18.12.08

GALLO


Fruto de uma árvore milenar, o azeite é uma das mais antigas dádivas para a saúde e boa gastronomia de que há conhecimento. Puro, delicado, fragrante, o azeite pode ser consumido cru ou de todas as formas culinárias, dando sempre um toque distinto e inconfundível a qualquer prato. Há mais de nove décadas que a marca GALLO conhece a riqueza e versatilidade do azeite e justamente por essa razão que, passado quase um século, desde que se extraiu pela primeira vez o suco da azeitona nos lagares da empresa, ainda consegue surpreender. São anos e anos de total dedicação a boa gastronomia e a saúde que fazem do azeite GALLO uma marca líder em seu segmento. Afinal, GALLO é sinônimo da tradição e da alma portuguesa. 

A história 
Por trás da marca GALLO estão duas gerações de administradores visionários, Victor Guedes, pai e filho, que viram do azeite não apenas um produto de consumo doméstico, mas também um dos símbolos da identidade cultural de um povo. A família era proprietária de uma pequena atividade comercial que se dedicava à exportação de produtos portugueses (entre os quais azeites, azeitonas em conserva, vinhos, castanhas e frutos secos) para as comunidades emigradas, tendo como mercados preferenciais o Brasil e a Venezuela. Reza a lenda que, em uma determinada manhã, Victor Guedes decidiu batizar o seu azeite de GALLO quando, depois de acordar e abrir as janelas do seu quarto ouviu um galo cantar. Como era de origem espanhola, registrou a marca com dois “L”. O nome foi preservado até hoje pela sua graça e originalidade. Embora a marca de azeite GALLO tenha sido registrada em 1919, foi principalmente nas décadas de 1920 e 1930 que ela literalmente cresceu. À medida que a empresa familiar crescia o armazém do Poço do Bispo, em Lisboa, que centralizava a atividade de armazenamento e embalagem e de onde eram expedidos os produtos para fora do país, tornou-se pequeno para a dimensão que o negócio começava a ter.


Em 1938, a família adquiriu as instalações da União Industrial Ltda., empresa fundada em 1860 na cidade de Abrantes. Naquela época existiam em Abrantes armazéns de azeite, um lagar (oficina onde são espremidas as azeitonas), uma refinaria de azeite, indústria de carnes e salsicharia, além de uma saboaria. A empresa Victor Guedes & Cia começou, então, a preparar ali os lotes de azeite que seriam transportados a granel para um armazém no Poço do Bispo, em Lisboa, onde seriam embalados em latas para exportação. Até esse momento, o mercado doméstico era encarado como secundário pela empresa, onde vendia apenas azeite extra virgem, e, quando era permitido, o “lotado corrente” (lote de azeite virgem), além de sabões correntes e azeitonas em conserva. O principal destino das vendas da empresa era o mercado externo, através das marcas de azeite GALLO e Borboleta, sendo esta última uma marca de segunda linha.


O Brasil sempre foi um dos mercados mais importantes para a marca GALLO, importância essa que tem sido reforçada desde 1939 quando o tradicional azeite português tornou-se uma tradição, passada de geração para geração e presente nos momentos especiais de milhões de famílias brasileiras. Acredita-se que a diminuição da exportação de azeite espanhol para a América Latina, em consequência da Guerra Civil Espanhola, abriu as portas do mercado para a empresa, permitindo expandir e fortalecer seus negócios na América Latina, em especial no Brasil. Aliás, foi no Brasil que Victor Guedes (filho) nasceu.


Em 1969, já sob o comando do filho do fundador, a empresa assumiu uma mudança de estratégia que iria se refletir fortemente no seu futuro: o novo objetivo a curto e médio prazo era aumentar a penetração no mercado português de azeite, de óleo embalado, de sabão tradicional e de azeitonas em conserva. De imediato se verificou uma fase de expansão industrial, caracterizada por fortes investimentos e modernização das instalações existentes. Datam dessa época vários projetos, como por exemplo, a aposta nas embalagens de vidro para distribuição no mercado local (e o consequente aumento da atividade que era, até este momento, unicamente de exportação) e a construção de uma unidade de extração de sementes de girassol para a produção de óleos. Em 1975, dando continuidade a estratégia traçada, foi concluída a instalação de uma nova refinaria do tipo descontínuo. No ano seguinte têm início as obras de instalação de uma unidade de extração de óleos de sementes. O lagar contínuo começou a operar em 1978 e, em 1980, foi inaugurada uma unidade de produção de sabão. Ao longo de todo este período se sucedem os investimentos e melhorias em unidades de envasamento tanto de azeite como de óleo. Nesta altura a empresa reforçou também a sua posição no mercado externo, dando ao Brasil um maior enfoque.


