26.8.09

CREATIVE


A CREATIVE é uma das líderes globais na inovação de produtos na área do áudio e do entretenimento digital pessoal, proporcionando aos consumidores uma autêntica experiência de alta qualidade através de produtos e softwares que causam um verdadeiro espetáculo de sensações para os olhos e ouvidos. 

A história 
Tudo começou em Cingapura no dia 1 de julho de 1981 quando o empresário Sim Wong Hoo fundou a empresa apostando fortemente na visão de que as tecnologias multimídias revolucionariam o modo como as pessoas interagiriam com seus computadores pessoais. Durante quase toda a década a empresa viveu como uma pequena loja que consertava e customizava computadores vindos da China. Já em 1984, a empresa lançou no mercado o Cubic 99, primeiro computador pessoal a ser concebido e produzido em Cingapura. Para vencer a concorrência, em 1986, a CREATIVE introduziu o CT Cubic, um computador com capacidades multimídia e idioma mandarim. Apesar de inovador, o computador não foi um sucesso comercial. Finalmente em 1987, a CREATIVE ingressou no segmento de equipamentos de áudio com o lançamento da Creative Music System (C/MS), a sua primeira placa de som de 12 vozes para a arquitetura IBM PC. Pouco depois, apostando em um mercado global, a pequena empresa inaugurou a subsidiária americana, tendo como objetivo ingressar no maior mercado consumidor do mundo.


A história da empresa começou a mudar em 1989, quando a CREATIVE lançou no mercado as placas de som Sound Blaster®, que permitiam compatibilidade, fácil instalação e o suporte para a mais ampla variedade de programas, definindo assim os padrões multimídia para computadores pessoais. Era apenas o início para alcançar um status de liderança global por suas inovações em áudio interativo, vídeo e tecnologia de comunicações. Nos anos seguintes a CREATIVE conseguiu manter-se na vanguarda das tecnologias de áudio, conquistou uma enorme base de utilizadores e experimentou uma forte expansão no emocionante mercado do entretenimento digital pessoal com estilo. A subsidiária europeia, batizada de Creative Labs Europe, foi criada em 1993 tendo como objetivo promover o crescimento da empresa no Velho Continente.


No final da década, em setembro de 1999, a Creative Labs Asia foi constituída como o principal canal de vendas e de marketing nos países asiáticos, como Japão, China, Hong Kong, Formosa, Coréia do Sul, Índia, Malásia, Indonésia, Tailândia, Vietnã, Filipinas, além de Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Turquia e o Oriente Médio. Neste mesmo ano as placas de som Sound Blaster® comemoraram dez anos no mercado atingindo uma marca expressiva: 100 milhões de unidades vendidas. A partir da virada do novo milênio, a CREATIVE, investindo ainda mais em tecnologia de ponta e design intuitivo, deu início a uma ampla expansão em sua linha de produtos com o lançamento de uma inovadora linha de leitores de áudio digital (permitindo aos consumidores usufruir de entretenimento digital de alta qualidade, em qualquer altura e em qualquer lugar), webcams, câmaras de vídeo digitais, teclados, mouses, fones de ouvido e caixas de som.


Em 2006, a marca estreou no varejo com a inauguração de uma loja conceito na badalada área da marina de Cingapura. Além disso, mais uma vez a CREATIVE definiu os novos padrões de áudio com o lançamento da plataforma de áudio Xtreme Fidelity (X-Fi). A sofisticada tecnologia alcançou o reconhecimento do mercado global e foi selecionada pela revista Popular Science como a “Best of What’s New in Home Entertainment” em 2006 por conferir uma excelente qualidade de áudio à música em MP3. Nos anos seguintes a CREATIVE se baseou na popularidade e demanda de seu sucesso em áudio para PC para expandir sua atuação para outros setores da indústria de multimídia, incluindo gráficos, DVD, integração de telefonia por computador (CTI), comunicações e videoconferência. Com isso a empresa se tornou parceira de algumas das companhias de tecnologia de ponta da indústria e criadores em todo o mundo. Mesmo com produtos de alta tecnologia e inovadores, a empresa vem sentindo a forte concorrência global, especialmente de marcas chinesas, registrando enormes prejuízos financeiros e violenta queda em seu faturamento.


