9.11.09

PAYPAL


Garanta tranquilidade na hora de pagar suas comprar na internet, pelo computador, celular, tablet ou onde você estiver. Com PayPal o consumidor tem uma carteira digital sempre à mão. Seja na hora de pedir uma pizza, comprar pela internet ou fazer compras durante seu jogo favorito. PayPal existe para facilitar sua vida e tornar pagamentos cada vez mais seguros e práticos, acabando com a burocracia do checkout. 

A história 
Tudo começou na cidade de Palo Alto, região californiana do Vale do Silício, quando os empreendedores Max Levchin, Peter Thiel (imagem abaixo à esquerda), Luke Nosek e Ken Howery, que tinham a visão idealista de formar uma empresa de negócios sem fronteiras e livre do controle governamental, fundaram no dia 4 dezembro de 1998 a empresa Confinity, cujo nome derivava da combinação das palavras “confidence” e “infinity” (ou “confiança” e “infinito”). Inicialmente funcionando no andar de cima de uma pequena confeitaria, a nova empresa começou a desenvolver um método que atendia a necessidade de alguns usuários que necessitavam efetuar pagamentos via Palm Pilot (daí a inspiração do nome PayPal), que ficou popular enquanto os celulares ainda não tinham evoluído para os smartphone. O produto foi lançado ao público em outubro de 1999, e consistia em um software que criptografava e permitia transferências financeiras entre aparelhos. Pouco depois, como resultado da fusão com a X.com, fundada por Elon Musk (imagem abaixo à direita) para prestar serviços financeiros de pagamento através de e-mail, e que mais tarde fundaria a Tesla (conheça essa outra história aqui), o PayPal foi estendido para a internet, permitindo assim transferências financeiras entre computadores. Em pouco tempo o sistema se tornou a grande inovação no segmento de pagamentos online.
   

No início, PayPal oferecia US$ 10 aos novos usuários, mais um bônus a quem recomendasse um amigo. Com isso cresceu tão rapidamente que logo se tornou o serviço padrão de pagamento online, sendo amplamente utilizado para efetuar pagamentos em leilões, na compra de bens e serviços, e até para fazer doações. Compradores queriam usá-lo, pois muitos vendedores o aceitavam; vendedores o aceitavam, pois muitos compradores o utilizavam. Porém, o rápido sucesso também trouxe problemas, chamando a atenção de hackers e setores do crime organizado, que usaram o serviço para fraudes e lavagem de dinheiro. Depois de uma série de fraudes e problemas legais, o PayPal formulou um plano para prevenir que criminosos usassem programas de computador para abrir dezenas de contas fraudulentas com números de cartões de crédito roubados. Esse sistema, conhecido como teste “Gausebck-Levchin”, é agora largamente usado por milhares de centenas de sites da internet.
  

Apesar das fraudes, processos legais e fiscalização das leis governamentais, o sucesso do PayPal começou a chamar a atenção do eBay (conheça essa história aqui), um dos maiores sites de comércio online do mundo, que havia adquirido o sistema de processamento de pagamentos online Billpoint para fazer frente ao crescimento enorme do concorrente. Porém o número de usuários do PayPal era muito mais elevado: em fevereiro de 2000 o número de leilões diários no eBay que utilizavam o PayPal como forma de pagamento era de 200.000, enquanto o Billpoint era de apenas 4.000. Poucos meses depois, em abril, esse número já chegava à 1.000.000 de pessoas que utilizavam o PayPal, enquanto o Billpoint fazia testes e mais testes para tentar diminuir a sua falta de credibilidade. Enquanto o PayPal aumentava sua participação de mercado e espalhava-se pelo eBay, este corria e tentava lutar desesperadamente para barrar o avanço do concorrente, porém sem a mínima efetividade.
  

Finalmente no dia 3 de outubro de 2002, o PayPal foi adquirido pelo eBay por US$ 1.5 bilhões. Com isso a tecnologia do Billpoint foi incorporada pelo PayPal. Ainda neste ano o PayPal começou a aceitar pagamentos e transferências em euro e libra esterlina. Em 2007, a empresa fechou parceria com a Mastercard (conheça essa outra história aqui) para que os clientes pudessem efetuar seus pagamentos via PayPal em sites que aceitassem a bandeira, mas não a plataforma do PayPal. O principal objetivo desta parceria foi reduzir a dependência da empresa em transações geradas em audiências do eBay. Nos anos seguintes, além de investimentos milionários em segurança, o sistema PayPal passou a estar disponível em centenas de países, além de moedas correntes diversas. Isto acarretou em um aumento enorme no número de usuários, e principalmente, no volume de transações. O sistema também foi expandido para mais países como Peru, Indonésia, Filipinas, Croácia, Ilhas Fiji, Vietnã e Jordânia.
   

