13.10.09

CORNETTO


Crocante e delicioso em cada pedaço, o “romântico” CORNETTO é o sorvete em casquinha mais gostoso e divertido do mundo, parte integrante da cultura italiana, sendo um sucesso absoluto na boca de milhões de consumidores em diversos países. Cada CORNETTO é capaz de levar o paladar a uma deliciosa jornada: desde a deliciosa cobertura, do sorvete muito cremoso, descendo pela casquinha sempre crocante até a pontinha recheada de sabor de chocolate. Entregue-se a esta deliciosa jornada de sabores.
 
A história 
A história começou no verão de 1959 quando a Gelateria Spica, tradicional empresa italiana produtora de sorvetes baseada na cidade de Nápoles, introduziu no mercado uma grande novidade para época: um sorvete em casquinha. E isto só foi possível, pois a empresa desenvolveu um método inédito até então: mergulhou o cone em uma mistura de óleo, açúcar e chocolate que servia de revestimento impedindo assim que o sorvete entrasse em contato com a casquinha crocante (feita de waffle) e a deixasse mole. Depois de revestir a parte interna de uma casquinha com chocolate, para impedir o contato entre o waffle e a massa, preencheu com sorvete de creme, calda de chocolate e colocou pequenos pedaços de nozes em cima. Pronto, estava criado o CORNETTO, nome que seria registrado pela empresa no ano seguinte. A palavra “cornetto” significa “pequeno chifre” em italiano e foi adotado como uma alusão ao formato da casquinha.


Poucos anos após a sua criação, a marca CORNETTO foi comprada pela Algida, empresa com sede em Roma que, graças à ideia de três engenheiros eslavos, já produzia gelados em grande escala e com produção semi-industrial. Inicialmente as vendas foram fracas, mas cresceram no decorrer dos anos. Especialmente quando a empresa anglo-holandesa Unilever, na época associada à Algida, interessou-se pelo sorvete CORNETTO e, em 1962, começou lentamente a introduzi-lo aos poucos com êxito em outros países espalhados pela Europa, como por exemplo, na Inglaterra (onde foi lançado em 1964 e onde o sorvete se tornaria líder de mercado anos depois) e Irlanda. Em 1976 a Unilever acabaria comprando os direitos da marca CORNETTO.
   

Na Europa a marca se tornou extremamente popular na década de 1980, especialmente depois do lançamento da campanha publicitária “Just One Cornetto”, que começou no Reino Unido, onde o protagonista (um gondoleiro) entoava a letra parodiada do clássico “O Sole Mio” (uma das mais famosas canções napolitanas) para cativar uma bela moça e então lhe roubar o delicioso sorvete. A propaganda que foi ao ar em 1982 foi eleita uma das mais populares da história no Reino Unido.


No Brasil a história do tradicional sorvete começou em 1971 quando a Gelato chegou ao mercado para desafiar a poderosa Kibon, que até então não tinha um concorrente a altura. A primeira grande novidade da empresa foi justamente o CORNETTO, sorvete em casquinha pronta em forma de cone. Os brasileiros aprovaram o novo produto que passou a fazer enorme sucesso a partir de 1979. Na década de 1980, no Brasil, as campanhas da marca CORNETTO, bem-humoradas paródias de óperas italianas, ajudaram a popularizar ainda mais a deliciosa novidade e tornar o sorvete líder em seu segmento.


Em 1997 a Kibon foi adquirida pela Unilever (na época ainda Gessy Lever), que na década de 1970 já havia adquirido a Gelato, e com ela o tradicional CORNETTO. No ano seguinte a Kibon relançou no mercado brasileiro o sorvete CORNETTO, agora uma marca internacional da Unilever e sucesso em vários outros países. Com a chegada do novo milênio, o consumidor era diferente daquele visto em toda a história da marca: tinha pouco tempo e muitas opções; era mais exigente e queria prazer, características da busca por equilíbrio, qualidade de vida e exclusividade. A CORNETTO então respondeu com dezenas de novas versões a cada temporada. O conceito de sofisticação ganhou força com lançamentos especiais e edições limitadas do CORNETTO, versões em copos (uma espécie de sundae), uma versão cremosa, novos sabores, nova fórmula e nova identidade visual.
  

