20.10.09

PRÉSIDENT


Você acha possível existir uma verdadeira grife na produção de queijos? Se a resposta for negativa, você provavelmente ainda não experimentou os sofisticados e saborosos Camembert, Brie, ou até mesmo a manteiga da marca francesa Président®, que há décadas se dedica a arte de confeccionar os melhores e mais saborosos queijos e derivados. Por isso, os produtos Président® acompanham milhões de pessoas que tenham um paladar exigente e são presença constante em mesas e receitas, do café da manhã ao jantar. 

A história 
Tudo começou no dia 19 de outubro de 1933 quando André Besnier, um ex-vendedor de batedeiras, se instalou na região de Laval, em Mayenne no Vale de Loire, e coletou os primeiros 35 litros de leite para a fabricação de 17 queijos Camembert Le Petit Lavallois. Era o início das origens de uma das mais renomadas e tradicionais produtoras de queijo do mercado francês. Em 1947, já instalado em uma fábrica maior, ele produzia, além do tradicional Camembert, queijos brancos, petits suisses (queijos brancos e frescos) e manteigas. Rapidamente André se tornou um verdadeiro especialista na arte e produção de manteigas de qualidade superior. Em 1955, ele morreu tragicamente, e seu filho, Michel Besnier, que trabalhava com o pai desde a adolescência como entregador, assumiu o comando dos negócios, que na época processava 7 milhões de litros de leite por ano e tinha 50 funcionários. Michel, além de ser um excelente artesão na arte de confeccionar queijos, possuía grande talento para gestão e comunicação, fazendo com que nos anos seguintes seus queijos, especialmente o Camembert Le Voyageur, conquistassem inúmeros prêmios e grande reputação em festivais internacionais.
  

Sempre inovador, na década de 1960, Michel conseguiu desenvolver uma técnica confiável de pasteurização para a produção dos tradicionais queijos Camembert. Além disso, foi o primeiro a introduzir no mercado francês a embalagem de leite UHT com o sugestivo nome de “lait 2000” (leite 2000), que influenciou os hábitos de consumo da população. Em 1968, graças a um novo processo de produção específico de leite pasteurizado, que revolucionou o mercado francês de Camembert, a empresa finalmente lançou o queijo com a marca Président®. A origem do nome e do logotipo da marca tem uma história curiosa. Michel havia recebido alguns dirigentes para troca de cumprimentos e conversavam sobre o novo Camembert pasteurizado criado pela empresa. A certa altura, ele pegou um copo de uísque e disse aos seus convidados: precisamos de uma marca sofisticada com símbolos significativos. Um logotipo importante, que reforce a marca, com um significado forte, usando as cores dourado e preto, já que a empresa produzia queijos de acordo com os métodos da Normandia e da Bretanha. Em virtude disso, o logotipo deveria conter o brasão destas regiões. No que diz respeito ao nome da marca, a França era conhecida na época como o país dos presidentes. Afinal, todos eram presidentes de alguma coisa.
  

Dois anos depois, a produção já atingia 18 milhões de unidades. O enorme sucesso do Camembert, que vinha em uma inconfundível caixinha redonda de madeira, permitiu que a empresa crescesse e ganhasse mercado. A década de 1970 tem início com grandes novidades, como por exemplo, a introdução do Camembert na embalagem de 145 gramas e o Camembert redondo com 8 porções (pequenos pedaços), este último introduzido em 1972, além da inauguração de uma fábrica em Domfront na região da Normandia, pioneira na fabricação do Camembert (que hoje produz 520.000 unidades desse queijo por dia). Foi também nesta época que teve início a diversificação de produtos da marca com o lançamento no mercado da manteiga gastronômica (com sal) em barra e também no formato redondo. Rapidamente a manteiga Président® se tornou popular e um dos produtos mais importantes para o crescimento da marca.
    

Pouco depois, em 1975, outro grande sucesso da marca estreou no mercado: o famoso queijo tipo Brie. E esse queijo de pasta mole muito apreciado pelos americanos seria de vital importância para Président® dar os primeiros passos para as vendas no exterior. A década seguinte começou com o lançamento em 1981 de uma embalagem inovadora para suas manteigas: o formato oval, garantindo assim uma ótima conservação da manteiga, além da fácil utilização. Ainda este ano, a empresa adquiriu uma unidade de produção de Cheddar nos Estados Unidos, que mais tarde se tornaria uma unidade de produção de Brie pasteurizado para atender ao mercado americano. Dois anos mais tarde, os autênticos Camembert, elaborados na Normandia, recuperaram o prestígio com a criação da Appellation d’origine contrôlée (AOC). A classificação segue algumas regras estabelecidas em 1909, que caracteriza o produto: o queijo deve possuir textura macia, de massa mole, e ser curado, não podendo ser cozido, nem prensado e nem moldado. A partir deste momento os Camembert da marca Président® passaram a contar com a classificação e o selo de Origem Controlada.
  

No restante desta década, os queijos Camembert e Brie, além da manteiga da marca Président® se tornam ainda mais populares, posicionados como produtos de alta qualidade e tradição histórica. Nesta época os produtos da marca eram divulgados com o tradicional slogan “Président®, le bon goût français” (algo como “Président, o bom gosto francês”). Em 1991, a marca lançou o queijo Emmental (Président® Emmental cœur de meule), que se tornou um grande sucesso muito rapidamente e, em apenas seis anos, se tornou líder de mercado na França. Na época, a empresa produzia 4 mil toneladas de Emmental, volume hoje dez vezes maior. Dois anos mais tarde, confirmando o enorme sucesso da Président®, a empresa atingiu uma marca histórica: a produção de um bilhão de Camembert.
   

As exportações voltaram em 1995, quando os queijos e derivados da marca foram introduzidos no mercado alemão. Neste mesmo ano a Président® introduziu a nova embalagem do queijo Brie com 500 gramas. Pouco depois, em 1997, a Président® ingressa no Egito com a introdução de um queijo fundido, que se adaptava aos hábitos alimentares destes novos consumidores (o que seria de vital importância para ingressar anos depois em todo o Oriente Médio). Até o final da década a marca lançou no mercado novos tipos de queijo, novas embalagens (como o Camembert e o Emmental cremosos em bisnagas) e a manteiga Président® La Motte (com grãos de sal marinho e que estreou em 1999), além de introduzir seus produtos em muitos outros países ao redor do mundo.
   

Com a chegada do novo milênio, a Président® ingressou em novas categorias de produtos com a introdução, em 2005, do queijo de cabra e da mussarela de búfala. Nesta época a marca Président® era líder absoluta no mercado francês e distribuída em mais de 120 países ao redor do mundo. Em 2006, a maior novidade da marca foi o lançamento da manteiga desenvolvida especialmente para cozinhar. Nos anos seguintes a marca continuou inovando e inundando o mercado com grandes novidades como versões de queijos sem lactose; o queijo Brie em formato longo e redondo, perfeito para combinar com a tradicional forma oval das bolachas de canapés; o Président® Triple Crème Brie, enriquecido com creme adicional, tornando-o ultra-suave e amanteigado; o Président® Rondelé, uma pasta de queijo cremosa e aerada, nas versões com nozes ou alho e ervas; o Président® Brie Bio, elaborado a partir de leite pasteurizado de vaca proveniente de agricultura biológica; o Président® Camembert L’Extra Fondant (2018), um queijo camembert mais suave e gourmet, mesmo quando consumido quente ou frio; e o Président® Creamy Brie com Trufas (2020).
  

Já a chegada da marca Président® ao Brasil aconteceu em partes. A primeira vez foi em 2011 com a importação de alguns de seus queijos mais tradicionais. Em 2013, abriu um escritório em São Paulo para ajudar a trazer cada vez mais seus clássicos queijos para as mesas brasileiras. Mas foi somente em 2015 que oficialmente a marca se instalou por aqui. E, em 2016, apresentou sua nova linha de produtos fabricados no Brasil e com gostinho brasileiro, que incluía queijos Mussarela e Prato (em peças e fatiados), Parmesão (ralado, em peça e fracionado), Minas Frescal e Reino, além de Creme de Leite Pasteurizado, também conhecido como creme de leite fresco.
  

Nos anos seguintes a marca Président® inundou o mercado brasileiro com grandes novidades como La Foundue (2017), autêntico fondue francês feito com 3 queijos (Emmental, Comté e Tomme) com tempero de alho e vinho branco; Creme de Ricota (2018), nas versões Tradicional e Light; Président® Le Blue (2019), mais suave e cremoso quando comparado a outros queijos azuis como Gorgonzola ou Roquefort; queijo ralado Président® Le 4 Queijos (2019), traz a combinação dos queijos Parmesão, Gruyere, Maasdam e Estepe; Queijo Minas Padrão (2019); Queijo Coalho (2019); e mais recentemente, em 2021, uma nova linha de queijo ralado fresco nas versões Mussarela, Prato e Emmental.
  

