24.8.09

VILEBREQUIN


VILEBREQUIN. Para muitos o nome de uma peça de automóvel. Para os mais descolados e abonados, uma famosa grife francesa de roupas descoladas e bermudas coloridas conhecidas por suas estampas inusitadas que envolvem temas tropicais e por usar um tecido exclusivo de secagem rápida. A VILEBREQUIN é presença constante nos melhores e mais badalados balneários do mundo com sua moda casual e bermudas masculinas, que se tornaram um hit por suas estampas exclusivas e design contemporâneo. Estação após estação, a VILEBREQUIN enche as férias de elegância e fantasia, uma ideia que perdura no tempo e é transmitida de pai para filho e, mais recentemente, de mãe para filha. 

A história 
A história começou no ano de 1971 em Saint-Tropez, badalado balneário e paraíso dos milionários europeus no sul da França, quando Fred Prysquel, fotógrafo e jornalista automobilístico que cobria corridas de Fórmula 1, sentado no terraço do célebre café Sénequier, divertia-se recortando uma toalha de mesa xadrez em algodão com o intuito de criar, em poucas tesouradas, um calção de banho simples e elegante que fosse apropriado para nadar nas belas praias da região. Após algumas tentativas, juntamente com a designer Yvette, sua futura esposa e sócia, ele resolveu utilizar tela de uma vela de barco, um material que garantia secagem ultra-rápida. Foi o surgimento do conhecido boxer-short, o primeiro calção de banho que chamava a atenção não somente pela estampa como também pelo corte diferenciado, bem diferente aos encontrados na época. Ele batizou sua criação com o nome VILEBREQUIN - nome em francês do eixo central do motor - devido à sua paixão por corridas de automóveis.
  

Depois de pesquisar vários tecidos, ele inicialmente começou a produzir seus calções e bermudas em pequena escala, e os vendia somente na chique Riviera Francesa, conquistando a admiração não somente dos frequentadores regulares do badalado balneário como também das celebridades que desfilavam em Saint-Tropez. Isso contribuiu de forma a dar grande visibilidade e respeitabilidade à jovem marca. Além disso, ao contrário dos modelos de bermudas dos surfistas da época, os da VILEBREQUIN facilitavam o movimento, eram mais compridos e tinham estampas coloridas que lembravam os tecidos africanos que Fred havia encontrado em uma viagem ao Senegal.
   

Nos anos seguintes, a grife francesa tornou-se ícone fashion por aliar modelagens inovadoras aos tecidos de secagem rápida, que se tornaram marca registrada da VILEBREQUIN. E não demorou muito para que suas bermudas de cores fortes e temas florais fossem vistas em abundância nas mais concorridas praias europeias. Em 1979, a VILEBREQUIN chegou ao competitivo mercado americano. Na década seguinte a marca conquistou o gosto de sofisticadas celebridades europeias com suas cores vibrantes e estampas divertidas em calções e shorts de banho para homens.
   

O início da década de 1990 foi marcado por inovações em sua linha de bermudas, como por exemplo, o bolso feito com forro de algodão e protegido com Velcro, aliando praticidade e bom gosto. Em 1995, a marca novamente revolucionou o mercado ao introduzir o conceito “Like father, like son” (“Tal Pai, Tal Filho”, em tradução para o português), alimentando o imaginário dos homens em seu desejo de cumplicidade com os filhos. O conceito, incorporado ao universo da marca, apresentava coleções idênticas de bermudas para ambos, adulto e infantil (a partir de 2 anos), o que impulsionou ainda mais a marca como um objeto de desejo pelo mundo afora. Apesar do imenso sucesso que a VILEBREQUIN fazia nos balneários mais badalados e chiques do mundo, a primeira loja da marca fora de Saint-Tropez foi inaugurada somente em 1996, também na França. Luxo, elegância e descontração eram os temas que permeavam a decoração da loja. Além disso, vidro e madeira clara acolhiam perfeitamente as cores vibrantes e a riqueza dos estampados.
   

Foi ainda em 1996 que a marca introduziu no mercado mais dois exclusivos modelos de calção de banho: Okoa, uma bermuda mais longa e com design mais fashion que a tradicional; e Master, mais curto e confortável. Até a virada do milênio, várias outras lojas da marca foram inauguradas em muitas localidades, como em 1999, quando foi aberta uma unidade conceito em Nova York; além de lojas em Genebra, Paris, Cannes, Marselha e Lyon. Nesta década a VILEBREQUIN expandiu sua linha de produtos introduzindo toalhas de praia, óculos de sol, camisetas, camisas pólos, bonés, chapéus, calças de abrigo, moletons e, mais recentemente uma linha de prêt-à-porter para o inverno, composta por camisas de linho, parcas, calças e até malhas de cashmere.
   

