11.3.09

LIVRARIA CULTURA


Sempre atualizada em todas as áreas, da literatura às áreas técnicas, tanto em relação a publicações nacionais quanto importadas, atendimento ágil e diferenciado com livreiros prontos a aconselhar o cliente em suas compras ou a ajudá-lo a encontrar o livro que procura. A LIVRARIA CULTURA acredita no poder transformador da informação. Tradicional ponto de encontro de intelectuais e leitores, a LIVRARIA CULTURA é palco de concertos, shows, noites de jazz, palestras interessantes, cafés filosóficos e noites de autógrafos em todas as cidades onde está presente.

A história
A história da LIVRARIA CULTURA começou quando a alemã de origem judaica Eva Herz teve a ideia de abrir um serviço de aluguel de livros em troca de dinheiro, na sala de sua própria casa, localizada na Alameda Lorena no bairro dos Jardins, na capital paulista. Eram tempos difíceis. Para fugir da perseguição nazista, a família havia deixado Berlim em 1938 e precisava encontrar formas de aumentar o orçamento. Inicialmente o serviço de empréstimos de livros contava apenas com dez exemplares (eram volumes no idioma de Goethe, que passavam de mão em mão), de sua biblioteca particular e seu público era formado principalmente pela colônia alemã sediada em São Paulo. Em 1950, Eva resolveu incrementar o negócio e, além de alugar livros, passou a vendê-los. Nessa época, seu nome já se firmava entre as mães da cidade, que enviavam os filhos à livreira não somente para que alugassem ou comprassem exemplares, mas também para que se aconselhassem sobre leituras.


Em 1969, ela abandonou o serviço de aluguel e passou a tocar apenas a livraria, então instalada em um sobrado na Rua Augusta, onde as duas salas da frente serviam como loja, e a parte de trás, como residência para a família. No mesmo ano, seu filho Pedro assumiu a gestão dos negócios e realizou o sonho da mãe de instalar-se em um lugar mais amplo, no tradicional Conjunto Nacional em plena Avenida Paulista. Foi nesse endereço que a empresa sedimentou o perfil que a tornou conhecida: uma grande livraria, com qualidade, variedade e excelente atendimento. Na década de 1970, tem início o processo de ampliação das instalações da LIVRARIA CULTURA no Conjunto Nacional. Em 1973, foi inaugurada uma unidade dedicada exclusivamente à informática, negócios, finanças, marketing e ciências.


Dezessete anos depois, em 1990, foi aberta a loja especializada em publicações de ensino de línguas estrangeiras e dicionários. Em 1995, a LIVRARIA CULTURA criou seu site na Internet e, seguindo as tendências mundiais, passou a ser a primeira livraria brasileira a vender livros on-line. No início de 1997, abriu ao público uma loja de 600 metros quadrados no Conjunto Nacional, voltada às áreas de literatura e humanidades. No fim do mesmo ano, reinaugurou sua primeira unidade, totalmente reformada, que passou a vender exclusivamente livros de arte. Em 2000, outro grande projeto da diretoria, agora integrada também por Sérgio e Fábio Herz, filhos de Pedro, atual presidente da empresa, se concretizou: a LIVRARIA CULTURA inaugurou sua primeira filial. Um espaço de 3.000m² no Shopping Villa-Lobos, também na capital paulista. Era o início para transformar a LIVRARIA CULTURA em uma rede.


