1.12.08

PUKET


Além de esquentar os pés, as meias servem também para deixar um visual mais descolado. Não é de hoje que existe uma preocupação por parte dos fabricantes de meias em agregar qualidade, tendências de moda e funcionalidade aos produtos. E uma das primeiras a perceber isso foi a PUKET, com suas meias coloridas e uma infinidade de modelos irreverentes como as listradas, lisas, com bichinhos ou até olhinhos nas pontas. Com tudo isto, a PUKET destaca-se no setor de moda íntima nacional e internacional, reconhecida por combinar inovação, criatividade, bom humor e irreverência à melhor matéria prima e tecnologia do mercado, oferecendo coleções divertidas e irreverentes de lingeries, pijamas e meias que despertam o bom humor e a alegria na hora de se vestir. 

A história 
A história da PUKET começou em janeiro de 1988 quando os irmãos Adolfo e Cláudio Bobrow fundaram a IMB Têxtil, uma pequena empresa para a produção de meias. A PUKET já nasceu com a tradição de uma família que atuava no setor têxtil há mais de 70 anos. Sua primeira unidade industrial foi implantada com o objetivo de fabricar meias para a empresa da família. Não demorou muito para que os irmãos resolvessem realizar um sonho: oferecer ao mercado brasileiro produtos que combinassem a melhor matéria-prima e tecnologia com boas doses de bom-humor, criatividade, design e irreverência. Assim, os irmãos decidem abandonar o caminho das tradicionais e chatas meias, então brancas ou pretas, e investem para inovar, introduzindo uma cartela de cores da moda no segmento de meias femininas e na criação de meias com estampas. Imediatamente, Adolfo lembrou-se de uma viagem maravilhosa e inesquecível que havia feito para uma linda ilha, encantadora, divertida, onde tudo funcionava à perfeição e onde tinha vivido uma experiência alegre e encantadora: a deslumbrante ilha PHUKET, localizada na paradisíaca costa da Tailândia. Surgia assim a grande inspiração para o nome da nova marca.
  

Diferentes de tudo o que havia no mercado, as meias PUKET traziam consigo muito mais do que conforto para os pés. Elas possuíam cores vibrantes, desenhos inusitados, um espírito jovem e alegre. Logo as pessoas perceberam que ao levar PUKET para casa, levavam também a alegria e a descontração que estampavam o produto, deixando se contagiar pelo espírito da marca. Foi uma revolução no mercado brasileiro. Afinal, as peças que geralmente ficavam escondidas debaixo das roupas e dentro dos sapatos se tornaram estrelas irresistíveis para milhões de consumidores. O posicionamento irreverente sempre foi percebido no portfólio da PUKET, recheado de produtos das mais diversas cores e estampados com uma infinidade de desenhos de forma a atrair o público feminino, principal consumidor da marca. Outra forma de se diferenciar da concorrência foi no design de produtos. A PUKET possuía meias de todos os tipos, como as especiais para o uso com chinelos, com divisões para os dedos, ou outra que os deixava de fora.
   

A venda de produtos licenciados também foi outra estratégia adotada pela marca PUKET para se tornar popular entre as consumidoras. Entre os personagens que a marca apostou para estampar suas meias estavam Garfield, Barbie (conheça essa outra história aqui), Snoopy, Minions, Homem-Aranha, Super-Homem e Penélope Charmosa e até marcas como Coca-Cola (conheça essa história completa aqui) e Wilson (saiba mais aqui), um tipo de negócio que chegou a representar 30% dos produtos da PUKET. Depois de anos licenciando personagens famosos, atualmente a PUKET oferece peças com personagens próprios e divertidos, como por exemplo, Dino, Unicórnio, Tubarão, Panda e Cisne. Em uma das primeiras vendas, a PUKET entregou mil pares de meia para uma loja de calçados e 800 pares para uma grande rede varejista.
  
