5.5.10

DROGASIL


A rede DROGASIL é responsável por inúmeras inovações no segmento, desde a diversificação do mix de produtos, como a introdução de novos conceitos na comercialização de perfumaria e cosméticos, contando com uma ampla rede de modernas lojas, totalmente informatizadas e com alto padrão de atendimento, buscando constantemente os melhores resultados, através de pessoas e produtos de alta qualidade. Por tudo isso, caso precise de qualquer serviço, produto ou esclarecimento, não importa a hora, procure uma loja da DROGASIL. Elas são os melhores amigos da sua saúde.

A história
A história tem início no dia 28 de março de 1935 quando dois proprietários de pequenos grupos de farmácias, Drogaria Bráulio e Drogaria Brasil, resolveram fazer uma fusão de suas empresas tendo como objetivo agregar suas experiências e recursos para obter maior produtividade e rentabilidade. A nova empresa passou a operar sob a denominação de Drogasil (junção de Drogaria com Brasil). Dois anos depois, em 1937, a empresa passou a atuar como uma rede, por meio da incorporação de outras cinco tradicionais drogarias da época: Drogaria Sul América, Amarante, Ypiranga, Orion e Morse, totalizando, juntas, 31 filiais distribuídas no interior e na capital do estado de São Paulo. Passados alguns anos, em 1962, sempre acompanhando as tendências da época, transformou-se em Sociedade Anônima, surgindo assim a Drogasil S.A. Comércio e Indústria, que em 1973 abriu seu capital ao mercado de ações. Em 1979, a rede foi pioneira ao introduzir no mercado brasileiro o conceito do sistema de auto-serviço em drogarias, onde os clientes tinham total liberdade de escolher os produtos, como se estivessem em um supermercado. No ano seguinte, introduziu em suas lojas o sistema Drugstore, um conceito inovador e vanguardista para a época até então inédito no país.


Em 1995, poucos meses após a entrada do novo ciclo econômico em que o Brasil apostava, o Plano Real, mais uma vez a DROGASIL impõe seu poder vanguardista, criativo e inovador, desta vez, iniciando um amplo e profundo processo de reestruturação. Foi neste momento de sua história que a modernização visual, a implantação de processos tecnológicos e a informação passaram a ser perseguidos incessantemente. Nascia então a nova REDE DROGASIL. Renovada, moderna e sempre buscando cada vez mais oferecer à seus clientes o melhor em atendimento, produtos e serviços. Surgiram então o DROGASIL DELIVERY (entregas a domicílio), lançado em julho de 1996, e o DROGASIL ON-LINE, em 1997. Pouco depois, em 1999, a rede expandiu suas atividades ao estado de Minas Gerais, com a abertura de novas lojas.


A partir do ano 2000, como parte das ações de vendas e marketing, e tendo como objetivo aumentar o número e fidelizar clientes, a rede iniciou o desenvolvimento de conceitos inovadores como: “Beauty Centers”, um ambiente nas lojas dedicado para a beleza e estética, onde se oferece uma linha completa das maiores grifes da cosmética internacional e nacional com atendimento realizado por meio de consultoras especializadas; convênios com os principais PBM’s (Programa de Benefícios em Medicamentos), destinado a oferecer descontos especiais em listas de medicamentos, aos conveniados dos planos e seguros de saúde credenciados; Diabetes Center, projeto que pretende facilitar o controle da diabetes pelo paciente ao concentrar, em um único ambiente, informações, as principais novidades e toda a linha de equipamentos e insumos para monitoramento da glicemia e medicamentos para tratamento da doença; e o departamento de Perfumaria Personalizada, introduzido em 2003 e que colocava a disposição de seus clientes, de maneira organizada, as principais linhas de produtos de higiene e beleza com atendimento personalizado.


Em outubro 2007, a DROGASIL atingiu a marca de 200 lojas em sua rede. A empresa iniciou um novo processo de expansão a partir do mês de fevereiro de 2008, quando inaugurou novas lojas no Distrito Federal; e em 2009, ingressando no estado do Espírito Santo. Em 30 de junho de 2010, a DROGASIL atinge o número de 300 lojas em sua rede, o que constitui mais um marco em sua longa história de 75 anos. Ainda este ano iniciou operações no estado do Rio de Janeiro. Em 2011 a DROGASIL e a Droga Raia comunicaram o fechamento do acordo de fusão, formando assim a Raia Drogasil S.A., a maior companhia do varejo farmacêutico do país, com 700 lojas, participação de mercado de 8,3%, faturamento superior a R$ 4.7 bilhões, e que juntas somam mais de 180 anos de experiência e têm em comum a excelência de serviços no atendimento.


A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. A última delas ocorreu no final da década de 90. A marca DROGASIL foi redesenhada dentro de padrões contemporâneos, mas resguardando em sua estrutura, a força e credibilidade de mais de meio século de história. A marca passou a adotar novo layout para as lojas, novo mobiliário e novas cores, destacando e valorizando a apresentação e exposição dos itens disponibilizados aos clientes bem como novos serviços.


Os slogans
Serve Confiança! (2010)
Drogasil é a minha farmácia. (2009)
Drogasil é tudo de bom para você. (2008)


Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 28 de março de 1935
● Fundador: Drogaria Bráulio e Drogaria Brasil
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Raia Drogasil S.A.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Presidente do conselho: Antônio Carlos Pippozini
● CEO: Cláudio Roberto Ely
● Faturamento: R$ 2.4 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 370
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 8.000
● Segmento: Varejo (farmácia)
● Principais produtos: Medicamentos e produtos de higiene pessoal e beleza
● Concorrentes diretos: Drogaria Onofre, Droga Raia, Farmais e Drogaria São Paulo
● Slogan: Serve Confiança!
● Website: www.drogasil.com.br

A marca no Brasil
Atualmente a DROGASIL, segunda maior rede de drogarias do país no critério faturamento, possui mais de 370 lojas espalhadas por 95 municípios nos Estados de São Paulo (maior mercado da rede, onde estão localizadas mais de 220 unidades), Minas Gerais, Goiás, Brasília (Distrito Federal), Espírito Santo e Rio de Janeiro. A DROGASIL oferece o atendimento e a consultoria de farmacêuticos em todas as lojas da sua rede durante todo o seu período de funcionamento, inclusive nas unidades que funcionam 24 horas. A rede emprega mais de 8.000 pessoas, dentre as mais de 1.200 farmacêuticos. A área de higiene, beleza e cosméticos representou 30% do faturamento da rede em 2011, estimado em R$ 2.4 bilhões.

Você sabia?
Todas as lojas da rede têm reposição de estoques realizada por frota própria a partir do centro de distribuição estrategicamente localizado na cidade de São Paulo.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios, Exame e Veja), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 6/8/2012

Nenhum comentário: