30.4.09

IBIS HOTEL


A rede de hotéis IBIS adquiriu ao longo dos anos uma forte reputação mundial em oferecer serviços excelentes a preços bastante competitivos, baseando-se em um padrão internacional. Sempre prestando todos os principais serviços de um hotel moderno com a melhor relação qualidade e preço dos mercados onde está presente. A rede reúne todas as condições para que o hóspede se sinta literalmente em casa. Afinal, em qualquer hotel IBIS eficiência e aconchego garantem sempre o melhor descanso. 

A história 
Tudo começou no início da década de 1970 quando o grupo francês Accor, através da sua divisão de hotelaria, então chamada Accor Hospitality, resolveu ingressar no segmento de hotéis econômicos (equivalentes a duas estrelas), visando atingir um público com orçamento mais restrito para hospedagem, principalmente para viagens a negócio de pequenos empresários e executivos pouco graduados em suas empresas. Surgia assim a marca IBIS, que na época revolucionou a categoria de hotéis econômicos com quartos 30% mais baratos do que a média local de mercado, através de um padrão que permitia garantir acomodação consistente e serviço de qualidade, bem como gerar economias de escala significativas. A primeira unidade do IBIS foi inaugurada em 1974 na cidade francesa de Bordeaux. Nesta época não existia qualquer rede moderna de hotelaria econômica na França, apenas algumas unidades mal equipadas com oferta de quartos nesta categoria. Desde o início, a rede se diferenciou dos hotéis tradicionais por oferecer serviços acima dos padrões normais do segmento de hotéis econômicos. A marca se posicionou como um hotel moderno e bem equipado e rapidamente se estabeleceu como um referencial no setor.


O conceito IBIS foi um sucesso imediato. Dois anos mais tarde, a rede inaugurou sua primeira unidade na cidade de Paris, além do primeiro hotel da marca localizado fora da França, em Amsterdã na Holanda, iniciando assim sua expansão internacional. Nessa época já existiam 14 unidades do IBIS espalhadas pela França. Nos anos seguintes, a IBIS deu sequência ao seu crescimento, primeiro na Europa e gradualmente em todos os continentes, atingindo, em 1984, a marca de 111 unidades em funcionamento. Rapidamente a rede conquistou uma reputação mundial pelos excelentes serviços a preços muito competitivos, baseada em um padrão internacional, oferecendo todos os serviços essenciais de um hotel moderno ao melhor preço do mercado. Ao longo dos anos a rede de hotéis IBIS substituiu certos serviços tais como: mensageiros por carrinhos de bagagens e quadro de mensagens na recepção; serviço de quarto (room service) por serviço de bar 24 horas ao lado da recepção; entre outros. O objetivo era inovar e tornar a diária mais em conta. O hóspede pagava somente pelo que efetivamente quisesse consumir. Em 1992, a rede celebrou seu 300º hotel no mundo e o início das operações na Austrália, onde revolucionou a maneira como hotéis econômicos eram percebidos pelo público.


No Brasil, o primeiro hotel da rede foi inaugurado em 1999, na cidade de Maceió. A rede IBIS mudou o conceito de hotelaria econômica no Brasil oferecendo um produto de qualidade, sempre bem localizado, com apartamentos modernos, serviços rápidos e práticos, além de preços acessíveis. O ano de 2001 foi marcado pela abertura de hotéis no México, no Uruguai e mais quatro unidades no Brasil, sendo Manaus a primeira cidade na região norte a receber um hotel IBIS. Em 2006, a rede evoluiu e trouxe o conceito Coquelicot para o Brasil reformando e modernizando os apartamentos que passaram a contar com carpetes de madeira hipoalergênicos, novos formatos de mesas de trabalho, guarda-roupas mais espaçosos, aparelhos de TV LCD e acesso à Internet wi-fi.