Em 2000, surgiria a tartaruga marinha, que passou a estampar vários de seus produtos e ganharia status de ícone da marca francesa. Nas mais diferentes formas e cores, ela está presente em diversas estampas tradicionais da marca. O sucesso da marca chamou a atenção de investidores e culminou, em 2007, com a venda da empresa por aproximadamente US$ 120 milhões para Fashion Fund One. Pouco depois, em 2008, a VILEBREQUIN chegou ao Brasil com a inauguração de uma loja própria no badalado shopping Iguatemi em São Paulo. E não demorou muito para que outra unidade fosse inaugurada no Rio de Janeiro. Porém, em 2016, devido à crise financeira por qual atravessava o Brasil (onde na época as bermudas custavam entre R$ 530 e R$ 1.400) a marca francesa encerrou suas atividades no país. Mas a VILEBREQUIN retornaria ao Brasil em 2018, com a abertura de uma flagship store, no shopping JK Iguatemi em São Paulo, incluindo o lançamento de uma linha de maiôs e biquínis inéditos, além é claro das tradicionais bermudas masculinas.
  

Em 2013, após mais de 40 anos de experiência em vestuário masculino, a VILEBREQUIN lançou sua primeira linha de produtos femininos, composta por biquínis, maiôs, vestidos, shorts, camisetas, bolsas e acessórios em novos tecidos, cortes, tonalidades e estampas. Ainda este ano, a marca lançou no mercado bermudas com estampas, que pela primeira vez na sua história, incluía um personagem famoso, Wally (criado em pelo ilustrador britânico Martin Handford em 1987). No ano seguinte, a marca continuou a expandir sua rede de lojas próprias com a inauguração de unidades na Coréia do Sul, Tailândia e Cingapura. Em 2016, a marca lançou sua primeira coleção de calçados, composta por sandálias, alpargatas e tênis, ampliando assim sua linha de produtos e cada vez mais se tornando uma marca além da moda casual e praiana.
  

Em 2019, a marca ampliou ainda mais sua linha de produtos com o lançamento de uma coleção de jeans casuais. Além disso, a VILEBREQUIN apresentou ao mercado uma nova geração de calções, feitos de forma sustentável com fio de poliéster 100% reciclado a partir de resíduos de plástico recuperados por barcos de pesca do Mediterrâneo. Para cada peça confeccionada, 200 gramas de plástico foram removidos dos oceanos. Pouco depois, em 2021, para comemorar cinco décadas de existência, a marca lançou uma edição especial de aniversário composta por 50 reedições de modelos exclusivos de bermudas que representam cada um desses anos, que incluem a estampa de denim (1973) e estilos cobertos de flores rosa (1985), listras esportivas (1994), estrelas do mar, polvos, crustáceos e as tradicionais tartarugas marinhas, ícones da marca.
  

Atualmente, as coleções da marca são super limitadas: apenas 200 estampas diferentes, que tornam seus shorts e bermudas reconhecíveis a metros de distância, são confeccionadas e divididas em 16 modelos de diferentes cortes. Os temas mais frequentes são inspirados na fauna - com preferência pelas tartarugas marinhas - e na flora, mas listras e xadrezes também são utilizados. O campeão de vendas no mundo é o modelo Moorea (criado em 1992), um calção mais largo e com amarração na cintura. Uma bermuda tradicional da marca passa por aproximadamente 32 etapas de fabricação. Os tecidos utilizados na fabricação de suas bermudas vêm de vários locais da Europa - 80% da França, 13% da Itália e 7% de Portugal.
  

Além disso, a VILEBREQUIN investe na variedade. Para não espantar homens mais conservadores, por exemplo, investe em peças lisas, com mais de 50 diferentes cores. As peças, confeccionadas com um tipo de algodão especial, com toque de pele de pêssego, desenvolvido com exclusividade para a marca com o objetivo de priorizar o conforto, têm um sistema de ilhoses que evita a imagem de bermuda inflada ao sair da água, e um compartimento vedado do tamanho do bolso traseiro para guardar pertences.
   

Sucesso estrelado 
A VILEBREQUIN sempre cultivou um espírito de sofisticação e fantasia, mantendo-se fiel ao charme casual da marca. Perfeitamente adaptáveis e sempre cheios de estilo, as bermudas e calções da marca tornaram-se uma escolha natural para gerações de clientes, incluindo celebridades, atletas, líderes mundiais e influenciadores como George Clooney, Tom Cruise, David Beckham, Andrea Casiraghi, Leonardo di Caprio, Brad Pitt, Hugh Grant, Robert De Niro, o Príncipe William, Barack Obama e Nicholas Sarkozy, que prefere os modelos lisos para ir à praia, muito bem acompanhado da bela ex-primeira-dama Carla Bruni. Atualmente, a VILEBREQUIN continua celebrando a arte de viver ao sol, também com sua linha feminina, que inclui biquínis, maiôs, ready to wear e acessórios, sempre com a mesma ambição: fazer o verão durar o ano todo. E não é a toa que a VILEBREQUIN é a única marca de luxo totalmente especializada no universo da praia.
   

