uma linha avançada de palmilhas ortopédicas de gel. Depois da virada do novo milênio a marca introduziu no mercado uma completa linha de produtos especificamente desenvolvida para mulheres. Com a recente fusão da Schering-Plough e a Merck Sharp & Dohme no ano de 2009, a marca mudou de mãos mais uma vez. Foi também neste ano, que depois de quase uma década de ausência, os produtos da marca foram relançados no Brasil.


Durante mais de 100 anos, DR. SCHOLL’S tem sido responsável pelos avanços significativos, as inovações e dispositivos na área da saúde, conforto e bem-estar dos pés, seja na prática de exercícios físicos ou nas atividades rotineiras. Para isso, a marca oferece uma enorme e completa linha de produtos que englobam calçados anatômicos, palmilhas, apoios plantares, calcanheiras, protetores para calos e joanetes, separadores de dedos, limas e alicates, antifúngico, além de uma linha de cosméticos (creme reparador, esfoliante e desodorante), desenvolvida para agregar ainda mais conforto aos pés, proporcionando frescor e proteção o dia todo.


A linha do tempo
1936
Lançamento de uma linha de meias-calças de compressão.
1940
Lançamento dos suportes plásticos para os arcos dos pés e meias-palmilhas com espuma para a parte frontal dos pés.
1951
Lançamento das palmilhas AIR PILLO®, com duas camadas de espumas, que se transformou em um marco na história da ortopedia e ainda hoje é considerada um dos produtos mais importante da marca.
1959
Lançamento das sandálias anatômicas (SCHOLL EXERCISE SANDALS) que rapidamente se tornaram um enorme sucesso no mundo inteiro, embelezando os pés de famosas como Twiggy e Jean Shrimpton.
1973
Lançamento de uma linha de produtos para o cuidado dos pés composta por loções e cremes.
1996
Lançamento de uma linha de palmilhas ortopédicas com gel.
1999
Lançamento da MASSAGING GEL™, uma revolucionária linha de palmilhas com ondulações de gel de poliuretano que massageiam as áreas mais sensíveis dos pés, absorvendo o impacto e oferecendo comodidade e bem-estar. Por outro lado, as ondas de gel aderem ao sapato e fazem com que a palmilha, a calcanheira ou apoio plantar mantenham-se no lugar durante todo o caminhar.
2000
Ampliação da linha de palmilhas de alta performance com o lançamento da Dr. SCHOLL’S ADVANTAGE SPORT™ (indicada para a prática esportiva) e WORK™ (indicada para quem anda muito ou permanece bastante tempo em pé).
Lançamento do THE SCHOLLS INSTITUTE™, um site na internet destinado a prover de forma acessível e simples informações e soluções para a saúde e cuidados com os pés.
2001
Lançamento das palmilhas EXTRA SUPPORT™ (desenvolvida para suportar maior peso e pressão) e StepWell™ (desenvolvida para minimizar as dores da artrite e diabetes).
2002
Lançamento da palmilha ADVANTAGE POWERWALK™, especialmente desenvolvida para proporcionar um máximo conforto ao andar.
2005
Lançamento da linha Dr. SCHOLL’S For HER™, primeira e única linha completa de palmilhas e acessórios para os cuidados com os pés desenvolvidos especialmente para as mulheres, com o máximo de conforto e bem-estar para todos os tipos de calçados femininos, desde sandálias, sapatos abertos, fechados até com salto alto.
2006
Lançamento da HEEL PAIN RELIEF ORTHOTICS™, uma palmilha especificamente desenvolvida para o alívio de dores no calcanhar.
Expansão da linha For Her™ com o lançamento das palmilhas COMFORT e Apoio Plantar.
2007
Lançamento dos protetores de calcanhar FOR HER SOLE EXPRESSIONS, indicado para ser usado com sapatos de salto alto.
Lançamento de uma nova linha de palmilhas MASSAGING GEL™, totalmente aperfeiçoada para promover ainda mais conforto.
2008
Lançamento do Dr. SCHOLL’S CUSTOM FIT ORTHOTICS™, espécie de máquina que utiliza a revolucionária tecnologia Footmapping®, capaz de identificar os pontos de maior pressão e tipos de arco dos pés, podendo assim recomendar a melhor palmilha para cada tipo de pé.


