7.9.09

MONIN


Os produtos da francesa MONIN, especialmente xaropes de frutas, são criados para profissionais que almejam a perfeição e sabores fiéis e verdadeiros para criar ou aprimorar receitas e coquetéis. Dificilmente um drinque é preparado sem a utilização dos saborosos e aromáticos xaropes da tradicional marca francesa. Por isso, a paixão do MONIN pela inovação traz sabores incríveis para milhões de cozinhas, cafés, restaurantes e bares em todo o mundo. 

A história 
A ideia para a criação da empresa veio quando o francês Georges Monin percebeu que os drinques que gostava de preparar para seus familiares não tinham um aroma tão marcante. Em uma noite, após beber um pouco do Cordial (produto semelhante ao xarope), George decidiu que aquele drinque não estava à altura da refeição deliciosa e cheia de aromas cativantes que havia servido. Ele queria uma solução para tornar os drinques mais significativos até pelo olfato. E descobriu que o sabor impactante estava realmente ausente de muitas das bebidas que ele degustava. Imaginou então que, se conseguisse encontrar alguns frutos interessantes, poderia aplicar seu conhecimento culinário para extrair esse sabor e, de alguma forma, colocá-lo nas bebidas, como destilados, cafés e até mesmo na água. Após testar inúmeras receitas, ele finalmente criou um xarope com sabor e aroma que atendesse aos seus padrões exigentes, e descobriu como concentrar os sabores e engarrafá-los. Foi então que, em 1912, Georges, com apenas de 19 anos, decidiu se tornar um fabricante de licores artesanais e xaropes aromatizantes, na histórica cidade de Bourges, antiga capital francesa, fundando a MONIN GOURMET FLAVORINGS. Seus produtos eram bebidas resultantes da combinação perfeita de açúcar puro de cana com extratos naturais de frutas, nozes e flores, que ele entregava localmente em uma carroça.
   

Desde o início, ele dedicou e ofereceu seus produtos aos profissionais de bares, restaurantes e culinaristas que apreciavam sua determinação pela qualidade, o que distinguiu a MONIN das outras marcas existentes no mercado. Seu slogan “Paixão pela Qualidade” (em francês, “La Passion de la Qualité”) tornou-se o lema da empresa. Nos anos seguintes os produtos se tornaram populares, sendo presença constante na coquetelaria por sua fácil utilização, acrescentando mais aroma e sabor aos drinques alcoólicos ou não alcoólicos; e na culinária, onde eram utilizados pela magia do verdadeiro sabor e aroma que podiam encantar o mais exigente dos paladares. A família Monin viajava pelo mundo à procura dos melhores ingredientes naturais, ao lado de fornecedores que compartilhavam a paixão por sabor e qualidade.
   

Por volta dos anos de 1930, a MONIN se transformou em uma das marcas líderes de xaropes de frutas do mercado francês. E foi nessa época que a empresa começou a exportar seus produtos para países como Marrocos, Malta, Tunísia, além das Ilhas Caribenhas e leste da África, de onde eram trazidas as frutas tropicais para a produção de seus xaropes. Em 1938, além de surgir o ícone do Troubadour (em tradução “o trovador”, que na Idade Média era aquele que compunha e, por vezes, cantava composições poéticas) que começou a aparecer nos cartazes publicitários da marca, a MONIN atingia vendas de 1 milhão de garrafas.
   

Em 1945, Paul Monin, filho do fundador da empresa, assumiu os negócios e iniciou uma grande expansão com distribuição nacional no território francês e aumento significativo das exportações para diversos novos mercados. Além disso, foi ele o responsável por concentrar a empresa somente na produção de xaropes, descontinuando assim a linha de licores. Nas décadas seguintes a MONIN lançou inúmeros novos sabores e combinações, criando também linhas específicas para determinadas aplicações.
   

A década de 1990 foi um período de afirmação da marca no cenário mundial. Começou em 1993 com a inauguração da filial americana, e três anos depois, seguiu com as instalações da fábrica na ensolarada cidade de Clearwater no estado da Flórida. É nesta fábrica que são produzidos os xaropes que abastecem todo o hemisfério ocidental. A matéria-prima vem da França, onde é extraída naturalmente. Ela é então misturada e engarrafada nos Estados Unidos, a fim de alcançar a mesma qualidade obtida na França por três gerações. Este período também foi marcado pela conquista definitiva da qualidade e excelência de seus produtos. Isto porque, ainda em 1993, a MONIN foi indicada membro patrocinador da prestigiada International Bartenders Association (IBA), sendo a única marca de xaropes que aparece lado a lado das marcas de bebidas internacionalmente famosas. No ano seguinte, recebeu o Grande Prêmio de Excelência Europeia pela perfeição e qualidade de sua produção.
  

Ao longo dos próximos anos a MONIN participou de várias competições internacionais de coquetelaria, recebendo vários prêmios e reafirmando sua reputação em obter excelência, ganhando três campeonatos mundiais, onde as três receitas premiadas continham produtos da marca francesa. Em 2003, a MONIN chegou oficialmente ao Brasil, através de um importador independente, oferecendo aos profissionais brasileiros a possibilidade de estarem conhecendo e trabalhando com o que há de melhor no mundo em sabor e aroma de qualidade. Pouco depois, em 2005, a empresa inaugurou na França o Experience Studio, uma mistura de café e centro moderno de desenvolvimento e novas aplicações onde drinques e sabores são criados e testados. Atualmente existem mais de 100 Experience Studio localizados em diversos países, atendendo a todas as necessidades dos mercados locais em termos de sabores e aplicações.
  

