1.6.09

ITAIPAVA

Quem gosta de cerveja e freqüenta os estado do Rio de Janeiro e o interior de São Paulo sabe que uma marca está quase onipresente. A cerveja ITAIPAVA, com sua imagem jovem e moderna, prima pela qualidade, identificada com o gosto do consumidor brasileiro, e rapidamente foi apontada por especialistas como uma das melhores cervejas Pilsen do país. A ITAIPAVA tem participação cada vez maior no mercado nacional. Isso é fruto de sua indiscutível qualidade que todos os dias, só faz aumentar a legião de consumidores que não abrem mão de uma cerveja sem comparação.

A história
Decorria o ano de 1993 quando um grupo de empresários se associou e decidiu comprar algumas máquinas, equipamentos e um terreno perto da rodovia BR 040 - Km 51. Aproveitando o clima ameno da região serrana de Petrópolis no Rio de Janeiro, a existência de água de qualidade excepcional e fazendo uso dos excelentes conhecimentos de um mestre cervejeiro e de matéria-prima importada de alta qualidade, eles fundaram a Cervejaria Petrópolis. No dia 29 de julho de 1994 foi realizada a festa de lançamento da cerveja ITAIPAVA, batizada com o nome de um distrito da cidade de Petrópolis, no Shopping Vilarejo contando com muitas pessoas ilustres da sociedade da região. Pouco depois, no dia 1 de agosto, ocorreu a saída do primeiro caminhão de entrega da cerveja ITAIPAVA para os distribuidores previamente cadastrados. A ITAIPAVA era uma cerveja clara, leve, saborosa e refrescante, bastante apropriada para o clima do Rio de Janeiro.


No mês de julho de 1998, a Cervejaria Petrópolis, que havia sido vendida a um novo grupo de investidores, liderado por Walter Faria, empresário ligado ao ramo de produção de algodão, criou um novo rótulo (mais moderno e de fácil identificação) e modernizou a logomarca da cerveja ITAIPAVA, que nesta época começava a ficar famosa em todo o estado do Rio de Janeiro. Durante os seis primeiros anos, tanto a cervejaria como a marca eram regionais, com uma distribuição pequena e restrita.


Somente a partir do momento em que houve a visão de crescimento por parte dos proprietários, o investimento aumentou, e foi em 2001 o ano mais importante da cervejaria. Foi trazido da Brahma – AMBEV - o mestre cervejeiro Roland Reis, que com toda sua experiência começou uma enorme reformulação nas fábricas: renovou maquinários e fixou fornecedores de matérias-prima para que o sabor das cervejas se mantivesse. A partir daí, a ITAIPAVA começou a crescer, aumentou sua área de distribuição e incomodava cada vez mais marcas tradicionais do segmento. A marca também inovou ao adotar, em 2002, o selo higiênico, uma folha fina de alumínio que cobria a parte superior da lata e que tinha que ser retirada para permitir a abertura da mesma, proporcionando ao consumidor higiene e segurança contra impurezas e micro-resíduos. O pioneirismo da empresa, que associou sua imagem à tecnologia de ponta e preocupação com a saúde dos consumidores, foi uma importante estratégia de crescimento no mercado e reconhecimento da marca.


Em 2003 a ITAIPAVA ganhou novo rótulo (que valorizava os atributos da cerveja, como qualidade, leveza e nobreza) e novas embalagens. A Cervejaria Petrópolis ampliou em meados de 2004, as linhas da marca ITAIPAVA com o lançamento da garrafa long neck (355 ml) nas versões Pilsen, Premium (cerveja diferenciada de sabor mais encorpado) e Malzbier (cerveja escura e levemente adocicada) e também versões em chope claro e escuro. Pouco depois, em 2006, a marca introduziu no mercado mais uma opção de embalagem: o Latão (473 ml).


A crescente popularidade da marca era acompanhada também por inovações, como em 2008, quando a marca adicionou mais duas novidades a sua linha de produtos: a ITAIPAVA FEST (uma cerveja feita sob medida para conquistar os jovens de 18 a 25 anos freqüentadores de casas noturnas, bares, shows e festivais de música, com visual arrojado e apostando no sabor marcante da cerveja lager de baixa fermentação com ingredientes selecionados) e a ITAIPAVA zero álcool, também conhecida como 0,0%. Além disso, a partir de julho a “família Premium” foi ampliada com o lançamento da garrafa de 600 ml retornável e a lata com 350 ml, em embalagem inovadora, tipo dispenser com capacidade para 10 latas, especialmente desenvolvida para ir à geladeira.


