Quando o assunto é alimentação infantil, pequenos potinhos com o retrato do rosto de um bebê angelical significam qualidade e preocupação com o desenvolvimento de milhões de crianças ao redor do mundo. Foi justamente isso que fez da marca americana GERBER® uma verdadeira especialista e melhor companheira dos pais no auxílio de uma alimentação balanceada e saudável, atendendo às necessidades e recomendações dos pediatras.
A história
Tudo começou no ano de 1901 quando Frank Daniel Gerber fundou na cidade de Fremont, estado americano do Michigan, a Fremont Canning Company, uma empresa para comercializar produtos de fazendeiros locais, como por exemplo, ervilhas, feijões, vegetais e frutas enlatadas. A história da empresa começou a mudar no verão de 1927 quando sua neta Sally, de apenas 7 meses, adoeceu e sua pediatra recomendou uma dieta rica em nutrientes. Foi então que, sua nora - Dorothy Gerber - começou a fazer manualmente nutritivas papinhas com legumes, frutas e verduras, que eram cozidas, peneiradas e amassadas. Depois de repetir esse processo inúmeras vezes, além do árduo trabalho doméstico, Dorothy começou a pensar se não havia uma melhor maneira de executar essa tarefa. Perguntou, então, ao seu marido, se não haveria como amassar e peneirar os legumes para a papinha de Sally na fábrica de alimentos e conservas da família.
Percebendo uma grande oportunidade de negócio, Daniel convenceu seu pai a investir em pesquisas para produzir alimentos infantis com os mais altos padrões de nutrição, de forma que ganhasse a confiança das mamães e dos profissionais de saúde. Em 1928 ele já tinha desenvolvido cinco produtos para o mercado: papinhas de ervilha, ameixa, cenoura, espinafre e sopa de legumes. Quando funcionários da fábrica começaram a solicitar amostras para seus próprios bebês, ele percebeu que seria um bom negócio e lançou os produtos no mercado com a marca Gerber’s® (inicialmente escrita assim). Em menos de seis meses os produtos estavam sendo distribuídos nacionalmente pelos Estados Unidos. Pouco depois teve início o Primeiro Programa de pesquisa em nutrição infantil com a contratação de um PhD em nutrição. Sua função era escrever um livro de conselhos de nutrição para as mães, com linguagem fácil de entender e principalmente seguir.
Em 1938 a empresa criou o departamento de relacionamento com o cliente, onde as dúvidas eram respondidas pela pequena Sally Gerber, então com 10 anos de idade, prática que continuou durante anos, até ela assumir a vice-presidência da GERBER®. Em 1941 a empresa modificou seu nome para Gerber Products Company. Dado o baby boom pós-Segunda Guerra Mundial, a GERBER® soube aproveitar o enorme aumento de nascimento de bebês na América. Com isso, em 1948 a empresa estava pronta para canalizar todos os seus recursos com o intuito de atender a uma demanda doméstica que havia aumentado para 2 milhões de latas de alimentos infantis por dia. E o resultado foi visto na década de 1950, quando a empresa construiu três novas fábricas: em Asheville, Carolina do Norte; Rochester, Nova York; e Niagara Falls, Ontário. Em 1959 a empresa assinou contrato de licenciamento para vender seus produtos na Austrália.
Foi somente em 1960 que a GERBER® passou a vender suas comidas para bebês em pequenos potinhos de vidro. Foi nesse mesmo ano que a marca passou a vender suas tradicionais papinhas também no Japão. No final desta década, em 1967, os executivos da empresa resolveram oferecer também apólices de seguros para famílias jovens com filhos pequenos através da Gerber® Life Insurance. Nas décadas seguintes, a empresa resolveu expandir sua linha de produtos com a introdução de mamadeiras, chupetas, babadores, pratos, copos, talheres, produtos para banho e até uma pequena linha de brinquedos, móveis e roupas.
Em 1974 a empresa já podia se orgulhar de ser a maior fabricante mundial de alimentos para bebês, com vendas de US$ 278 milhões e uma invejável participação de mercado doméstico (americano) de quase 70%. Em 1977 a marca iniciou a utilização da data de fabricação em suas embalagens, mostrando o quanto o produto estava fresco. Vale ressaltar que no Brasil a GERBER® teve uma tentativa de entrada no mercado no final desta década e, posteriormente, em 2000, com a linha Gerber® Colheita Especial, mas acabou saindo em 2004 devido à forte concorrência da própria Nestlé, que dominava o mercado nacional de papinhas com aproximadamente 90% de participação e forte confiança diante dos consumidores.
