3.1.09

SALAD CREATIONS


A rede SALAD CREATIONS oferece ao mercado um novo conceito de negócio em alimentação rápida, casual e saudável, que sugere ao consumidor a utilização da criatividade para criar e saborear sua própria salada com o que mais gosta de comer. Em qualquer unidade da rede o público tem como opção uma alimentação saudável, com grande variedade de ingredientes frescos e de alta qualidade, onde é possível fazer uma refeição balanceada todos os dias sem enjoar do cardápio, tornando as saladas mais atraentes e saborosas dentro de um ambiente acolhedor.

A história
A história da marca SALAD CREATIONS começou quando Jeff Levine, que já havia atuado no setor de restaurantes na década de 1990, sendo co-responsável pela criação do Brother Jimmy’s BBQ em Manhattan, Nova York, e pelo Lu Lu’s Bait Shack, um restaurante e bar na ensolarada Ft. Lauderdale, vislumbrou a possibilidade de conceber uma rede de alimentação rápida para atender a enorme demanda de uma geração preocupada com o bem estar, de estilo de vida saudável, e que desejava combinar refeições de excelência em nutrição, frescor e, principalmente, sabor delicioso. A idéia era proporcionar ao consumidor uma experiência da mais alta qualidade em alimentos frescos, com padrão elevado em atendimento e serviços, num ambiente extremamente limpo e acolhedor. Como teste, em 2003, inicialmente ele montou um pequeno quiosque de saladas no Town Center Mall na ensolarada cidade de Boca Raton, no sul do estado da Flórida.


O conceito rapidamente se tornou um sucesso e a primeira unidade da rede foi inaugurada no mês de julho de 2004, com um sistema que incentivava o consumidor a criar suas próprias saladas através de uma gama de ingredientes frescos e de alta qualidade. O cardápio era composto por quatro tipos de folhas verdes, 40 acompanhamentos e 16 tipos de molhos. As cores e o estilo de atendimento da primeira loja eram alegres e convidativos. Tudo em uma cidade onde o clima tropical e quente era extremamente propício para o consumo de saladas, ao invés das calóricas e gordurosas refeições recheadas com muito queijo, maionese, molho, rosbife, hambúrguer, além dos indefectíveis batata-frita e refrigerante.


Além disso, a tendência por alimentos mais nutritivos e leves em vez de gordurosos e pesados era o nicho de mercado que mais crescia nos Estados Unidos, e o que a SALAD CREATIONS estava ingressando. O sucesso da primeira loja levou a inauguração de uma segunda unidade também na cidade de Boca Raton. Em março de 2005, a empresa começou a trabalhar com o sistema de franquias e muitas outras unidades foram inauguradas pelos Estados Unidos. A expansão da rede cruzou as fronteiras americanas com a assinatura de franquias nas Bahamas, Espanha, Inglaterra, Irlanda do Norte, Kuait, México, Panamá, Porto Rico e Trinidad e Tobago.


A rede chegou ao Brasil, inaugurando a primeira loja no Shopping Higienópolis, na cidade de São Paulo, em dezembro de 2007. Os pratos, ou melhor, as tigelas de 32 centímetros de diâmetro (também conhecidas como bowls nos Estados Unidos), foram adaptados ao gosto brasileiro, com a inclusão de itens não utilizados nas unidades americanas, tais como palmito, tomate seco, mussarela de búfala, kani, ricota, alho torrado e nozes, além de uma maior variedade de frutas, como manga, uva-passa, damasco, entre outras. Em 2009, a rede inaugurou sua primeira unidade na cidade de Toronto no Canadá.


Atualmente a rede oferece um cardápio pré-definido (9 saladas “Exclusivas do Chef” que podem ser acompanhadas de uma das saborosas quiches ou tortas) e também a opção dos “Salad Chefs” (como são chamados seus atendentes) montarem os pratos de acordo com a orientação dos clientes. Cada bowl tem capacidade para 950 ml. São mais de 40 opções de ingredientes frescos (como legumes e hortaliças recém-colhidas, além de azeitonas, brotos de feijão, palmitos, corações de alcachofra, grão de bico, milho, alho torrado, sementes de girassol, uvas-passas, beterrabas, cenouras, cebolas, laranjas, mussarelas de búfala, ovos de codorna, entre outros), 16 tipos de molhos (receitas próprias e exclusivas preparadas diariamente nas versões sem carboidratos, baixa gordura e tradicional), carnes (vermelhas, aves, peixes), sopas, wraps, tortas salgadas e grande diversidade de queijos, além de sucos naturais (mais de 100 combinações diferentes), chás, água de coco, uma completa linha de smoothies e sobremesas, sendo uma alternativa de alimentação saudável em sintonia com a tendência de buscar uma melhor qualidade de vida.