As novidades da ITAIPAVA para 2009 foram o lançamento de duas novas opções de embalagens: latas de 310 ml de ITAIPAVA CRYSTAL e de ITAIPAVA FEST (que ganhou sua primeira versão neste tipo de embalagem). As novas embalagens valorizavam o consumo individual e visavam o público jovem que gostava de frequentar festas. Outra grande inovação foi o lançamento da ITAIPAVA PREMIUM na versão KEG, um pequeno barril de 5 litros para consumo doméstico. Em 2011, a marca ampliou seu portfólio com o lançamento da garrafa de 300 ml de sua cerveja pilsen, cujo design mais arredondado pretende destacar o produto no ponto de venda. O mais recente produto da marca atende pelo nome de ITAIPAVA LIGHT, uma cerveja com 25% menos calorias - cada 100 mililitros do produto tem 31 calorias -, e 3,5% de teor alcoólico, contra 4,5% na versão convencional. Utilizando o tema “A Cerveja Sem Comparação” durante vários anos, a ITAIPAVA ostenta hoje a 3ª posição em participação de mercado no Brasil.


A linha de cervejas
Hoje em dia a marca oferece uma completa linha de produtos capaz de agradar aos mais exigentes e diferentes paladares.
ITAIPAVA PILSEN. Desenvolvida em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, essa cerveja, clara, leve e saborosa, tem participação cada vez maior no mercado nacional. Isso é fruto de sua indiscutível qualidade que todos os dias, só faz aumentar a legião de consumidores que não abrem mão de uma cerveja sem comparação. Atualmente a cerveja é comercializada em garrafa (300 ml, 600 ml e 1 litro), long neck (355 ml e 250 ml), lata (350 ml e 310 ml), latão (473 ml) e barril de 5 litros.
ITAIPAVA PREMIUM. Uma cerveja diferenciada, de sabor mais encorpado, produzida com malte e lúpulo selecionados e importados da Europa e maior tempo de maturação. Ideal para consumidores com o paladar mais exigente.
ITAIPAVA FEST. Cerveja que utiliza como matéria-prima maltes de primeira qualidade, lúpulos com características aromáticas marcantes, conferindo boa conjugação sensorial (aroma e sabor). Uma cerveja tipo Lager de baixa fermentação que apresenta um amargor agradável e teor alcoólico ligeiramente mais elevado (5,2%) que a Pilsen normal.
ITAIPAVA MALZBIER. Para quem gosta de uma cerveja levemente adocicada (leva em sua composição xarope de açúcar e corante de caramelo), ela traz o sabor na medida certa, além de ter somente 4,2% de teor alcoólico em sua composição.
ITAIPAVA CHOPP. Feito para deixar as comemorações ainda mais gostosas, é produzido pelos melhores mestres cervejeiros, trazendo a perfeita combinação de frescor, equilíbrio e leveza para os melhores paladares. Disponível nas versões clara e escura.
ITAIPAVA CHOPP BLACK. Leve, cremoso e sem comparação, tem um sabor marcante e uma espuma que dura até o fim. Para completar o processo único de produção, uma mistura de nitrogênio e uma torneira especial na tiragem dão um efeito visual incrível, transformando o creme em um líquido pronto para ser apreciado. Produto desenvolvido para conquistar os consumidores cada vez mais exigentes.
ITAIPAVA ZERO ALCÓOL. Com apenas 60 calorias, possui menos de 0,5% de teor alcoólico em sua composição, sem perder o sabor e as características de uma cerveja comum.
ITAIPAVA LIGHT. Desenvolvida para apreciadores de produtos menos calóricos, essa cerveja extremamente leve possui 25% menos calorias em relação a versão original. A embalagem tem identidade visual própria, cuja cor predominante é a verde.


