28.1.10

THE NORTH FACE


Uma extensa e inovadora linha de vestuário, calçados e equipamentos de alto desempenho com a marca THE NORTH FACE, conhecida pelas suas roupas acolchoadas e pesadas para enfrentar o rigor do clima hostil, oferece a segurança necessária para que milhares de exploradores espalhados pelos locais mais remotos e inóspitos do planeta possam romper limites e alcançar objetivos inimagináveis, procurando novas rotas, novas aventuras, superação e principalmente nunca parar de explorar. 

A história 
A história da marca, que vem ajudando, há mais de cinco décadas, exploradores alcançarem os mais altos e impenetráveis picos do mundo, por ironia começou na praia. Mais precisamente em North Beach, uma praia de San Francisco, no ensolarado estado da Califórnia, em uma altitude de apenas 45 metros acima do nível do mar. Foi justamente na cidade, que no dia 26 de outubro de 1966, um casal de alpinistas entusiasmados por esportes radicais, Doug Tompkins e Susie Tompkins Buell, resolveu seguir suas paixões e após conseguirem US$ 5 mil emprestados abriram uma pequena loja para comercializar produtos e equipamentos de alto desempenho para escalada e montanhismo, que incluíam mochilas técnicas.
   

A modesta loja foi batizada como THE NORTH FACE. Isto porque, a face norte de todas as montanhas no hemisfério norte, geralmente é a mais gelada e severa, sendo quase sempre a mais difícil, hostil e desafiadora para qualquer apaixonado por alpinismo. E isso acontece porque é o lado que recebe menor incidência do sol, portanto, também do calor. Em consequência disso, costuma ser a área com mais neve, mais escorregadia e por isso mais íngreme.
  

No primeiro catálogo de correio da THE NORTH FACE, Doug escreveu uma carta a seus clientes, expressando seu desejo de oferecer aos exploradores equipamentos que refletissem o ditado “necessidade sobre luxo”. Em 1968, a THE NORTH FACE mudou para o outro lado da baía de San Francisco, aos arredores de Berkeley, e começou a desenhar e confeccionar suas próprias roupas e acessórios para montanhismo e escalada utilizando máquinas de costuras no fundo da loja. Esse ano também foi marcado pela venda da THE NORTH FACE, então com então duas pequenas lojas, em San Francisco e outra no Old Barn em Stanford, para Kenneth “Hap” Klopp. Isto somente ocorreu por que Doug e sua mulher Susie resolveram criar outra marca de roupa, a Esprit.
   

Em 1970, a marca valorizou-se entre os mais ávidos atletas de esportes e atividades ao ar livre e começou a patrocinar expedições para os lugares mais distantes e intocados ao redor do mundo. Até os dias de hoje esta tradição se repete com orgulho para reforçar o lema da marca: Never Stop Exploring™ (em português, Nunca Pare de Explorar). Em 1978 foi lançado um clássico da marca: Soft Luggage Duffel (imagem abaixo), uma mochila de bagagem macia e resistente fabricada com tecido laminado de vinil, que em 1989 ganharia alças. Esta mochila foi a precursora da icônica Base Camp Duffel lançada em 1990 e feita em náilon balístico para aguentar os maiores desafios e as aventuras mais extremas. Hoje em dia, feitas de tecidos robustos e fabricadas para serem transportadas por carregadores, iaques e camelos, milhares dessas mochilas de equipamento circunavegam o globo, sobrevivendo aos mais difíceis carregadores de bagagem de aeroportos. É a companheira perfeito para expedições de vários dias quando se carrega muito equipamento ou para um simples fim de semana de acampamento.
  

Em meados da década de 1980, a THE NORTH FACE elevou a exploração do mundo gelado para outro nível, adicionando em sua linha de produtos roupas para esqui e posteriormente equipamentos para a prática do camping, como avançados sacos de dormir e tendas. No final da década, se tornou o único fornecedor nos Estados Unidos a oferecer uma coleção abrangente de agasalhos, roupas de esqui, sacos de dormir, mochilas e barracas de alto desempenho.
  

