15.11.09

BRINKS


Solidez e credibilidade. Essas duas palavras são os pilares principais que fazem da BRINKS, há mais de 150 anos, o primeiro fornecedor mundial de soluções de transporte seguro e de soluções logísticas, a quem seus milhões de clientes confiam para proteger seus recursos mais valiosos. 

A história 
Fundada no dia 5 de maio de 1859, na cidade de Chicago, estado de Illinois, por Washington Perry Brink e Fidelia Brink, que investiram US$ 200 em uma carroça e um cavalo, a empresa que levaria seus sobrenomes, chamada inicialmente de BRINK’S CITY EXPRESS, iniciou suas atividades como transportadora de caixas, baús e bagagens de homens de negócio, que viajavam para a cidade em missões comerciais. O negócio prosperou. Porém, com o início da Guerra Civil, eles chegaram a temer que seu negócio fracassasse. Ledo engano. Com um aumento inesperado de habitantes na região, a empresa viu seu volume de entrega multiplicar-se. Vítima de uma inflamação no cérebro, em 1874, Washington Brink faleceu com apenas 44 anos de idade. Seu único filho, de apenas 18 anos, Artur Perry Brink, assumiu a empresa e atraiu novos capitais para o negócio. Foi somente em 1891 que a BRINKS transportou a primeira folha de pagamento, responsabilizando-se assim pelo transporte de milhares de dólares nos anos seguintes. Em 1900 a BRINKS fez sua primeira entrega bancária – seis sacos de dólares de prata – para o Home National Bank, tornando-se com isso a primeira transportadora de valores do mundo. Nesta época, a empresa já contava com uma frota de 85 carruagens e 200 cavalos, tendo como gerente um veterinário.


Nos anos seguintes, a empresa sentiu necessidade de aumentar o tamanho das carroças. Mas um grande problema surgiu: a saúde dos cavalos, que adoeciam frequentemente. Surgiu, então, a necessidade de substituir os cavalos por veículo motorizado. Por isso, pouco depois, em 1904, a BRINKS colocou em serviço seu primeiro carro modelo “Knox”, que possuía rodas de borrachas maciças, não tinha pára-brisas, nem pára-choques e as laterais eram protegidas por telas metálicas. Este veículo atingia 40 km e equivalia a três carruagens e doze cavalos, aumentando assim a segurança e reduzindo o tempo de transporte de valores. Início de 1917. Quatro homens fortemente armados mataram o guarda da empresa, que descia do carro carregando dinheiro. O crime organizado, nascido na colonização do oeste americano, chegava à cidade grande. As transportadoras agora precisavam proteger melhor o dinheiro e bens de seus contratantes. Foi assim que surgiram os primeiros carros-fortes. E já no ano seguinte, em 1918, uma espécie de caminhão fechado, com laterais lacradas por quatro barras de aço, soldadas junto às janelas, tipo vergalhão, passou a fazer parte da frota da BRINKS. Ainda este ano a empresa abriu seu primeiro escritório fora da cidade de Chicago, na cidade de Cleveland, e logo depois em Rochester e Filadélfia.


Assaltos mais ousados passaram a acontecer e os carros-fortes foram se tornando verdadeiras fortalezas. Um avanço notável foi à aplicação de vidros resistentes à bala, com 1.9 mm de espessura. Nessa altura, em 1923, os veículos já eram totalmente blindados com chapas de aço. Depois, com teto e piso (antes em madeira) de aço e resistência comparada a de um tanque de guerra, os carros-fortes estavam preparados para enfrentar a desenfreada escalada do crime que atingia a cidade de Chicago. Em 1925, o lançamento do slogan “Only Brink’s Can Open This Safe” (algo como “Somente a BRINK’S pode abrir este cofre”), rapidamente se tornou sinônimo de segurança máxima para milhões de americanos. Pouco depois, em 1927, a empresa inaugurou seu primeiro escritório na cidade de Montreal no Canadá. Logo após o término da Segunda Guerra Mundial, a empresa, que já empregava 2.000 funcionários, foi a primeira do segmento a equipar seus carros de transporte de valores com blindagem e armas (revólveres calibre 38, rifles de repetição e até submetralhadoras). Em 1956, o primeiro carro-forte movido a diesel foi adquirido pela empresa por US$ 25.000. A expansão internacional fora da América do Norte começou em 1961 quando a empresa inaugurou filiais e novas instalações por diversos países europeus, começando pela França. Em 1962 a BRINKS foi adquirida pela Pittston Company.