Em 2006 a marca promoveu no Brasil a mudança de todas as embalagens e receitas de seus sorvetes, que passaram a conter recheio no cone inteiro com a tradicional pontinha de chocolate no final. Nos últimos anos, CORNETTO tem recorrido ao co-branding (associação com outras marcas) para criar e lançar novos sorvetes com sabores de chocolates e guloseimas populares como Sonho de Valsa, Milka, Snickers, M&M’s e Oreo, tudo embalado na tradicional casquinha da marca. Além disso, a marca lançou em 2017 o CORNETTO VEGGY, sorvete de soja coberto com nozes e chocolate, e cone (sem glúten) de chocolate amargo. Além disso, em 2020, a marca ousou no mercado asiático ao lançar o CORNETTO BLACK HOJICHA, sorvete de Hojicha (chá verde torrado) servido em um cone de wafer preto crocante e coberto com confeitos de chocolate preto.


No mundo inteiro CORNETTO é comercializado em diversos sabores, dependendo do país: morango, chocolate com menta, framboesa, nozes, chocolate com limão (Portugal) e até de kiwi na Espanha. Atualmente a linha CORNETTO no Brasil conta com alguns sabores sazonais, além é claro, da clássica versão Crocante (sorvete de creme com uma calda de chocolate mesclada por todo o recheio e pedaços de castanha de caju) e Chocomix (sorvete de creme com recheio de doce de leite, a tradicional pontinha de chocolate e uma deliciosa tampa de puro chocolate com pedaços de castanha de caju).


A linha do tempo 
1976 
Lançamento do CORNETTO na versão de morango, que se tornou um enorme sucesso no Reino Unido. 
2000 
Lançamento do CORNETTO em versão de copinho, que ficaria conhecida como CORNETTO LOVELICIOUS, disponível em duas versões, chocolate com chocolate e baunilha com chocolate. 
2002 
A marca inova no segmento de sorvetes em máquina com o lançamento do CORNETTO EXPRESS. A máquina, desenvolvida especialmente pela empresa, permitia ao consumidor montar seu CORNETTO na hora, em shopping centers e redes de lanchonetes. Eram quatro opções de sabores, colocados na casquinha crocante com a tradicional pontinha de chocolate no final. Essa versão do sorvete, conhecida em outros países como CORNETTO SOFT, nada mais é que o tradicional sorvete na versão cremosa. 
2004 
Lançamento do CORNETTO APHRODIZIAC, uma edição limitada com três sabores, cada um representando uma etapa da paquera (sedução, conquista e sucesso). Os sorvetes mesclavam ingredientes como menta com calda de licor; champanhe e cereja; e chocolate, canela e trufa. 
Lançamento do CORNETTO ROYAL, 40% mais sorvete do que a versão tradicional. Além disso, combinava sorvete de morango e creme, com muita calda de morango e pedaços de crocante. 
Lançamento da linha CORNETTO LOVE POTIONS, composta por sabores exóticos como tiramisu e canela, além de cappuccino e Irish Cream. 
2005 
Lançamento na Inglaterra do CORNETTO MINT (menta com chocolate). 
2006 
Lançamento do CORNETTO em barra, estreando um formato diferente do tradicional cone (casquinha). 
Lançamento na Inglaterra do CORNETTO CARAMEL
2007 
Lançamento do CORNETTO CHOCO DISC, que trazia um formato diferenciado: substituía a tradicional calda de chocolate, colocada no topo do sorvete, por uma “tampa” de chocolate ao leite, conceito inédito no segmento de cones no Brasil. E no meio do sorvete de creme, um delicioso recheio de doce de leite e para finalizar, a famosa pontinha de chocolate. 
Lançamento do CORNETTO CHOCOCO (coco com pedaços da fruta para o verão) e CORNETTO AÇAÍ POWER (feito com açaí). 
2008 
Lançamento do CORNETTO SONHO DE VALSA, uma combinação de dois campeões de preferência em um único produto: Sonho de Valsa é o bombom mais vendido e CORNETTO é líder de vendas no segmento cone. O novo produto combinava sorvete de creme de amendoim e castanha de caju com recheio sabor de chocolate, cobertura de chocolate com amendoim e castanha de caju em copo de biscoito com cobertura de chocolate. 
Lançamento na Inglaterra do CORNETTO MINIS. O novo produto era comercializado em uma embalagem que continha 6 mini CORNETTO da versão clássica e 6 de chocolate. 
2009 
Lançamento na Inglaterra do CORNETTO LOVE CHOCOLATE, a mais perfeita combinação de sorvete de chocolate e chocolate branco, em uma casquinha com cobertura tripla de chocolate. 
2010 
Lançamento da linha CORNETTO ENIGMA, cujos sorvetes combinavam sabores deliciosos com uma calda cremosa no centro, como morango e baunilha, morango e chocolate, baunilha e chocolate e até chocolate com cookie. A linha ganharia ainda um novo e exótico sabor: Salted Caramel and Popcorn (sorvete com sabor de pipoca e recheio de caramelo salgado, coberto com chocolate branco e preto). 
Lançamento no mercado brasileiro do CORNETTO CONFESSION, um sorvete de chocolate com caramelo. 
2012 
Lançamento da edição limitada CORNETTO DEVILS & ANGELS, sorvete com sabor de amêndoas e chocolate, e cobertura em forma de pequenos corações vermelhos. 
2016 
Lançamento no Brasil do CORNETTO sabor biscoito, um sorvete de creme com pedacinhos de biscoito, casquinha crocante sabor chocolate e a tradicional pontinha de chocolate. 
2018 
Lançamento do UNICORNETTO, sorvete azul sabor morango, calda rosa sabor chantilly e confeitos coloridos de chocolate branco. Tudo isso na tradicional casquinha, dessa vez na versão cor rosa, com a deliciosa pontinha com recheio de chocolate. 
Lançamento no Brasil do CORNETTO SNICKERS, casquinha de biscoito sabor chocolate e sorvete sabor amendoim caramelizado. Para complementar, recheio de caramelo cremoso e cobertura crocante de chocolate com amendoim granulado. 
Lançamento do CORNETTO OREO, sorvete de creme com pedacinhos do tradicional biscoito, coberto com um disco de chocolate e mais pedacinhos do biscoito, e casquinha de chocolate. 
2019 
Lançamento no Brasil do CORNETTO M&M’S, sorvete de baunilha com cobertura de chocolate e confeitos M&M’s
2020 
Lançamento do CORNETTO MERMAID, com casquinha rosa recheada com sorvetes de framboesa e chá verde, cobertura sabor chocolate, calda de framboesa e pedaços de biscoito e cereais cobertos de chocolate branco. 
Lançamento na Tailândia das edições limitadas CORNETTO RASPBERRY YOGURT (sorvete de framboesa e iogurte coberto com calda de framboesa) e CORNETTO HOKKAIDO MILK RAINBOW (sorvete de leite Hokkaido coberto com confeitos de chocolate rosa e pedaços crocantes de cereais revestidos de chocolate multicolorido).
  

