21.5.09

ACCOR


Quer seja na sofisticação dos hotéis Sofitel, na modernidade da rede Mercure, na praticidade dos hotéis Ibis, no atendimento da rede Novotel, ou no padrão econômico dos hotéis Ibis Budget, a hospitalidade e eficiência da ACCOR HOTELS está presente para facilitar as vidas das pessoas, tornando suas viagens mais fáceis e acolhedoras em muitos destinos de todos os continentes. 

A história 
A história começou em 1967 quando Gérard Pélisson, um ex-pesquisador da IBM na Europa, e Paul Dubrule, fundaram a SIEH (Société d’investissement et d’exploitation hôteliers) para explorar novos negócios no segmento hoteleiro. Nesta época, o setor hoteleiro na França estava começando a crescer rapidamente para atender a demanda cada vez maior de turistas e viajantes. Os dois empresários então, resolveram inaugurar a primeira unidade do NOVOTEL na pacata cidade de Lille, ao norte da França, próxima à fronteira com a Bélgica. O NOVOTEL era um hotel de categoria intermediária ao estilo americano: quartos padronizados, além de oferecer amplos espaços de lazer e piscina. A primeira unidade, originalmente localizada nos arredores da cidade, foi uma grande novidade, pois os hotéis na França até então eram divididos em dois tipos: pequenas hospedarias em áreas rurais ou hotéis de luxo localizados em grandes cidades.


Em 1974, o grupo ingressou no segmento de hotéis econômicos (equivalentes a duas estrelas) com a inauguração da primeira unidade do IBIS na pitoresca cidade de Bordeaux. A intenção era atingir um público com orçamento mais restrito para hospedagem. Desde o início, a IBIS se diferenciou dos hotéis tradicionais por oferecer serviços acima dos padrões normais da categoria econômica. A marca se posicionou como um hotel moderno e bem equipado e rapidamente se estabeleceu como um referencial no setor. No ano seguinte, o grupo adquiriu a rede MERCURE, fundada dois anos antes, com hotéis que aliavam ambiente hospitaleiro com personalidade única, qualidade de atendimento e representação cultural da cidade e da região em que estavam instalados.


Em 1979 a empresa iniciou seu ingresso no mercado americano com a inauguração da primeira unidade do NOVOTEL na cidade de Minneapolis, estado do Minnesota. Nesta época, o NOVOTEL se tornou a primeira rede de hotéis da Europa, com 240 unidades, localizadas não somente no velho continente, como também na África e América do Sul. A década de 1980 tem início com a aquisição da rede de hotéis de luxo SOFITEL (fundada em 1964 e então composta por 43 hotéis e dois spas em badaladas cidades litorâneas). Em 1982, o grupo iniciou a diversificação de seu portfólio com a aquisição da empresa Jacques Borel International, líder europeia no gerenciamento e concessão de restaurantes, além de ser proprietária do Ticket Restaurant, com 165 milhões de tíquetes refeições distribuídos em oito países. 

A história do Ticket começou na década de 1950, em uma Inglaterra pós-guerra, que resgatava os valores humanos para reconstruir o país. Mais do que grandes máquinas e linhas de montagens, o bem-estar de um profissional começava a ser considerado como parte fundamental de seu trabalho. Assim, empresas criavam refeitórios e firmavam acordos com restaurantes para fornecer refeições para seus profissionais. Foi aí que a Jacques Borel International percebeu como um simples cuidado com as pessoas faz a diferença: investiu na profissionalização desta necessidade e lançou na França o Ticket Restaurante em 1962. Mais do que um produto, o Ticket assumia naquele momento um ideal e, em cada país que passou a atuar, desenvolveu soluções que contribuiriam com a qualidade de vida e produtividade de pessoas e empresas. 