Marketing oportunista
Só uma mulher sabe o verdadeiro significado de um salto alto. É a sensação de ter aos pés o poder, o glamour, a elegância, a beleza e também o desconforto, principalmente na correria do dia a dia. Isso serviu de inspiração para que a marca criasse uma competição no mínimo inusitada: uma corrida de salto alto, cujo objetivo principal é divulgar sua linha de produtos, principalmente para quem utiliza sapatos de salto alto. Depois de se tornar um enorme sucesso em várias cidades europeias, a empresa resolveu trazê-la para São Paulo em 2011. Batizada de Dr. Scholl’s For Her 7 cm, cada concorrente está a no mínimo 7 cm do chão e a 100 m do prêmio. A primeira edição da competição em solo brasileiro contou com 150 participantes em busca do prêmio de R$ 1 mil. A analista de vendas Talita Romero, com o tempo de 13 segundos, foi a grande vencedora.


A evolução visual
Em 1952 foi criado o famoso logotipo oval azul e amarelo, que durante décadas foi sinônimo de tradição e qualidade no cuidado com os pés. Após passar por algumas remodelações, recentemente o logotipo adquiriu uma imagem mais moderna tendo como símbolo um pequeno ponto amarelo na abreviação da palavra "Doutor".


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1906
● Fundador: William Mathias Scholl
● Sede mundial: Londres/Inglaterra e Whitehouse Station/New Jersey
● Proprietário da marca: Reckitt Benckiser e Merck & Co./Brown Shoe Company
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● CEO: Peter Clark
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 60 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 1.500
● Segmento: Produtos de Podologia
● Principais produtos: Palmilhas e produtos para os cuidados dos pés
● Concorrentes diretos: Compound W e Skechers
● Ícones: As palmilhas com gel
● Slogan: Conforto para seus pés. Bem-estar para você.
● Website: www.drscholls.com.br

A marca no mundo
Atualmente a Dr. SCHOLL’S, marca número 1 do mercado mundial no segmento de produtos para os cuidados com os pés, está presente em mais de 60 países ao redor do mundo oferecendo mais de 200 produtos (incluindo palmilhas, protetores para calcanhar e calos, cremes e loções, além de uma linha de calçados anatômicos, fabricada sob licença) que ajudam a manter os pés saudáveis, confortáveis e bonitos, comercializados em lojas especializadas, drogarias e grandes varejistas.

Você sabia?
Na América do Norte (onde a marca é de propriedade da Merck & Co./Brown Shoe Company) e alguns outros poucos países, incluindo o Brasil, os produtos são comercializados com a marca Dr. SCHOLL’S; enquanto na Europa, Ásia, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia com a marca SCHOLL.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Época Negócios), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 31/10/2012

5 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Mundo as Marcas,
Tenho acompanhado o blog. Parabéns. Muito completo em termos de informações. Tenho um blog novo, com o proósito semelhante. A minha pergunta é: Com relação ao Design desta marca. Você tem conhecimento sobre o propósito do seu projeto gráfico?
Ricardo Gutierrez

leila disse...

Parabéns pelo Blog,achei muito interessante reunir em um blog, nomes de empresas que oferecem produtos com qualidade para o consumidor.
Para conhecer mellhor os produtos da linha Dr Scholls, acesse o site www.farmadelivery.com.br

Dr. Scholl's disse...

Olá!

Adoramos o artigo relacionado à Dr. Scholl's. Está bem completo e nos sentimos honrado por você ter pesquisado tanto sobre a nossa marca.

Convidamos para conhecer o novo site da marca e, em breve, novos produtos estarão nas lojas.
http://www.drschollsbrasil.com.br/home.aspx

Um abraço,
Fabiana Faria
Manager Community
Dr. Scholl's Brasil
http://www.drschollsbrasil.com.br
drscholls.brasil@gmail.com

Márcia disse...

Bom dia! Entre as décadas de 70/80, tive um tamanco azul marinho presente da minha mãe.Ontem lembrei da marca e fui procurar uma sandália. Fiquei muito feliz, quando descobri que a marca sobreviveu ao tempo. No entanto em minha busca encontrei uma empresa de nome "Doctor Shoes". Minha pergunta é; Esse nome acaba confundindo quem faz a busca por Dr.Scholl vocês tem ciência!?? Quais as providências tomadas uma vez que essa nova empresa está no segmento dos pés também!??

Grata

Unknown disse...

exelente pagina de estudos,muito satisfeita com minha pesquisa sobre Dr.Schooll.