Atualmente a Président®, cujos sabores e expertise a transformaram na marca número 1 em queijos e manteigas na França, oferece uma ampla gama de queijos que abrangem desde os tradicionais Brie, Camembert, Emmental, Maasdam, Gruyère, Gouda, Cottage, Comté, Feta, Bleu d’Auvergne, au Chèvre, Roquefort, Manchego, Provolone e Parmesão até Estepe, Cheddar, Prato, Mussarela, Reino, Minas Frescal, além de Cream Cheese, requeijão, creme de leite, creme de ricota, manteigas e chantilly. E um cuidado extremo é tomado na fabricação de todos os produtos da marca Président®, como o rigoroso controle de qualidade a fatores como solo e alimentação dos animais (vacas e cabras). A equipe de profissionais é altamente qualificada e comprometida, o que contribui muito para que os produtos possuam características perfeitas e de alta qualidade.
   

A evolução visual 
A identidade da marca passou por pequenas modificações ao longo dos anos, especialmente em relação à tipografia de letra.
  

Os slogans
Le plaisir, c’est important. (2021) 
Time for the good life. (2018) 
Avec Plaisir. (2017) 
Président®: Le Queijo. (2016, Brasil)
Life Well Paired. (2014) 
Perfectly paired with life. (2014) 
Avec Président®, Bien manger c’est le début du Bonheur. (2002) 
Tous les jours Président® se souvient que manger est un plaisir. (1991) 
Président®, le bon goût français. (1989) 
Président®, la crème des beurres. (1980) 
Président® le roi des Camemberts. (1980) 
Président®, de vrais fromages signés Besnier. (1970) 
Leve a vida com mais prazer. (Portugal)
   

Dados corporativos 
● Origem: França 
● Lançamento: 1968 
● Criador: Michel Besnier 
● Sede mundial: Laval, Mayenne, França 
● Proprietário da marca: Le Groupe Lactalis 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Emmanuel Besnier 
● Faturamento: €2 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 160 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Laticínios 
● Principais produtos: Queijos, manteigas e cremes 
● Concorrentes diretos: The Laughing Cow, BabyBel, Supreme, Paysan Breton Ile de France, Kroon, Saint Albray, Alouette, Tirolez e Polenghi 
● Ícones: O queijo Camembert na tradicional caixinha redonda 
● Slogan: Président®: Le Queijo. 

A marca no mundo 
A completa linha de queijos, manteigas e derivados da marca PRÉSIDENT está presente em 160 países ao redor do mundo, com forte presença na França (85% das residências tem produtos da marca), Reino Unido, Itália e nos Estados Unidos. Pertencente ao Groupe Lactalis, maior grupo de laticínios do mundo e proprietário de marcas como Galbani®, Parmalat (saiba mais aqui), além de Batavo (conheça essa outra história aqui), Balkis, Itambé (saiba mais aqui) e Elegê no Brasil, Président® é a marca número de queijo Brie e manteigas do exigente mercado francês, com produção anual superior 950.000 toneladas. A cada segundo são vendidos mais de 25 produtos da marca francesa em algum lugar do mundo. A marca, famosa em todo o mundo por seus renomados queijos Brie e Camembert, a manteiga La Motte e o Roquefort Societé, tem faturamento anual estimado em mais de €2 bilhões. 

Você sabia? 
O queijo Camembert, ao lado do pão e do vinho, é um símbolo da gastronomia francesa. 
Localizada em Place du Camembert, bem ao centro da pequena vila onde o Camembert foi inventado pela senhora Marie Harel em 1791, a Maison du Camembert (também conhecida como La Ferme Président®) é uma espécie de museu que proporciona aos turistas presenciarem todo o processo de produção do tradicional queijo, além de contar a história da marca Président® e alguns segredo na arte de se fabricar o melhor Camembert do mundo. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro, Veja, Embalagem Marca e Exame), jornais (Valor Econômico e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel, Interbrand e Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 8/11/2021 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

4 comentários:

Raquel disse...

Olá,

Existe um site ou qualquer outro canal digital da marca no Brasil?

Obrigada.
Raquel

Ana disse...

Também gostaria de saber se existe algum representante no Brasil pois comprei Président falsificado.
Como reclamar?

Unknown disse...

Sim existe representante!!!lactalis

Unknown disse...

Existe sim. Só uso as manteigas da Présidentt em miga casa e amo os queijos deles tb.