No Brasil a empresa chegou em 1966 e, ao longo dos anos, mantém um espírito pioneiro no desenvolvimento de seus produtos e serviços, incorporando cada vez mais valor às cadeias de produção de seus clientes. Assim, evoluiu-se do tradicional transporte de valores para uma completa gama de serviços integrados, chegando hoje a oferecer, a exemplo de sua constante inovação, uma completa solução tecnológica para correspondentes bancários. A década seguinte tem início com a inauguração de filiais na Venezuela e no México, e, termina, em 1978, com a abertura de seu primeiro escritório na Ásia. Além disso, nesta década a empresa fortaleceu o transporte de valores via aérea, iniciado em 1962, incrementando ainda mais os serviços oferecidos. Nos anos seguintes, a empresa adotou estratégias agressivas e bem estabelecidas de crescimento no mundo, que contemplavam oportunidades de aquisição, aliadas à constante oferta de novos produtos e soluções, como por exemplo, em 1983 quando estabeleceu a divisão de segurança doméstica; ou em 1993, quando iniciou a manutenção de caixas automáticos.


Além disso, investiu fortemente no desenvolvimento de novas e avançadas tecnologias e na capacitação de seus funcionários visando à melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados, para satisfação dos clientes. Em 1995 a empresa introduziu, de maneira pioneira, o cofre computadorizado CompuSafe® para ser instalado em estabelecimentos comerciais com o objetivo de executar automaticamente armazenamento de diversos tipos de valores; validação e contabilização de cédulas por meio eletrônico; conciliação e controle de recebimentos por turno, dia e operador; fechamento de turno e dia de trabalho; e emissão de relatórios gerenciais. A partir de 1996, a BRINKS iniciou uma nova expansão internacional ingressando no mercado sul-africano e posteriormente na região do Oriente Médio.


Com a chegada do novo milênio, a empresa lançou no mercado, em 2001, novos produtos como o Brinks Cash Logistics, que oferecia soluções e tecnologias para valores; e agenciamento de carga e despacho aduaneiro. Em 2008, a BRINKS HOME SECURITY, divisão que presta segurança doméstica e comercial, foi separada da empresa e passou a se chamar BROADVIEW SECURITY. No ano seguinte, a BRINKS completou 150 anos de atuação mundial, e, mesmo com o cenário de crise internacional, consolidou sua atuação no Brasil com a aquisição de duas empresas do setor de segurança e transporte de valores: Sebival e Setal.


Atualmente a empresa oferece uma completa gama de serviços, como por exemplo, logística de valores (realiza todas as etapas do processo de envio e recebimento de valores, desde a coleta até a entrega final), gestão total em caixas eletrônicos (logística, monitoração, gestão de incidentes e manutenções), gestão integrada de segurança (soluções exclusivas para a customização e a integração do sistema de segurança), além do BRINKS COMPUSAFE® (solução completa para recebimentos em dinheiro para supermercados, casas lotéricas, postos de combustíveis e comércios em geral), do BRINKS ePago (oferece produtos e serviços, como pagamento de contas de concessionárias de serviços públicos, recargas de telefones celulares e recarga de bilhetes de transporte público, entre outros, por meio de terminais POS) e da BRINKS GLOBAL SERVICES (oferece soluções customizadas para empresas que desejam transportar bens de forma ágil e segura para qualquer destino no mundo). Outro serviço prestado pela empresa é a Destruição de Documentos, que oferece transporte seguro, armazenamento e destruição de documentos comerciais.