A evolução visual
A identidade visual da marca passou recentemente, em 2013, por uma radical modificação. O novo logotipo passou a utilizar dois tons de verde e uma tipografia de letra mais light, seguindo o conceito de alimentação saudável proposto pela rede.


Já no Brasil o novo logotipo da marca é diferente ao utilizado nos Estados Unidos, principalmente a tipografia da letra, mais informal.


Os slogans
Share some goodness. (2013)
Fresh and Fabulous. (Estados Unidos, antigo)
Descubra. Combine. Prove. (Brasil)


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 2003
● Fundador: Jeff Levine
● Sede mundial: Coconut Creek, Flórida
● Proprietário da marca: Salad Creations Inc.
● Capital aberto: Não
● CEO & Presidente: Jeff Levine
● Faturamento: US$ 50 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: + 80
● Presença global: 12 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 800
● Segmento: Alimentação rápida
● Principais produtos: Saladas, legumes, sucos naturais e sopas
● Concorrentes diretos: Subway, Wraps e Go Fresh (Brasil)
● Ícones: Os Salad Chefs (atendentes)
● Slogan: Share some goodness.

A marca no mundo
Atualmente a SALAD CREATIONS, maior rede de alimentação saudável especializada em saladas, possui mais de 80 lojas (algumas ainda em processo de implantação) espalhadas pelos Estados Unidos e outros 11 países, incluindo o Brasil, onde a rede possui 27 lojas em onze estados. Cada unidade da rede possui circulação média de público em torno de 400 pessoas por dia.

Você sabia?
No Brasil a rede oferece mais de 17.000 combinações diferentes de saladas.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 29/4/2013

7 comentários:

Anônimo disse...

Esse blog é show!!
Imagine quando virar PORTAL!!
Se voce quiser ajuda para construir o portal.
Aqui está meu e-mail:
felipe_dias_007@hotmail.com
Tenho novas ideias que podem fazer o seu portal ainda melhor!
Flw

Anônimo disse...

Parabens voce arrebenta, mais senti falta de algumas marcas, como a Sandpiper, que conheci no rio, e queria saber mais sobre.
Voce chegou la, parabens á voce, adoro marketing, trabalho com restrutraçao de imagem com o publico, e seu site me foi muito inspirador para levar adiante meu trabalho, sua visao sobre uma marca, me passou muito do que ela as vezes é, as vezes queria ser, fazendo com o que eu veja o que e interessante mudar.

Parabens novamente.
Guilherme Martins.
Vincenzo@orolix.com.br

Anônimo disse...

Olá!
Este blog é sensacional! Meus parabéns!
Ainda estou tentando ler todas as marcas postadas, então espero que fique em um arquivo tudo o que você já escreveu no blog.
Muito sucesso com o novo portal!
Abraços,
Beatriz

Guilherme Jotapê Rodrigues disse...

Parabéns. Fruto merecido.

Anônimo disse...

Esse blog é mto bom mesmo .....

Mas pessoal tenho que fazer uma pesquisa sobre as marcas e não estou encontrando marcas como coca-cola, adidas, itaú, Nestlé, etc...

Onde posso encontrar os dados corportivos dessas e de mais empresas ???

Alguém pode me ajudar ??

Desde já obrigado !!

E Parabéns ...

Anônimo disse...

Esse blog é mto bom mesmo .....

Mas pessoal tenho que fazer uma pesquisa sobre as marcas e não estou encontrando marcas como coca-cola, adidas, itaú, Nestlé, etc...

Onde posso encontrar os dados corportivos dessas e de mais empresas ???

Alguém pode me ajudar ??

Desde já obrigado !!

E Parabéns ...

Anônimo disse...

Esse blog é mto bom mesmo .....

Mas pessoal tenho que fazer uma pesquisa sobre as marcas e não estou encontrando marcas como coca-cola, adidas, itaú, Nestlé, etc...

Onde posso encontrar os dados corportivos dessas e de mais empresas ???

Alguém pode me ajudar ??

Desde já obrigado !!

E Parabéns ...