20.11.09

ROYAL CANIN


Na ROYAL CANIN, tudo é feito para o cão e o gato. Não são realizadas pesquisas com o consumidor ou estudos de mercado. Em vez disso, as inovações são baseadas exclusivamente nas necessidades dos animais e nos avanços científicos. Tudo para desenvolver dietas nutricionais para solucionar as necessidades de milhões de cães e gatos espalhados pelo mundo. Por isso, os produtos da marca são desenvolvidos por veterinários e nutricionistas, de forma completa e balanceada, com o propósito único de atender a todas as necessidades nutricionais dos animais. 

A história 
Tudo começou em 1967 quando um cirurgião veterinário e criador de cães da raça Pastor Alemão, o Dr. Jean Cathary, resolveu criar a ROYAL CANIN no pequeno vilarejo de Gard, região de Camargues, ao sul da França, motivado pela preocupação com os constantes problemas de saúde de seus cachorros, culminando com a necessidade de tratá-los para eliminar a carência de vitaminas e sais minerais na dieta, o que resultaria em sanar alguns problemas, como por exemplo, a eczema. Percebendo que a causa das complicações estava associada à má nutrição, nesta época os cachorros eram alimentados apenas com comida, o veterinário se dedicou à formulação e fabricação de novos produtos que tiveram como resultado animais mais alegres e ativos, que perdiam o excesso de peso e ficavam com o pelo mais brilhante. A primeira ração, a base de flocos de cereais, foi batizada como Soupe Jaune. Desse momento em diante, a marca ROYAL CANIN iria se desenvolver baseada em três princípios: o animal em primeiro lugar, precisão nutricional e nutrição aliada à saúde.


Em pouco tempo os produtos tornaram-se conhecidos e, rapidamente ocorreu uma expansão da rede de especialistas que comercializavam a marca na França. Isto culminou, em 1970, com o desenvolvimento de Centros de Distribuição no país e consequentemente as primeiras exportações para outros países europeus, como por exemplo, Alemanha, Espanha, Itália, Dinamarca, Suécia e Holanda. Pouco depois, em 1972, o grupo de nutrição animal GuyoMarc’h adquiriu a empresa. Em 1975, a empresa lançou as primeiras rações desenvolvidas especificamente para criadores. E já no ano seguinte, a ROYAL CANIN conseguiu o reconhecimento científico de seus alimentos por meio da parceria com médicos veterinários e criadores profissionais, conquistando assim novos mercados. Em 1980, ocorreu o lançamento do produto AGR, primeiro alimento no mundo especialmente desenvolvido para filhotes de raças grandes, que se tornou o único alimento para esse tipo de cão durante 17 anos. Ainda nesta década, em 1987, a empresa cruza o Atlântico e ingressa no enorme mercado americano. E no ano seguinte inicia suas operações no Japão.


A década seguinte tem início com muitas novidades: criação da ROYAL CANIN do Brasil em Descalvado (interior de São Paulo); reposicionamento da marca de standard para Premium, com produtos 30% mais caros; formulação do RCCI (Royal Canin Cynotechnique International), primeira linha de alimentos de elevada nutrição para cães adultos; e o lançamento do PR27, primeiro alimento específico para raças pequenas. Pouco depois, em 1994, a ROYAL CANIN formulou o RCFI (Royal Canin Felinotechnique International), uma linha de alimentos de alta nutrição para gatos. Até o final da década a empresa ainda formularia o primeiro programa nutricional no mundo a considerar, além da idade e da atividade física do cão, a relação tamanho/peso das diferentes raças caninas; e o VET CAT, primeiro programa nutricional para gatos e gatas esterilizados com venda exclusiva em clínicas veterinárias.


Com a chegada do novo milênio, e consequentemente diferentes estilos de vida, que requeriam diferentes requisitos nutricionais, a ROYA CANIN lançou no mercado produtos revolucionários e especificamente desenvolvidos, como por exemplo, o primeiro alimento para gatos que viviam em ambientes internos. Em 2002, a americana Mars Incorporated adquiriu a ROYAL CANIN, que a partir deste momento, poderia se beneficiar da gigantesca estrutura e experiência da tradicional empresa nessa área.


Nos anos seguintes a marca foi introduzida em novos mercados mundiais, além de lançar produtos como a mais completa linha de nutrição saúde para cães (SIZE HEALTH NUTRITION), alimentos específicos para as raças Poodle, Dachshund, Pug, West Highland White Terrier, Golden Retriever Junior e Poodle Junior; além do desenvolvimento de alimentos para o segmento dos felinos domésticos, para os quais ainda não tinham sido ainda disponibilizados qualquer resposta nutricional (gatos com apetite caprichoso e gatos com sensibilidade buco-dental). Mais recentemente, em 2014, a marca lançou uma ração especificamente desenvolvida para o tratamento da diabetes em cachorros.