E finalmente em 2010, quando já possuía mais de 100 milhões de usuários em 190 países, o PayPal chegou ao Brasil. Mas teve que reconhecer que por aqui não havia vendas sem parcelamento. Para tanto, começou a aceitar pagamentos parcelados (em até 12 vezes) via internet. Com a instalação do PayPal no país, qualquer consumidor podia utilizar o sistema de pagamento e transferências, tanto no Brasil quanto no exterior. Um tradutor, por exemplo, podia oferecer seus serviços em mais de 190 países e receberia via PayPal sacando os valores (convertidos para real) em sua agência bancária. A empresa utilizou o Brasil como base para sua expansão pela América Latina. Ainda em 2010, usuários de iPhones e dispositivos Android ganharam o aplicativo do PayPal para fazerem suas transações pelo celular. Em 2011, a empresa anunciou que começaria também a atuar offline para que os clientes pudessem efetuar pagamentos via PayPal em lojas físicas.
  

Em 2012, para resgatar o aspecto inovador da empresa e afastar a concorrência cada vez mais crescente, ocorreu o bem sucedido lançamento mundial do PayPal Here™ (um aparelho leitor de cartões de crédito e débito, que ao ser conectado em smartphones e juntamente com um aplicativo, permitia efetuar pagamentos), sendo a primeira solução móvel global que possibilitava pequenas empresas e lojas aceitarem qualquer forma de pagamento; e a apresentação do PayPal Payments (suíte de produtos para negócios). Nos anos seguintes, a empresa realizou novas aquisições: a Braintree (focada em meio de pagamentos em Apps e na Web) em 2013; a Venmo (popular sistema móvel de pagamentos P2P) em 2014; e a Xoom (empresa de tecnologia de transferências eletrônicas de dinheiro) em 2015. Inclusive, 2015 foi o ano em que o eBay anunciou que suas operações passariam a funcionar separadamente do PayPal, que abriu seu capital na Bolsa de Valores. Continuando em 2015, pagar as compras com PayPal ficou ainda mais fácil. Isto porque a empresa lançou o One Touch™, que permitia comprar com um único clique, sem a necessidade de digitar e-mail e senha, pois mantinha o dispositivo móvel conectado ao PayPal por 6 meses, tornando a realização da transação ainda mais rápida.
   

Em 2017, a empresa recorreu a um “velho inimigo” e lançou um cartão de crédito que oferecia aos clientes 2% de desconto em compras - um dos maiores do setor -, sem anualidade. As recompensas apareciam na carteira virtual dos usuários e poderiam ser gastas imediatamente em outras compras efetuadas com PayPal ou transferidas para um banco. A pandemia de COVID-19 deu um enorme impulso para o PayPal. Afinal, com as restrições de circulação, o trabalho remoto e, em muitos casos, o lockdown, as pessoas no mundo inteiro passaram a comprar ainda mais online. O PayPal foi extremamente beneficiado por essas mudanças de hábitos e experimentou aumento substancial no número de contas ativas em 2020, acrescentando a sua base 72 milhões novos usuários. Este ano também foi marcado pelo lançamento no Brasil do recurso que possibilita o pagamento pela internet por meio de cartão de débito, cujo objetivo era atrair pessoas que gostam desta forma de pagamento para controle financeiro.
   

Ainda no ano de 2020, no mês de novembro, o PayPal anunciou que passaria a permitir compra, venda e custódia de criptomoedas em sua plataforma. De acordo com o anúncio oficial, o PayPal permitiria negociações de até US$ 20.000. No início de maio de 2021, a empresa declarou que a demanda por criptomoedas em sua plataforma excedeu todas as expectativas. E em setembro, apresentou uma grande atualização em seu aplicativo, que passou a oferecer uma combinação de funcionalidades financeiras, incluindo depósitos diretos, pagamento de contas, carteira digital, transações ponto a ponto, ferramentas de compras, nova aba para criptomoedas, entre outras novidades. A empresa também anunciou parceria com o americano Synchrony Bank para a criação de sua nova conta de poupança de alto rendimento, batizada de PayPal Savings. Tudo planejado na esperança de que o PayPal se torne o próximo “superaplicativo” do mundo.
   

O PayPal revolucionou a transferência de dinheiro online ao utilizar um simples endereço de e-mail, permitindo assim que qualquer pessoa pague da forma que preferir, incluindo cartões de crédito e débito, contas bancárias, crédito de comprador ou saldos de conta, sem compartilhar informações financeiras. Por todas essas inovações, PayPal revolucionou a forma como as pessoas pensam e utilizam o dinheiro ao redor do mundo.
  