 

Durante os anos seguintes a empresa construiu uma estrutura boa e uma distribuição eficiente em todo o Brasil, mas percebeu que a marca PUKET perderia força se não criasse um ponto de tangência com o consumidor final. Foi então que no ano de 2003, a PUKET abriu sua primeira loja própria no Shopping Villa-Lobos em São Paulo, com o objetivo de reforçar a marca e seus conceitos. Para isso, lançou mão de uma decoração colorida e foco na exposição de produtos até mesmo como objeto de decoração, onde a falta de vitrine, curiosamente, buscava atrair o consumidor para dentro da loja com o objetivo de conhecer de perto os produtos coloridos e chamativos da marca. O resultado era expresso em números. A loja própria da PUKET passou a vender três a quatro mil pares de meia por mês, enquanto que, na soma das vendas em lojas multimarcas em um mesmo shopping, não passava de algumas centenas. Curiosamente a força da marca também foi percebida nessas mesmas lojas, que apresentaram aumento significativo de vendas. A expansão da rede de lojas veio com a implantação do sistema de franquias, que teve início no ano de 2004, com a inauguração da primeira unidade localizada no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo.


Foi nesta época que a ideia de levar alegria a todos se tornou ambiciosa: imagine o que aconteceria se a PUKET não ficasse apenas nos pés das pessoas, mas invadisse todo o guarda-roupa? Nasceu assim a linha de lingeries e pijamas, que tomou o mundo de surpresa e o virou de cabeça para baixo com estampas inesperadas, divertidas e incríveis. Hoje, esse negócio representa 35% das vendas da marca. Em 2006, a marca conquistou o Selo de Excelência em Franchising pela qualidade e excelência em franquias. Pouco depois, em 2009, a PUKET comemorou o sucesso de seu projeto de expansão em franquias, que incluiu a abertura da primeira unidade internacional na Venezuela no mês de setembro, e inaugurações de franquias em muitas cidades brasileiras como Curitiba (PR), Maringá (PR), Santo André (SP), Juiz de Fora (MG), Ribeirão Preto (SP), entre outras localidades.


Além disso, a PUKET apresentou a marca Simpls by Puket - inédito conceito de calçado que levou o grupo IMB Têxtil a ingressar no mercado calçadista. Para o lançamento do novo produto a PUKET agregou toda sua experiência, irreverência e tecnologia para criar uma nova proposta de calçado que aliava o conforto do tênis com a versatilidade da meia. O resultado foi um produto totalmente diferente de tudo que existia no mercado. Para chegar ao produto final foram necessários dois anos de intensas pesquisas e um investimento de aproximadamente R$ 2 milhões. O novo produto oferecia quatro linhas: Doll, Collors, Candy e Lace, cada uma com característica própria, estampas e cartela de cores, o que possibilitava uma infinidade de combinações.


A expansão da PUKET ocorreu também para a região nordeste, onde a inédita coleção moda praia (biquínis) prometia fazer enorme sucesso. Os biquínis que compunham a primeira coleção moda praia foram frutos de uma demanda por parte das consumidoras que apreciavam a linha de lingeries fashion, desenvolvidas com design, cores e estampas inspiradas nas tendências de moda. Para os próximos anos, a meta da empresa foi atingir a marca de 150 franquias distribuídas em todo o país, além de unidades em outros países da América Latina e no Oriente Médio. No início de 2013, o grupo Dobrevê (proprietário da marca Malwee) anunciou a compra de uma participação significativa da PUKET. Outra novidade foi a estreia da marca no comércio eletrônico, criando assim um novo canal de venda com distribuição em todo o país, estreitando laços com seus consumidores.


