8.2.09

CHICLETS


Suas tradicionais embalagens, especialmente a popular caixinha amarela, são vistas nos caixas de qualquer estabelecimento que venda algum item comestível. Estão sempre à mão do consumidor e entre os brasileiros se tornaram muito bem vindas como troco. Hoje, a marca CHICLETS® é tão importante que se tornou, praticamente, um sinônimo da expressão goma de mascar em muitos países ao redor do mundo. 

A história 
A história da marca CHICLETS® está intimamente ligada com o desenvolvimento da goma de mascar. Apesar da goma de mascar ter sido inventada em 1848, foi somente no início do século 20 que a tradicional marca foi criada, quando um pequeno fabricante de goma da Filadélfia chamado Frank Henry Fleer estava procurando uma maneira de estender a vida útil e o sabor da goma de mascar. Ele então desenvolveu um método para aplicar uma casca de caramelo duro, com seus próprios aditivos de sabor, a uma base de goma com infusão de sabor. Batizou seu novo produto de CHICLETS® (cujo sabor original era de hortelã) e o lançou no mercado em 1906. Aqui vale uma explicação: o látex (resina) produzido pela árvore chamada de Sapota Zapotilla era usado, primordialmente, para a higiene dos dentes. Por isso, a resina foi denominada como “Tchi-Clé”, sendo que “Tchi” significa “boca” e “Clé” significa “movimento”. Assim, o exercício de movimentar a boca para mascar a goma deu origem ao nome, depois adaptado para “chiclete”, de onde se originou a marca CHICLETS®.
   

O sucesso foi tão grande que anos depois, em 1914, a marca passaria a fazer parte da empresa American Chicle Company, fundada por Thomas Adams, justamente o inventor da goma de mascar. Sua nova proprietária iniciou uma ampla campanha de popularização da marca e a partir da década de 1920 lançou novos sabores de frutas, incluindo o popular Tutti-Frutti. As gomas de mascar CHICLETS® passaram então a ser revestidas em várias cores diferentes. Com isso, a marca tornou-se cada vez mais popular nas máquinas de venda automática por causa de sua vida útil prolongada e de suas cores atraentes. Na época os CHICLETS® também se tornaram uma guloseima popular depois do jantar e uma espécie de “máscara” para o hálito dos fumantes.
   

As duas grandes guerras mundiais, principalmente a segunda, contribuíram e muito para o aumento da popularidade da goma de mascar, não somente nos Estados Unidos, mas também no mundo inteiro. A goma de mascar era tida na época como terapia relaxante para o stress diário de que as pessoas eram vítimas. E foi neste momento que a marca desembarcou no Brasil. Isto aconteceu em 1943, quando a empresa então conhecida como Chicle Adams (conheça essa outra história aqui), inaugurou uma fábrica no coração do tradicional bairro paulistano do Cambuci, para a produção local de goma de mascar. Foi então que a empresa introduziu no mercado a primeira goma de mascar do país: CHICLETES®, que durante anos foi grafado assim no Brasil (somente depois esse “e” a mais foi retirado e a marca passou a ser grafada como no restante do mundo). O produto era inicialmente vendido em uma caixinha de papel com duas unidades cada, nos sabores Hortelã (o mais tradicional da marca com sua inconfundível caixinha amarela) e Tutti-Frutti (com sua tradicional caixinha cor de rosa). Vale ressaltar que o novo produto não fazia bola, pois era do tipo “candy-coated” (recoberto com confeito).
   

Durante algum tempo, boa parte dos produtos continuaram sendo importados dos Estados Unidos, pois a produção em solo brasileiro era insuficiente para atender a grande demanda. CHICLETS® rapidamente se tornou ícone de várias gerações de jovens brasileiros, que viam no hábito de mascar chicletes um sinal de atitude e até rebeldia. O produto ficou tão famoso que acabou emprestando o seu nome para este gênero de confeitos no país, sendo incluído inclusive no dicionário da língua portuguesa. Na década de 1950 a Adams começou a trabalhar em prol do seu crescimento e da imagem de sua marca no Brasil. Foi assim que a empresa admitiu funcionários com função duplicada: vendedores e promotores. Eles tiravam pedidos, divulgavam a marca, colavam cartazes nos principais pontos-de-venda ou em lugares estratégicos de circulação de pessoas.
   