A década seguinte foi marcada pelo fortalecimento da marca THE NORTH FACE entre atletas e exploradores, especialmente com o lançamento da revolucionária linha de vestuário Tekware™, uma coleção especificamente desenhada para proporcionar conforto e funcionalidade aos escaladores, montanhistas, corredores de aventura e amantes de esportes ao ar livre. Além disso, o logotipo da marca, inspirado no Half Dome (um granito monolítico localizado no parque nacional de Yosemite na Califórnia) começou a ser usado com frequência por atletas de todas as modalidades. Outra razão para o sucesso da marca foi a qualidade e estilo de suas roupas esportivas, o chamado “wilderness chic”, algo como “aventureiro chique”, que caíram no gosto de jovens universitários, o que fez as vendas dispararem e a THE NORTH FACE passar a desfilar suas roupas e acessórios também em ambientes urbanos.
   

A marca também lançou sua própria linha de calçados no final da década de 1990, composta por tênis para caminhada e corrida em trilhas, ampliando assim ainda mais seu portfólio de produtos. Em 2000, a marca THE NORTH FACE foi adquirida pela VF Corporation, um dos maiores grupos têxteis do mundo, proprietária de grifes como Vans (conheça essa outra história aqui), Timberland (saiba mais aqui) e Kipling (conheça essa história aqui). Desde então, a marca se espalhou por todos os cantos do planeta, inaugurando inúmeras lojas próprias e incrementando sua linha de produtos com muitas novidades e novas tecnologias, atingindo um público mais amplo, que ia muito além dos amantes e praticantes de atividades ao ar livre.
  

O resultado dessa expansão internacional da marca culminou no mês de maio de 2009 com a inauguração de sua primeira loja no Brasil, localizada no Shopping Morumbi, na capital paulista. A unidade possuía 140 m² e uma câmara climatizada em baixas temperaturas para que os clientes pudessem testar os produtos antes da compra, conferindo assim a máxima proteção que eles ofereciam em escaladas e esportes ao ar livre em locais de baixas temperaturas. Entre a lista de mil itens vendidos, apenas 10% eram de equipamentos de esportes no gelo, como hóquei, snowboard e patins. O restante era de roupas para ginástica, mochilas, tênis, além das famosas jaquetas e camisas pólo da grife. Além disso, o detalhado planejamento ajudou na escolha de equipamentos e artigos ligados aos esportes de aventura ao ar livre praticados sob o calor do verão, como montanhismo e canoagem. O sucesso da loja foi tamanho, que mais de uma dúzia de unidades (três delas no conceito outlet) foram inauguradas no país nos anos seguintes.
  

Além do Brasil, a empresa expandiu a marca, nos anos seguintes, para outros países latinos, como Guatemala, Venezuela, Costa Rica, Peru, Chile, Colômbia e Equador. A THE NORTH FACE constantemente procura novas maneiras de reduzir o impacto e trazer mudanças positivas para o meio-ambiente. Através da sustentabilidade, a marca desenvolveu a Denali Jacket. Feita com materiais recicláveis e renováveis, utilizando 90% de resíduo pós-industrial e 10% de resíduo pós-consumo, essa durável jaqueta ajuda a diminuir o fluxo de materiais que vão para os aterros. Em 2016, a THE NORTH FACE completou meio século dedicado à criação de equipamentos que fazem parte da rotina e da vida de qualquer apaixonado por neve, montanha e vida outdoor.
  

Nos últimos anos a marca passou a investir em collabs, e em janeiro de 2021 foi anunciada a colaboração entre a Gucci (conheça essa outra história aqui) e a THE NORTH FACE, que celebrava o espírito de exploração. A coleção era composta por roupas - femininas e masculinas -, acessórios, calçados, malas e também barracas e sacos de dormir - uma referência à marca americana de artigos para atividades ao ar livre. Todas as peças (incluindo equipamentos) tinham inspiração e referência aos designs originais da THE NORTH FACE nos anos de 1970. Além das peças combinarem o estilo de ambas as marcas, outro ponto importante da coleção foi a sustentabilidade, já que as malas foram confeccionadas com o tecido Econyl, um náilon proveniente de materiais regenerados (como redes de pesca). A collab com a marca italiana fez tanto sucesso que uma segunda colaboração foi lançada em 2022.
  

