31.5.10

FROOT LOOPS


Eles são coloridos, redondinhos e com aromas de frutas. Possuem um incrível sabor e seu agradável cheiro pode ser sentido a distância. São vistos em abundância, especialmente no café da manhã, dentro de tigelinhas cheias de leite. Os cereais matinais FROOT LOOPS, há décadas, tornam o café da manhã de milhões de crianças ainda mais divertido. 

A história 
Tudo começou no início da década de 1960 quando a Kellogg’s (saiba essa outra história aqui), tradicional empresa fabricante de cereais matinais, resolveu expandir sua linha de produtos. Foi então, que no ano de 1963, após alguns anos de pesquisas, a empresa lançou no mercado americano e canadense o FROOT LOOPS, rosquinhas de cereais coloridas à base de milho, aveia e trigo, enriquecidas com onze vitaminas, minerais e sabor de frutas. As cores originais do cereal eram: vermelho (sabor cereja), amarelo (sabor limão) e laranja (sabor laranja). O nome do novo cereal foi inspirado no seu formato (pequenas rodelas, em inglês “loops”) e no sabor de frutas (em inglês “fruits”). Como o cereal era direcionado para um público infantil (inicialmente para crianças com mais de 4 anos), pouco depois, em suas embalagens apareceria uma mascote chamada Sam®: um simpático tucano com um bico enorme, listrado e colorido (nas cores rosa, vermelha e amarela, com a ponta preta), que representava os sabores das frutas do novo produto.
   

Não demorou muito para que milhares de crianças americanas adorassem o perspicaz e carismático Tucano Sam® e a brincadeira de cores, sabores e aromas de FROOT LOOPS, tornando o café da manhã ainda mais divertido. O sucesso do produto fez com que a marca FROOT LOOPS fosse lançada na Austrália em 1965 e em outros países nas décadas seguintes, incluindo o Brasil. Na década de 1990, rosquinhas nas cores verde (introduzida em 1991), roxa (sabor uva, que surgiu em 1994) e azul (introduzida em 1996) foram adicionadas na mistura dos cereais, tornando o produto ainda mais atrativo para o público infantil. * Há alguns anos atrás, embora o marketing da marca por anos tenha enganosamente vendido a ideia de que cada cor do cereal representasse um sabor diferente, a Kellogg’s reconheceu que todos compartilham o mesmo sabor de mistura de frutas.
   

O FROOT LOOPS também ganhou na década de 1990 novas opções de embalagens, como por exemplo, para viagem, o que permitia o consumo do cereal em qualquer lugar e a qualquer hora, bastando para isso acrescentar leite; e até uma versão maior das tradicionais rosquinhas coloridas (chamada FROOT LOOPS JUMBO). Outra novidade foi o lançamento em 1997 do FROOT LOOPS com pequenos e deliciosos pedaços de marshmallows, que se tornou um grande sucesso entre a garotada. Em 2002, a cor rosa foi introduzida na mistura do cereal.
   

Pouco depois, em 2004, a marca lançou no mercado americano uma versão do tradicional cereal com um terço menos de açúcar, sem adição de adoçantes, demonstrando a preocupação da marca com a questão da saúde de seus pequenos consumidores. A marca chegou até chegou a se aventurar em outras categorias de produtos com o lançamento de barrinhas de cereais e canudinhos de waffles coloridos (batizados de FROOT LOOPS STRAWS). Dois anos depois, em 2006, os coloridos cereais ganharam mais uma cor: a dourada. No ano seguinte, em 2007, a marca lançou uma nova versão: FROOT LOOPS SMOOTHIE, que incluía cereais cobertos com iogurte, além dos cereais coloridos normais.
  

Em 2009, a Kellogg’s aumentou a quantidade de fibra nos cereais FROOT LOOPS, devido à descoberta de que os americanos não pareciam estar recebendo fibra suficiente em sua dieta diária. Em 2013, a marca introduziu no mercado o FROOT LOOPS TREASURES, uma versão que continha, além dos tradicionais cereais redondos e coloridos, pequenos retângulos crocantes com recheio líquido de morango. Em 2018, a marca anunciou um novo produto: WILD BERRY FROOT LOOPS, que continha as tradicionais rodelinhas vermelhas, verdes e azuis, além de pedaços de cereais em forma de estrela roxa.
   