Talvez a ameaça mais séria à GERBER® ocorreu durante a década de 1980 com duas crises de relações públicas, em 1984 e 1986. A empresa respondeu à primeira dessas duas crises - envolvendo relatos alegando a presença de fragmentos de vidro em potes de suco para bebês - recolhendo cerca de 550.000 potes em 15 estados americanos. Essa medida cautelar foi vista com bons olhos pelo público, e o prejuízo financeiro sofrido pela empresa limitou-se a uma queda de 4% nas vendas a curto prazo. A segunda crise do vidro - que, assim como a primeira, desencadeou investigações que acabaram inocentando GERBER® - envolveu aproximadamente 645 reclamações espalhadas por 40 estados.
Mas a década de 1980 também foi marcado por pontos positivos. Por exemplo, no ano de 1986, em mais um ato de pioneirismo, a empresa disponibilizou o Gerber® Parents Resource Center, onde através de um número de telefone gratuito, os pais podiam tirar dúvidas e fazer sugestões em relação à alimentação e nutrição infantil. Em 1989 a GERBER® já tinha se desfeito de algumas subsidiárias - como a de móveis e brinquedos infantis - para se concentrar em suas linhas mais lucrativas de alimentos, cuidados com o bebê e roupas. Em 1991 a GERBER® ingressou em novos mercados estrangeiros, incluindo a antiga União Soviética, Tailândia, Chile e Suécia. Além disso, expandiu sua linha de produtos com inúmeras opções de alimentação para cada fase dos bebês.
Pouco depois, em 1994 a GERBER® foi adquirida por US$ 3.7 bilhões pelo Sandoz Laboratories, que poucos anos mais tarde se transformaria na Novartis (conheça essa outra história aqui). A GERBER® era, neste momento, um gigante no segmento de alimentação infantil, com uma linha composta por mais de 190 produtos distribuídos em 80 países, chegando a ter seus rótulos impressos em 23 idiomas diferentes. Nesta época, a GERBER® tentou ingressar no mercado de comidas sem açúcar, voltada para bebês diabéticos. O produto não correspondeu a demanda esperada e foi retirado do mercado em poucos anos. No final desta década, em 1999, a GERBER® inovou mais uma vez com a introdução do exclusivo processo de cozimento NatureLock® em frutas e vegetais, o que ajudava a preservar ainda mais o sabor fresco da colheita natural.
A chegada do novo milênio também trouxe mudanças: em 2003, os tradicionais potinhos de vidro foram substituídos por plásticos, excetos para algumas sopinhas como carne, frango, entre outras. Exatamente no dia 1 de setembro de 2007, a suíça Nestlé (conheça essa outra história aqui), comprou a GERBER® pelo montante de US$ 5.5 bilhões. O negócio, que transformou a Nestlé na maior fabricante mundial de alimentos para bebês, foi vital para a empresa suíça que até então não possuía uma marca de alimentos para bebês nos Estados Unidos, onde a GERBER® detinha uma impressionante participação de 79%.
Há quase um século a GERBER® se dedica a cuidar de milhões de bebês e crianças, desenvolvendo alimentos nutritivos adaptados às suas necessidades. Por isso, com a GERBER® é fácil para os pais embarcarem na aventura de alimentação de seus pequenos.
1932
● Desenvolvimento do primeiro cereal infantil.
1974
● Lançamento da GERBER® SINGLES, alimentos completamente batidos (semelhantes às papinhas para bebês) direcionados a estudantes universitários e jovens solteiros. A campanha de lançamento contou com o slogan “Éramos bons para você então, somos bons para você agora”. Os produtos foram um fracasso estrondoso.
1992
● Lançamento da GERBER® GRADUATES, uma linha de papinhas para microondas.