O resultado dessa aquisição foi a união das empresas Novotel SIEH Group e Jacques Borel International para formar oficialmente, em 1983, o grupo ACCOR. Pouco depois, em 1984, o grupo inovou mais uma vez ao lançar o FORMULE 1, oferecendo pela primeira vez, a oportunidade dos franceses se hospedarem por menos de 100 francos em um hotel prático e confortável, que oferecia serviços limitados. No ano seguinte o grupo comprou a empresa de gastronomia Lenôtre, fundada pelo célebre chef confeiteiro Gaston Lenôtre, que foi vendida recentemente para a francesa Sodexo. Em 1990 a empresa resolve investir pesado para ingressar na América do Norte na categoria de hotéis super econômicos com a compra da rede MOTEL 6, composta na época por 550 unidades espalhadas pelo país. A aquisição tornou o Grupo ACCOR o segundo maior do mundo no segmento de hotéis, com 157.000 quartos.


Uma das maiores aquisições do grupo ACCOR aconteceu em 1991, quando comprou a Compagnie Internationale des Wagons-Lits et du Tourisme, empresa que atuava no segmento de hotéis (proprietária das redes PULLMAN, ETAP, PLM, ALTEA e ARCADE), locação de veículos (Europcar), serviço de bordo em trens (Wagons-Lits), agências de turismo (Wagonlit Travel), administração de alimentação rápida (Eurest) e restaurantes de estrada (Relais Autoroute). No final desta década, com as aquisições da rede americana de hotéis econômicos Red Roof Inns, que seria vendida em 2007 por US$ 1.32 bilhões, e a divisão de hotelaria da Vivendi, que incluía 8 hotéis Demeure e 41 Libertel, o grupo ACCOR atingia a marca de 639 novas propriedades no mundo.


A partir de 2000 o grupo investiu na expansão de seus negócios pelo mundo, inaugurando hotéis em muitos países e lançando novos empreendimentos como o SUITE HOTEL (nova marca de hotéis midscale do grupo), em 2001, que deu lugar ao SUITE NOVOTEL; as redes PULLMAN (hotéis upscale dedicados a viajantes de negócios) e ALL SEASONS (marca de hotéis econômicos do grupo), em 2007; além de atingir marcas históricas como a inauguração do hotel de número 4.000 (com uma unidade do NOVOTEL localizada em Madri, inaugurada em 2005). Em 2008 o Grupo ACCOR lançou novos produtos como o MGallery (uma pequena rede de hotéis de luxo cheia de sofisticação e personalidade), além de estender seu programa de fidelidade AClub para o mundo inteiro.


Nos últimos anos o grupo criou uma nova carteira de marcas do Sofitel, o So by Sofitel, uma reinterpretação dos hotéis boutique. Dessa forma, cada unidade da nova bandeira oferece de 80 a 200 apartamentos. O primeiro foi inaugurado no ano de 2009 em Paris, substituindo o Sofitel Arc de Triomphe, e o segundo, em Berlim, no lugar do Sofitel Gendarmenmarkt. Outra novidade é a Sofitel Legend, outra sub-bandeira cinco estrelas. A ideia é reagrupar as propriedades legendárias da rede, como palácios, palacetes e hotéis em destinos especiais. Em 2012, querendo melhor utilizar a força e reconhecimento da marca IBIS junto ao público, a empresa resolveu agrupar seus hotéis de categoria econômica surgindo assim o IBIS BUDGET (antigo ETAP/FORMULE 1) e o IBIS STYLES (antigo ALL SEASONS). Além disso, vendeu as redes Motel 6 e Studio 6, com forte presença na América do Norte.


Em 2015 a ACCOR se tornou oficialmente ACCOR HOTELS e retomou orgulhosamente seu papel de empresa pioneira no setor, que nunca para de inovar e surpreender, na vanguarda da tecnologia digital, permanecendo ao mesmo tempo uma empresa hoteleira, em seu DNA. Desde sua criação, há quase 50 anos, a ACCOR tem atuado com inovação e hospitalidade sustentável, foco de sua visão estratégica, assim como tem desenvolvido seu processo de abordagem e inovação centrada no cliente.
 