Em 10 de novembro de 1989, após um longo processo de negociação, a FIMA, empresa pertencente à Unilever e à Jerónimo Martins, adquiriu a totalidade das ações da Victor Guedes S.A., iniciando uma nova fase de expansão e modernização da empresa. Uma vez que a FIMA trabalhava essencialmente no mercado das gorduras, nomeadamente as margarinas, a aquisição teve como objetivo diversificar seu portfólio de produtos. As unidades de produção de sabão e extração de óleo de sementes foram desativadas e a atenção se voltou para a seleção, controle de qualidade, loteamento e embalagem do azeite, bem como à refinação e embalagem do óleo de girassol. O início da década de 1990 foi um período marcante para a empresa, já que a operação de envasamento de óleo existente na FIMA, situado na localidade portuguesa de Santa Iria, foi transferida para Abrantes e, em 1991, ocorreu o relançamento da marca GALLO no mercado. O azeite foi apresentado em novas garrafas, com a imagem da marca que conhecemos hoje.


No decorrer dos últimos anos, depois de ampliar a sua gama de produtos com o lançamento de azeites especiais e exclusivos (como o Grande Escolha, o Colheita Tardia e o Colheita ao Luar), vinagres e pastas de azeitonas, além de desenvolver um novo segmento de azeites com ervas aromáticas, a marca GALLO tornou-se líder, não somente no mercado português, mas também a principal marca de azeite em diversos países ao redor do mundo, incluindo o Brasil. Tradicional e genuíno, GALLO apela para a tradição secular portuguesa e preserva na sua marca e no imaginário que evoca o que há de melhor em seu país de origem e na sua cultura.


A linha do tempo 
1991 
Lançamento do GALLO AZEITE NOVO, fruto da seleção das primeiras azeitonas do ano, prensadas a frio, é engarrafado logo a seguir à moenda, sendo caracterizado por um paladar com notas amarga, picante e frutada. Este azeite agradou tanto que passou a fazer parte da linha de produtos da marca todos os anos, em edição limitada e numerada. 
1999 
Lançamento dos azeites GALLO com ervas aromáticas
2001 
GALLO surpreende, criando três intensidades de sabor num mesmo valor de acidez 0.7%: os azeites Suave, Clássico e Intenso. 
2002 
Lançamento de novos produtos como as Pastas de Azeitona Verde e Azeitona Preta. 
2003 
Lançamento da garrafa PET de 2 litros. 
2006 
Lançamento do GALLO Frutado, um azeite extra virgem com características muito especiais. O resultado é um azeite único que remete aos aromas da erva fresca e da fruta, com notas de amêndoa e noz. Uma riqueza de sabores que o torna perfeito para dar aos pratos um aroma inconfundível. 
2007 
Lançamento de uma gama de vinagres composta por quatro vinagres de vinho envelhecido em barris de carvalho - vinho branco, vinho tinto, espumante e balsâmico de Modena - e dois frutados - framboesa e sidra - elaborados a partir de uma cuidada seleção de frutas. 
Lançamento das primeiras pastas de azeitona preta e verde. 
Lançamento de um conceito inovador na categoria de azeite com a introdução do GALLO Grande Escolha, mostrando assim atitude de uma marca líder. 
Lançamento do GALLO Primeiro Azeite, sendo a primeira marca do segmento a criar uma variedade especialmente indicada para bebês a partir do 4º mês de idade. O produto é comercializado em uma embalagem de 500 ml, com uma gargantilha informativa que ajuda aos pais, nesta fase tão importante da vida de seus filhos, com informações sobre a composição e benefícios do azeite; uma sugestão de receita para a primeira sopa do bebê; e ainda uma tabela com valores nutricionais do produto. 
2008 
Lançamento do GALLO Colheita Tardia Delicado, azeite obtido através de azeitonas colhidas mais tardiamente e no ponto ideal de maturação. 
Lançamento do GALLO Colheita ao Luar, um azeite que recuperou o ritual antigo da colheita ao luar. É um azeite extra virgem único, de elevada qualidade, com um sabor fresco, frutado e levemente picante. 
Reduz o grau de acidez da linha de azeites Extra Virgem para 0,5%. 
2010 
Lançamento do GALLO DIP-IT (atualmente conhecido como EMOTIONS), que junta em uma mesma embalagem três pequenas garrafas empilháveis de 200 ml, reunindo o melhor que a marca tem a oferecer: a nobreza dos azeites Grande Escolha, Colheita ao Luar e Colheita Madura. 
Lançamento no Brasil de sua linha de azeitonas em conserva. 
2011 
Lançamento, primeiramente no mercado brasileiro, da garrafa com bico dosador, que possui um sistema retrátil que se recolhe automaticamente assim que a embalagem é fechada, deixando o recipiente sempre lacrado, além de impedir que o azeite suje a garrafa quando está sendo despejado, evitando o desperdício. 
2014 
Cada garrafa de azeite GALLO passa a apresentar um símbolo com a intensidade de sabor (desde as mais suaves às mais intensas) para auxiliar os consumidores a escolherem os azeites da marca.