Um dos lançamentos recentes da empresa é o CompuSafe® Alta Performance, cofre automatizado mais rápido do que os outros equipamentos existentes no mercado. O novo cofre inteligente conta até 12 cédulas por segundo e possui capacidade de entrada para trezentas cédulas ao mesmo tempo. Outra função presente no equipamento é a saída para rejeitos, o cofre automatizado realiza uma triagem separando notas falsas ou que apresentem estado deteriorado avançado e devolve para o operador evitando prejuízos para o varejista. Outra novidade é o CompuSafe® Mobile, um aplicativo inédito que permite que o usuário do CompuSafe® tenha acesso a todas as movimentações feitas no cofre inteligente, 24 horas por dia, por meio de celular com sistemas Android e IOS. Com esse aplicativo é possível ter controle das informações como: saldo do cofre, último depósito efetuado, última coleta, crédito do dia anterior, crédito atual e previsão de crédito para o dia seguinte, e pode acessar um relatório para consulta dos depósitos que foram efetuados ao longo do dia.


Tradição e solidez 
Você provavelmente já se deparou com um carro-forte da BRINKS ou até mesmo viu um funcionário da empresa abastecer ou coletar dinheiro em caixas eletrônicos. Mas você sabia que, além de valores, a empresa transporta joias, pedras preciosas, medicamentos e produtos químicos perigosos, e até mesmo já entregou provas do Enem? E durante sua longa história, a BRINKS foi escolhida para proteger alguns dos maiores e mais valiosos tesouros do mundo, como por exemplo, o taco de beisebol com o qual Hank Aaron quebrou o recorde de homerun do lendário Babe Ruth; as primeiras amostras de rochas trazidas da lua pelos astronautas; o diamante que Richard Burton deu a Elizabeth Taylor; a declaração de independência dos Estados Unidos; e o maior diamante bruto do mundo.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo de sua rica história. Após passar por várias modificações, a empresa apresentou um novo logotipo em 1959, quando foi adquirida pela Pittston Company. Durante mais de cem anos o nome BRINK’S foi escrito com apóstrofe. Mas isso mudou em 1981 quando apresentou sua nova identidade visual, toda na cor azul.


Outro símbolo corporativo da empresa é o conhecido “Shield” (uma espécie de escudo), que também evoluiu ao longo dos anos. O primeiro escudo da marca data de 1859 e apresentava um “B” gótico com asas levantando um baú, representando perfeitamente o foco inicial da empresa no transporte de bagagens na cidade de Chicago. No ano de 1927, em uma nova estratégia para dissuadir os assaltantes, o símbolo foi remodelado (e ganhou a frase “Dinheiro e Valores, Segurança e Despacho”) e começou a aparecer em caminhões e instalações da empresa. Depois de passar por uma remodelação em 1934, o tradicional escudo ganhou um novo visual em 1962: o B ganhou um estilo moderno, o baú foi simplificado e as asas redesenhadas com um tratamento mais sofisticado. Todo o projeto foi colocado em cima de um novo escudo, que lembrava os marcadores das rodovias americanas. Em 1981 o atual escudo foi adotado oficialmente. O Shield da BRINKS aparece em instalações da empresa, carros-fortes e uniformes dos funcionários.


Desde a década de 1920 a BRINKS oferece o serviço de cofres seguros para estabelecimentos comerciais. E outro símbolo importante da marca são os escudos colocados nesses estabelecimentos comerciais avisando a segurança desse serviço e que os cofres só podem ser abertos pela empresa.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 5 de maio de 1859 
● Fundador: Washington Perry Brink e Fidelia Brink 
● Sede mundial: Richmond, Virginia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: The Brink’s Company 
● Capital aberto: Sim 
● Chairman: Michael Herling 
● CEO: Doug Pertz 
● Faturamento: US$ 3.34 bilhões (2017) 
● Lucro: US$ 274 milhões (2017) 
● Valor de mercado: US$ 3.73 bilhões (fevereiro/2018) 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 60.700 
● Segmento: Segurança e logística 
● Principais produtos: Soluções de transporte seguro e logística 
● Concorrentes diretos: Protege, Prosegur, G4S, Loomis, Compania de Seguridad e Garda World Security Corporation 
● Ícones: Seus carros-fortes 
● Slogan: People. Trust. Innovation. 
● Website: www.brinks.com.br 

