15.9.09

CLIF BAR


Em um passeio de bicicleta de 15 milhas, em uma corrida de vários quilômetros, em uma escalada ou na exploração de uma nova trilha, a CLIF BAR é a companheira ideal para acompanhar a aventura. Afinal, essas barras energéticas, com seus sabores inovadores, gosto delicioso e ingredientes orgânicos, se transformaram nas preferidas de atletas e praticantes de atividades ao ar livre. 

A história 
Tudo começou em 1986 quando Gary Erickson resolveu montar uma pequena confeitaria chamada Kali’s Sweets & Savories na cidade californiana de Emeryville para a produção de tradicionais calzones e biscoitos. A ideia de ingressar no segmento de barras energéticas surgiu em 1990 quando Gary, amante e praticante de esportes ao livre, estava participando de uma prova de ciclismo de 175 milhas. Ao longo do penoso percurso ele consumia barras energéticas e reclamava do horrível sabor e do gosto deixado por elas na boca. Foi então que decidiu desenvolver e fabricar barras energéticas que possuíssem um sabor agradável. Depois de muitas pesquisas e tentativas na cozinha de sua mãe, ele chegou a uma barra energética feita com ingredientes totalmente naturais, sem colesterol, com poucas gramas de gordura e que tinha um sabor delicioso.


Em 1992, começou a vender as barras com a marca CLIF BAR em seu pequeno estabelecimento. O nome do novo produto foi escolhido como uma homenagem à seu pai que se chamava Clifford, com quem frequentemente ele praticava escaladas quando era criança nas montanhas de Sierra Nevada. E foi por isso que as embalagens continham um desenho em quadrinhos de um alpinista em um penhasco contra um fundo de montanhas vermelhas na hora do crepúsculo. Rapidamente as barras energéticas começaram a ser distribuídas para lojas que vendiam equipamentos para esportes ao ar livre e pequenas lojas de produtos naturais. O novo produto fez enorme sucesso com atletas, principalmente ciclistas e alpinistas, por seu gosto apetitoso, ingredientes naturais e sabores inovadores, atingindo faturamento de US$ 1 milhão já no ano seguinte. O sucesso do produto foi tanto, que, em 1997, ele mudou o nome da empresa para CLIF BAR Inc.


Nesta época, as vendas dispararam e atingiram um faturamento de US$ 22 milhões, muito em virtude da ampliação dos canais de distribuição como lojas de conveniências, academias, spas e supermercados, além do início das exportações para alguns países da Europa. Além disso, um novo produto foi introduzido no mercado: CLIF SHOT (gel eletrolítico). Pouco depois, no mês de março de 1999, a empresa introduziu no mercado outra novidade: as primeiras barras energéticas especificamente desenvolvidas e direcionadas para mulheres, inicialmente comercializada em quatro sabores. O novo produto fez tanto sucesso, que rapidamente ultrapassou em vendas as tradicionais barras energéticas originais da empresa. Deste momento em diante, a CLIF BAR foi apontada como uma das empresas privadas de mais rápido crescimento do país.


Em 2002, a empresa introduziu mais um novo produto: MOJO BAR, primeira barra energética salgada com propriedades nutricionais do mercado. Em 2003, a CLIF BAR se tornou a primeira barra energética feita com ingredientes orgânicos, obtendo o certificado da USDA. Nos anos seguintes, a empresa introduziu no mercado novas linhas de produtos, como por exemplo, barras energéticas orgânicas de frutas e amêndoas, barras energéticas orgânicas com baixo índice de carboidratos, barras de proteínas, barras energéticas orgânicas para crianças, bebida isotônica e eletrolítica, chicletes orgânicos energéticos, bebida esportiva para repor sais e minerais, e até pedacinhos de proteínas.


Atualmente a linha regular de barras energéticas da CLIF BAR pode ser encontrada em 24 sabores como damasco, bolo de cenoura, banana com amêndoas, menta com chocolate, chocolate branco com macadamia, coco com chocolate, gengibre, manteiga de amendoim crocante, entre outros. Além disso, existem três sabores sazonais. As barras energéticas, uma mistura de carboidratos, proteínas e fibras, são feitas com ingredientes 70% orgânicos, sem gordura trans e com 23 vitaminas e sais minerais.


Os sucessos de seus produtos e da marca CLIF BAR também foram construídos com responsabilidade social e sustentabilidade, amparados por uma filosofia: Sustaining our Business (sustentando nosso negócio), Sustaining our Brands (sustentando nossas marcas), Sustaining our People (sustentando nossas pessoas), Sustaining our Community (sustentando nossa comunidade) e Sustaining the Planet (sustentando o planeta).


