20.1.09

BARNEYS NEW YORK


A BARNEYS é uma verdadeira instituição da cidade de Nova York. Adorada pelo público descolado que não abre mão das marcas de luxo, é uma das mais famosas e fashions lojas de departamento dos Estados Unidos. Famosa por suas impecáveis e ousadas vitrines, além dos toldos vermelhos (utilizados durante décadas e reconhecidos a distância), a rede é conhecida por seu excelente mix de grifes americanas e internacionais, com curadoria e serviços de primeira qualidade. 

A história 
A história da tradicional rede começou em 1923 quando o empresário Barney Pressman, com apenas US$ 500 provenientes da penhora do anel de noivado de sua mulher, Bertha, inaugurou a BARNEY’S CLOTHES, uma pequena loja de roupas masculinas. O modesto espaço de apenas 46m², localizado na esquina da Sétima Avenida com a rua 17th em Manhattan, vendia roupas masculinas de 40 grandes marcas americanas, utilizando o slogan “No Bunk, No Junk, No Imitations”. As peças, vendidas a preços em conta, eram adquiridas em liquidações, queima de estoques e outlets, além de exemplares de mostruários. Para atrair a clientela o perspicaz comerciante oferecia completamente grátis estacionamento e ajustes nas peças de roupas. Com o sucesso e crescimento do negócio, mais três andares foram adicionados a loja em 1934. Desde essa época a BARNEYS passou a ser considerado um ponto de referência quando o assunto era sofisticação.


O visionário comerciante utilizava ações agressivas para época com intuito de atrair novos consumidores: patrocinava programas de rádio exclusivamente voltados para o público masculino com o famoso slogan “Calling All Men to Barney’s”; colocava mulheres vestidas apenas com barris para distribuir caixinhas de fósforos com o nome e endereço da loja; e chegava a alugar barcos para transportar até 2.000 consumidores de Long Island para Manhattan. Até a década de 1960 a loja era conhecida por vender mercadorias masculinas a preços competitivos. Porém, a partir de 1964, a loja começou a oferecer mercadorias de alta qualidade e preços elevados. Era o início da BARNEYS, luxuosa e chique, dos dias de hoje.


Exatamente no dia 8 de setembro de 1970, a empresa lançou a Barneys Warehouse Sale, que encorajava os nova-iorquinos a participarem da primeira grande liquidação de roupas e acessórios masculinos (as roupas femininas seriam acrescidas ao evento em 1991) com generosos descontos. A publicidade para a primeira liquidação focava na necessidade de vender o estoque da temporada passada. A primeira liquidação da BARNEYS vendeu mais de 30.000 unidades de roupas de grife, atendendo aproximadamente 20.000 clientes e gerou mais de US$ 1 milhão em vendas. O enorme sucesso tornou a liquidação um evento anual, ocorrendo todo mês de setembro do outro lado da rua da localização original da loja. A década também foi marcada pela expansão do espaço físico da loja, que se tornou enorme. Além disso, a BARNEYS passou a vender mercadorias de luxo de estilistas europeus como Bill Blass, Pierre Cardin, Christian Dior e Hubert de Givenchy. Também foi a primeira loja americana a oferecer a coleção completa de Giorgio Armani através de um contrato de exclusividade assinado em 1976. Foi também neste ano que a loja começou a oferecer roupas e acessórios de mais de 20 grandes estilistas para o público feminino. No ano seguinte a loja passou a contar com departamentos que vendiam utensílios para casa, joias, cosméticos e presentes em geral. Nesta época, o restaurante interno da loja, chamado The Pub, foi renomeado The Cafe, e passou a oferecer um cardápio mais sofisticado para melhor atender as expectativas de seus exigentes clientes.


