9.4.10

SAECO


Há mais de três décadas a italiana SAECO tem combinado sua capacidade de inovação com uma excepcional percepção diante às exigências dos consumidores, antecipando suas necessidades para desenvolver máquinas de café espresso com design moderno e arrojado que combinam perfeitamente com qualquer cozinha, oferecendo um toque a mais de beleza, requinte e praticidade ao dia-a-dia. 

A história 
Tudo começou no ano de 1976 quando os italianos Sergio Zappella e Arthur Schmed iniciaram as primeiras pesquisas no setor de máquinas de café com a fundação da GSL. Depois de muitas pesquisas e estudos, os dois resolveram fundar a SAECO no ano de 1981 em Gaggio Montano, uma pequena cidade na região metropolitana de Bologna, onde começaram a produzir máquinas de café espresso para uso doméstico. A grande revolução da marca italiana aconteceu em 1985 com o lançamento da primeira máquina de café espresso automática, que permitia finalmente ter o prazer de degustar um delicioso café espresso pressionando apenas um botão. No ano seguinte, a SAECO criou a Cosmec para a produção de máquinas profissionais e distribuidores automáticos, ingressando em um novo segmento de mercado para atender estabelecimentos comerciais. No início da década de 1990, a SAECO introduziu outra máquina de café espresso revolucionária, que pela primeira vez permitia preparar duas xícaras de café ao mesmo tempo.


As inovações da marca italiana não pararam por aí: em 1994 lançou a SAECO MAGIC, uma máquina de café espresso idealizada para preservar o creme e o aroma do café em cada xícara; no ano seguinte a novidade foi a superfície aquecedora no topo da máquina, que mantinha as xícaras pré-aquecidas potencializando o aroma e o creme do café, além disso, iniciou a estratégia de diversificação do produto com o lançamento dos aparelhos a vapor; em 1996 introduziu o Cappuccinatore, um sistema que proporcionava uma deliciosa espuma de leite com um simples toque, bastando para isso inserir o tubo no recipiente do leite, para obter um delicioso creme de leite espumado na superfície de cada xícara de café; e em 1998, quando produziu a primeira máquina de café automática com painel digital que permitia uma utilização simplificada do menu, além da tecnologia de Pré-Infusão, onde os grãos de café eram umedecidos antes do habitual processo de infusão - retirando assim todo o seu aroma e proporcionando um café expresso de sabor mais intenso.
 

Nesta década, a SAECO cresceu com bastante sucesso, se tornando uma empresa com força internacional, instalando subsidiárias nos países mais importantes do mundo. A “paixão pelas ideias”, o desenvolvimento e aperfeiçoamento, fizeram com que a empresa crescesse a partir de uma pequena cidade italiana, para uma estrutura comercial internacional. No final desta década, em 1999, a SAECO, após passar por uma reorganização, adquiriu a tradicional empresa italiana Gaggia S.p.A., que possuía um vasto histórico no segmento das máquinas de café espresso para uso profissional.


Pouco depois da virada do milênio, em 2001, a marca italiana introduziu a linha Incanto, composta pelas menores máquinas de café automáticas disponíveis no mercado, com apenas 26.5 cm de largura. Dois anos mais tarde, a empresa introduziu em algumas de suas máquinas o sistema de Infusão SBS (Saeco Brewing System), onde bastava rodar o botão para obter o creme perfeito em cada tipo de café. Em 2004, a SAECO renovou sua abordagem estratégica baseada na essência do negócio: o café espresso. Neste ano introduziu a primeira máquina automática de café com interface tátil, com uma avançada tecnologia sensitiva; além do primeiro moedor de café em cerâmica, de longa duração e extremamente silencioso, para conseguir o melhor aroma do café.


Em 2006, como de costume, a SAECO revolucionou o mercado com o lançamento da linha Primea, composta por máquinas de café com design incomparável, capazes de trazer um requintado sabor ao café espresso. Em meados de 2009, com o objetivo de expandir sua participação no mercado de máquinas de café espresso, a Philips comprou por €200 milhões a SAECO, uma das líderes mundiais do setor, que a partir deste momento passou a fazer parte da divisão Business Unit Coffee da empresa holandesa. Uma das mais revolucionárias novidades da marca italiana, lançada em 2011, é a SAECO Xelsis Digital ID, uma máquina automática de café com identificação digital, que ativa de imediato o perfil do utilizador através da leitura da impressão digital, com o nome e as suas bebidas personalizadas.