1997
● Lançamento de uma linha de comidas orgânicas para bebês, batizada de Tender Harvest™ e feita com frutas, vegetais e grãos orgânicos especialmente selecionados. Atualmente esta linha é comercializada sob a marca GERBER® ORGANIC e inclui opções como purês orgânicos, nutricionalmente equilibrados e sem glúten ou adição de sal; e purês de fruta 100% orgânicos, ideal para sobremesas ou lanche.
1999
● Lançamento de uma linha completa de produtos para Cuidados da Pele e Saúde, que incluía sabonetes líquidos, loções, xampus anti-lágrimas, limpadores de dentes e gengivas, pomada para assaduras e vitaminas em gotas.
2003
● Lançamento da GERBER® FRUITS 2nd FOODS™, purês de frutas em embalagens plásticas leves e fáceis de transportar, com dois potes.
2005
● Lançamento da GERBER® GRADUATES FRUIT SPLASHERS, uma linha de sucos de fruta feitos com água purificada e suco de fruta natural, contendo 40% menos de açúcar que os sucos normais.
2007
● Lançamento de uma linha de comidas para bebês com DHA, um importante nutrientes para o desenvolvimento do cérebro e dos olhos.
2008
● Lançamento da GERBER® GRADUATES YOGURT MELTS, uma linha de iogurtes naturais especialmente desenvolvida para crianças e bebês.
● Lançamento da GERBER® GRADUATES for PRESCHOOLERS, uma linha de refeições e snacks especialmente desenvolvida para crianças em idade pré-escolar.
2015
● Lançamento da GERBER® 3rd FOOD LIL’ BITS, uma linha criada com um novo processo de cocção, desenvolvido durante cinco anos, e apresentada como um alimento “de transição” para os bebês que estão abandonando as papinhas tradicionais e passando a comer mais sólidos. Com 10 sabores distintos, a linha inclui pequenos pedaços de frutas e vegetais macios para que os bebês aprendam a mastigar - e também a desenvolver paladares mais sofisticados, evitando assim pirraça para comer.
2020
● Lançamento do GERBER® SOOTHE ’N’ CHEW, o primeiro palito de dentição comestível do mundo, sendo fácil de mastigar e feito com grãos integrais e bananas. Mas o que parecia uma inovação, acabou descontinuado em 2025, pois segundo a marca podia causar engasgo em bebês e crianças pequenas.
2025
● Lançamento da GERBER® Get’ems, uma nova linha de snacks para crianças que apresenta ingredientes como quinoa, cenoura e couve.
A Nestlé e a GERBER® estão comprometidas em aprimorar a nutrição infantil por meio da inovação, respaldada por pesquisas sólidas. Um dos esforços de pesquisa mais notáveis é o Estudo de Alimentação de Bebês e Crianças Pequenas (FITS ou Feeding Infants and Toddlers Study), uma iniciativa em andamento há 20 anos para compreender melhor a situação da alimentação de crianças pequenas e seus comportamentos relacionados, conduzida por médicos, pesquisadores e especialistas. Quase 10.000 pais e cuidadores foram entrevistados em três estudos nos Estados Unidos, com mais de 50 publicações revisadas até o momento.
Além disso, quando a GERBER® se juntou à Nestlé em 2007, a Gerber® Nutrition Journey foi criada para aproveitar a combinação de pesquisa, conhecimento e expertise de ambas as empresas. O sistema é uma abordagem inovadora que ajuda a escolher a nutrição certa para os filhos com base em seu estágio de desenvolvimento. A GERBER® oferece este sistema exclusivo baseado em estágios, com produtos específicos, orientações sobre alimentação e nutrição, ferramentas e serviços para apoiar o crescimento e o desenvolvimento saudáveis e incentivar o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis para crianças do nascimento aos 4 anos. Vale ressaltar que a GERBER® é a única marca do segmento com uma gama completa de alimentos, bebidas e suplementos que apoiam a jornada dos primeiros 1.000 dias de vida do bebê.
A história deste ícone publicitário começou em 1928, quando a GERBER® realizou um concurso para encontrar um rosto que representasse uma campanha publicitária de seus recém-lançados alimentos para bebês. A artista Dorothy Hope Smith - especializada em desenhar crianças - apresentou seu simples esboço a carvão de um bebê querubim, de cabelos desgrenhados, olhos brilhantes e lábios franzidos encantadores. Em sua inscrição, Smith observou que terminaria o esboço caso vencesse o concurso. Seu desenho competiu com elaboradas pinturas a óleo, mas os jurados se apaixonaram pelo rosto do bebê desenhado por Dorothy e, quando o escolheram como vencedor, insistiram que a simples ilustração permanecesse apenas como um esboço. A imagem desse bebê feliz e saudável se transformaria em uma potente ferramenta de marketing para a GERBER® nos anos seguintes.
