14.7.09

PINKBERRY


Atualmente uma das mais badaladas redes do setor de alimentação rápida no mercado americano é a descolada e deliciosa PINKBERRY. Vendendo guloseimas feitas de iogurte congelado (textura parecida com sorvete) com vários acompanhamentos saborosos como frutas e doces, em um ambiente com decoração e visual moderno e futurista, a marca conseguiu conquistar clientes famosos e celebridades, criando uma experiência que satisfaz os sentidos. 

A história 
Tudo começou quando o casal de descendência coreana, Hye Kyung (Shelly) Hwang, uma mulher apaixonada por sorvetes, e seu sócio, o arquiteto Young Lee, tentavam abrir uma pequena casa de chá ao estilo inglês na pacata rua residencial de Huntley Drive em West Hollywood, cidade próxima a Los Angeles, estado da Califórnia. No entanto, quando a prefeitura local não deu autorização para a abertura da nova casa de chá, os dois resolveram criar um pequeno estabelecimento para vender os famosos iogurtes congelados, que tanto sucesso fizeram na década de 1980.


Inspirados pelas redes coreanas de iogurtes congelados Red Mango e Iceberry, e apostando no apelo natural do produto em uma época onde a preocupação com a saúde, e principalmente com o corpo, tinham uma importância cada vez maior na escolha da alimentação, a primeira loja da PINKBERRY foi inaugurada no mês de janeiro de 2005 e abriu as portas com uma receita de sucesso: iogurtes congelados naturais em dois sabores (creme e chá verde) onde o cliente podia escolher acompanhamentos como frutas frescas cortadas na hora (morango, cereja, blueberry, manga, melancia, kiwi, abacaxi, amora, banana, coco ralado, lichia e laranja), doces (gotinhas, raspas e bolachas de chocolate, cereal de granola, amêndoas com mel, frutas secas, canela, folhas de hortelã) e caldas (mel, caramelo e até de suco de romã).


A possibilidade de personalizar o iogurte congelado, de sabor forte e azedo, porém sem gordura, já que era feito de leite desnatado fresco, usando uma variedade de acompanhamentos e coberturas criativas de alta qualidade, acondicionados em embalagens maravilhosas, em uma loja com ambiente moderno e descolado, fazia pessoas viajarem quilômetros, cruzarem a cidade e esperarem até 30 minutos para saborearem as deliciosas guloseimas da PINKBERRY. Localizada em uma rua onde não havia lugar para estacionar, os quarteirões próximos ficavam congestionado por clientes que queriam conhecer a nova sensação da cidade. Jornais de Los Angeles noticiavam o sucesso da PINKBERRY com a manchete “the taste that launched a thousand parking tickets”, estimando que a prefeitura local estivesse faturando aproximadamente US$ 150 mil com tíquetes de estacionamento das pessoas que vinham de longe para saborear a deliciosa sobremesa gelada.


Com o sucesso da primeira loja, uma segunda unidade foi aberta no mês de setembro de 2006, ano em que a empresa adotou o sistema de franquia. E com a ajuda de muitas celebridades, entre elas Paris Hilton e Lindsay Lohan, que frequentemente eram fotografadas nas lojas da rede ou segurando um potinho da marca nas mãos enquanto desfilavam por lugares públicos, a PINKBERRY foi parar nas folhas de várias revistas famosas e virou uma verdadeira mania, não somente pela cidade de Los Angeles, como também por Nova York, onde a empresa decidiu inaugurar sua primeira loja em um bairro de descendentes coreanos localizado em Manhattan. A PINKBERRY foi um sucesso instantâneo entre os moradores da Big Apple, apresentando-os a divina especialidade da casa: iogurte congelado. As novas lojas com ambientes contemporâneos, decorados com cadeiras do renomado designer Philippe Starck, lustres e iluminação de Le Klint, além de utensílios de cozinha da descolada marca Alessi, se tornaram um verdadeiro sucesso entre os descolados do país.