Campanhas que fizeram sucesso 
No início da década de 1980 foi lançada a campanha publicitária “O Sole Mio”, que marcaria uma geração inteira de adoradores de sorvete no Brasil. A história de um simpático personagem, que na romântica Veneza, roubava sorvete de uma bela moça estampou a marca CORNETTO na memória de milhões de brasileiros. O jingle cantado em um pseudo italiano (totalmente compreensível e que buscava fixar na mente do consumidor a origem do nome do produto) - “Dá-me um Cornetto, molto crocante, é pio cremoso, é da Gelato. Cornetto, sei própria Itália, io vollo tanto, Cornetto mio”, era uma adaptação da campanha europeia criada pela agência McCann-Erickson da Inglaterra. O sucesso do comercial foi tamanho que a Gelato (então proprietária da marca no Brasil) teve que retirar o comercial do ar após quinze dias de veiculação no verão porque o estoque do produto esgotou - e assim ocorreu também nos dois verões seguintes. Vários outros comerciais foram produzidos até 1986, muitos ambientados na Itália e utilizando a paródia que acabou virando o jingle do produto. Assista ao clássico comercial abaixo.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por várias modificações ao longo dos anos. Em 1985 a marca apresentou uma nova tipografia de letra e adotou a cor amarela. Pouco depois, em 1988, o logotipo passou a utilizar a cor vermelha com uma nova tipografia de letra. No ano de 1997 apresentou novidades: a cor marrom e uma tipografia de letra modernizada, mas inspirada na anterior.
  