A partir de 2018, a marca iniciou o lançamento mais constante de edições limitadas, como por exemplo, UNICORN FROOT LOOPS (cereais coloridos naturalmente em rosa, amarelo e lilás, todos em tons pastéis), MERMAID FROOT LOOPS (cereais roxo, amarelo e verde), BIRTHDAY CAKE FROOT LOOPS (cereais com sabor de morango nas cores vivas e granuladas de um bolo de aniversário, como amarela, vermelha e roxa) e BABY SHARK FROOT LOOPS (cereais coloridos e cuja embalagem trazia personagens do desenho Baby Sharks para recortar e brincar).
   

Em 2020, a marca lançou as novas barras de cereais FROOT LOOPS, extremamente convenientes para o consumo fora de casa e lanche das crianças. Também lançou o FROOT LOOPS TROPICAL (os tradicionais cereais nas cores laranja, verde e amarelo, aromatizados com sabores de frutas tropicais como abacaxi, banana, laranja e manga). Em 2021, através de uma parceria com a Nestlé (saiba mais aqui), foi lançada no mercado uma bebida láctea com os tradicionais sabores de FROOT LOOPS. Nesse mesmo ano a marca foi introduzida no enorme mercado indiano.
    

Combinando cor e sabor, FROOT LOOPS é uma opção nutritiva para um café da manhã muito mais divertido. Feito com três cereais (milho, trigo e aveia) e aroma de frutas, também é fonte de 5 vitaminas e 2 minerais, contribuindo com 33% da recomendação diária de vitamina C. Sem falar que uma porção de 30 gramas possui apenas 113 calorias. Atualmente, dentro das embalagens de FROOT LOOPS é possível encontrar oito diferentes tipos de cores das pequeninas rosquinhas.
   

A famosa mascote 
A colorida ave tropical foi criada em 1963 por Manuel R. Vega e batizada de TUCANO SAM® (em inglês Toucan Sam®). Inicialmente o perspicaz tucano aparecia em toda a comunicação da nova marca, inclusive em comerciais de televisão, originalmente dublado por Mel Blanc (que deu vida às vozes famosas do Pernalonga e Patolino). Nos comerciais o personagem falava uma língua própria, referindo-se ao cereal com a frase “OVE-LAY for OOT-FRAY OOPS-LAY!”, e aparecia com um apurado olfato capaz de sentir os deliciosos aromas de frutas dos cereais a enormes distâncias na floresta. Ao encontrar a famosa tigela do cereal, o tucano sempre dizia a frase: “Follow my nose! It always knows!” (algo como “Siga meu nariz! Ele sempre está certo!”).
   

Em 1994, as aventuras e peripécias do Tucano Sam® se tornaram ainda mais divertidas com a companhia de três sapecas sobrinhos: Puey, Susey e Louis. Sam® também já teve um primo chamado Arty Artin, que apareceu em alguns comerciais. O simpático tucano azul com seu bico colorido é o principal responsável pelo enorme sucesso da marca e dos coloridos cereais ao longo dos anos. Praticamente onipresente em toda comunicação da marca há décadas, o Tucano Sam® encoraja crianças de todas as idades a explorar o lado mais colorido da vida através de uma tigela irresistivelmente deliciosa de FROOT LOOPS. Por isso, ele se tornou um dos personagens publicitários mais populares e reconhecidos entre os americanos.
    

O personagem, que também atua como mascote e porta-voz da marca, passou por algumas modificações visuais ao longo dos anos: o bico ficou menor (na década de 1970) e perdeu a cesta de fruta na cabeça (uma clara referência e homenagem à atriz Carmem Miranda), depois ganhou mais cores (fortes e brilhantes) e seu corpo foi se tornando cada vez mais azul. Além disso, o personagem passou a ser feito em computação gráfica. Em 2020, Tucano Sam® foi totalmente redesenhado (última imagem abaixo e à direita) para um design mais contemporâneo visto como uma reminiscência do “Estilo CalArts”. Por alguma razão, o tucano ganhou um olho desproporcional, um bico psicodélico (multicolorido, com padrões de cores meio fluorescentes) e formas mais humanas, (dentes visíveis, pernas mais longas, pés menores, e asas em formato que se assemelham a braços). Além disso, o design 3D foi substituído por um desenho 2D rudimentar.
   