Finalmente, em 1986, em um espaço adjacente a loja, o novo departamento feminino com 6.500 m² foi inaugurado, contendo também um salão de beleza, antiquário, seção de presentes e um restaurante. Dois anos depois a empresa inaugurou uma loja masculina de 930 m² no Distrito Financeiro da cidade. Foi nesta época que a BARNEYS começou a inaugurar outras lojas fora de Manhattan, incluindo a primeira unidade internacional, localizada no Japão (que já conta com uma dúzia de unidades com operações licenciadas), em 1990; além de inaugurar unidades regionais com tamanho menor e a rede CO-OP BARNEYS NEW YORK, lojas que vendiam roupas mais descoladas e casuais para um público mais jovem em um ambiente mais descontraído e com preços mais acessíveis. Esse conceito de loja foi encerrado em 2013 e muitas unidades foram fechadas.


A BARNEYS foi comprada em 2004 pelo Jones Apparel Group por aproximadamente US$ 400 milhões, que subsequentemente abriu novas lojas por várias cidades americanas. Em junho de 2007 a rede de lojas de departamento de luxo foi vendida novamente por US$ 942 milhões para Istithmar (que significa investimento, em árabe), uma empresa de investimento privada estabelecida três anos antes, que pertence ao governo de Dubai. Os novos proprietários continuaram aproveitando as oportunidades de crescimento da rede, sem mudanças radicais nas estratégias de negócios da empresa. Desde o início do novo milênio, o mercado de luxo tem se tornado mais importante, assim como o desempenho da marca em si. Depois de passar a ser controlada pelo fundo de investimento Perry Capital em 2012, no início de 2016, um dos ícones do consumo de luxo da cidade de Nova York, voltou às origens e reabriu uma loja no mesmo endereço em que tudo começou: na esquina da Sétima Avenida com a rua 17th, em Lower Manhattan, centro comercial da cidade.


A linha do tempo 
1985 
Lançamento da CO-OP BARNEYS NEW YORK, uma loja que vendia artigos de jovens designers emergentes. 
1990 
Inauguração da BARNEYS NEW YORK em Tóquio no bairro de Shinjuku. 
1992 
Inauguração de uma unidade na cidade de Chicago. 
1993 
Inauguração da BARNEYS NEW YORK em Yokohama no Japão. 
1994 
Inauguração da BARNEYS NEW YORK, com 11.000 m², na badalada Beverly Hills na Califórnia.  
2004 
Inauguração de uma loja na cidade de Boston. 
2005 
Lançamento do comércio online, que transformou o ambiente requintado e diversificado dos produtos de suas lojas em um ambiente digital. 
2006 
Inauguração de uma loja na cidade de Dallas. 
2007 
Inauguração de uma loja na cidade de San Francisco. 
Inauguração da BARNEYS NEW YORK em Tóquio no descolado bairro de Ginza.
2008 
Inauguração de uma unidade na cidade de Las Vegas. 
2011 
Lançamento, através de seu comércio eletrônico, da entrega internacional para 90 países, incluindo Canadá, Coréia do Sul, Reino Unido, Austrália e China. A partir deste momento, os clientes da BARNEYS no exterior podiam ter a mesma experiência de compras online disponível para os consumidores americanos podendo fazer o pagamento na moeda preferida com serviços de transporte e manuseio internacionais.


O templo 
Sua principal e mais conhecida unidade, inaugurada em 1993 e localizada no número 660 da Avenida Madison, região de Upper East Side, em Manhattan, se tornou a única loja de departamentos, que mais parece uma butique, onde se misturam o estilo clássico e o avant garde. Além de representar um dos maiores templos do consumo de luxo, a BARNEYS NEW YOYK é uma instituição que é a cara de Manhattan com suas famosas vitrines e vasta oferta de marcas famosas. A BARNEYS é muito conhecida por ser o ponto de encontro entre os mais clássicos nova-iorquinos do Upper East Side com a elite do mundo fashion do Downtown, exibindo peças de marcas cultuadas como Proenza Schouler, Miu Miu, Marc Jacobs, Comme des Garçons, Balenciaga, Prada, entre muitas outras. São nove andares (totalizando mais de 22.000 m²) que incluem terraço, bar, um sofisticado restaurante (chamado Freds, que possui um cardápio nota 10, além de uma das melhores pizzas da cidade), SPA, seção de cosméticos, acessórios, utensílios para a cozinha e casa, móveis, sapatos e até alianças de casamento, que segundo diz a crítica, são as mais elegantes e inovadores de toda Big Apple. Entre os destaques da loja, é impossível não citar o departamento de sapatos, que impressiona pela sua imensa variedade e por ter vários modelos recém-lançados. Além disso, uma das vantagens da loja é que os grandes lançamentos sempre chegam mais rápido as vitrines, mantendo o compromisso da BARNEYS de oferecer aos consumidores produtos novos e exclusivos.