Parcerias de sucesso
A idéia do BOTEQUIM ITAIPAVA foi criar um espaço onde fosse possível agregar um público de alto potencial com a comercialização exclusiva de todos os produtos da marca, como por exemplo, o chopp claro e escuro, as cervejas Pilsen, Premium e Malzbier. O primeiro “Botequim” com a cara da ITAIPAVA foi inaugurado no dia 30 de outubro de 2006, no bairro do Botafogo no Rio de Janeiro, reunindo em um ambiente agradável, aconchegante e descontraído, um público diferenciado, entre estudantes universitários, executivos e apreciadores de uma boa cerveja. Recentemente, em 2011, a marca inaugurou um novo conceito na cidade paulista de Barretos: BOTEQUIM DO CHOPP ITAIPAVA, um moderno e diferenciado quiosque, que além dos produtos ITAIPAVA, trás um cardápio saboroso e audacioso para atender os gostos e paladares mais exigentes. A partir desse projeto a marca começa seu plano de franquias para o novo produto, cujo objetivo é, em breve, estar com unidades em vários shoppings pelo Brasil.


A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas modificações ao longo dos anos, adquirindo uma aparência mais simples e elegante.


A atual identidade visual da marca ITAIPAVA pode ser aplicada de duas formas, como pode ser visto na imagem abaixo.


Além disso, o rótulo da cerveja também acompanhou essa evolução, sempre fazendo referência a região de Petrópolis.


Os slogans
Itaipava Light. Sabor Surpreendente.
(2012)
Feita especialmente para você. (2011)
Sabor incomparável. (2008 - ITAIPAVA PREMIUM)
A Cerveja Sem Comparação. (2001)
Quem conhece pede Itaipava.
A pura cerveja de Petrópolis.


Dados corporativos
● Origem:
Brasil
● Lançamento:
1994
● Criador: Cervejaria Petrópolis
● Sede mundial:
Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil
● Proprietário da marca:
Grupo Petrópolis
● Capital aberto:
Não
● Presidente:
Walter Faria
● Faturamento:
Não divulgado
● Lucro:
Não divulgado
● Fábricas: 4
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 7.000 (Cervejaria Petrópolis)
● Segmento:
Cervejarias
● Principais produtos:
Cervejas e chopes
● Concorrentes diretos:
Skol, Brahma, Antarctica, Nova Schin
● Ícones: A lata com selo protetor
● Slogan:
Feita especialmente para você.
● Website: www.cervejaitaipava.com.br

A marca no Brasil
Atualmente a ITAIPAVA, que está presente em 35% dos pontos de venda do território nacional (aproximadamente 400 mil pontos), possui centros de distribuição estrategicamente instalados em pontos chaves em 12 estados e também 4 fábricas (Petrópolis, Teresópolis, Boituva e Rondonópolis), ocupa a 3ª posição de cerveja mais consumida do país.

Você sabia?
A ITAIPAVA aproveita o fato de ser uma cerveja fabricada em Petrópolis para usar a ilustração e uma paisagem serrana em seu rótulo. Dessa forma, passa ao consumidor o verdadeiro “clima” onde o produto é fabricado.
Recentemente, a marca tem investido forte em patrocínio a eventos automobilísticos realizados no Brasil. A ITAIPAVA está, ou esteve, presente na Stock Car, na Fórmula 3, no Campeonato Brasileiro de GT-3, no GT Brasil, no Troféu Maserati e na Fórmula Truck.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios e Veja), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), Jornais (Valor Econômico) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 6/3/2012

3 comentários:

Anônimo disse...

Ola, boa noite.
Além de um consumidor de itaipava, também trabalhei como supervisor de vendas deste produto por quase 7 anos. Posso garantir que é um produto de excelente qualidade e quem nao deixa a desejar para nenhum outro produto no mercado brasileiro.

Paulo henrique
E-mail paulohenriquephb@gmail.com
Abraço a todos e apreciem com moderação

Joaquim disse...

Bom dia, eu gostaria de deixar aqui meus elogios a cerveja itaipava, pois é muito boa mesmo. e que continue assim, é a unica cerveja que não da dor de cabeça. é leve e não demonstra corantes. não tem aquele cheiro exessivo como as demais. parabéns pelo exelente produto. Obrigado .......... Joaquim C. Malaquias

Anônimo disse...

Boa tarde!! Acho incrível como a marca cresceu copiando marcas já existentes no mercado, como skol beats, skol, chopp brahma black, bohemia... até a lata vermelha da brahma a Itaipava copiou...

Abraço