Atualmente, os 25 mil produtos de seu portfólio são fabricados em 37 lugares diferentes (incluindo Vietnã, China, Bangladesh, Estados Unidos, Turquia, Camboja, El Salvador e Jordânia). Todos eles, desde uma simples camiseta até as jaquetas com sistema de rastreamento para avalanche, são testados na sala de simulação na sede da empresa, localizada no Colorado, onde uma competente equipe de designers e técnicos em tecido transforma matérias-primas revolucionárias em materiais que aumentam a habilidade dos atletas para sobreviver e ter sucesso nas condições climáticas mais extremas e severas.
   

A THE NORTH FACE continua ultrapassando os limites da inovação para que milhões de pessoas possam ultrapassar os limites da exploração. A marca continua profundamente orgulhosa de ser a primeira escolha dos alpinistas, montanhistas, esquiadores extremos, praticantes de snowboard, corredores de resistência e exploradores mais talentosos do mundo.
  

A linha do tempo 
1969 
Lançamento do THE SIERRA, um casaco curto com capuz que se tornou um clássico da marca na estação de inverno. 
1974 
Lançamento da barraca MORNING GLORY, que pelo seu tamanho, resistência e estabilidade se tornou indispensável e fundamental em expedições com acampamentos montados na base da montanha. 
1975 
Lançamento da barraca em forma de cúpula GEODESIC, que substituiu o tradicional formato de “A”, adotado por outras marcas. Foi a primeira barraca a utilizar hastes flexíveis de alumínio na estrutura. 
1978 
Lançamento da tenda VE-24, que incorporava a máxima eficiência com o mínimo de materiais. Este design continua na linha da marca com pequenas mudanças depois de quase 50 anos. 
1985 
Lançamento da jaqueta MOUNTAIN com tecido de Gore-Tex® para proteção contra chuva. Essa jaqueta estimulou toda uma linha de equipamentos à prova de intempéries feita para expedições. Por isso, dos picos das montanhas às ruas da cidade, a Mountain Jacket mantém os exploradores secos há quase quatro décadas. 
1987 
Lançamento da tenda TADPOLE com novo formato. 
1991 
A roupa técnica de esqui STEEP TECH desenhada por Scot Schmidt é testada montanha abaixo. 
1992 
Lançamento da NUPTSE, uma jaqueta que foi a primeira a usar uma nova construção inovadora de defletor que minimizava o deslocamento para baixo e aumentava o calor. Atualmente essas jaquetas são isoladas com penas de ganso para um poderoso aquecimento sem peso. De um acampamento base no Himalaia ao centro de Manhattan, a jaqueta Nuptse tornou-se instantaneamente icônica por prosperar em condições climáticas extremas. 
Início da formação do time de atletas THE NORTH FACE constituído por alpinistas e exploradores de renome, como por exemplo, Greg Child, Conrad Anker, Alex Lowe e Lynn Hill. 
1994 
Lançamento do traje HIMALAIA, que se tornou padrão e um item básico para atletas e exploradores enfrentarem o ar rarefeito e ambientes polares. É o melhor traje para escalar picos de 8.000 metros - parte da coleção Summit Series™ e feito com penas de ganso certificadas pelo Responsible Down Standard (RDS). 
2009 
Lançamento de uma linha de mochilas que possuem compartimentos para acomodar, além do reservatório para bebidas, pequenas peças de roupas e equipamentos. Um dos pontos altos era o ajuste: em vez da fita tradicional, as alças se cruzam em um “X” na frente do corpo. Com isso, a mochila fica firme na hora de caminhar, pedalar, escalar ou correr. 
2015 
Lançamento de uma linha de jaquetas que possuem a tecnologia FuseForm, elaborada com a fusão de dois tecidos que juntos, propiciam leveza, conforto e proteção ao atleta. Composto de poliéster e náilon, as jaquetas tem design diferenciado e garantem 100% de impermeabilidade na parede superior dos modelos, além de ser leve, confortável e respirável, permitindo que a temperatura corporal não se altere durante o treino (evitando a transpiração excessiva). Eliminam assim um dilema que todo amante dos esportes ao ar livre enfrenta: manter-se protegido da chuva sem sentir muito calor durante a prática do exercício.


