11.6.09

479º POPCORN

Quem disse que pipoca é só uma guloseima para ser consumida com sal em saquinhos de papel no cinema ou em parques? Se você é um dentre os milhões de aficionados por esta delícia, a marca americana 479º POPCORN foi desenvolvida e feita para você. Ela inovou com grande estilo e sofisticação, agregando a um produto “comum e barato” sabores nobres para os paladares mais requintados. Pipocas orgânicas com temperos que dão água na boca como gengibre, canela e açúcar, e até mesmo trufas pretas. Para comer delícias assim, nada de saquinhos, mas sim embalagens modernas que elevam as pipocas à uma guloseima com um toque gourmet.

A história
A história teve início com a americana Jean Arnold, uma apaixonada por pipoca e pela gastronomia de uma forma geral. Desde pequena ela desenvolveu uma enorme apreciação pela arte culinária. Quando jovem foi exposta a diferentes culturas culinárias – viveu em três continentes diferentes - onde desenvolveu um paladar sofisticado. Aos 19 anos se mudou de Nova York para Londres, onde estudou no renomado instituto de culinária Le Cordon Bleu. Com a experiência diversificada na área de gastronomia, ele resolveu voltar a sua terra natal indo morar na cidade de San Francisco, estado da Califórnia. Foi então que sua paixão pela pipoca se transformou em negócio.


Sem tirar da cabeça, ou melhor, do paladar, as deliciosas lembranças das pipocas que sua mãe fazia quando era criança, resolveu não medir esforços para fazer a melhor pipoca do mundo. Frustrada por não encontrar no mercado pipocas de qualidade, ela embarcou em uma jornada para redefinir a deliciosa guloseima, acreditando que uma porção de pipoca bem feita podia transformar um momento ordinário em uma ocasião especial. Jean pessoalmente “investigou” as diferentes variedades de milhos visitando fazendas orgânicas da região norte do estado da Califórnia, conversando com os produtores sobre os métodos utilizados nas plantações de milhos.


Nesses estudos encontrou a melhor espécie de milho orgânico para se fazer uma pipoca de qualidade. O próximo passo foi gastar mais de um ano e meio em testes na sua própria cozinha, pesquisando métodos de preparo (ponto de estalo do milho), temperaturas e combinações de sabor. Ela experimentou inúmeros temperos como pimentas, canelas e caramelos, misturados à pipoca. Utilizando amigos e parentes para fazer testes, percebeu que a repercussão de suas pipocas era extremamente satisfatória.


Então, no mês de setembro de 2008, juntamente com seu marido Andy, resolveu fundar a empresa 479º POPCORN, especializada na produção de pipocas artesanais que utilizam ingredientes orgânicos como páprica, tomate, gengibre, canela, coco, cheddar, trufas, pimenta, etc. A empresa foi batizada assim porque 479° Fahrenheit é a temperatura perfeita para estourar pipocas. Também contratou o escritório de design The Engine Room, de São Francisco, para criar as novas embalagens de seus produtos. Diferentemente dos tradicionais saquinhos de plásticos ou de papel, as embalagens da marca (caixas e latas), elegantes e muito bonitas, agregavam ainda mais valor as suas pipocas.


Inicialmente suas pipocas começaram a serem vendidas na região da cidade de São Francisco. O cuidado com todos os detalhes, desde o nome, passando pelos ingredientes de alta qualidade, os métodos naturais de produção, até as embalagens (feitas em material reciclável), conquistou o paladar de muitos consumidores. Rapidamente a marca 479º POPCORN se tornou famosa e sinônimo de pipoca Premium (o valor mínimo de uma caixinha é de US$ 8 chegando até US$ 52). Este sucesso garantiu a expansão nos canais de distribuição para outros estados americanos. O sucesso da marca, que inovou para se destacar, provou que é possível transformar um produto simples como a pipoca em algo mais sofisticado, com um posicionamento diferenciado e detalhes que agreguem mais valor a um produto popularmente conhecido e consumido. Em 2010, as pipocas da marca ganharam ainda mais notoriedade quando a apresentadora Oprah Winfrey incluiu-as na sua lista de “coisas favoritas”. Recentemente a empresa lançou novas embalagens para suas deliciosas pipocas, como os descolados saquinhos (bags) hermeticamente fechados.


Os sabores
A tradicional pipoca com manteiga e sal, ou açúcar, ficou para trás com a variedade de ofertas de sabores oferecidas pela 479º POPCORN. O cardápio de guloseimas da marca vai desde a famosa pipoca salgada flambada no azeite de oliva até sabores mais exóticos, como por exemplo, queijo cheddar branco com óleo de trufas negras, todas feitas artesanalmente com ingredientes orgânicos. A linha é composta por oito sabores únicos:
Alderwood Smoked Sea Salt (estourada no azeite de oliva extra virgem e posteriormente salpicada com sal marinho)
Black Truffle + White Cheddar (queijo cheddar branco envelhecido com óleo de trufas negras)
Chipotle Caramel + Almonds (caramelo orgânico com pimenta chipotle e amêndoas torradas)
Madras Curry Coconut + Cashews (curry com coco e castanhas de caju)
Fleur de Sel Caramel (caramelo com pequenos grãos de sal marinho)
Ginger Sesame Caramel (caramelo com gengibre e gergelim negro)
Pimentòn de La Vera (pimentão espanhol defumado com tomate, cebola e páprica)
Vietnamese Cinnamon Sugar (canela vietnamita com açúcar orgânico)


Além disso, a marca 479º POPCORN possui coleções sazonais (vendidas em modernas e elegantes latas) que reúnem três sabores semelhantes como: The Caramel Collection (Fleur de Sel Caramel, Ginger Sesame Caramel e Chipotle Caramel + Almonds), The Comfort Collection (Fleur de Sel Caramel, Vietnamese Cinnamon Sugar e Pimentòn de La Vera) e The International Collection (Ginger Sesame Caramel, Chipotle Caramel + Almonds e Black Truffle + White Cheddar). E mais, vende kits para que o consumidor possa fazer as deliciosas pipocas em casa.


Dados corporativos
● Origem:
Estados Unidos
● Fundação:
2008
● Fundador:
Jean Arnold
● Sede mundial:
San Francisco, Califórnia
● Proprietário da marca:
Westbourne, Inc.
● Capital aberto:
Não
● CEO & Presidente:
Jean Arnold
● Faturamento:
Não divulgado
● Lucro:
Não divulgado
● Presença global: Não (presente somente nos Estados Unidos)
● Funcionários: 50
● Segmento:
Alimentos
● Principais produtos:
Pipocas orgânicas
● Concorrentes diretos:
Garrett
● Ícones:
As modernas embalagens
● Slogan: The degree of perfection.
● Website: www.479popcorn.com

A marca nos Estados Unidos
A marca está presente em mais de 28 estados americanos como Nova York, Califórnia, Oregon, Kansas, Carolina do Norte, Connecticut, Illinois, Maryland, Flórida, além da capital Washington. Suas pipocas são vendidas em rede de lojas de alimentos sofisticadas e famosas, como por exemplo, Dean & Deluca, Zabars e Foster & Dobbs. Além disso, seus produtos podem ser adquiridos pela Internet.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 26/2/2012

2 comentários:

Michelle disse...

Ótimo post! Eu já experimentei uma pipoca dessa marca e adorei. A loja Spirit Beauty Lounge entrega aqui no Brasil.

Flávio Castaldelli disse...

http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos%20paladar,a-chef-que-virou-pipoqueira,4498,0.htm

muito boa a entrevista com a criadora desta marca.