No mesmo ano outra inovação foi adotada por influência de seus filhos: a abertura de um espaço dedicado para venda de CDs e DVDs. Em 2003, a livraria havia aberto sua primeira filial fora de São Paulo, no Bourbon Shopping Country, em Porto Alegre. No ano seguinte, foi a vez do Recife e, no ano de 2005, Brasília, ganharem suas filiais da leitura. Em 2006 o shopping Market Place ganhava mais uma nova filial na cidade de São Paulo. A LIVRARIA CULTURA repetia em suas filiais o consagrado modelo de suas lojas do Conjunto Nacional em São Paulo. E, junto, trazia o mesmo conceito: um local de entretenimento em que os clientes entram não somente para comprar, mas se atualizar, debater ideias, encontrar pessoas com o mesmo interesse e se divertir. Em 2007, além de colocar em funcionamento suas novas instalações no Conjunto Nacional, a LIVRARIA CULTURA investiu na renovação de sua identidade visual. Em 2008, abriu uma unidade em Campinas, a primeira fora de uma capital, e inaugurou ainda uma loja com conceito inédito de varejo customizado no Conjunto Nacional, batizada de “Companhia das Letras por Livraria Cultura”. No segundo semestre abriu as portas também de uma loja no Shopping Bourbon Pompéia, em São Paulo.


E as novidades não pararam. Em 2010, a rede começou a comercializar eBooks e Audiobooks. Além disso, para atender às novas demandas de mercado, a LIVRARIA CULTURA lançou, em 2011, o eReader, um aplicativo de leitura para iPad e iPhone, além do eReader para Android lançado no ano anterior. A inovação ultrapassou as fronteiras do ambiente virtual e chegou até as lojas com a transformação do processo digital da compra de eBooks em uma experiência real através do Cartão eBook, que reproduz a capa e todas as principais informações do livro. Sempre atenta a rede fechou uma parceria com a empresa canadense, Kobo em setembro de 2012. A partir desse momento, passou a disponibilizar em suas prateleiras o seu próprio leitor de livros digital, Kobo por Livraria Cultura (com cinco opções de cores) e um catálogo com mais de 1 milhão de títulos de eBooks, sendo 15 mil deles nacionais.


A maior livraria do Brasil
A mega-loja da LIVRARIA CULTURA no Conjunto Nacional, em São Paulo, onde a empresa está instalada desde 1969, ocupa o espaço onde antigamente funcionava o saudoso Cine Astor. A loja, inaugurada oficialmente no dia 21 de maio de 2007, é a maior livraria do país, com 4.300m² distribuídos por três pisos. A enorme loja, além de oferecer uma enorme quantidade de livros, CDs, DVDs, Blue-Ray, revistas, jornais e alguns brinquedos, conta ainda com um moderno e aconchegante café, o V. Café (criado pelo Grupo Viena), um teatro (chamado Eva Herz) e áreas especiais para crianças, exposições e autógrafos. Quando a nova unidade na galeria foi aberta, os antigos quatro pontos foram fechados. Em dezembro de 2007, porém, um dos pontos antigos foi reaberto. O local foi totalmente reformado para abrigar exclusivamente o setor de Artes.


Em junho de 2009, mais um antigo ponto foi reaberto utilizando o conceito de varejo customizado: Instituto Moreira Salles por Livraria Cultura. E, em novembro, a terceira loja com o mesmo conceito foi inaugurada: Record por Livraria Cultura. O conceito inovador tornou a LIVRARIA CULTURA à primeira no mundo a ter um “acervo vivo”, ou seja, ter disponível em um mesmo espaço todos os títulos de uma mesma editora. Em abril de 2012 no antigo espaço da Record, foi inaugurada a primeira loja Geek.Etc.Br, especializada no universo geek e nerd, que vende games, quadrinhos, itens colecionáveis e muito mais.


Horas de cultura
Para enfrentar a forte concorrência das inúmeras lojas virtuais dos leitores de livros digitais a LIVRARIA CULTURA cada vez mais transforma suas lojas em verdadeiros locais de entretenimento. Um exemplo é o projeto VIRA CULTURA, uma maratona de 35 horas de atividades culturais realizada nas lojas da rede no Conjunto Nacional em São Paulo, cuja primeira edição com 37 horas ocorreu em 2008. Exposições, workshops de arte, debates, aulas de bem-estar e ginástica, mostras de filmes, sessões de autógrafos, atividades de fã clubes, recitais, shows e apresentações teatrais fazem parte da programação deste projeto.