O resultado de tanta inovação são rações com a melhor solução nutricional possível, que mesmo tendo um preço bem mais elevado que as demais marcas conquista cada vez mais mercado através de pessoas não se importam em gastar muito com a saúde de seus animais de estimação. Isso porque o anima de estimação passou a ser um ente da família e merece todo conforto, independentemente de quanto os donos tenham de pagar por isso. Além das ações junto a pet shops e clínicas, a ROYAL CANIN aposta fortemente na interatividade da internet para fidelizar novos consumidores. No site da marca é possível escolher a ração correta para o cachorro ou gato por meio de um questionário. O dono responde a perguntas como idade, raça e necessidades específicas e tem como resposta o produto mais indicado – tamanha a especificidade das rações e dietas oferecidas. Isto porque, a marca disponibiliza mais de 140 alimentos, incluindo produtos específicos para raças, portes, idades, estilos de vida, necessidades específicas, cuidados especiais e auxiliares no tratamento de algumas doenças.


A linha do tempo 
1989 
Lançamento das linhas FELISTAR e CANISTAR, dietas especificamente desenvolvida para serem prescritas por veterinários para o tratamento de obesidade e pedras renais. 
1999 
Lançamento do PERSIAN 30, o primeiro alimento com respostas nutricionais específicas para gatos da raça Persa. Desenvolvido a partir de pesquisa e parceria com criadores de todo o mundo, era adaptado à morfo-fisiologia do gato Persa e trazia com exclusividade todas as respostas nutricionais, em um único alimento. 
Lançamento do STARTER, primeiro alimento para desmame dos filhotes destinado aos criadores. 
Lançamento de alimentos com HAIRBALL TRANSIT SYSTEM (facilita a eliminação das bolas de pelo ingeridas) e DERM SYSTEM (beleza da pele e do pelo). 
2000 
Lançamento da SIZE NUTRITION, três programas nutricionais únicos no mundo (Mini/Medium/Maxi) que integravam os parâmetros da idade, atividade, tamanho, mas também o estado fisiológico dos cães, contribuindo para a prevenção dos problemas articulares, cardíacos e obesidade. 
Lançamento de uma linha específica para cães que trabalham ou vivem em condições climáticas extremas. 
2001 
Lançamento do INDOOR 27, primeiro alimento para gatos que vivem em ambientes internos. 
Lançamento do GIANT, primeiro programa nutricional especificamente desenvolvido para cães de raças gigantes (com mais de 45 kg). 
2002 
Lançamento da linha FELINE NUTRITION, que reforçava as defesas naturais, combatia o envelhecimento celular e regenerava os pelos e a pele. 
Lançamento do MEDIUM IMMUNITY PROGRAM, primeiro programa nutricional para cães de raças médias que favorecia o reforço das suas defesas naturais em cada etapa da vida. 
Lançamento do YORKSHIRE, primeiro alimento desenvolvido sob medida e exclusivamente formulado para cães da raça Yorkshire Terrier. 
Lançamento do VET CAT NEUTERED, uma nova geração de alimentos nutricionais de prevenção máxima, que contemplava as especificidades fisiológicas de gatos e de gatas esterilizados. 
Lançamento do OUTDOOR 30, uma ração direcionada para gatos que vivem em ambientes externos. 
2003 
Lançamento da VETERINARY DIET, uma linha dietética composta por 18 alimentos secos e 18 alimentos úmidos para cães e para gatos numa associação de medidas preventivas e curativas. 
2004 
Lançamento do HT42d para fêmeas adultas de todos os tamanhos, desde o cio até o 42º dia de gestação. 
Lançamento do QUEEN 34, produto pioneiro e com respostas nutricionais específicas para as fêmeas de gata em fase de reprodução (estro, gestação e lactação). 
2005 
Lançamento do VET EARLY CARE CAT, primeiro programa veterinário para gatos esterilizados, uma revolução dietética na nutrição felina. 
2006 
Lançamento do BREED HEALTH NUTRITION, uma linha de alimentos especialmente formulados para responder às sensibilidades específicas de algumas raças de cães, como Pastor Alemão Junior, Schnauzer Miniatura e Labrador Retriever Junior. 
Lançamento do FELINOTECHNIC HEALTH NUTRITION, primeira linha de alimentos especificamente dedicada aos criadores de gato, um programa nutricional exclusivo para a fase de reprodução e desenvolvimento dos filhotes. 
2007 
Lançamento do NEUTERED CANINE, primeiro programa nutricional completo para cães esterilizados, desde a fase de crescimento à fase adulta. 
Lançamento do RECOVERY, alimento dietético para cães e gatos submetidos a cuidados intensivos no período de convalescença. 
Lançamento do SATIETY SUPPORT CANINE, alimento dietético para cães obesos com influência comprovada na saciedade do animal. 
2008 
Lançamento do DIGESTIVE COMFORT, alimento indicado para melhorar a função digestiva do gato, com níveis de eficácia comprovados, reduzindo em 35% o volume fecal. 
Lançamento do RENAL SPECIAL, uma linha de 6 alimentos dietéticos para o tratamento da Doença Renal Crônica. Estes alimentos, dotados de elevadíssima apetência, constituem uma resposta específica para as exigências nutricionais dos gatos com doença renal. 
Lançamento de uma linha de produto especificamente destinada a mais de 25 raças de cães e gatos. 
2009 
Lançamento do SATIETY SUPPORT FELINE, linha dietética para o tratamento da obesidade felina com um alimento inovador que favorece o cumprimento da dieta através de pouches (dose que facilitam a prescrição clínica e a correta utilização por parte do dono). 
2010 
Lançamento de uma ração especificamente desenvolvida para atender as necessidades nutricionais de gatos mais velhos. 
Lançamento do DERMACOMFORT, alimento desenvolvido para cães adultos com predisposição à irritação da pele e ao prurido. 
2011 
Lançamento de uma ração para cachorros mini (quando adultos não ultrapassam 4 quilos).