Na produção dos CHICLETS®, as gomas cruas vinham do Amazonas, chamadas de maçarandubas e passavam por um processo de lavagem para eliminar as impurezas. Em seguida, era misturado um látex trazido da Malásia, que anos mais tarde foi substituído por outro desenvolvido no Brasil. Posteriormente, as gomas cruas deram lugar aos materiais sintéticos desenvolvidos pela própria Adams. O passo seguinte era adicionar açúcar e essências, preparando uma segunda massa que era levada para corte e depois para o repouso em salas climatizadas. As embalagens passavam por outro longo processo, já que as caixinhas eram fechadas e coladas manualmente. Nesta época, eram produzidas 20.000 caixinhas por dia.
   

Em 1953 e 1954, as instalações foram ampliadas, pois, subitamente, um inesperado aumento de consumo de CHICLETS® assustou a Adams. Pedidos e mais pedidos que fizeram com que a produção se acelerasse, dividindo o turno em três, para que fossem produzidos CHICLETS® vinte quatro horas por dia. Havia meses em que se vendia um milhão de caixas. Rapidamente o mistério foi desvendado: foi um período em que ocorreu uma grande escassez de moedas e todos os estabelecimentos passaram a devolver CHICLETS® como troco. Mesmo depois que as moedas reapareceram, muitos clientes ainda preferiam seus trocos em CHICLETS®, pois já haviam adquirido o hábito de mascar chiclete. A expansão de vendas continuou com os tradicionais sabores de hortelã e Tutti-Frutti e o novo sabor de canela.
   

Em 1962, a marca inovou ao lançar no mercado o CHICLETS® TINY (pequenos chicletes quadradinhos e coloridos em diversos sabores). Mas tudo começou realmente se estruturar quando a empresa, em 1964, foi absorvida pelo grupo Warner Lambert, multinacional farmacêutica que abria sua divisão de confeitos. Iniciou-se então um período de expansão e desenvolvimento de novos produtos, iniciado com o lançamento no mercado brasileiro dos CHICLETES® MIRIM, que depois mudaria de nome para MINI CHICLETES®, que se tornaram extremamente popular entre a criançada. Isto porque esta versão oferecia em uma mesma embalagem, vários pequenos quadradinhos coloridos e de diversos sabores da goma de mascar, possibilitando aos consumidores misturar vários sabores ou controlar a quantidade de goma que mastigavam de uma vez.
  

Em 2003, com a compra da Adams pela Cadbury (conheça essa história aqui), a marca CHICLETS® passou a fazer parte da empresa britânica, mais conhecida pela produção de chocolates. Muitas décadas se passaram até que CHICLETS® deixasse o seu consagrado formato tradicional, a caixinha de duas unidades e a forma drageada. A mudança começou a ser feita em 2005, com a introdução do conceito de “mais tempo de sabor”. A linha das caixinhas de duas unidades se expandiu, e ganhou os sabores limão e cola e canela. No ano seguinte, o projeto de mudança foi finalizado, com a introdução do CHICLETS® STICK (no formato de barra e sem cobertura de confeito), nos sabores Uva e Morango, além da embalagem com seis unidades, nos sabores Lokorango e Abacaxi Hype. Era a primeira vez que o CHICLETS® literalmente deixava as tradicionais caixinhas para ganhar uma nova embalagem. A diversificação de novos sabores continuou nos anos seguintes com o lançamento do CHICLETS® DJ CITRUS (laranja com pêssego) e CHICLETS® Menta.
  