Nos anos seguintes, a PUKET fortaleceu o projeto de expansão de unidades no exterior. Afinal, outros países também não resistiram à contagiante alegria da PUKET, com seu sotaque e design autenticamente brasileiros. Como resultado, em 2017 a marca inaugurou sua segunda loja no Catar, no shopping Doha Festival City, sendo a oitava unidade no Oriente Médio, onde a empresa já mantinha seis franquias nos Emirados Árabes Unidos. Nessa época, a marca também possuía franquias na Bolívia, Peru, Paraguai e Panamá. Em 2018, a PUKET, então com mais de 160 lojas no Brasil e 12 unidades internacionais, foi adquirida pelo Grupo Uni.co - proprietária das marcas Imaginarium (conheça essa história aqui), Ludi e MinD. Foi a partir desse ano que a PUKET se posicionou não apenas como uma marca de moda íntima, mas como uma rede de lojas de presentes, ampliando assim seu mix de produtos, como por exemplo, itens de papelaria (incluindo estojos, cadernos, lancheiras e mochilas) e acessórios diversos. Mais recentemente, no mês de abril de 2021, a Lojas Americanas (conheça essa outra história aqui) adquiriu 70% do Grupo Uni.co e adicionou ao seu portfólio a marca PUKET.


Hoje a PUKET se tornou referência em produtos que unem famílias e conectam mães e filhos, com um mix de produtos de identidade única. E não apenas meias: são pijamas, lingerie, moda praia, acessórios, calçados e embalagens exclusivas que viraram mania não apenas no Brasil, mas no mundo. E o plano da marca é continuar tornando a vida das pessoas cada vez mais colorida e alegre, transformando clientes em fãs, mostrando que moda, diversão e bons negócios caminham juntos.


Os irreverentes produtos 
Atualmente a PUKET possui um perfil inovador no desenvolvimento de produtos “fun design” e rigoroso controle de qualidade, destacando-se como uma das maiores empresas no mercado de meias do Brasil. Conta com 8% de participação no mercado nacional, vendendo anualmente mais de 16 milhões de pares de meia e 3.5 milhões de peças das coleções de roupas íntimas. A empresa é líder no segmento de meias soquetes femininas e também detém a liderança no segmento infanto-juvenil. A linha de meias da PUKET é composta por mais de 500 modelos diferentes por coleção, divididos em: RN (recém-nascido), baby, júnior, teen boy, teen girl, feminina, masculina, esportiva e meia-calça. Sua linha de meias é dividida ainda em três estilos: Básico, Fashion e Divertido. São meias para todas as ocasiões - lisas, listradas, polainas, esportivas, sociais e as famosas soquetes desenhadas.


A marca segue tendências internacionais em suas coleções e isso não é de hoje. Desde a sua fundação, a PUKET desenvolvia suas coleções com estilistas e designers e já produzia impecáveis catálogos. As coleções de meias seguem as tendências de cada estação e a equipe de desenvolvimento realiza pesquisas constantes por meio de viagens internacionais, birôs especializados, internet, revistas e principalmente utilizando muita criatividade. Cada vez mais os consumidores querem se sentir únicos. O processo de customização é a grande tendência; nesse conceito, os acessórios passam a ter uma importância cada vez maior para compor um visual diferenciado e descolado.


Atualmente a PUKET lança a cada estação uma coleção composta por mais de 2000 itens. E assim nascem coleções de meias, pijamas (incluindo camisolas), moda íntima (calcinhas, sutiãs e cuecas), moda praia (como biquínis, maios, sungas e toalhas), acessórios (como gorros, chaveiros, mochilas, bolsas, lancheiras, estojos, cadernos, nécessaires, e até guarda-chuva), calçados (incluindo pantufas, galochas e sapatilhas coloridas, produzidas com solado de borracha e um tipo de tecido semelhante ao utilizado em meias), embalagens exclusivas de presente e muito mais. Assim é a PUKET. Além das tradicionais meias, a PUKET possui uma linha especial chamada PUKET TECH (desenvolvida a partir de microfibras de alta tecnologia que não observe o suor gerado pelo corpo durante a prática esportiva, facilitando assim a evaporação, melhorando a respiração da pele e reduzindo a temperatura do pé). Uma marca irreverente, bem-humorada e divertida que enxerga seus pés, pijamas e lingeries sob um ponto de vista diferente e lúdico.