A linha do tempo 
1997 
Lançamento da Video Blaster WebCam, uma câmera digital básica a cores indicada para os consumidores que queriam se conectar a internet e entrar em salas de chat com vídeo ou criar um site com imagens pessoais atualizadas. Com a forma de uma pequena bola a câmera podia ser facilmente instalada na porta paralela, dispensando a instalação de placas adicionais. 
1999 
Lançamento do NOMAD, primeira geração de seus tocadores portáteis de músicas digitais. Em 2007 a marca comemorou 25 milhões de unidades vendidas. 
2001 
Lançamento do conjunto de caixas de som INSPIRE, elevando a um patamar de extrema qualidade a experiência de áudio para os computadores pessoais. 
2003 
Lançamento do PRODIKEYS, um teclado de alta qualidade com teclas ativas programáveis que incorporava, além do serviço básico de digitação, funções de um teclado musical com 37 notas sensível ao toque. 
2005 
Lançamento de uma linha de mouses sem fio de alta precisão como o 3500 de 3 botões e o 5500 de 5 botões, que permitiam uma total capacidade de programação. 
2006 
Lançamento de um mouse especialmente desenvolvido para jogadores de games no computador. 
Lançamento da webcam CREATIVE LIVE! CAM OPTIA, equipada com lentes Precision que prometem melhor luminosidade e imagens mais nítidas. A câmera também incorpora a tecnologia da “Smart Face Tracking”, que rastreia o rosto para sempre mantê-lo em foco. 
Lançamento da DiVi, um 4-em-1 que era leitor MP3, gravador digital, filmadora e câmera fotográfica. 
2007 
Lançamento dos fones de ouvido AURVANA X-Fi, que incorporavam a tecnologia X-Fi, permitindo assim obter uma melhor qualidade ao escutar arquivos comprimidos em formato MP3. Além disso, dispunham de bloqueio de ruído tanto ativo como passivo, e seus plugs eram banhados em ouro para oferecer uma maior qualidade sonora. 
Lançamento do ZEN, um mídia player portátil do tamanho de um cartão de crédito e principal concorrente do iPhone Shuffle. O player era baseado em memória flash disponível inicialmente em 4, 8 e 16 gigabyte de capacidade. Com tela LCD de 2.5 polegadas com retroiluminação e uma resolução de 320 x 240, exibindo 16.7 milhões de cores, ele possuía bateria com duração de até 25 horas para ouvir música e até 5 horas para assistir vídeos. 
2008 
Lançamento da VADO POCKET VIDEO CAM, uma câmera de vídeo desenvolvida e desenhada pensando nos fãs do YouTube. Pequena o suficiente para caber no bolso, ou na palma da mão, a câmera prometia entretenimento e uma qualidade de imagem elevada. Com menos de 90g de peso, integrava uma tela LCD de 2 polegadas, uma resolução de vídeo de 640x480, zoom digital 2x, e ainda 2GB de memória onboard, o suficiente para gravar duas horas de vídeo. A câmera integrava ainda um software próprio que permitia ao utilizador enviar o vídeo para o PC ou fazer upload direto para os sites YouTube (vídeos) ou Photobucket (fotos). 
Lançamento do Xdock, um dock sem fio para iPod com saída de vídeo composto e digital óptica de áudio. 
2009 
Lançamento do player multimídia ZII EGG, cujo destaque era o fato de suportar vídeos Full Hd em 1080p. Em vez de uma câmera de 3 MP, haviam duas: uma traseira, capaz de gravar em alta definição, e uma frontal, com resolução VGA. Contava ainda com Wi-Fi, Bluetooth e GPS, além de sensores de luz, acelerômetro e saída de vídeo para TVs de alta definição. Tudo isso em um aparelho que pesava pouco mais de 100 gramas. 
Lançamento do AURVANA AIR, uma linha de fones de ouvido de alto padrão, fabricados com materiais de primeiríssima qualidade e com design EaseFit para facilitar sua usabilidade. A linha garante alto conforto aos seus usuários, mesmo para uso contínuo por várias horas. 
2011 
Lançamento do Sound Core3D™, poderoso processador de áudio de alto desempenho projetado para aplicações de PC. 
2012 
Lançamento do Sound BlasterAxx™, para uma nova geração de rede e dispositivos móveis. Peça única de design elegante que aproveita a vasta experiência em engenharia de áudio da CREATIVE para oferecer a melhor reprodução de áudio para música, filmes, jogos e comunicações de voz. 
2014 
Lançamento do Sound Blaster® X7, solução de áudio mais poderosa e tecnologicamente avançado até à data, que oferece a mais clara experiência de áudio em alta resolução para a música, vídeos, filmes e jogos.


A evolução visual 
A identidade visual da marca sofreu apenas uma modificação, principalmente em relação à cor. O logotipo deixou de ser colorido e passou a ser preto e adotou uma nova tipografia de letra (quase imperceptível).


Dados corporativos 
● Origem: Cingapura 
● Fundação: 1 de julho de 1981 
● Fundador: Sim Wong Hoo 
● Sede mundial: Cingapura 
● Proprietário da marca: Creative Technology Ltd. 
● Capital aberto: Sim (1992) 
● Chairman & CEO: Sim Wong Hoo 
● Faturamento: US$ 99.4 milhões (2015) 
● Lucro: - US$ 33.3 milhões (2015) 
● Valor de mercado: US$ 40 milhões (março/2016) 
● Presença global: 80 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 800 
● Segmento: Periféricos 
● Principais produtos: Webcams, fones de ouvido, microfones e placas e caixas de áudio 
● Concorrentes diretos: Nvidia, Logitech, Microsoft, Beats by Dr. Dre, Altec Lansing, Razer e Mad Catz 
● Ícones: A placa de som Sound Blaster® 
● Slogan: Get Creative. 
● Website: www.creative.com 

A marca no mundo 
Para expandir o poder do computador pessoal e dos dispositivos móveis, a CREATIVE, uma das líderes mundiais no fornecimento de produtos de entretenimento digital, comercializa uma vasta gama de produtos, que engloba portable media centers, colunas multimídia e fones de ouvido, câmeras Web, soluções gráficas, teclados e periféricos para PC, disponíveis em mais de 80 países ao redor do mundo. No Brasil a marca ficou conhecida pelo slogan “Qualidade de som a qualquer custo”

Você sabia? 
As famosas placas de som Sound Blaster® são utilizadas por mais de 200 milhões de clientes em todo o mundo. 
A sede mundial da CREATIVE, chamada Creative Resource, está localizada em Cingapura, no prestigioso International Business Park. Com instalações modernas, a sede é composta por uma torre de escritórios, um bloco de edifício, um auditório e um anfiteatro exterior, com capacidade para 2.000 pessoas. A sede aloja ainda uma loja de revenda da marca, onde sua vasta gama de produtos inovadores são apresentados em diversos pontos de demonstração experimental. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 29/3/2016

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