Em 2008, a nova campanha de CHICLETS® no Brasil posicionava o produto para o público adolescente como uma marca que oferecia diversão aos consumidores. Com tom bem-humorado, apresentava duas maneiras de mastigar, ou melhor, de levar a vida: o jeito “Chiclets®” e o jeito “lhama”. O conceito da campanha se baseava nas diferenças de dois tipos de comportamento: o jeito “lhama”, que mostrava o animal, um inusitado personagem, que representava uma maneira de viver entediante, sem graça e “parada”; e o jeito “Chiclets®” de levar a vida, totalmente o oposto: jovem, animado, divertido e agitado. A nova campanha institucional vinha acompanhada do lançamento do CHICLETS® STICK no sabor Hortelã.
  

A grande novidade de 2009 foi a reformulação da embalagem da tradicional caixinha. Antes, era um exercício de paciência abri-la. Não era nem um pouco funcional. Com a nova embalagem, a caixinha abria no meio facilitando a retirado do produto. Além disso, novos produtos foram lançados no mercado como o CHICLETS® Fusão Refrescante, chicletes que misturavam três sabores como a versão hortelã com melancia e limão e menta com cereja e laranja; e o CHICLETS® Stick Azedinho Doce no sabor morango. Porém, a maior novidade da marca foi apresentada no início de 2011: CHICLETS® EVOLUTION, goma de mascar produzida com a exclusiva tecnologia Flavor Wave, que fazia o sabor mudar na boca. Por exemplo, começava com o sabor de morango ou citrus e terminava com o de hortelã.
  

Nos últimos anos as vendas de CHICLETS® nos Estados Unidos encolheram muito, principalmente em virtude da enorme concorrência no segmento de gomas de mascar, e a Mondelēz, a atual proprietária da marca, resolveu descontinuar o produto em 2016. Porém CHICLETS® continua com forte presença e popularidade na região do Oriente Médio e especialmente em países da América do Sul, onde novos sabores são lançados regularmente. Com uma rica história de inovação, a marca CHICLETS® se popularizou tanto que virou sinônimo de chiclete em várias partes do mundo.
  

A evolução visual 
Ao longo dos anos o logotipo da marca CHICLETS® passou por algumas alterações, que em determinados momentos dos anos de 2000 apresentou um visual radical e colorido em relação à sua antiga e tradicional identidade. Atualmente em diversos países a marca utiliza um logotipo com tipografia de letra mais moderna e arrojada. Já no Brasil, em 2014, a marca apresentou um novo logotipo que retomou a antiga tipografia de letra, tão associada à CHICLETS® por décadas.
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1906 
● Criador: Frank H. Fleer 
● Sede mundial: Chicago, Illinois, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Mondelēz International Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Dirk van de Put 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 35 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Confeitos 
● Principais produtos: Gomas de mascar 
● Concorrentes diretos: Eclipse, Orbit, Flics, 5™ Gum, Clorets, Valda, Mentos e Fini 
● Ícones: A caixinha amarela 

A marca no mundo 
Atualmente a marca CHICLETS®, que desde 2016 não é mais comercializada nos Estados Unidos, está presente em aproximadamente 35 países ao redor do mundo, sendo extremamente popular no Egito, Líbano, Peru, Colômbia, Argentina, México, Índia e alguns países do Oriente Médio e América do Sul. Já no Brasil, onde CHICLETS® é uma das líderes em sua categoria, a marca oferece sabores como hortelã, Tutti-Frutti e cereja e laranja. 

Você sabia? 
No Brasil a marca CHICLETS® já utilizou slogans populares como “Caixinhas de emoções”, “Chiclets® mesmo é o de caixinha. Adams” e “Chiclets®, uma delícia que só Adams fabrica”


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame e Embalagem Marca), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 17/5/2022 

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Um comentário:

Anônimo disse...

As melhores pastilhas de sempre "Amarelas"
Aquelas que mais Sucesso tiveram!! No entanto não se vendem na Europa. Cerebros pequeninos...