Os produtos 
A marca passou anos estudando mais de 400 espécies de azeitonas. Como se plantam as oliveiras, como se acompanha o crescimento dos frutos, qual o momento ideal para a sua colheita, como se monta um lagar que ajude a maximizar a qualidade do azeite. Tudo isto para que seu azeite tenha a textura, a cor, o aroma e o sabor que só GALLO consegue atingir. Devido a essa longa experiência a marca se orgulha de apresentar uma enorme variedade de azeites. Entre si todos têm em comum a qualidade e a certeza de serem desenvolvidos com o maior rigor. Alguns são mais frutados e outros mais aromáticos, mas todos contribuem para acentuar o sabor dos alimentos, tornando cada refeição um imenso prazer e trazendo à mesa o verdadeiro frescor dos alimentos.


Gallo Azeite de Oliva 
Esse azeite de oliva é ideal para cozinhar e temperar no dia a dia. É o sabor tradicional do azeite que fez, e ainda faz a história da marca GALLO. 
Gallo Azeite Extra Virgem 
Um azeite de elevada qualidade, obtido através de uma criteriosa seleção de azeitonas. A correta utilização deste azeite aveludado, nos mais variados pratos, resulta em uma intensidade de equilíbrio entre o suave e o doce. 
Gallo Suave 
Caracteriza-se pelo seu odor frutado suave e pelo sabor delicado e doce. Este é um azeite extra virgem ideal para entradas, saladas e mesmo algumas sobremesas. 
Gallo com Ervas Aromáticas 
Ao melhor azeite, GALLO juntou as ervas que dão mais sabor aos pratos. Sempre com a preocupação de levar o melhor sabor, selecionou as ervas aromáticas que melhor temperam os pratos e preparou com elas três variedades de azeite: azeite com estragão, oréganos e tomilho. Três sabores que permitem acrescentar aos pratos aquele toque diferente e original. 
Gallo Primeiro Azeite 
Um azeite extra virgem, com acidez de 0,2% e sabor delicado, ideal para as sopas de bebês, respondendo às necessidades específicas dos pequeninos, contribuindo para uma alimentação equilibrada e um crescimento saudável. 
Gallo Extra Virgem Reserva 
Um azeite extra virgem de qualidade elevada, equilibrado, com um delicado sabor e textura muito aveludada. A distinção deste azeite é dada por algumas notas de amargo e picante. É ideal para acompanhar pratos mais finos e requintados. 
Gallo Azeite Grande Escolha 
Da sabedoria quase centenária da marca e dos melhores frutos das melhores oliveiras, nasce este azeite. Com uma acidez de 0,3%, este é o azeite com menor acidez da gama GALLO. Nobre, dourado, com algumas notas de maçã e erva fresca, trata-se de um azeite extra virgem, extraído a frio. A sua forte personalidade e excepcional qualidade resultam de uma criteriosa seleção de azeitonas feita ao longo do ano. 
Gallo Azeite Novo 
Este é um segredo bem guardado pelos lagareiros portugueses. No inverno, em cada vila, homens e mulheres aguardam pacientemente pelo dia em que o lagar abre finalmente as portas à todos. Celebrando o ritual da Tiborna, onde os lagareiros tinham por costume, no final do dia de trabalho, juntarem-se à volta de uma mesa, com familiares e amigos, para celebrarem o tão esperado azeite, mergulhando pedaços de pão fresco no azeite recém-extraído. Para alguns, o pão com azeite era ainda temperado com alho, flor de sal ou até açúcar e canela, tradição que está bem presente na alma da marca GALLO. É esta partilha que GALLO perpetua ano após ano, fruto da seleção das primeiras azeitonas do ano, prensadas a frio. O resultado é um azeite extra virgem de altíssima qualidade, onde as notas de verde, picante e frutado se harmonizam e deixam revelar um segredo guardado ao longo de gerações pelos lagareiros portugueses. O azeite é embalado em garrafa de vidro escuro para que nem a luz perturbe e altere o seu sabor. 
Gallo Azeite Colheita Madura 
O sabor e aromas do azeite são amplamente influenciados pela variedade das azeitonas e seu grau de maturação. Assim, quando as azeitonas colhidas estão mais maduras produzem um azeite mais doce, suave e delicado. GALLO assegurou que este azeite fosse obtido por azeitonas colhidas mais tardiamente e no ponto ideal de maturação, dando origem a um azeite mais equilibrado, doce, aveludado e, acima de tudo, muito delicado. 
Gallo Azeite Colheita ao Luar 
Produzido com azeitonas colhidas na temperatura mais fria da noite que são capazes de preservar o aroma, originando assim um azeite de sabor mais fresco e frutado, superior a qualquer um já produzido até hoje. 
Gallo Azeite de Moura DOP 
Primeiro azeite da marca de Denominação de Origem Protegida, que surge como reflexo de um trabalho de parceria de longa data entre a marca e os produtores da região de Moura. Este azeite é feito a partir de três tipos de azeitona – verdeal, cordovil e galega -, tem baixa acidez (0,5º) e aroma e sabor frutado, com ligeiro amargo e picante.