Hotéis para todos os gostos 
Até 2010, o grupo ACCOR era um grupo mundial que atuava em diversos segmentos distintos e complementares: hotelaria, alimentação, gestão de pessoas, gestão de frotas, viagens e produtividade de empresas. A partir deste momento a empresa separou a divisão responsável pelo negócio dos vouchers (antes ACCOR SERVICES e atualmente chamada EDENRED) da unidade ligada aos hotéis (ACCOR HOTELS). Com isso, a ACCOR centralizou seus negócios somente no segmento de hotéis. A empresa possui mais de uma dúzia de marcas (bandeiras) de hotéis, atendendo a todos os públicos e necessidades: 
SOFITEL (bandeira de hotéis de luxo do grupo): criado para atender com o conceito “arte de viver”, a rede valoriza a experiência do hóspede com luxo e sofisticação. São seis os princípios que norteiam seus serviços: criar um ambiente de bem-estar e sensorialidade; serviço personalizado; mise em scène francesa mesclada à cultura local; rituais franceses de refeições e vinhos; tecnologia; e presença em destinos exuberantes. A rede é famosa por seus belos interiores, restaurantes gourmet, spas e campos de golfe. Atualmente são 121 hotéis em 41 países. No Brasil, o nome Sofitel estampa quatro empreendimentos localizados em São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis. 
PULLMAN (bandeira de hotéis upscale do grupo): voltado para o turista corporativo (negócios), esta rede de hotéis upscale (preços mais altos) está presente em 28 países da Europa e América do Sul, onde 99 unidades estão sempre localizadas em grande capitais e próximas a aeroportos. 
MGALLERY (bandeira de hotéis upscale do grupo): nova rede de hotéis exclusivos do Grupo ACCOR, oferece acomodações para quem procura sofisticação e personalidade, tanto no atendimento como na decoração e acomodação. Atualmente conta com 77 hotéis em 23 países. 
MERCURE (bandeira de hotéis midscale do grupo): é a maior rede midscale (preços médios) de hospedagem do mundo, presente em 55 países, somando 732 hotéis e mais de 92 mil apartamentos. Responsável pela criação de um novo conceito hoteleiro, MERCURE apresenta três níveis de conforto e preço e está classificada como uma marca de categoria alto padrão que alia o charme e a originalidade da hotelaria independente à segurança e regularidade de uma rede reconhecida internacionalmente. Na região da Ásia e Pacífico a rede atua com a marca GRAND MERCURE, composta por 45 hotéis localizados em sete países. 
MAMA SHELTER (bandeira de hotéis midscale do grupo): mais do que apenas quartos ou restaurantes, é um espaço de estar e reuniões, um verdadeiro refúgio urbano que não é apenas bonito, moderno e animado, mas também popular, amigável e sexy. São seis hotéis em três países. 
NOVOTEL (bandeira de hotéis midscale do grupo): voltado para o turista corporativo - na América Latina 86% dos clientes se hospedam a negócios - recentemente implantou o quarto Novation, onde o relaxamento é o carro-chefe com cama maior, edredom acolchoado, cabeceira ergonômica, iluminação adequada, conexões para o computador, TV LED e mesa de trabalho. Todos os apartamentos, lobby e áreas sociais disponibilizam internet banda larga e Wi-Fi. Atualmente, a rede é uma das mais importantes do grupo ACCOR com 414 hotéis em 59 países. A rede ainda possui 32 hotéis em 10 países sob a bandeira SUITE NOVOTEL, lançada em 2010 e onde as suítes com 30m² são direcionadas para viajantes que necessitem estadia por um período de tempo médio. 
IBIS (bandeira de hotéis econômicos do grupo): marca de hotéis econômicos da ACCOR, somando 1.047 hotéis em 61 países. É a maior bandeira de hotéis do grupo. 
IBIS STYLES (bandeira de hotéis econômicos do grupo): antigo ALL SEASONS, oferece todos os serviços de um hotel tradicional combinando conveniência, simplicidade, generosidade, praticidade e proximidade com design moderno. A rede é composta por 293 unidades localizadas em 26 países. 
THE SEBEL (bandeira de hotéis de luxo para longa estadia do grupo): são 24 hotéis em quatro países que oferecem a experiência de uma estadia estimulante aos clientes que buscam mais autonomia, em um cenário elegante e espaçoso, fornecendo um serviço exemplar, personalizado e acolhedor. 
ADAGIO (bandeira de hotéis para longa estadia do grupo): composta por 101 hotéis em 11 países, esta rede é direcionada para hóspedes que necessitem estadias por períodos prolongados. Os quartos são customizados para parecerem um apartamento (residência) com serviço de um hotel. 
IBIS BUDGET (bandeira de hotéis super-econômicos do grupo, antigamente conhecida como ETAP/FORMULE1): oferece acomodações para 1, 2 ou 3 pessoas, localizadas no continente europeu e América do Sul. Ao todo são 541 localizados em 17 países. 
HOTEL F1 (bandeira de hotéis super econômicos do grupo): rede de hotéis com serviços limitados, que conta com 238 unidades na França. 
THALASSA SEA & SPA (bandeira de resorts e spas do grupo): esta rede oferece 15 exóticos destinos na França, Itália, Marrocos e Bahrain, onde 19 maravilhosos e luxuosos resorts e spas proporcionam acomodações aconchegantes e atividades relaxantes.