Sustentabilidade 
De olho nos próximos 50 anos, a marca francesa está preocupada com o impacto no meio-ambiente, e por essa razão, os materiais recicláveis já representam aproximadamente 50% de suas coleções – com previsão de alcançar 80% em 2025. Interessados no que há de mais tecnológico e inovador em sustentabilidade no universo da moda, os produtos são desenvolvidos com fibras de alto desempenho, compostas por resíduos de plástico, restos têxteis e subprodutos industriais. Um exemplo disso é o Econyl, tecido feito de redes de pesca, carpetes e garrafas plásticas recicladas. Além de sustentável, as bermudas - que podem superar os R$ 3 mil - e outras peças de praia, como biquínis e acessórios, são feitas para durar. E tem mais. Desde 2016 a VILEBREQUIN ajuda a ONG polinésia “Te Mana O Te Moana” a salvar tartarugas marinhas através da doação de uma parte das vendas de uma linha de bermudas, cujas estampas são inspiradas na tartaruga marinha. Essa a organização sem fins lucrativos resgata tartarugas marinhas, dando-lhes os cuidados necessários antes de devolvê-las à natureza.
  

A evolução visual 
A identidade visual da VILEBREQUIN passou por pequenas alterações ao longo dos anos. A principal mudança foi à retirada da palavra Saint-Tropez, cidade de origem da marca.
  

A marca também utiliza como símbolo de reconhecimento em sua comunicação a tradicional tartaruga marinha - com um design estilizado e único - que aparece em ambientes digitais e nas estampas de vários produtos.
  

Dados corporativos 
● Origem: França 
● Fundação: 1971 
● Fundador: Fred e Yvette Prysquel 
● Sede mundial: Genebra, Suíça 
● Proprietário da marca: T.R.B. International SA 
● Capital aberto: Não (subsidiária do G-III Apparel Group Ltd.) 
● CEO: Roland Herlory 
● Faturamento: €200 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 175 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 500 
● Segmento: Moda de luxo 
● Principais produtos: Bermudas, calções, roupas e acessórios casuais 
● Concorrentes diretos: Orlebar Brown, Frescobol Carioca, Osklen, Paul & Shark, Saturdays NYC, Thorsun e Kiwi Saint-Tropez 
● Ícones: A estampa de tartaruga marinha 
● Slogan: The art of the swimsuit since 1971. 

A marca no mundo 
Atualmente a badalada marca francesa, única a se dedicar exclusivamente a linha praia e lazer para o homem, está presente em 62 países ao redor do mundo e conta com mais de 175 lojas próprias localizadas em cidades chiques e badaladas como Saint-Tropez, Paris, Capri, Milão, Monte Carlo, Londres, Miami, Beverly Hills, Lisboa, Nova York e Los Angeles. Suas roupas e acessórios como óculos de sol e toalhas de praia também são comercializados em dois mil pontos de venda como aeroportos e nas mais badaladas lojas de departamento do mundo, além de seu comércio online que está presente em 100 países. Os maiores mercados da marca são França, Estados Unidos e Itália. Grande parte de seus produtos são fabricados na Tunísia, Marrocos e países da Europa. A marca francesa pertence ao G-III Apparel Group, proprietário de grifes como DKNY, Donna Karan (conheça essa outra história aqui) e Karl Lagerfeld e que adquiriu a VILEBREQUIN em 2012 por US$ 106 milhões. 

Você sabia? 
Os modelos de bermudas top de linha têm estampa bordada, ponteiras de prata no cordão e número de série. A ideia da marca sempre foi vender bermudas com status de produto de luxo. 
O CEO da marca, Roland Herlory, vive há 17 anos na paradisíaca ilha de St. Barth, no Caribe, de onde comanda a VILEBREQUIN, com as bermudas de banho mais nobres do planeta. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 21/11/2022 

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Um comentário:

Cadu Primola disse...

"Não é a toa que a VILEBREQUIN é a única marca de luxo masculina totalmente especializada no universo da praia."
Talvez não. Existe uma marca inglesa chamada ORLEBAR BROWN que veste James Bond desde os primórdios no que se refere a roupas de banho. A marca foi comprada pela Chanel em 2018. Vale a pena conferir.