Porque PayPal? 
Simples, por três motivos: basta selecionar o PayPal ao finalizar a compra em milhões de lojas online do mundo inteiro efetuando pagamentos com segurança clicando apenas em um botão; pague com segurança utilizando o cartão de crédito (o destinatário não vê suas informações financeiras) sem preencher formulário enormes; e os vendedores ou destinatários podem retirar dinheiro da conta do PayPal para a conta bancária ou o cartão de crédito, ou podem simplesmente usar o dinheiro para pagar contas online. Além disso, se um produto não chegar, o usuário pode contar com a cobertura do programa Proteção ao Comprador nas transações elegíveis, que devolve o dinheiro e também protege o usuário contra pagamentos não autorizados enviados de sua conta do PayPal.
  

A evolução visual 
O logotipo da PayPal passou por duas remodelações ao longo dos anos. A primeira mudança ocorreu em 2007 quando a identidade visual ganhou dois tons de azul, uma nova tipografia de letra e um ícone (duas letras P sobrepostas). A última ocorreu em abril de 2014 e apresentou um logotipo mais vibrante e simples (com novas tonalidades de azul, um azul índigo vibrante para o “Pay” e outro azul vivo para o “Pal”), claramente desenvolvido para dispositivos móveis. A nova marca representava melhor o aumento das demandas do mundo real, assim como dos negócios online e móveis, que fazem uso do posicionamento do PayPal como uma empresa inovadora.
  

Um dos principais ícones de reconhecimento da marca, as duas letras P sobrepostas (que segundo a empresa ressaltam a conexão entre as pessoas que usam PayPal), foram adotas a partir de 2007. Em 2014 o ícone passou também por uma remodelação para acompanhar a nova identidade visual da marca.
   

O tradicional selo de verificação do PayPal também passou por algumas modificações ao longo dos anos.
  

Os slogans 
Shop Safely With PayPal. (2020) 
Rethink Payments. (2017) 
PayPal is new money. (2016) 
Reinvente a sua forma de pagar. (2016, Brasil) 
People Rule. (2014) 
Sua carteira digital. (2012, Brasil) 
The Way to Send and Receive Money Online. (2000) 
Simples, conveniente, seguro. (Brasil) 
The Safer, Easier Way to Pay. 
The safer way to pay online.
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 4 de dezembro de 1998 
● Fundador: Max Levchin, Peter Thiel, Elon Musk, Luke Nosek, Yu Pan e Ken Howery 
● Sede mundial: San Jose, Califórnia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: PayPal Holdings Inc. 
● Capital aberto: Sim (2015) 
● Chairman: John Donahoe 
● CEO: Daniel Schulman 
● Faturamento: US$ 21.4 bilhões (2020) 
● Lucro: US$ 3.2 bilhões (2020) 
● Valor de mercado: US$ 218.7 bilhões (dezembro/2021) 
● Valor da marca: US$ 14.322 bilhões (2021) 
● Usuários ativos: 416 milhões 
● Presença global: 202 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 27.700 
● Segmento: Serviços Financeiros 
● Principais produtos: Sistema de pagamento eletrônico 
● Concorrentes diretos: Google Pay, Wepay, Verifone, Square, Skrill, Stripe, Authorize.net, Payoneer, Dwolla, PicPay, Mercado Pago e PagSeguro 
● Slogan: Shop Safely With PayPal. 
● Website: www.paypal.com/br/home 

O valor 
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca PayPal está avaliada em US$ 14.322 bilhões, ocupando a posição de número 42 no ranking das marcas mais valiosas do mundo de 2021. 

A marca no mundo 
Atualmente o PayPal está disponível em 202 países e em 25 moedas correntes (como dólar australiano, dólar canadense, dólar americano, euro, libra esterlina, iene, peso mexicano, franco suíço, real, entre outras) e possuí mais de 416 milhões de membros ativos. Aceito em mais de 32 milhões de e-commerce pelo mundo (no Brasil são mais de 290 mil comerciantes e 5.5 milhões de usuários ativos), em 2020 o PayPal realizou 15.4 bilhões de pagamentos que movimentaram US$ 939 bilhões. 

Você sabia? 
 Com PayPal, é possível receber doações online do Brasil e do mundo com tarifas especiais para diversos tipos de Organizações sem fins lucrativos


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 18/12/2021

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Um comentário:

Anônimo disse...

adorei as informações , pois tenho duvida em relação a segurança em relação ao cartão de credito obrigada