Em 2001 o logotipo foi apenas modernizado, com discreta atualização na tipografia de letra. Porém, em 2005, CORNETTO modificou sua identidade visual para alinhar sua imagem global, e com isso apresentou uma nova e moderna tipografia de letra e adotou o tradicional “coração”, símbolo da divisão de gelados da Unilever em todos os países onde estava presente. Dois anos mais tarde ocorreu uma pequena modificação que alterou o formato da letra C, que passou a ganhar mais destaque.


Em 2013 a marca apresentou seu novo logotipo com modificações mais radicais: tipografia de letra moderna e ousada, além de um coração estilizado formado pelas linhas superiores da letra C. O novo logotipo brincava de forma divertida imitando o formato de um cone (casquinha). A atual identidade visual da marca foi apresentada em 2018 com uma tipografia de letra completamente atualizada e diferente (mas que manteve a fluidez do logotipo) e a adoção de um azul-claro (cor que já era utilizada em algumas embalagens e como fundo para o logotipo anterior).
  

O visual das embalagens da marca também evoluiu ao longo dos anos. Primeiro passou por uma reformulação em 2013, onde o logotipo da marca começou a ser aplicado na versão vertical, seguindo as linhas do cone, e adotou uma coloração azul mais forte e impactante. Depois, em 2018, a embalagem da versão clássica (no caso da imagem abaixo) ganhou um visual mais limpo e moderno, além de apresentar um tom de azul mais claro e vibrante.
  

Os slogans 
Show Your Love with Cornetto. (2016) 
Show your love, share a Cornetto! (2015) 
Enjoy the ride, love the ending. (2013) 
True Love exists. (2009) 
No boring bits. (2008, Oceania) 
Just have a Cornetto instead. (2008, Filipinas) 
Cornetto, great pleasure at every bite. (Reino Unido) 
Cada pedaço, uma emoção. (Brasil) 
Emoção a cada mordida. (2007, Brasil) 
O pedaço mais gostoso da vida. (2001, Brasil) 
Começa bem, acaba melhor. (Portugal) 
Amor de verdade. (Portugal) 
Cornetto, um novo prazer a cada dentada. (Portugal)
  

Dados corporativos 
● Origem: Itália 
● Lançamento: 1959 
● Criador: Gelateria Spica 
● Sede mundial: Londres, Inglaterra e Roterdã, Holanda 
● Proprietário da marca: Unilever N.V. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Alan Jope 
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 40 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Sorvetes 
● Principais produtos: Sorvetes em casquinha 
● Concorrentes diretos: Drumstick, Nestlé Extrême e Twinkies 
● Ícones: A campanha “O Sole Mio” 
● Slogan: Show your love, share a Cornetto! 

A marca no mundo 
A tradicional linha de sorvetes em cone (casquinha) com a marca CORNETTO é comercializada pela divisão de gelados da Unilever (conhecida como Heartbrand) em mais de 40 países ao redor do mundo, incluindo Itália, França, Brasil, Holanda, Reino Unido, Grécia, Portugal, Suíça, Espanha, Alemanha, Bélgica, entre outros. CORNETTO, terceira marca de sorvete mais popular do mundo e com faturamento anual estimado superior a US$ 1 bilhão, é líder absoluto no segmento de sorvetes cones em vários mercados como o brasileiro, irlandês, inglês e australiano. Atualmente existe uma grande variedade de sabores de CORNETTO, que varia de acordo com o mercado onde a marca está presente.

Você sabia? 
CORNETTO detém mais de 70% do mercado no segmento de cones no Brasil, sendo líder em sua categoria em vários outros países como a Inglaterra e a Itália. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Embalagem Marca e Época Negócios), jornais (Meio Mensagem, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 26/9/2020

5 comentários:

Leãorevel disse...

Parabéns pelo blog. Virei fã.

abs

Patricia Velez disse...

MUITO bom esse blog!!! PARABENS.. bjo

fordhp disse...

Excelente Post! Cheguei aqui via Google procurando sobre a história da gelato. Fikadika para um próximo Post! Abs

Unknown disse...

Olá, fabrico miniaturas de carrinho de sorvete(Kibon e Yopa), você tem alguma foto de carrinho ou freezer Gelato?!

Obrigada,
Cecília

Josiane Avelina disse...

Este é único blog que faço questão de acompanhar e indicar! Parabéns pelo seu trabalho! Excelente!!