As lúdicas lojas 
As lojas PUKET foram inicialmente idealizadas pelo famoso arquiteto Marcelo Rosenbaum especialmente para proporcionar uma experiência de compra diferente, divertida e encantadora. Com produtos carregados de humor, todo o ambiente da loja transmitia a essência da marca. A ausência de vitrine, o acesso fácil aos produtos e a programação visual criaram uma atmosfera lúdica para contagiar os consumidores. O envolvimento tinha início na porta da loja. O cliente podia pegar sua sacola de compra e mergulhar no universo de produtos coloridos e divertidos, todos ao seu alcance, bem distribuídos e expostos, garantindo total comodidade. Coleções divertidas e irreverentes de lingeries, pijamas e meias compunham o universo da loja, que despertava o bom humor e a alegria nos consumidores. Se preferisse ele pode pedir auxílio a uma das consultoras. Ela certamente saberia recomendar o modelo ideal de meias, pijamas ou lingeries que o consumidor procura.


Já o atual layout das lojas PUKET tem como principais objetivos trazer renovação visual e modernidade, facilitar o processo de compra setorizando de forma mais clara os temas, sem perder a experiência de compra nas unidades que faz com que os consumidores sintam como se estivessem no quarto de uma pessoa amiga, descobrindo coisas que têm em comum. Esse layout valoriza um ambiente interativo e contemporâneo, promovendo sensações de conforto, glamour e diversão.


As ações de marketing 
Nas ações promocionais, a marca PUKET procura reforçar a irreverência e o bom humor, como na promoção “Tá Chato? Veste Puket”, um concurso cultural onde os consumidores podiam participar também pelo Orkut, assistindo a vídeos hilários da campanha, que mostravam todos os tipos de chatos. Diferente do universo PUKET, que é colorido, ousado, jovem e divertido, os filmes retratavam momentos de pessoas chatas e irritantes: uma emergente que ama Nova York; um engessado que insiste em tomar água e escovar os dentes; uma hipocondríaca um tanto quanto obsessiva; uma adolescente nada afinada; uma patricinha vítima da moda; um “daminho” de honra sendo preparado para o casamento de sua tia solteirona e uma garotinha que, fantasiada, tinha a grande missão de brilhar como margaridinha. A empresa também inovou ao dar de brinde chocolates Nestlé (conheça essa outra história aqui) para quem comprasse as meias e lingeries com estampas e aromas inspirados no alimento, em uma ação conjunta com a multinacional de origem suíça.


Em 2010, a empresa reposicionou marca PUKET e lançou conceito “Isso é Happy Wear”, que representava alegria por meio de suas peças e literalmente conversava com o lado emocional do consumidor de uma forma lúdica. Happy Wear era confortável como o underwear, colorida e fashion como o streetwear, prática como o sportswear e divertida como só a PUKET. Para isso foi desenvolvida uma tipologia especial para a marca PUKET, colorida e que remete a balas “jujubas”. A nova identidade estava presente não apenas nas campanhas, mas também nas lojas, ações de ativação e uniformes das vendedoras.


Em outra ação criativa realizada em 2013, a PUKET resolveu criar uma divertida festa do pijama em suas lojas. A ação era promovida em parceria com a marca Fini (conheça essa outra história aqui) e tinha como objetivo promover os pijamas da nova coleção da marca, que traziam divertidas estampas de macacos e cupcakes. Com isso, durante um mês, as vendedoras de suas lojas usaram os pijamas da marca e os clientes que comprassem durante a ação ganhavam balas de banana da marca espanhola.


Meias do bem 
A marca PUKET também é reconhecida por seus projetos de cunho social e sustentável, como por exemplo, Meias do Bem, cuja primeira edição ocorreu em 2013 e com o objetivo de transformar meias velhas/usadas em sorrisos. Para contribuir com a iniciativa, qualquer pessoa pode doar meias velhas nas lojas da PUKET em todo o Brasil. As peças - valem pares completos ou incompletos e meias rasgadas, furadas ou manchadas de qualquer marca - são recicladas para posteriormente serem transformadas em cobertores. Só não são aceitas meias sociais e meias-calças, que são elaboradas com um tecido diferente, que não pode ser reciclado juntamente com as meias comuns. O projeto social já arrecadou mais de 2.700 milhões de pares de meias e impactou mais de 200 mil pessoas. Além de aquecer o inverno de quem mais precisa, a iniciativa ainda evitou que mais de 74 toneladas de resíduos têxteis fossem descartadas no lixo. Uma curiosidade: a cada 40 pares arrecadados, a PUKET também doa um par de meia (novinho) para quem mais precisa.