Além disso, a marca GALLO oferece uma completa linha de vinagres disponível nas versões Branco (sabor fresco com o toque do vinho branco), Tinto (cujo processo de envelhecimento torna-o suave e aromático com o passar do tempo), Espumante (sabor suave e fino, de tom amarelo pálido), Balsâmico (produzido em províncias de Itália, envelhecido em barris de carvalho, tem um aroma e sabor agridoce, equilibrado com notas de madeira) e Balsâmico Branco (aroma frutado e sabor equilibrado entre amargo e suave); e uma linha de azeitonas (pretas e verdes), disponíveis nas versões com caroço, sem caroço, fatiadas e temperadas, como por exemplo, com limão Siciliano, com pimenta ou com azeite e orégano.


A evolução visual 
A partir da década de 1990 o azeite GALLO foi relançado, com nova identidade visual e em novas garrafas, estratégia que a marca repetiu várias vezes ao longo dos anos que se seguiram. Em 2006, GALLO reinventa seu logotipo, tornando-o mais atual, atrativo e próximo de seus consumidores. Uma nova imagem criada com base no ícone da marca – o galo – e no respeito pela identidade de cada produto. O novo visual trazia o tradicional galo agora virado para a direita, representando o futuro, e contemplava os famosos ramos de oliveira ao lado, em um design e layout diferenciados. Uma forma distinta e contemporânea de acompanhar as novas tendências do mercado, preservando os valores e o orgulho de uma marca portuguesa. Mais recentemente, em 2011, a identidade visual passou por uma atualização, onde o galo ganhou traços mais modernos e postura mais empinada e cujas patas passaram a serem apoiadas na primeira letra L.


Além disso, suas embalagens acompanharam a evolução da marca, seguindo as últimas tendências em design gráfico como o uso de cores e detalhes diferenciados. Primeiro, em 2006, a garrafa ganhou um novo formato e rótulos extremamente coloridos, com enorme destaque para o galo. A partir de 2011, a marca passou a utilizar vidro escuro em suas embalagens, para proteger a qualidade do azeite até a mesa dos consumidores.