Um exemplo prático disso é que a empresa confere pontos a funcionários pelos dias em que vão trabalhar a pé, de bicicleta, de carona ou usam transporte público. Os pontos são convertidos em massagens no local de trabalho, produtos da marca, vales-compra para uma rede de supermercados ou uma cafeteria e passes para o transporte público. Para dobrar sua satisfação, eles podem usar os pontos para comprar créditos de carbono de várias organizações que investem esse dinheiro em pesquisas de energia renovável, tecnologia de conservação de energia e reflorestamento, entre outros itens. A empresa também lançou o “Incentivo da Bicicleta Bacana” de até US$ 500 para quem adquirisse ou reformasse uma bicicleta usada para o trajeto de casa-trabalho.


A linha do tempo 
1999 
Lançamento da LUNA, primeira barra energética especificamente desenvolvida e direcionada para mulheres. 
2002 
Lançamento da MOJO, primeira barra energética salgada com propriedades nutricionais do mercado. 
2004 
Lançamento da CLIF BUILDER, primeira barra de proteína totalmente feita com ingredientes naturais. 
Lançamento da CLIF KID ZBAR, barras energéticas orgânicas especialmente desenvolvidas para crianças. 
2005 
Lançamento da CLIF NECTAR, barras energéticas 100% orgânicas de frutas e amêndoas. 
Lançamento do CLIF SHOT BLOK, chicletes orgânicos energéticos. 
2006 
Lançamento da LUNA TEA CAKES, primeira barra nutricional para mulheres a incorporar as ações anti-oxidantes do chá verde. 
Lançamento da LUNA SUNRISE, barra nutricional orgânica para ser consumida no café da manhã, especificamente desenvolvida para mulheres. 
2007 
Lançamento da LUNA SPORT, primeira barra energética esportiva orgânica desenvolvida especialmente para mulheres. O produto também está disponível na versão em pó para ser tomado com água ou leite. 
Lançamento da CLIF SHOT DRINK, bebida isotônica e eletrolítica. 
2008 
Lançamento do CLIF SHOT ROKS, pequenas bolinhas de proteínas, criando mais uma opção prática para atletas e praticantes de atividades físicas. 
2009 
Lançamento do CLIF QUENCH, uma linha de bebidas esportivas feita com 88% de ingredientes orgânicos para uma boa hidratação. 
Lançamento do LUNA COOKIE, pequenos biscoitos de grãos ricos em fibras e Omega-3 direcionados para mulheres.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por uma única alteração ao longo dos anos. O logotipo foi simplificado (apenas o nome da marca). Apesar disso, o tradicional desenho de um homem escalando uma montanha continua a ser utilizado nas embalagens da linha original de barras energéticas.


A empresa também utiliza um logotipo corporativo: a identidade visual original com CLIF BAR & COMPANY escrito acima.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1992 
● Criador: Gary Erickson 
● Sede mundial: Emeryville, Califórnia 
● Proprietário da marca: Clif Bar & Company 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Kevin Cleary 
● Faturamento: US$ 400 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 10 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 450 
● Segmento: Alimentos e suplementos 
● Principais produtos: Barras energéticas e gel energético 
● Concorrentes diretos: PowerBar, Balance Bar, Nutribar, Zone Perfect, Pure Protein e Kind 
● Website: www.clifbar.com 

A marca no mundo 
Atualmente a enorme linha de produtos orgânicos da CLIF BAR, que inclui barras energéticas e nutricionais, além de bebidas isotônicas, é comercializada em aproximadamente 10 países ao redor do mudo, incluindo Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Japão, Alemanha e Austrália. A marca é líder absoluta em sua categoria no enorme mercado americano (uma em cada quatro barras energéticas vendidas é CLIF BAR). A empresa é controlada por Gary Erickson e sua mulher Kit Crawford, que atuam também no desenvolvimento de novos produtos. 

Você sabia? 
Segundo a empresa, as barras são feitas com todos os ingredientes naturais, orgânicos, incluindo frutas de verdade, aveia e nozes. 
Em 2001, logo após os ataques terroristas de 11 de setembro, a CLIF BAR doou barras energéticas paras a equipes de resgate, US$ 6.000 para a Cruz Vermelha e mais de US$ 100.000 para as vítimas e seus familiares. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 16/8/2014

Um comentário:

Rafael Magnago disse...

ao responsável pelo blog (e q blog) é uma verdadeira enciclopédia, meus parabéns
está perfeito
grande abraço
indicarei o blog de vcs aos meus professores