Investindo em tecnologia 
A marca THE NORTH FACE investe constantemente na melhoria de seus produtos através de tecnologias revolucionárias, desenvolvendo tecidos próprios e inovadores para controle de suor e regulação de temperatura durante as atividades outdoor, como por exemplo, a Thermoball™ (construída através de um aglomerado de partículas PrimaLoft®, oferece aquecimento e ultra leveza em todas as condições climáticas), GORE-TEX® (a melhor e mais inovadora tecnologia à prova d’água e vento, com alta respirabilidade e proteção. A membrana GORE-TEX® é completamente impermeável e resistente à chuva, chuva com neve e neve. Os poros minúsculos que compõem a membrana permitem que a transpiração ocorra e também evitam a entrada de água), FlashDry™ (permite que o atleta se mantenha seco, mais confortável e possa melhorar sua performance em qualquer ambiente e em diversas condições climáticas, por ter alta respirabilidade e melhorar o tempo de secagem do suor), WINDSTOPPER® (oferece máxima proteção ao vento e máxima respirabilidade, combinando o conforto de uma leve camada a uma capa resistente à água, em uma única peça) e Polartec® (conhecidos por ser a primeira camada de isolamento entre entusiastas de atividades externas durante duas décadas, esses tecidos térmicos estão disponíveis em uma variedade única de texturas e volumes, pensados especialmente para melhorar a performance em uma grande variedade de lugares e ambientes).
  

Uma de suas mais recentes inovações, apresentada em 2019, é a Futurelight, uma nova tecnologia têxtil que prometia ser o material de vestuário impermeável e respirável mais avançado do momento. A inovação utiliza um processo de “nanospinning”, que cria buracos nano-nivelados no tecido, permitindo que o ar se mova através do material, enquanto ainda mantém a impermeabilidade total. A tecnologia também permitiu à marca criar roupas de três camadas com tecidos reciclados, menos produtos químicos, em uma fábrica mais limpa e movida à energia solar. O resultado: peças mais sustentáveis.
  

A marca confia tanto nos produtos que fabrica que oferece garantia vitalícia a alguns deles. A qualidade é testada pelos próprios funcionários da empresa. Uma curiosidade: mais da metade dos 700 colaboradores pratica esportes radicais, seja na montanha ou na neve.
  

A sustentabilidade 
Como boa amante da natureza, a sustentabilidade está no DNA da marca americana. Mesmo sendo uma das maiores marcas esportivas do mundo, a THE NORTH FACE está sempre em busca de soluções responsáveis para que seus produtos sejam feitos com o menor impacto ambiental possível, agregando valor às comunidades e oferecendo roupas, calçados, acessórios e equipamentos feitos para durar por muito tempo. Por isso, a maior parte de seus produtos tem em sua composição materiais reciclados. Como grande parte deles possui poliéster em sua composição, a marca decidiu utilizar esse material proveniente de garrafas plásticas recicladas. Esta solução reduz o impacto ambiental, já que diminui a quantidade de combustíveis fósseis e água no processo de fabricação. Apesar do algodão ser um material presente em uma pequena parte de seus produtos, a THE NORTH FACE utiliza, sempre que possível, algodão orgânico.
  

Patrocinando aventuras 
Nos países em que atua a marca patrocina competições esportivas, atletas e realiza palestras e demonstrações de seus produtos. Um exemplo disso é o The North Face Explore Fund, uma plataforma de responsabilidade social criada em 2010 que visa promover atividades outdoor e de exploração através do apoio a programas e organizações sem fins lucrativos. O programa foi expandido para o Canadá em 2012, Europa em 2018 e região da Ásia-Pacífico em 2021. O fundo também é utilizado em ações para a preservação da natureza. A THE NORTH FACE também patrocina e dá total suporte para expedições de aventura em lugares inóspitos do planeta, como Himalaia, Patagônia e Antártida.
   