A marca italiana também apresentou a GranBaristo Avanti, uma máquina que pode ser programada a partir da simplicidade de um tablet. Aliando a inovação à personalização, a nova solução permite ao usuário definir todos os parâmetros: temperatura, moagem, tempo de preparação, intensidade, composição e proporção dos ingredientes, entre outros. Com a nova aplicação móvel conectada à máquina de café, através da tecnologia bluetooth, o consumidor pode tornar-se, a partir do conforto de casa, um autêntico barista capaz de preparar as suas bebidas favoritas. A SAECO é conhecida mundialmente como uma marca que produz máquinas simples, elegantes e tecnologicamente avançadas, onde o design e a produção “Made in Italy” constituem um considerável valor. Entre suas mais avançadas tecnologias estão: Latte Perfetto, vaporiza o leite duas vezes ao toque de um botão, oferecendo um fluxo denso, consistente e quente direto na xícara; e a câmara de preparo Varipresso, recurso que permite ajustar a pressão de preparo - inferior no caso de um café americano, ou mais alta para um espresso rico e intenso - e a dose de café, de pequena a grande, compactando o pó do café.


Expresso Feeling 
O café espresso sempre foi muito mais que uma simples bebida. O seu aroma, a sua intensidade, as suas inúmeras e deliciosas variações, o seu espírito que une: um bom café expresso é uma celebração à vida. Uma sensação única que tem inspirado a uma cultura do café, atualmente difundida e apreciada no mundo inteiro. Porém, há um país que simboliza este estilo de vida: Itália, pátria do saber viver, do design contemporâneo e da vida intensa. Pátria mãe da SAECO. Há mais de 30 que, movidos pelo desejo de proporcionar aos apaixonados pelo café a experiência mais autêntica possível em casa, a marca italiana desenvolve as máquinas de café completamente automáticas. Continuamente a empresa redefine a experiência de degustação do café em casa, procurando ideias inovadoras, e, conseguindo sempre encontrá-las. É possível visualizar, sentir e evidentemente saborear este espírito inovador, através das máquinas com a marca SAECO. Somente a marca torna possível a degustação, no conforto de sua casa, de bebidas à base de um excelente café espresso, igual ao do seu bar predileto. De um simples café espresso a um leite macchiato aveludado, sempre preparados com grãos de café recém moídos. Será apenas necessário pressionar um botão em qualquer momento do dia. Só lhe resta convidar um amigo, brindar com ele a apreciação de um excelente sabor ou proporcionar-lhe uns instantes de prazer. Desfrute do seu Espresso Feeling. Com SAECO.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. Na mais recente, o logotipo ganhou uma faixa abaixo do nome nas cores da bandeira italiana.


Os slogans 
Crafted by coffee lovers. (2013) 
Espresso feeling. (2009) 
Ideas with passion. (2008)


Dados corporativos 
● Origem: Itália 
● Fundação: 1981 
● Fundador: Sergio Zappella e Arthur Schmed 
● Sede mundial: Gaggio Montano, Bolonha, Itália 
● Proprietário da marca: Saeco International Group S.p.A. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Koninklijke Philips N.V.) 
● CEO: Iwald Mons 
● Faturamento: €300 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 60 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 1.500 
● Segmento: Eletrodomésticos 
● Principais produtos: Máquinas de café e acessórios 
● Concorrentes diretos: Nespresso, De’Longhi, KitchenAid, Mr. Coffee, Krups, Russell Hobbs e Breville 
● Ícones: A inovação e design de suas máquinas de café 
● Slogan: Crafted by coffee lovers. 
● Website: www.saecovending.it 

A marca no mundo 
Atualmente a SAECO, líder no mercado mundial que desenha, produz e comercializa máquinas de café espresso para uso profissional e doméstico, e máquinas de venda automática de bebidas quentes e frias, têm subsidiárias instaladas na Europa, Estados Unidos, América Latina, Austrália e Ásia, comercializando seus produtos em mais de 60 países. 

Você sabia? 
Desde sua fundação muitas patentes internacionais da SAECO escreveram a história do café até os dias de hoje. Atualmente, mais de 70 engenheiros e técnicos especializados trabalham diariamente em busca máquina de café espresso perfeita. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Exame, Época Negócios e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico, O Globo e Folha), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 5/12/2016

Um comentário:

SÀáh disse...

Eu estou fazendo um trabalho sobre esta empresa e gostaria de saber como está empresa trata o meio embiente (se polui ou trata os residuos industrias ) e como essa empresa se relaciona com a cidade onde está, possui algum projeto social? meu nome; Samara