O luxo com desconto 
Tudo começou no ano de 1995, quando a empresa inaugurou a primeira BARNEYS NEW YORK OUTLET, uma loja que vendia produtos de coleções passadas com enormes descontos. O sucesso deste novo formato foi tamanho que a empresa inaugurou outras unidades em diversas cidades americanas. Depois de lançar em 2013 a versão online para a venda de roupas e acessórios com desconto, as lojas foram renomeadas para BARNEYS NEW YORK WAREHOUSE, para refletir a herança das tradicionais liquidações anuais da rede que foram realizadas até 2014. Hoje em dia, existem mais de 10 lojas nesse conceito, sempre localizadas em centros de compras extremamente movimentados em cidades como Nova York, Camarillo (Califórnia), Rosemont (próxima a Chicago) e Waipahu (Havaí).


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas modificações ao longo de sua história. Inicialmente chamada de BARNEY’S CLOTHES, a marca posteriormente apresentou um novo logotipo e adotou o nome de BARNEY’S NEW YORK, tamanha sua ligação com a cidade em questão. Em 1979 a apóstrofe do nome BARNEYS foi retirada e um novo logotipo criado por Ivan Chermayeff foi adotado em 1981.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1923 
● Fundador: Barney Pressman 
● Sede mundial: New York City, New York, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Barneys New York Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● Chairman: Mark Lee 
● CEO: Danielle Vitale 
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 36 
● Presença global: 2 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 2.500 
● Segmento: Lojas de departamento 
● Principais produtos: Roupas, acessórios, cosméticos e móveis 
● Concorrentes diretos: Bergdorf Goodman, Henri Bendel, Saks Fifth Avenue, Neiman Marcus, Nordstrom e Bloomingdale’s 
● Ícones: Os tradicionais toldos vermelhos nas fachadas das lojas 
● Website: www.barneys.com 

A marca no mundo 
Atualmente a empresa, que fatura anualmente mais de US$ 1 bilhão, possui 24 lojas BARNEYS NEW YORK, incluindo flagship stores em cidades como Nova York, Seattle, Chicago, Boston, San Francisco, Las Vegas e Beverly Hills, além de 12 unidades no Japão que operam sob licença da Sumitomo Corporation. 

Você sabia? 
O senso de humor e estilo da marca se manifesta em suas campanhas publicitárias criativas, temas originais de datas comemorativas e vitrines célebres. 
Ponto de referência em elegância e sofisticação, as lojas da BARNEYS já apareceram em diversos filmes e programas de televisão ambientados em Nova York, o que a tornou um ponto turístico da cidade no que diz respeito as compras. Por exemplo, na aclamada série Sex and the City, a personagem central, Carrie Bradshaw (interpretada por Sarah Jessica Parker), fazia visitas constantes e obsessivas a BARNEYS NEW YORK para comparar, principalmente, sapatos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 3/2/2018

Um comentário:

Anônimo disse...

Barneys é também a loja preferida de Serena van der Woodsen e Blair Waldorf, personagens da série Gossip Girl. Além de ser cenário de ficções, como de Becky Bloom, protagonista de "Os Delírios de Consumo de Becky Bloom". -Maria Júlia Gadelha Xavier Martins.