A rede também foi pioneira no segmento hoteleiro nacional ao implantar o primeiro conceito de hotéis 100% não-fumante do Brasil. No ano seguinte, a IBIS inaugurou 40 hotéis, incluindo 22 no continente europeu. Estas aberturas marcaram a chegada da rede à Turquia (nas cidades de Eskisehir e Istambul) e reforçaram sua presença na África (Marrocos), América Latina (Brasil e México) e Ásia-Pacífico (Austrália, China, Coréia do Sul, Nova Zelândia e Tailândia). Em 2008, a rede atingiu uma marca histórica ao inaugurar o hotel de número 800, localizado na cidade de Xangai na China. A inauguração do 900º hotel da rede no mundo em janeiro de 2011 na cidade Tangier no Marrocos marcou outra virada na expansão da IBIS: vários projetos audaciosos, notavelmente na Ásia e na América Latina, onde sua ambição era adicionar 100 estabelecimentos a cada uma dessas grandes zonas geográficas até 2015. Meta que foi atingida.


Mais recentemente, em 2012, após repaginar os apartamentos (que ganharam um aspecto escandinavo e TVs modernas) a rede apresentou um novo design para seus lobbies e áreas sociais, que aliam um visual descolado e aconchegante. Mudança nos móveis, cores, sinalização e outros, trouxeram mais conforto e modernidade aos hóspedes. Mas a grande estrela deste upgrade foi a nova cama de última geração Sweet Bed by Ibis, que tem colchão de espuma (cuja alta tecnologia faz com que se adapte ao corpo do hóspede) especialmente desenvolvido para a rede, agora recoberto por um topper (cobre-colchão) e complementado por travesseiros maiores e feitos com materiais sustentáveis e edredons macios. Além disso, a base da cama conta com pés mais altos que proporcionam mais higiene e limpeza e traz elegância ao móvel. Afinal, nos hotéis IBIS, uma bela noite de sono é mais que uma promessa, é a sua especialidade.


A linha do tempo 
1982 
Inauguração do primeiro hotel na Alemanha, localizado na cidade de Berlin. 
1985 
Inauguração dos primeiros hotéis no Reino Unido (Londres), Bélgica e Áustria. 
1986 
Inauguração do primeiro hotel na Itália (Milão). 
1987 
Inauguração do primeiro hotel na Suíça (Sion). 
1991 
Inauguração do primeiro hotel em Portugal (Porto). 
1993 
Inauguração do primeiro hotel na Polônia. 
1994 
Inauguração do primeiro hotel na Austrália. 
1996 
Inauguração do primeiro hotel na Indonésia. 
1999 
Inauguração dos primeiros hotéis no Brasil e na Argentina. 
2001 
Inauguração dos primeiros hotéis no México e no Uruguai. 
2004 
Inauguração do primeiro hotel na China (Tianjin). 
A IBIS tornou-se a primeira cadeia hoteleira mundial a assegurar a certificação ambiental ISO 14001. Esta certificação ambiental – a mais reconhecida em todo o mundo – validou as políticas de gestão relativas ao consumo de água e energia e a redução de resíduos. Atualmente, aproximadamente 60% dos hotéis da rede foi certificado pela norma ISO 14001. 
2006 
Lançamento mundial nos novos quartos IBIS. 
2007 
Inauguração do primeiro hotel na Turquia. 
2008 
Inauguração dos primeiros hotéis na Índia, Rússia, Kuwait e Benim. 
2009 
Inauguração dos primeiros hotéis na Argélia, Jordânia, Madagascar, Cingapura e Omã. 
2010 
Inauguração dos primeiros hotéis na Colômbia, Chile e Paraguai. 
2011 
Inauguração do primeiro hotel na Ucrânia. 
2012 
Reposicionamento da marca no mercado global, que a partir de então passa a batizar outras duas redes. 
2013 
Lançamento do IBIS KITCHEN, que define uma nova experiência de bar e restaurante em seus hotéis. O novo conceito conta com um visual mundial desenvolvido na França, após pesquisa de mercado que indicou soluções modernas e originais, tanto no cardápio quanto no ambiente. O conceito visual inclui nova decoração e iluminação, proporcionando um ambiente acolhedor e que estimula a convivência. 
2014 
Inauguração do milionésimo hotel IBIS na cidade de Berlim. 
2015 
Inauguração do primeiro hotel na Coréia do Sul.