A marca no mundo 
A BRINKS está presente em mais de 100 países dos seis continentes, transportando, processando e custodiando valores através de uma complexa malha de comunicação internacional, uma frota de aproximadamente 12.000 veículos e carros-fortes e mais de 60 mil funcionários. Além do transporte de dinheiro em carro-forte, a empresa cuida também da tecnologia, segurança, manutenção e abastecimento de caixas eletrônicos e de correspondentes bancários, custódia e atua no segmento de gestão integrada de segurança e soluções logísticas internacionais, que atendem bancos, instituições financeiras, varejistas, agências governamentais (incluindo bancos centrais) e joalherias. No Brasil a empresa tem aproximadamente 8 mil funcionários, uma frota superior a 750 carros-fortes e veículos e mais de 70 bases distribuídas por 25 estados. 

Você sabia? 
Em 1993, um assalto a um carro-forte da BRINKS em Rochester, Nova York, foi considerado o quinto maior dos Estados Unidos na época. Quatro ladrões roubaram US$ 7.4 milhões. 
A BRINKS também licencia sua marca para outros produtos, como por exemplo, cadeados. 
No Brasil, o primeiro carro-forte usado localmente foi apelidado de “Brucutu”. Montado sobre um caminhão Chevrolet C-65, foi o primeiro blindado para o transporte de valores de concepção moderna produzido no país. 
Para o mercado brasileiro a empresa apresentou o primeiro truck blindado e refrigerado para atender a logística especializada da indústria farmacêutica e transportar cargas de alto valor que demandem temperatura e ambiente controlado. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Época Negócios, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 19/2/2018

14 comentários:

Anônimo disse...

Só quem faz parte desta instituição sabe o valor que ela tem

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

A frota da sucursal brasileira da Brinks foi padronizada com chassis Mercedes-Benz, mas ainda tem ao menos um carro-forte com chassi Ford remanescente da aquisição da Sebival.

Anônimo disse...

Tenho 14 na empresa e me orgulho muito do respeito que ela tem junto a clientes e funcionários estou muito feliz em fazer parte dessa equipe.

Unknown disse...

Empresa muito boa, show de bola...

Anônimo disse...

Tem muito orgulho de ser funcionário dessa empresa a mais de 15 anos.

Unknown disse...

Parabens Brinks e seu fundador verdadeiro herói!

Unknown disse...

Empresa excepcional, a melhor e a maior no segmento, essa empresa é nota 1.000 agradeço a Deus todos os dias por ter me dado a oportunidade e o privilégio

Unknown disse...

Meus parabéns empresa top.
Espero um dia ter a oportunidade de fazer parte do quadro de vigilantes da empresa.

Unknown disse...

Quem imaginava que tudo começou em uma carroça, parabéns ão fudador do grupo Brinks Washington Perry Brink e Fidelia Brink

Unknown disse...

Me preparei e atualizei para o mercado da segurança privada,espero poder fazer parte desta empresa tão renomada (Brinks).

Luciana Libardi disse...

História interessante do início de como tudo começou, uma pena ter morrido tão novo com apenas 44 anos...
Que Deus abençoe cada trabalhador, guardando é livrando de todo mal.

Unknown disse...

Eu quero fazer parte desse grupo

Unknown disse...

Sou colaborador desde 02 de maio de 1995 exercendo a função de vigilante motorista!
Empresa ótima acostumamos a dizer que é uma mãe nunca atrasou com suas obrigações contratuais e sempre se preocupando com o bem-estar de seus colaboradores.

Unknown disse...

Somos brinks roraima brasil faço parte. onde tem valor tem BRINKS com ORGULHO vigilante EVILÁZIO Posto de serviço banco do brasil caracarai roraima brasil