6.10.09

ANDORINHA


O azeite português ANDORINHA traz entre seus ingredientes mais de 90 anos de tradição, experiência e credibilidade. Características que se refletem diretamente na produção do mais nobre e delicioso azeite, que por sua qualidade, versatilidade e design atrativo da embalagem, é hoje um dos azeites de raízes portuguesas com presença mais forte entre os consumidores brasileiros e suas deliciosas receitas. 

A história 
A tradicional marca portuguesa ANDORINHA foi lançada no mercado em 1927 pela família Simão em Alferrarede, um vilarejo pertencente à cidade de Abrantes, em Portugal. A primeira embalagem do azeite, criado para suprir mercados internacionais com forte presença de imigrantes portugueses, era uma famosa latinha vermelha, que praticamente permaneceu inalterada até poucos anos atrás. Somente na década de 1980 a linha de produtos da marca foi ampliada com o lançamento das azeitonas em conserva, oferecidas na versão verde e preta natural. Porém, a maior novidade foi o lançamento do azeite ANDORINHA embalado em garrafa de vidro. Na década seguinte ANDORINHA lançou no mercado uma nova versão da garrafa de vidro, com rótulo totalmente redesenhado. Nesta época, a marca mais uma vez ampliou sua linha de produtos com a introdução das conservas de peixes: sardinha portuguesa em óleo vegetal, sardinha portuguesa em azeite, sardinha portuguesa em tomate e atum em azeite.
  

Em 2004, depois de quase 70 anos no mercado, as embalagens de seus produtos foram modificadas, ganhando versões mais modernas. Neste mesmo ano, a marca foi adquirida pelo grupo Sovena, presente em mais de 70 países ao redor do mundo nos quais se dedica à produção e comercialização de azeites e óleos vegetais. Em 2006, a empresa introduziu no mercado o azeite ANDORINHA VINTAGE (feito com azeitonas colhidas à mão), lançado em edição limitada de apenas 49.900 garrafas, que conquistou rapidamente a reputação de melhor azeite produzido pela marca em toda sua história.
   

Pouco depois, em 2008, os produtos da marca ganharam nova roupagem e visual, incluindo um novo design para suas garrafas. Entre as mudanças, além das latas que passaram a contar com bicos dosadores com cores diferentes de acordo com o tipo de azeite (oliva e extra virgem), ramos de oliveiras começaram a enfeitar e dar leveza a marca. O ano de 2008 foi marcado por uma grande novidade com o lançamento exclusivo para o mercado brasileiro do ANDORINHA CITRUS, um azeite que combina a melhor seleção de azeitonas portuguesas com o limão genuinamente brasileiro, sendo ideal para temperar saladas e dar um toque especial em vários pratos, como por exemplo, um peixe grelhado ou consumido diretamente no pão.
   

Já em 2009, a marca preparou outra grande novidade que agradou em cheio a seus consumidores: o exclusivo bico dosador “Vai-e-Vem” para suas garrafas de vidro, que também ganharam um visual mais sofisticado. Para o lançamento desta novidade foram realizados dois anos de estudos em parceria com uma das maiores empresas de engenharia de plásticos injetados de alta qualidade e investidos €2 milhões. Inspirado nas clássicas embalagens que existia em Portugal, denominadas “almotolias”, o dosador é constituído por cinco peças independentes, um mecanismo único patenteado mundialmente, que impede que o azeite suje o exterior da garrafa e possui um sistema retrátil que se recolhe automaticamente assim que a tampa é fechada, deixando o recipiente sempre lacrado, preservando o sabor e qualidade do produto.
  

A novidade trazia ainda um sistema que permitia a entrada de ar, proporcionando total controle da quantidade desejada a ser usada, evitando assim o desperdício. Entre as principais especificações do bico dosador, que deram ao produto o prestigiado prêmio World Star Design Packaging, estão a prevenção de oxidação, impedimento do produto em sujar o exterior da garrafa, a forma angular que torna o fio de azeite mais fino e preciso, sistema retrátil que esconde o dosador ao fechar a garrafa e a já comentada entrada de ar no interior do invólucro. O azeite ANDORINHA foi o único representante a receber, pelo segundo ano consecutivo, o Monde Selection 2009, concurso realizado pelo International Institute for Quality Selections. A marca destacou-se com nota máxima em sabor, cheiro e odor - critérios de seleção avaliados pelo júri profissional, formado por profissionais nas áreas de gastronomia, jornalismo gastronômico e culinária francesa.
   