A evolução visual 
A identidade visual da marca evoluiu com o decorrer dos anos. Primeiro adotou a cor laranja, que se tornou tão associada à marca. Depois um círculo da mesma cor foi inserido no logotipo. Em 2010, a identidade visual ganhou uma tipografia de letra mais divertida e alegre, além de novas combinações de cores, para expressar a personalidade irreverente da PUKET.


Além disso, o logotipo se tornou extremamente versátil com aplicações de diferentes cores na circunferência (amarelo, laranja, azul, roxo, rosa), criando assim um forte ícone que enaltece a personalidade irrequieta, criativa e mutante da marca.


A identidade visual da marca ainda conta com símbolos coloridos para serem aplicados em ambientes digitais.


Os slogans 
Puket. Isso é Happy Wear. (2010) 
Tá Chato? Veste Puket.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1988 
● Fundador: Cláudio e Adolfo Bobrow 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Grupo Uni.co S.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Wellington Santos 
● Faturamento: R$ 300 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 193 
● Presença global: 25 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 700 
● Segmento: Vestuário 
● Principais produtos: Meias, lingeries, pijamas e acessórios 
● Concorrentes diretos: Lupo, Hold Up, Elite, Hope e Scala 
● Ícones: As meias super coloridas 
● Slogan: Isso é Happy Wear. 
● Website: www.puket.com.br 

A marca no mundo 
A PUKET possui mais de 190 lojas no Brasil, além de vender seus produtos em mais de 6.000 pontos de venda, especialmente em lojas multimarcas. A marca possui ainda e-commerce, onde oferece moda íntima (incluindo meias), moda praia, e acessórios como estojos, chaveiros, mochilas, entre outros, e lança mais de 250 produtos exclusivos mensalmente. Com faturamento estimado em R$ 300 milhões anuais, a marca tem um parque industrial localizado em São Paulo e uma segunda unidade fabril na cidade de Campo Grande (MS) totalizando uma área produtiva de 9.000 m². Atualmente os produtos PUKET são exportados para países como Venezuela, França, Grécia, Espanha, Portugal, Colômbia, Angola, Bolívia, Dubai, Panamá, Qatar, México, entre outros. Hoje em dia a marca possui mais de uma dúzia de lojas no exterior. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Época Negócios e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 21/4/2022 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

6 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog/site! Sempre visito, mas nunca comentei.

Outra coisa, o site da PUKET tem o .com.br

; )

Anônimo disse...

Olá! Encontrei seu blog quando fazia uma pesquisa sobre a Heineken pra faculdade. ADOREI! Parabéns! O blog é super organizado com boas imagens e informações úteis! Obrigada pelas informações! Vou salvar nos meus favoritos pra dar uma olhada com mais calma depois e pra consultar nos próximos trabalhos.. Heheh.. Beijos!

Anônimo disse...

Comprei de um site chamado Primeira Gaveta. Achei bem legal, veio embalado em papel de seda e com um sabonetinho de brinde.

Rosana Correa disse...

Gostaria de agradecer a Puket pela iniciativa da campanha do agasalho 2009 e a todos os seus colaboradores. Somos uma ONG situada na periferia da zona leste e a doação para a nossa organização foi de grande valia!!! Com certeza a Puket conseguiu no mínimo anenizar o frio de várias pessoas, parabéns e obrigada pela iniciativa. Equipe da Obra Social da Paróquia de São mateus Apóstolo.

Chinitos disse...

Olá,
sabe me dizer onde encontroas meias a venda em Portugal, Tenho alguns pares que vieram do Brasil e gosto muito destas meias

Unknown disse...

Qual é a pronúncia do nome da marca?