Mas o público literalmente detestou o novo visual do Tucano Sam® com milhares de comentários nas redes sociais, como por exemplo, “NOPE”, “NÃO”, “POR FAVOR” e “STOP”. As críticas foram tamanhas, que o personagem foi redesenhado novamente em 2021 (como mostra a imagem abaixo), e apesar de voltar ao seu visual anterior, ganhou um azul mais brilhante, mais listras coloridas no bico (vermelha, laranja, verde e roxa), enquanto apresenta uma aparência mais sólida em vez de uma textura de penas.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por diversas remodelações ao longo dos anos. No logotipo original da marca as duas letras O da palavra FROOT eram representadas por frutas reais (laranja e limão). Além disso, a perna da letra R era representada por um cabinho com uma cereja na ponta. Depois de passar por uma remodelação em 1965, no ano de 1967 o logotipo adotou um visual mais simples, sem as frutas. Somente em 1984, as duas letras O das palavras FROOT e LOOPS foram substituídas pelos redondos cereais coloridos. Depois de passar por mais cinco remodelações, a atual identidade visual da marca foi adotada em 2021.
  

Os slogans
Whatever Froots Your Loops. (2017) 
Follow Your Nose. (2016) 
Just follow your nose for the fruity taste that shows! (2007) 
A fruity delight in every bite! (2007)
Follow my nose! It always knows! (1963)
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1963 
● Criador: Kellogg Company 
● Sede mundial: Battle Creek, Michigan, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Kellogg Company 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Steven Cahillane 
● Faturamento: US$ 400 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 55 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Cereais matinais e barras de cereais 
● Concorrentes diretos: Lucky Charms, Cheerios, Post Fruity Pebbles, Trix e Cap’n Crunch 
● Mascote: Tucano Sam® 
● Slogan: Follow Your Nose. 
● Website: www.frootloops.com 

A marca no mundo 
Atualmente o famoso e divertido cereal é comercializado em mais de 55 países ao redor do mundo, como por exemplo, Estados unidos, Canadá, Índia, Austrália, Nova Zelândia e Alemanha, além de boa parte da América Latina, incluindo o Brasil. A marca tem vendas anuais estimadas em US$ 400 milhões. 

Você sabia? 
De 1986 a 2020 a voz do famoso Tucano Sam® era dublada pelo ator canadense Maurice LaMarche. Em 2020 foi feita por Matthew Curtis e atualmente é dublada pelo ator Colin Cassidy. 
Em 2017, no mercado americano, o Burger King (saiba a história dessa marca aqui) chegou a lançar o FROOT LOOPS SHAKE, que trazia um sorvete com base de baunilha batido com os cereais coloridos FROOT LOOPS e um molho doce. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, Exame e BusinessWeek), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Interbrand e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 15/9/2021 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

6 comentários:

Rodrigo disse...

Bom Dia!
Gostaria de saber do interesse em publicar artigos em outro blog, sem a necessidade de ser tão completo, porém de umas 250 a 300 palavras.

Claro valor a combinar.

grato
Rodrigo
contato: rodteb@gmail.com

CHARLES disse...

Froot Loops I love you , the best matnal cereal :)

Anônimo disse...

alguém sabe pq aqui no brasil não tem a rosquinha azul?
fui num cruzeiro e lá eles tinham aquelas embalagens pequenininhas de diversos cereais, inclusive os inéditos no br, e o frootloops dele tem o azullllll eu quero o azullll!

Anônimo disse...

Claro que tem o azul!!! Vc é cego??

distribuidor de cereales disse...

Mis cereales preferidos!!! Me encantan desde que era pequeña y llegan muy pocas veces a España! Menos mal que ahora con los bares de cereales y las páginas de productos americanos se pueden adquirir.

Unknown disse...

um dia eu fui em um cruzeiro tinha esse cereal