Finalmente, em 2010, depois de 83 anos fazendo sucesso em mercados internacionais, o azeite ANDORINHA foi lançado em Portugal. Uma curiosidade: inicialmente no mercado português a marca decidiu utilizar o logotipo antigo, com a andorinha virada para a esquerda, passando a mensagem de “regressar para casa”. Esse ano também foi marcado pelo lançamento do ANDORINHA SELEÇÃO, com sabor mais frutado, intenso e com qualidade superior ao extra virgem comum.
   

Nos anos seguintes a marca manteve seu DNA de inovação ao lançar no mercado produtos como o azeite orgânico (2011), proveniente de olivais cultivados de acordo com a regulamentação europeia e que seguem preceitos importantes no que diz respeito às normas para esta modalidade de plantio, eliminando praticamente a utilização de produtos químicos. Além disso, em 2012, as garrafas se tornaram mais escuras, visando maior preservação do azeite. Depois, em 2013, a marca lançou o azeite em forma de spray, capaz de reduzir desperdícios e cujo bico da embalagem permitia ainda o uso em fio de azeite e em gotas. A inovação do spray permitia ao consumidor facilidade na hora de temperar saladas, untar e dourar ingredientes de rápido preparo em frigideiras, sendo também uma ótima opção para a finalização de pratos mais sofisticados.
  

Para o mercado brasileiro a marca preparou novidades para o ano de 2014: AZEITONAS ANDORINHA, na versão com caroço, sem caroço e com orégano e tomilho. Em 2016, a marca utilizou a estratégia de convidar três grandes nomes da gastronomia (Rita Lobo, Rodrigo Oliveira e Vitor Sobral) para co-criarem uma linha de azeites com características marcantes criados por cada um dos chefs. Assim surgiu o ANDORINHA CRIAÇÕES, uma linha composta por três azeites. Ainda em 2016, a marca aprimorou seu inovador bico dosador, tornando-o ainda mais eficiente contra o desperdício, e lançou em edição limitada o ANDORINHA PRIMEIRA COLHEITA, elaborado a partir das azeitonas mais jovens e frescas, cuidadosamente colhidas no início da safra.
   

Devido ao enorme sucesso da linha Criações dois anos antes, em 2018 a marca resolveu lançar ANDORINHA CRIAÇÕES DO BRASIL, azeites portugueses com um toque de três grandes chefs brasileiros (Bel Coelho, Bela Gil e Thiago Castanho), que foram buscar inspiração no olival da empresa em Portugal e criaram azeites que simbolizam os estilos de suas cozinhas e que dão um toque especial para todas as receitas brasileiras. Sempre com seu viés inovador, em 2019 foi a primeira grande marca internacional a se juntar a um produtor brasileiro para desenvolver um novo azeite Premium 100% produzido no Brasil (com matéria-prima diretamente do Rio Grande do Sul). Esse ano de 2019 também foi marcado pela conquista da liderança inédita na categoria no mercado brasileiro. Pouco depois, em 2021, a marca passou a vender o Azeite Extra Virgem minidose 12 mililitros em garrafinhas PET para o público geral (o produto já existia, mas era voltado apenas para o segmento de food service).
  

Mais recentemente, em 2022, inspirada em um dos momentos mais gostosos e desafiadores da infância - a introdução alimentar, a marca lançou com pioneirismo no mercado brasileiro o Azeite Andorinha Extra Virgem Orgânico Descobrindo o Azeite - um azeite pensado para aqueles que estão se aventurando em suas primeiras refeições, como crianças a partir de 6 meses de vida, ou pessoas que estão introduzindo o produto em sua alimentação. Feito com azeitonas cuidadosamente cultivadas de forma orgânica, a novidade conta com um sabor suave, adequado para o paladar infantil, e acidez máxima de 0,3%. O novo azeite, cujo rótulo traz a charmosa mascote Dorinha, é fonte de vitamina E, importante por sua ação antioxidante e anti-inflamatória e fonte de ácidos graxos e gorduras essenciais para o desenvolvimento cognitivo das crianças, além de ajudar na absorção das principais vitaminas.
  