O diferencial
A LIVRARIA CULTURA é diferenciada no segmento que atua. São mais de 1.9 mil funcionários empenhados em oferecer ao público um conceito que vai além da simples venda de livros. Cada loja é um centro de entretenimento onde os clientes não somente podem comprar, mas atualizar-se, debater idéias e realizar encontros em um local agradável e aconchegante. Outro ponto forte da LIVRARIA CULTURA é a diversidade de seu catálogo, que conta com mais de 3 milhões de títulos de livros e 160 mil CDs e DVDs. As lojas também estão sempre atualizadas em todas as áreas, tanto no que diz respeito a publicações nacionais quanto internacionais. Cada uma possui um acervo de, em média, 150 mil títulos. São estes diferenciais que fazem a LIVRARIA CULTURA crescer 19% ao ano, uma marca extraordinária em um país que pouco lê.


A identidade visual
Em 2007 a LIVRARIA CULTURA apresentou sua nova identidade visual, que mostrava pequenas alterações na tipografia das letras e também na cor.


A identidade visual da marca pode ser aplicada em várias cores, dependendo do fundo, mas tem que seguir preferências. A cor preferencial é o verde (sempre como primeira opção). Outra opção preferencial é utilizar o fundo verde e o nome da marca em branco. Se a utilização do verde não for possível a ordem deverá seguir o diagrama abaixo.


A aplicação da logomarca também pode ser feita de duas maneiras: horizontal (recomendada) ou compacta. A empresa disponibiliza um completo manual de identidade de marca (http://www.livrariacultura.com.br/sercultura/identidade.html).


Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 21 de maio de 1947
● Fundador: Eva Herz
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Livraria Cultura S.A.
● Capital aberto: Não
● Diretor Presidente: Pedro Herz
● CEO: Sérgio Herz
● Faturamento: R$ 450 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 17
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 1.900
● Segmento: Varejo
● Principais produtos: Livros, revistas, jornais, CDs e DVDs
● Concorrentes diretos: Livraria da Vila, Livraria Saraiva, Nobel e Fnac
● Ícones: A mega-loja do Conjunto Nacional
● Slogan: Ler para ser.

A marca no Brasil
Atualmente, a LIVRARIA CULTURA conta com 17 unidades – quatro em São Paulo, uma em Campinas, Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza e Salvador e duas em Brasília, Recife, e Rio de Janeiro, além das lojas customizadas Geek.Etc.Br. Além de São Paulo (loja do Conjunto Nacional), Salvador, Brasília, Curitiba, Recife e Rio de Janeiro também contam com uma filial do teatro Eva Herz. A loja on-line da empresa, responsável por aproximadamente 20% das vendas, e que serve de apoio às compras nas livrarias físicas, tem cadastrados mais de 2.6 milhões de títulos. Além dos 920 mil clientes cadastrados no programa “+ Cultura”, espécie de cartão de fidelidade, mais de cinco mil crianças tem seus nomes registrados no “Clubinho Mais Cultura”, em que pais e mães passam seus créditos aos filhos.

Você sabia?
A empresa possui o programa “Mais Leitores”, que funciona assim: qualquer livro comprado na LIVRARIA CULTURA há menos de 180 dias pode ser revendido à livraria por 25% do valor original, dinheiro transformado em crédito para a aquisição de novos volumes. Esses livros antigos são oferecidos pela Internet pela metade do preço.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Isto é Dinheiro e Época Negócios), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 7/5/2013

2 comentários:

Paty Cantoricci disse...

a livraria cultura é o melhor lugar pra se comprar livro, tanto na loja quanto na internet ;)
sempre compro lá, até pq lá posso comprar com os bônus em Piiis que ganho por usar a internet grátis da InteligWeb http://bit.ly/jV1dY4 compensa mtoooo!

Anônimo disse...

COMO A LIVRARIA PODE TER UM FATURAMENTO DE 450 MILHÕES COM 17 LOJAS SENDO QUE A LIVRARIA NOBEL COM MAIS DE 200 LOJAS TEM UM FATURAMENTO DE 150 MILHÕES???????