O reposicionamento 
Ao longo dos anos a IBIS construiu no mercado global uma marca extremamente forte e sólida. E em meados de 2011, o grupo Accor resolveu utilizar esta enorme força para reposicionar a marca IBIS no mercado, apresentando a nova identidade visual de sua linha de hospedagens econômicas. Além da mudança visual a empresa resolveu adotar a IBIS como marca de dois de seus hotéis de baixo custo. O Etap Hotel (incluindo a rede Formule 1 no Brasil) e o All Seasons passaram a se chamar, respectivamente, IBIS BUDGET e IBIS STYLES. Resultado: a IBIS se tornou a marca mãe dos hotéis econômicos da empresa, que passou a ter mais de 1.880 unidades espalhadas por 63 países. A nova estratégia consumiu investimentos de €150 milhões em comunicação, adaptações e na mudança da identidade visual.


As três redes hotéis com a bandeira IBIS, que tornam a vida e as viagens mais fáceis e divertidas são: 
IBIS: bandeira de hotéis econômicos da empresa e principal carro-chefe da marca, que oferece hospedagens com o melhor serviço, qualidade e conforto. São 1.047 hotéis em 61 países, disponibilizando aproximadamente 120.000 quartos. 
IBIS STYLES: esta bandeira oferece todos os serviços de um hotel econômico combinando conveniência, simplicidade, generosidade, praticidade e proximidade, aliados ao design moderno e variedade de estilos. A rede é composta por 293 unidades localizadas em 26 países. 
IBIS BUDGET: é a bandeira mais econômica da marca IBIS, que oferece conforto essencial por um preço extremamente acessível. Ao todo são 541 unidades localizadas em 17 países.


O conceito 
O conforto dos apartamentos, a higiene e o espírito acolhedor foram os pontos chave de sucesso da rede IBIS. De Londres a Roma, Madri, Praga, Estocolmo e Bratislava, sem esquecer Pequim, Nova Deli, São Petersburgo, São Paulo ou Montevidéu, o quarto IBIS oferece um padrão que os hóspedes podem encontrar em qualquer parte do mundo. Bem concebidos e totalmente equipados (mesa de trabalho, TV por assinatura, tomada para notebook, telefone com discagem direta, ar-condicionado, mensagem eletrônica e despertar automático), estão preparados para corresponder as mais simples das expectativas: oferecer aos clientes condições de sono com qualidade assim como a possibilidade de trabalharem num quarto bem concebido e acolhedor. Em qualquer parte do mundo, independentemente da hora de chegada, os clientes podem ter a certeza de que sempre encontrarão serviços de bar e refeições quentes disponíveis em cada hotel. Além do bar, lanches quentes e frios e pequenos-almoços (“8 horas non-stop”, único na indústria de hotelaria econômica, adaptado ao ritmo de todos os seus clientes) estão incluídos no modelo IBIS, com a maioria dos hotéis possuindo um restaurante aberto – conforme o mercado local.


No Brasil a rede IBIS ainda oferece uma série de produtos e serviços que garantem mais comodidade e entretenimento para as hóspedes do sexo feminino. A iniciativa leva o nome de “Compromisso Ibis com a Mulher”. Com isso, as mulheres encontrarão disponíveis na recepção de todos os hotéis da rede, secadores de cabelos mais potentes e as últimas edições das principais revistas femininas do país. No quesito alimentação, contarão com cardápios e bebidas lights especialmente elaborados para garantir a boa forma das hóspedes. Além disso, cada unidade fechou uma parceria com um salão de beleza que dá direito a uma promoção especial para cuidar dos cabelos e da pele. O “Compromisso Ibis com a Mulher” criou ainda um kit básico que inclui todos os acessórios para que a hóspede se sinta plenamente segura em sua viagem de lazer ou trabalho: condicionador, produtos dentais, aparelho de depilação, cotonetes, touca de banho, lixa de unha, absorvente íntimo, esmalte, acessórios para costura, pinça, etc. E para garantir o conforto total do hóspede, a rede IBIS é precursora do programa de satisfação “Contrato 15 Minutos”, uma amostra excepcional da abordagem de alto padrão da marca em que os empregados possuem 15 minutos para resolver qualquer problema considerado responsabilidade do hotel que aconteça durante a estada, independentemente do horário do dia. Se não conseguirem, o cliente passa a ser convidado do hotel.