Azeite social 
No final de 2021, a marca portuguesa anunciou projetos apoiados por um produto ao lançar seu primeiro azeite exclusivo para o mercado brasileiro de caráter social. Era o surgimento do Andorinha Extra Virgem Projeto Revoa, linha de azeite que destina 100% de suas vendas para programas de aceleração de negócios sociais que visam criar soluções para as questões de alimentação no nordeste do Brasil, região que apesar de possuir um grande número de agricultores familiares, é onde existe o maior déficit de acesso a insumos, ferramentas, maquinários e conhecimento. Por isso, este projeto foi criado para apoiar negócios e empreendedores inovadores com soluções que impactam a vida da população através da alimentação.
  

A comunicação 
A comunicação da marca reflete a preocupação com a qualidade de seus azeites. Durante mais de 90 anos a ANDORINHA conseguiu traduzir toda sua experiência e tradição em azeites nobres e deliciosos. Só assim é possível manter o sabor que o consumidor gosta e a qualidade que ele conhece. A qualidade sempre foi e será a principal preocupação da marca, desde a colheita das azeitonas até a escolha e concepção das embalagens. As azeitonas utilizadas são selecionadas à mão e apenas aquelas que estão em perfeitas condições são utilizadas na fabricação do azeite. Para que a qualidade do azeite não seja afetada, as azeitonas são lavadas e prensadas em até 24 horas após a colheita, para não correr o risco de perder as características de sabor aroma dos frutos.
   

Com tantos cuidados, é claro que ANDORINHA tem um sabor especial. E foi justamente isso que a primeira grande campanha publicitária criada no Brasil resolveu comunicar aos fiéis consumidores do azeite português mostrando peças que falavam do carinho da marca com suas plantações e do rigoroso controle de qualidade. De forma lúdica, os comerciais ilustravam o cuidado com os olivais. “Tem gente que acha que nós exageramos!”, afirma o locutor enquanto o filme mostra uma bela caixinha de música embaixo de cada árvore. “Gente, como é que nossas azeitoninhas vão pegar no sono?”. Em outro comercial, a câmera acompanha a queda de uma das azeitonas até uma almofada aconchegante que está colocada no pé da árvore. “Onde você acha que nossas azeitoninhas iriam cair?”, defende o locutor.
  

Em outra campanha, para anunciar o novo bico dosador de seus azeites, três anúncios diferentes apresentavam frases bem-humoradas como “Se pingar algo a mais, é alguém que está babando”, “Faz o que suas amigas só prometem: sabe ficar de bico fechado” e “Agora você não vai mais chorar pelo azeite derramado”. Junto à imagem da garrafa de azeite e do novo dosador, as peças traziam o slogan da marca: “Andorinha. O Azeite deliciosamente suave”.
  

A charmosa mascote 
O ditado popular prega que uma andorinha só, não faz verão, mas a marca portuguesa vem mostrando há mais de nove décadas a força deste singelo passarinho migratório. Por isso, em março de 2011 no Brasil, tendo como objetivo criar um relacionamento mais próximo e afetivo com seus consumidores, a marca resolveu adotar uma charmosa personagem como mascote: DORINHA, uma graciosa andorinha azul e branca. Inspirada na ave que estampa o logotipo da marca, a simpática personagem estreou participando de um bem-sucedido merchandising no programa da Rede Globo “Mais Você”, onde foi apresentada como namorada do Louro José. A personagem já estreou diante do público com o Blog da Dorinha, que continha informações sobre o seu dia a dia no Brasil e seu romance, além de curiosidades sobre alimentação e do azeite ANDORINHA, receitas e atualidades de interesse da Dorinha.
   

A personagem passou então a ser a porta-voz da marca, principalmente nos ambientes digitais (onde reforça o posicionamento inovador da marca), ações de marketing e campanhas publicitárias. Logo depois, em 2012, Dorinha lançou um desafio ao seu público. Incorporando o conceito de inovação da marca, ela convocava seus amigos, por meio de postagens carinhosas no Facebook (conheça essa outra história aqui), a enviarem receitas tipicamente brasileiras para que pudesse escrever um livro de pratos típicos do Brasil. Em 2016, a carismática ave voltou ao estrelato com a campanha “Toque Suave da Dorinha”, onde ela mostrava dicas para usar o azeite ANDORINHA em diferentes pratos.
   