A academia 
Em 1985, depois de uma visita à escola de treinamento da Disney e do McDonald’s, a dupla de empreendedores resolveu inaugurar a ACADÉMIE ACCOR (Academia Accor), localizada em uma cidade nos arredores de Paris chamada Evry. Tinha como objetivo treinar os funcionários do grupo. Desde como atender telefones, lidar com hóspedes, resolver problemas, até operar novas tecnologias, a academia era uma espécie de universidade corporativa. Exatamente no dia 2 de novembro de 1992, surgiu a Académie Accor Latin America com o objetivo de manter a atuação da empresa alinhada com as necessidades de seus clientes, as tendências e exigências do mercado, às expectativas dos acionistas e ao desenvolvimento contínuo de seus colaboradores. Educação corporativa, formação, integração e aprimoramento profissional. São nessas áreas que a Académie Accor Latin America, localizada no Brasil, mantém seu foco de ação. Sua missão é difundir os valores e cultura da organização e assegurar o desenvolvimento das competências chaves, por meio da educação permanente, contribuindo para reforçar sua imagem e diferencial competitivo. Hoje em dia existe uma rede de 18 academias do grupo no mundo, que ministram mais de 150 programas todos os anos.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas modificações ao longo dos anos. O símbolo dos “bernaches” (gansos) voando foi escolhido pelo hábito migratório das aves, que remete à viagem, migração, espírito de equipe e de solidariedade, e também aos valores do Grupo ACCOR. O primeiro logotipo de 1983, continha nove gansos, em 1992 eram cinco, três em 1997, dois em 2007 e finalmente apenas um 2011. Esta redução gradual simplificou e refinou o logotipo para torná-lo mais legível.


Em 2015 foi apresentada uma nova identidade visual: nova tipografia de letra (em azul-escuro), a palavra HOTELS definitivamente incorporada e o símbolo do bernache (agora em cor de mel) foi posicionado acima e centralizado ao nome. O logotipo conta ainda com a nova assinatura da empresa, simples, surpreendente e universal que enfatiza o desejo da ACCOR de reunir as pessoas: Feel Welcome.


Os slogans 
Fell Welcome. (2015) 
Open New Frontiers in Hospitality. (2011) 
The spirit of smiles. 
Um mundo de hotéis pra você. (ACCOR BRASIL)


Dados corporativos 
● Origem: França 
● Fundação: 1967 
● Fundador: Gérard Pélisson e Paul Dubrule 
● Sede mundial: Paris, França 
● Proprietário da marca: Accor S.A. 
● Capital aberto: Sim 
● Chairman & CEO: Sébastien Bazin 
● Faturamento: €5.45 bilhões (2014) 
● Lucro: €227 milhões (2014) 
● Valor de mercado: €10.5 bilhões (agosto/2015) 
● Hotéis: 3.792 
● Presença global: 92 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: França, Alemanha e Brasil 
● Funcionários: 180.000 
● Segmento: Turismo 
● Principais produtos: Hotéis e resorts 
● Concorrentes diretos: Wyndham Worldwide, Choice Hotels International, Hilton Worldwide, HIG, Marriott International, Meliá Hotels International e Starwood Hotels & Resorts Worldwide 
● Ícones: O ganso 
● Slogan: Feel Welcome. 
● Website: www.accorhotels.com 

A marca no Brasil 
Pioneira também no uso de cartões magnéticos, a ACCOR chegou ao Brasil em maio de 1976, introduzindo no país o conceito de refeição-convênio e ocupando uma liderança histórica no setor. Somente a partir de 1977, a ACCOR passou a atuar no setor hoteleiro com a inauguração da primeira unidade da rede Novotel, localizada em São Paulo no bairro do Morumbi. Em 1986, na linha de produtos, serviços, empresas e unidades de apoio para as realizações do Grupo, foi instituída a Cestaticket.