O animal em primeiro lugar 
A ROYAL CANIN, fiel à filosofia de “Conhecimento e Respeito”, empenha-se em oferecer respostas nutricionais precisas às necessidades de cada cão e gato, para garantir seu bem estar e longevidade. Colocando a Pesquisa e o Desenvolvimento no centro de seu processo de inovação, emprega um procedimento diferenciado, voltado para o animal, sem concessão ao antropomorfismo. Um dos principais objetivos da equipe de pesquisadores da empresa consiste na partilha do conhecimento adquirido com seus parceiros da comunidade veterinária através de inúmeros artigos e publicações. A ética ROYAL CANIN baseia-se na sua perspectiva única do cão e do gato: a convicção de que não são seres humanos, mas, sim animais e, por conseguinte, o verdadeiro respeito consiste em tratá-los como tal.


O verdadeiro respeito implica um determinado número de deveres, sobretudo em conhecer as especificidades fisiológicas e nutricionais do animal e consequentemente proporcionar uma alimentação específica que leve em conta as suas verdadeiras necessidades nutricionais. De acordo com sua filosofia, a empresa adota sistemas e práticas de qualidade a fim de cumprir sua missão: satisfazer as necessidades nutricionais de cães e gatos, respeitando suas especificidades, oferecendo-lhes um alimento adequado, proporcionando-lhes uma boa saúde e permitindo-lhes uma longevidade máxima. Além disso, tem como missão, atender as expectativas dos donos em termos de qualidade, segurança alimentar e de serviços. A partir de estudos científicos próprios e desenvolvidos através de parcerias com universidades, veterinários e criadores, a ROYAL CANIN desenvolve alimentos únicos e precisos, com a experiência de quem conhece as especificidades fisiológicas e necessidades nutricionais dos gatos e cães.


A evolução visual 
O primeiro logotipo da marca, além de conter a tradicional coroa, um dos ícones da marca francesa, apresentava também a figura de um cão da raça Pastor Alemão. Com o tempo a identidade visual ganhou uma imagem mais moderna e uma nova tipografia de letra, além é claro, do redesenho da tradicional coroa.


Os slogans 
Knowledge and Respect. 
Conhecimento e Respeito. (português) 
Conocimiento y Respeto. (espanhol) 
Health Nutrition, fit for a lifetime.


Dados corporativos 
● Origem: França 
● Fundação: 1967 
● Fundador: Jean Cathary 
● Sede mundial: Aimargues, França 
● Proprietário da marca: Royal Canin S.A.S. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Mars Incorporated) 
● Chairman: Steven Badger (Mars) 
● CEO: Jean-Christophe Flatin 
● Faturamento: €1 bilhão (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Fábricas: 13 
● Presença global: 92 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 6.000 
● Segmento: Pet Care 
● Principais produtos: Rações e alimentos para cães e gatos 
● Concorrentes diretos: Premier, Eukanuba e Pro Plan (Purina
● Slogan: Knowledge and Respect. 
● Website: www.royalcanin.com.br 

A marca no mundo 
A ROYAL CANIN é uma das maiores e mais reconhecidas marcas de pet food do mundo, com presença em 92 países, 13 fábricas e 6.000 funcionários, além de contar com uma sólida reputação no desenvolvimento de alimentos para cães e gatos. No Brasil, quarto maior mercado da marca no mundo, é considerada uma referência em tecnologia e inovação, e sua fábrica está localizada em Descalvado (no interior paulista), contando com o apoio logístico de 36 distribuidores exclusivos em todo o país e cujos produtos são vendidos em mais de 15 mil pontos de venda. 

Você sabia? 
Para garantir a fama de produto de qualidade, o que compensaria seu preço 40% acima da média, a empresa ignora as gôndolas dos supermercados e vende suas rações somente em pet shops, clínicas veterinárias ou lojas especializadas. 
No segundo semestre de 2013 a empresa se viu envolvida em um escândalo após troféus com o logotipo da marca ser entregues a proprietários de cães utilizados em rinhas ilegais contra ursos acorrentados na Ucrânia. Após o vazamento de imagens na internet, a ROYAL CANIN se pronunciou dizendo que “a empresa pedia desculpas pela iniciativa, pois iria contra o respeito aos animais que guia todas as pesquisas e ações da Royal Canin mundialmente”


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Época Negócios e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 25/8/2014

Um comentário:

Jaque disse...

Acredito que esse seja um dos melhores blogs de marcas.
Parabéns pela competência.