Vale ressaltar que o logotipo da GERBER® com o tradicional retrato foi registrado como marca oficialmente em 1931. Desde então, o Bebê Gerber®, com seu rosto angelical, apareceu em todas as embalagens e em todos os anúncios publicitários da marca. A identidade do bebê, no entanto, foi mantida em segredo por 40 anos, até 1978. Mas afinal, quem era esse bebê? Ao contrário do que a maioria pensa, o retrato pintado por Dorothy não era da pequena Sally (neta do fundador da empresa), ou de estrelas de cinema como Humphrey Bogart e Elizabeth Taylor, e sim de Ann Turner Cook, um bebê de cinco meses do qual a artista era vizinha da família. O retrato, depois de quase cem anos, com os olhos brilhantes e o rostinho adorável e curioso da Sra. Cook (1926-2022), que se tornou uma escritora de mistérios e professora de inglês, ainda personificam a marca GERBER®, representando seu compromisso com bebês felizes e saudáveis em todo o mundo.
O tradicional logotipo da marca GERBER® passou por grandes remodelações ao longo dos anos, mas sempre manteve como símbolo central o rosto angelical do Bebê Gerber®. Com o passar dos anos a marca se tornou GERBER® (e não mais Gerber’s®) e o bebê ganhou cada vez mais espaço e relevância no logotipo. A última remodelação aconteceu em 2025, quando a GERBER® adotou um novo tom de azul (mais forte e impactante), nova tipografia de letra e nova composição, que passou a contar com o nome da marca, o Bebê Gerber® e a letra G estilizada.
For a parent-friendly world. (2025)
Trust the Taste That Babies Love. (2021)
Nutrition For Your Little Ones. (2020)
Anything for baby. (2017)
Share the fun. (2016)
Start Healthy, Stay Healthy. (2015)
Growing Up Gerber®. (2014)
Nourishing Generation Healthy. (2012)
Welcome to the Gerber® Generation. (2010)
Shouldn’t your baby be a Gerber® baby? (1997)
If it doesn’t come from you, shouldn’t it come from Gerber®. (1991)
Devoted to the both of you. (1990)
Babies are our business. (anos de 1970)
Babies are our business ... our only business. (1948)
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1928
● Criador: Daniel Frank Gerber
● Sede mundial: Arlington, Virginia, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Gerber Products Company
● Capital aberto: Não (subsidiária da Nestlé S.A.)
● CEO: Tarun Malkani
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 60 países
● Presença no Brasil: Não
● Segmento: Alimentação infantil
● Principais produtos: Papinhas, cereais e lanches
● Concorrentes diretos: Heinz, Beech-Nut, Cerebelly, Happy Baby Organics, Once Upon a Farm, Serenity Kids e Plum Organics
● Ícones: O retrato do bebê Gerber®
● Slogan: For a parent-friendly world.
● Website: www.gerber.com
A marca no mundo
A tradicional GERBER® comercializa sua vasta linha de produtos, que engloba desde as populares papinhas para bebês, até cereais, snacks, refeições e bebidas infantis, em mais de 60 países ao redor do mundo mundo. Com faturamento anual superior a US$ 1 bilhão, a marca tem forte presença nos Estados Unidos (onde controla aproximadamente 60% do mercado de papinhas para bebês), Canadá, México, Porto Rico, Costa Rica e Polônia.
Você sabia?
● A Gerber® Life Insurance (que vende apólices de seguros) e a Gerber® Childrenswear (roupas e acessórios infantis), utilizam a marca registrada GERBER® sob licença da Nestlé. Vale ressaltar que, em 1982, a Gerber® Childrenswear revolucionou a moda infantil com a invenção do Body Onesies®, um pequeno macacão projetado para manter os pequenos confortáveis e felizes, sendo fácil de limpar. Essa inovação prática e adorável rapidamente se tornou a favorita de muitos pais.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 31/7/2025
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