A marca também patrocinou, de 2007 a 2019, a The North Face Endurance Challenge, uma corrida de aventura que era promovida anualmente nos Estados Unidos e que depois ganhou uma versão latino-americana no Brasil e em outros países como China, Austrália, Peru, Itália, Japão, Canadá, Argentina e Chile. Além disso, a marca mantém em alguns países o THE NORTH FACE RUNNING CLUB, onde é possível testar os limites do próprio corpo em meio à natureza ao encarar desafios fantásticos de trail running (corrida de montanha) com a supervisão e treinamento de profissionais extremamente qualificados. O objetivo principal desse clube é proporcionar assessoria e uma experiência sensacional para quem deseja ingressar no mundo das corridas de aventura, incluindo corrida de montanha, em trilhas e corrida, de modo geral.
  

A evolução visual 
Apesar de ter sido fundada em 1966, a identidade visual original da marca foi criada somente em 1971, pelo designer David Alcorn, e cujo símbolo era uma representação do Half Dome (um granito monolítico com 1.440 metros de altura localizado no Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia). Esse tradicional logotipo passou por uma pequena remodelação em 2010, quando ganhou a tradicional caixa vermelha quadrada como fundo (com o nome da marca em branco). Porém, recentemente, a marca também voltou a utilizar seu logotipo original na cor preta.
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 26 de outubro de 1966 
● Fundador: Doug Tompkins e Susie Tompkins Buell 
● Sede mundial: Denver, Colorado, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: The North Face Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da VF Corporation) 
● CEO: Nicole Otto 
● Faturamento: US$ 3 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 520 
● Presença global: 80 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 700 
● Segmento: Esportivo 
● Principais produtos: Roupas, calçados e acessórios para esportes ao ar livre 
● Concorrentes diretos: Columbia Sporstwear, Patagonia, Moncler, Canada Goose, Millet, Marmot, Mont-Bell, Eddie Bauer, Arc’teryx e Mountain Hardware 
● Ícones: As jaquetas para alpinismo 
● Slogan: Never Stop Exploring™. 

A marca no mundo 
Atualmente a THE NORTH FACE, marca líder do mercado mundial de roupas para esportes ao ar livre e esqui com faturamento anual estimado em mais de US$ 3 bilhões, comercializa sua completa linha de produto em mais de 80 países ao redor do mundo. Seus produtos são vendidos em grandes varejistas especializados e lojas esportivas. Além disso, a empresa possui uma rede própria de lojas com mais de 520 unidades espalhadas pelo mundo (mais de 170 lojas somente nos Estados Unidos e 14 no Brasil) e comércio eletrônico mais de 40 países. 

Você sabia? 
Juntas, as marcas Jansport (conheça essa história aqui), Eastpak (saiba mais aqui), Timberland e THE NORTH FACE, todas pertencentes à VF Corporation, são responsáveis por 55% das vendas de todas as mochilas comercializadas no mercado americano. 
Douglas Tompkins, um milionário ecologista e um dos fundadores da marca, faleceu no dia 8 de dezembro de 2015 em virtude de uma severa hipotermia após um trágico acidente de caiaque enquanto navegava pelo lago General Carrera, na Patagônia chilena. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Vogue, Elle, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 15/12/2022 

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2 comentários:

Anônimo disse...

Sou fã dos produtos TNF, que sempre uso nas minhas viagens para estação de inverno nos Ande, o Himalayan dow parka, botas e pants.
Parabéns pela divulgação de informações de qualidade Antonio Coelho

Anônimo disse...

Só um detalhe sobre a face norte ser a mais desafiadora das montanhas
isso só é verdade no hemisfério norte
No hemisfério sul é justamente o oposto, as faces sul são as mais difíceis !