Além de construir uma nova unidade fabril na China em 2017, nos últimos anos a empresa ampliou seu portfólio com produtos inovadores, como por exemplo, Monin Zero Calorie Natural Flavoring, linha de xaropes que não contém açúcar, calorias e ingredientes artificiais; Monin HomeCrafted Cocktail Mixers, uma linha de xaropes com misturas perfeitas de ingredientes de qualidade necessários para preparar coquetéis únicos (como Margarita, Cosmopolitan ou Mai Tai), de forma rápida e fácil, bastando para isso acrescentar apenas a bebida alcoólica; e Monin Energy Boost, uma linha de xaropes que podem adicionar de forma conveniente e rápida miligramas de cafeína natural em qualquer bebida (quente ou fria, água, coquetéis e mais), sem alterar o sabor da bebida original.
  

Os xaropes MONIN não somente são saborosos, mas como também versáteis, podendo ser utilizados desde drinques sofisticados, a uma simples soda, um café espresso ou chá aromatizado, um smoothie e até na culinária. Bartenders, baristas e chefs gourmet, estão sempre à procura de diversidade e qualidade, mas acima de tudo querem qualquer coisa única que dê sabor as suas receitas. A ampla gama de xaropes MONIN ajuda-os a expandir a sua imaginação e a estimular o seu potencial criativo, em qualquer aplicação que inventem.
  

A diversidade de sabores 
Hoje em dia, MONIN é o maior e mais conhecido produtor de sabores de alta qualidade para aplicações na gastronomia, na coquetelaria e na cafeteria. O que diferencia MONIN dos demais é seu rico sabor natural. Os xaropes são altamente concentrados e produzidos a partir de extratos naturais, vindos de frutas, flores, especiarias e plantas, e possuem apenas açúcar como conservante natural. Com um portfólio de mais de 230 sabores, a marca francesa proporciona os elementos à criatividade e ótimos sabores aos profissionais de primeira linha. Os sabores mais vendidos pela MONIN são: Maçã Verde, Flor de Sabugueiro, Grenadine, Limão Siciliano, Gengibre e Tangerina.
  

Seus diversos sabores estão divididos em categorias como Frutas (abóbora, açaí, abacaxi, amora, apricot, banana, blueberry, cassis, cereja, coco, framboesa, goiaba, kiwi, laranja, lichia, limão, limão siciliano, lima, maçã, maçã verde, manga, maracujá, melancia, melão, morango, pêra, pêssego, pitaya, romã, tangerina, toranja, uva, entre outros), Nozes e Especiarias (anis, amareto, amêndoas, avelã, baunilha, canela, hibisco, jasmim, macadâmia, baunilha, mel, manteiga de amendoim, menta, curaçao, caramelo, chocolate, gengibre, pistache, rosas, violeta, entre outros), Concentrados de Chá (chá verde, Lemon Tea, Mango Tea, Peach Tea, entre outros), além das caldas de caramelo, chocolate branco e chocolate escuro. A MONIN possui ainda a linha de xaropes de frutas sem açúcar, adoçados com adoçantes orgânicos, além das linhas Gourmet Sauces (especialmente desenvolvida para cafeterias) e a Fruit Purées (xaropes mais concentrados e com 50% mais frutas desenvolvidos especialmente para uma ampla gama de preparação como drinques, smoothies, limonadas, chás gelados, sodas italianas e culinária).
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca francesa passou por algumas remodelações ao longo dos anos, adquirindo uma imagem mais limpa e moderna. O logotipo atual da marca foi adotado em 2016.
  

Os slogans 
Créatif Par Nature. (2016) 
Ultimate Taste. Ultimate Creativity. 
Goûts d’exception, Créations d’exception. 
La Passion de la Qualité. (1912) 
Paixão pela qualidade. (Brasil)
   

Dados corporativos 
● Origem: França 
● Fundação: 1912 
● Fundador: Georges Monin 
● Sede mundial: Bourges, França 
● Proprietário da marca: Monin Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Bill Lombardo 
● Presidente: Olivier Monin 
● Faturamento: US$ 150 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 150 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 600 
● Segmento: Aromatizantes 
● Principais produtos: Xaropes e caldas 
● Concorrentes diretos: Teisseire, Fabbri, Amoretti, Torani, Védrenne, Kaly e DaVinci Gourmet 
● Slogan: Créatif Par Nature. 
● Website: www.monin.com.br 

A marca no mundo 
A MONIN, referência global em soluções aromáticas para profissionais, comercializa sua linha de produtos (entre xaropes aromatizados, xaropes sem açúcar, xaropes zero calorias, sabores concentrados, purês de fruta, caldas e boosts de bebidas) em mais de 150 países ao redor do mundo e está presente em mais de 7 milhões de drinques por dia. Com 75% de seu faturamento vindo do exterior, a empresa possui atualmente 5 fábricas localizadas na França, Estados Unidos, China e Malásia. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 25/6/2022 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

3 comentários:

Anônimo disse...

Adorei conhecer a história.

Estefania disse...

Vivo em Angola e quero muito esse produto.

Anônimo disse...

conheci e gostei muito, indico para as pessoas que ainda não conhecem uma delicia, se tornou minha bebida top!