Em julho de 2007, o sucesso da rede era tanto, que já existiam 21 unidades na região da grande Los Angeles e 4 em Nova York. Em outubro a PINKBERRY recebeu US$ 27.5 milhões de investimentos de uma firma fundada por Howard Schultz, criador da rede Starbucks, para ser utilizado em sua expansão nacional. Nesta época a popularidade da PINKBERRY cresceu ainda mais em virtude da chegada ao mercado americano da Red Mango, uma rede sul-coreana, fazendo com que a rivalidade entre ambas elevassem o iogurte congelado ao patamar das grandes sensações do momento. Essa rivalidade entre elas virou notícia nos grandes jornais do país e incentivou a proliferação de lojas que tomou conta das cidades de Los Angeles e Nova York.


A partir de 2008, além dos sabores original e chá verde, a PINKBERRY começou a introduzir outras opções sazonais como o iogurte de café (lançado em janeiro como comemoração do terceiro aniversário da rede), o de Pomegranate (no Brasil popularmente conhecido como romã), o de coco e de maracujá (ambos introduzidos no dia 26 de junho de 2009). A primeira loja internacional da marca foi inaugurada no final de 2009 no Kuwait, enquanto a primeira dentro de um aeroporto foi inaugurada durante verão americano. Nos anos seguintes a rede inaugurou novas lojas em Dallas e também avançou além das fronteiras americanas, com unidades em Dubai, Canadá e vários outros países. Em 2015 a PINKBERRY foi adquirida pela empresa Kahala Brands, proprietária de redes famosas de alimentação como a Cold Stone Creamery, Blimpie, Baja Fresh, Cereality, entre outras.


O segredo do sucesso 
INOVAÇÃO é a palavra-chave do sucesso da PINKBERRY, que conseguiu reinventar o tradicional iogurte congelado. Inspirada pela história do “gelato” italiano e do iogurte congelado europeu, pelo interesse americano pelo sorvete, e pela cultura pop de todo o mundo, a PINKBERRY conseguiu criar uma experiência quase surreal para seus consumidores, que se deliciam com seus iogurtes de US$ 5 sentados em cadeiras Ghost Chairs do famoso designer Philippe Starck que chegam a custar mais de US$ 500, além de lâmpadas e luminárias que passam facilmente de US$ 300. A decoração utiliza cores claras (verde e azul), com forte inspiração no laranja da sofisticada marca francesa de luxo Hermès.


Outro fator de sucesso é seu cardápio, que além dos tradicionais sabores, apresenta outros sazonais, mais de 22 tipos de acompanhamentos frescos e de alta qualidade, desde frutas até pequenos pedacinhos de bolinhos de arroz (mochi), além de produtos inovadores como o Pinkberry Fruit Parfait (um copo de vidro cheio com setes camadas de granola, frutas picadas e iogurte no sabor original).


Os slogans 
Swirly Goodness. 
Goodness Every Day. 
Simply yogurt. 
Every bite tastes like compromise.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: Janeiro de 2005 
● Fundador: Hye Kyung Hwang e Young Lee 
● Sede mundial: Scottsdale, Arizona, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Pinkberry Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Kahala Brands Ltd.) 
● CEO: Ron Graves 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 250 
● Presença global: 21 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 2.500 (incluindo franqueados) 
● Segmento: Sorveterias 
● Principais produtos: Iogurtes congelados e smoothies 
● Competidores diretos: Red Mango, Yogurtland, Menchie’s, Tasti D-Lite, TCBY, Orange Leaf e Yogen Früz 
● Ícones: A decoração moderna de suas lojas 
● Slogan: Swirly Goodness. 
● Website: www.pinkberry.com 

A marca no mundo 
A PINKBERRY atualmente possui mais de 250 lojas espalhadas por grandes cidades americanas como Los Angeles e Nova York, além de unidades internacionais em países como Canadá, Japão, Tailândia, Inglaterra, Arábia Saudita e Turquia. Suas lojas chegam a atender diariamente mais de 2.500 pessoas cada uma. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 6/11/2017

Um comentário:

Sabrina Mata disse...

Sensacional o crescimento e estrategia da marca!