Os slogans 
Paixão por azeite desde 1919. 
A cantar desde 1919. (Portugal, década de 1990) 
Azeite é Gallo. (Angola, 2012) 
O sabor de nossa história. (Brasil) 
Gallo. O Sabor do Verdadeiro Azeite. (Brasil) 
Azeite Gallo, o mais português dos azeites. (1993, Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Portugal 
● Lançamento: 1919 
● Criador: Victor Guedes 
● Sede mundial: Lisboa, Portugal 
● Proprietário da marca: Gallo Worldwide 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Pedro Cruz 
● Faturamento: €175 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 47 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: Portugal, Brasil, Venezuela, Angola e China 
● Funcionários: 500 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Azeites, vinagres e azeitonas 
● Concorrentes diretos: Andorinha, Oliveira da Serra, Borges, Carbonell, Olivatto, Bertolli e Cocinero 
● Ícones: O galo 
● Slogan: Paixão por azeite desde 1919. 
● Website: www.gallooliveoil.com/br 

A marca no mundo 
Os azeites da marca GALLO são comercializados em 47 países ao redor do mundo, tendo em Portugal (onde possui quase 50% de participação de mercado), Brasil (que representa 30% do mercado mundial da marca), Venezuela, Angola, China e Espanha seus maiores mercados. A empresa produz mais de 30 mil toneladas de azeite por ano, e 70% são destinadas à exportação. Seus azeites são comercializados em várias opções de embalagens: PET (2 litros), garrafas (250 ml, 500 ml e 750 ml) e latas (250 ml e 500 ml). Hoje em dia GALLO é a 3ª marca mais vendida de azeite no mundo, atrás apenas da italiana Bertolli e da espanhola Carbonell. Atualmente a marca pertence a GALLO WORLDWIDE, uma joint-venture entre a Unilever e a Jerónimo Martins. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Época Negócios e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 26/2/2015

13 comentários:

Carlos Henrique Vilela disse...

Parabéns pelo blog. Excelente! Coloquei um link no meu, inclusive.

Passa lá: http://chmkt.blogspot.com/

abs

Anderson disse...

Parabéns pelo blog, pois as informações são sempre ótimas. [Continue sempre sssim]
Abraço.


Ps. Se possivel, não deixe de acessar meu blog para compreender um pouco do meu Fetiche.

Raniere disse...

Parabéns pelo conteúdo e pela nova proposta! sucesso!
Raniere_designer_gráfico

Alex Frachetta disse...

Eu dou o maior apoio! Realmente um blog (ainda mais no blogspot) já ficou pequeno demais para o Mundo das Marcas.

Boa sorte! Se precisar de alguma ajuda, pode contar comigo. Mesmo!

Abração,
Alex Frachetta

Matheus disse...

o melhor blog que eu já conheci sobre a história das marcas e todas as informações a mais!!!

tem tudo para ser uma puta potencia!!!

parabens!!!

sou fã de carteirinha!!

Matheus

Anônimo disse...

Há mais de um ano que faço visitas semanais ao Mundo das Marcas e a informação tem-me sido muito util, adoro rever imagens do passado e comprender como cada marca cresceu ou apareçeu.
Na vossa nova casinha, votos de muito sucesso e vou continuar a passar para aprender mais e mais sobre as marcas que conheço e passo a conheçer.
FELICIDADES,
Fernanda

cliferson disse...

Muito Bem!
Parabéns pelo trabalho!

Faço pesquisas constantes neste blog, e o acho muito interessante, rico em informações, cheio de conteúdo.
Este blog é a minha enciclopédia das Grandes Marcas.

Sucesso a você!

Cliferson

Glauber Bandeira disse...

Parabéns pelo blog... adoro saber as historeias das marcas, continue com seu bom trabalho.

Sucesso.

Anônimo disse...

Gostaria de ver no site a história da WALITA fundada por um imigrate alemão em São Paulo.

até.

Anônimo disse...

OLá, esse blog realmente é um show, imagina quando virar Portal!!
Eu gostaria de ajudar a construir esse novo portal, se quiser minha ajuda para novas ideias ou afins.
meu e-mail é:
felipe_dias_007@hotmail.com

Marcelo Peri disse...

Muito bom. Sempre consulto o blog quando estou desenvolvendo meus trabalho de design de embalagens e marcas.
Dê uma olhada www.mperidesign.com.br

Parabéns,

Marcelo Peri

Nivaldo disse...

parabens pela criação deste blog, magnifico e extremamente útil para uso, conhecimento, desenvolvimento e criação de novas marcas

Anônimo disse...

MUITO BOM SABER-SE MAIS SOBRE UM PRODUTO QUE JÁ UTILIZAMOS E ADMIRAMOS.
RECÉM DESCOBRI O GALLO RESERVA, QUE SE REVELOU UM EXCELENTE PRODUTO. USO-O TODOS OS DIAS E JÁ CONVERTI MINHA IRMÃ E SOBRINHO, QUE VIVEM EM OUTRA CIDADE, EM FAZÊ-LO.
FABULOSO!