São estes conceitos que fazem da rede IBIS a melhor relação serviço qualidade e preço no segmento que atua. Afinal, por todo o mundo, o padrão IBIS garante a seus hóspedes uma oferta única: quartos modernos, com wi-fi grátis e a prova de som, uma cama inovadora e super confortável, café da manhã das 4h às 12h, e uma grande variedade de conceitos de restaurantes. Recentemente a rede implantou o programa “Happy 20 e Happy 30”, onde as reservas feitas com pelo menos, 20 e 30 dias de antecedência, nos dias úteis ou no fim-de-semana, pagam preços mínimos.


A evolução visual 
Em 2011 a rede IBIS, que passou a contar com mais duas categorias de hotéis sob a guarda de sua marca, apresentou sua nova identidade visual. Os novos logotipos da rede, alusivos à figura de uma almofada (inspirada no símbolo da antiga marca All Season), utilizando assim o conceito de conforto e aconchego, ganharam cores para se diferenciarem. O IBIS continuou vermelho. O IBIS BUDGET (antigo Etap) azul e o IBIS STYLES (antigo All Season) verde.


Os slogans 
Well being at the best price. (global) 
Hotels the way you like them. (Inglaterra) 
Des hôtels comme ou les aime. (França) 
Gli hotel che tu ami. (Itália) 
Hoteles que van contigo. (Espanha) 
Tudo o que você precisa em um hotel. (Brasil, 2015) 
Hotéis do jeito que você gosta. (Brasil, antigo) 
Hotéis como nós gostamos. (Brasil, antigo)


Dados corporativos 
● Origem: França 
● Fundação: 1974 
● Fundador: Gérard Pélisson e Paul Dubrule 
● Sede mundial: Paris, França 
● Proprietário da marca: Accor S.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Sébastien Bazin 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Hotéis: 1.881 
● Presença global: 63 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: França, Alemanha, Brasil e Reino Unido 
● Funcionários: 30.000 
● Segmento: Turismo 
● Principais produtos: Hotéis econômicos 
● Concorrentes diretos: Holiday Inn, Travelodge, Howard Johnson, Park Inn, Motel One, Premier Inn e Best Western 
● Ícones: O logotipo em forma de almofada 
● Slogan: Tudo o que você precisa em um hotel. 

A marca no mundo 
A rede de hotéis IBIS é hoje a que mais cresce no segmento econômico, sendo a maior nessa categoria na Europa (onde estão localizados 75% de seus hotéis) e no Brasil, possuindo mais de 1.880 unidades e disponibilizando mais de 180.000 quartos em 63 países de todos os continentes. Todos os hotéis da rede estão localizados convenientemente perto de aeroportos, estações de trem e metro, centros de negócios e dos principais pontos turísticos, com fácil acesso a locais estratégicos para negócios ou lazer. Anualmente, mais de 50 milhões de pessoas acessam o site da marca para fazer pesquisas e reservas online. A Europa é seu maior mercado com mais de 1.000 unidades. No Brasil existem 129 hotéis da rede (entre IBIS, IBIS STYLES e IBIS BUDGET) em mais de 55 cidades, disponibilizando mais de 25.000 quartos. 

Você sabia? 
A taxa de satisfação dos hóspedes nos hotéis da rede atinge 95%. 
A marca IBIS surgiu com a intenção de democratização das viagens, sob o lema “Value for Money”, ou seja, permitir a todos aqueles que gostam de viajar a possibilidade de o fazerem, ao ficarem instalados em hotéis mais acessíveis e indo de encontro às suas necessidades. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 20/8/2015

2 comentários:

ailton disse...

Obrigado pelas informações. É sempre bom saber a história de empresários e empresas que FACILITAM NOSSA VIDA QUANDO ESTAMOS EM VIAGEM, seja a turismo ou trabalho. Hospedar-se no IBIS, em qualquer lugar do mundo, é certeza de celeridade, simpatia, bons preços, limpeza e aconchego. Não tenho dúvidas, se minha viagem permite, HOSPEDO-ME NUM IBIS.

Mari disse...

Impessionante a história desses empreendedores. A conquista do sucesso por oferecer serviços de alto padrão e qualidade com preços competitivos no mercado, inovando a cada ano com ideias e espaços geniais que fidelizam os hospedes.
Estou encantada com a história de sucesso