Em 2021, o lançamento da campanha “SAC: Serviço Andorinha de Confiança”, protagonizada pela atriz Paolla Oliveira, também contou com a participação da Dorinha, que aparecia nos finais dos comerciais em cima de uma tradicional caixa dos correios. A campanha conseguia de forma leve, divertida e educativa mostrar os diferenciais do azeite ANDORINHA ao consumidor, como olival próprio, produção sustentável e embalagens práticas. Além disso, a mascote Dorinha ficou online nas redes sociais da marca, respondendo diversas perguntas do público durante toda a campanha.
  

A evolução visual 
No decorrer dos anos a identidade visual da marca passou por algumas alterações. Em 1990, o tradicional logotipo da marca sofreu uma total remodelação: ganhou novas cores e a famosa andorinha passou a voar para o lado direito. No início de 2015 a marca apresentou sua nova identidade visual. Apesar de manter os elementos clássicos, o novo logotipo ganhou ares mais modernos e limpos, uma nova topografia de letra e mais destaque para a ave símbolo da marca, que estava de visual modernizado.
     

Os slogans 
Andorinha. Porque azeite não é tudo igual. (2017) 
Um toque suave no seu dia. (2016) 
Andorinha, suave para ir bem com tudo. (2014) 
Azeite Andorinha, mais sabor e suavidade para sua mesa. 
Andorinha. O Azeite deliciosamente suave.
  

Dados corporativos 
● Origem: Portugal 
● Lançamento: 1927 
● Criador: Família Simão 
● Sede mundial: Algés, Portugal 
● Proprietário da marca: Sovena S.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Jorge de Melo 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 15 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Azeites de oliva e azeitonas em conserva 
● Concorrentes diretos: Gallo, Borges, Carbonell, Oliveira da Serra, Colavita, Bertolli, Herdade do Esporão, Filippo Berio, O-live e Cocinero 
● Mascote: Dorinha 
● Ícones: O bico dosador “Vai-e-Vem” 
● Slogan: Andorinha. Porque azeite não é tudo igual. 

A marca no mundo 
O azeite ANDORINHA, que incrivelmente não era comercializado no mercado português até poucos anos atrás, é exportado para mais de 15 países ao redor do mundo, entre os quais Estados Unidos, Canadá, África do Sul, Angola, Macau, Timor Leste, Moçambique, Polônia, Suécia e Alemanha, vendendo aproximadamente 6 milhões de litros de azeite todos os anos. No Brasil, segundo maior mercado mundial da marca, atrás somente dos Estados Unidos (ambos respondem por aproximadamente 85% das vendas), o azeite ANDORINHA é importado e está disponível em formatos perfeitamente adaptados às necessidades do consumidor brasileiro, como é o caso das tradicionais latas (250 ml e 500 ml), além das embalagens de vidro nas versões Azeite de Oliva, Extra Virgem e Orgânico, entre outras edições especiais. A marca também oferece a versão Spray. 

Você sabia? 
A marca ANDORINHA possui seus próprios olivais (são mais de 15 milhões de oliveiras plantadas), o que permite controlar de perto todas as etapas de produção do azeite. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Época Negócios, Veja, Embalagem Marca e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 18/12/2022 

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4 comentários:

Anônimo disse...

Curioso este fato de ser pouco conhecida em Portugal, mas não é único. Lá há vários produtos mais
famosos no exterior, como como os calçados de luxo-95% exportados-e os sabonetes da Claus-PORTO (tbm de luxo) e suas embalagens 'art-noveau' belíssimas.Vale à pena conferir a Claus-Porto.Pra quem gosta de marcas,os portugas têm as imperdíveis e classudas porcelanas
centenárias da 'Vista ALEGRE' e da ALCOBAÇA-spal.Vale visitar os sítios.
saudçs., Dani L.

Anônimo disse...

è do grupo sovena. é da mesma marca do q a oliveira da serra. só q no brasil apostaram em andorinha

Unknown disse...

Eu passei a usar, exclusivamente,o Azeite Andorinha desde que a Proteste testou os vários azeites comercializados no Brasil e apenas três marcas foram aprovadas:o Andorinha,o Qual Itália e uma marca excelente e escassa do Sul do Brasil.

Comunicação e Visual é tudo! disse...

Só queria saber quem imprimiu esse rótulo.