A partir de 1989, o Grupo ACCOR deu início ao lançamento de inúmeros produtos como o hotel de luxo Sofitel; o Ticket Combustível (1990); o Ticket Alimentação (1992); as atividades da Carlson Wagonlit Travel (operadora de viagens de negócios), a fundação da Academia (uma universidade de serviços, nos mesmos moldes da Académie Accor, da França), em 1992; o Ticket Transporte (1993); o Ticket Combustível Systeme TEC (conhecido como o primeiro smart-card do mercado brasileiro), em 1995; o Sistema de Reembolso Eletrônico para os estabelecimentos conveniados às operações de vouchers, em 1996; chegada da rede Mercure (1999) e da Formule 1 (2001), recentemente renomeado IBIS BUDGET. Com a separação da divisão de vouchers em 2010, a ACCOR passou a atuar somente no segmento de hotéis, onde é a primeira em número de unidades: são 220 espalhados por mais de 60 cidades, disponibilizando mais de 35.000 quartos.


A marca no mundo 
A ACCOR, empresa líder em hotéis e turismo no continente europeu e uma das maiores redes hoteleiras do mundo, possui mais de 3.790 hotéis em 92 países, disponibilizando aos seus hóspedes mais de 495.000 quartos nos seis continentes. Nove marcas de hotéis já são operadas no Brasil. Hoje, o Brasil é o terceiro maior mercado para o grupo no mundo, atrás somente da França e Alemanha, e aqui se localiza a gestão da empresa para toda América Latina. O programa de fidelidade da ACCOR, chamado Le Club Accorhotels, possui aproximadamente 20 milhões de membros no mundo inteiro. Além disso, 35% de suas reservas e vendas, mais de 33 milhões de diárias, foram realizadas pela internet em 2014. A ACCOR está organizada em torno de duas divisões, HotelServices, que opera e franquia os hotéis, e HotelInvest, que é proprietário e investidor. 

Você sabia? 
O Grupo ACCOR mantém uma talentosa equipe de 300 pessoas que cuidam da decoração, projeto e reforma de seus hotéis. 
O programa de fidelidade Le Club Accorhotels é totalmente online e foi lançado oficialmente em setembro de 2007, com o nome de AClub. Mundial e gratuito engloba as marcas Sofitel, Pullman, MGallery, Novotel, Suite Novotel, Mercure, Ibis, Ibis Styles e Adagio, e pode ser utilizado nos hotéis da rede, de parceiros, como o Club Méditerrané, ou convertidos em milhas de algumas companhias aéreas. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 17/8/2015

6 comentários:

Anônimo disse...

Lindo trabalho! Praticamente tudo está correto.

Rodrigo Schmiegelow disse...

Bela empresa. Inovadora e sabe como crescer.

E não para por ai, essa semana mesmo fez mais uma aquisição para área de serviços, Marketing de Relacionamento regionalizado em uma estratégia mundial.

Parabéns pela matéria.

Anônimo disse...

uma salva de palmas para o criador desse post
ele esta perfeito

RAUL LETICHEVSKY disse...

Parabéns pelo trabalho. Se há algo similar não conheço. Para quem segue e admira histórias empresariais, é uma Disneylandia.

Continuem !

Edson Marques disse...

Meu aplauso pelo site!

Marcos disse...

Parabéns pela rede "ARCCOR" uma história muito bonita que mostra todos os passos de uma empresa que tem tudo para crescer( mais srsrsr) e estimula qualquer empresa tanto de pequeno e grande porte a seguir os mesmos passos.
Parabéns pela história.