13.10.08

GOÒC

Mais do que calçados, bolsas e peças de vestuário, em cada produto da marca GOÓC existe uma filosofia de vida: luta, esforço, transgressão, conhecimento, diversidade, inclusão e liberdade. Isto faz com que os produtos sejam inovadores e únicos. Referência em exemplo de sustentabilidade empresarial, os calçados da marca ganharam fama, mercado e se expandiram mundo afora.
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A história
Tudo começou em 1979, quando um petroleiro da Petrobras encontrou e resgatou um barco de pesca à deriva em alto-mar no sudeste asiático. Neste barco estava Thai Quang Nghia, que com 21 anos fugia do regime comunista do Vietnã - seu país de origem - em busca de liberdade. Chegou ao Brasil sem falar uma única palavra em português. Comprou um dicionário, assimilou palavras e a cultura tupiniquim, aprendeu, e quatro anos depois estava cursando matemática na USP (Universidade de São Paulo), curso que nunca terminou, pois foi seguir sua carreira empreendedora. Começou a vender as bolsas da família vietnamita que o abrigava e, em 1987, ele passou a produzir as peças. Durante o dia, vendia as bolsas e, à noite, cortava o tecido e imprimia as estampas. A venda era feita em cidades menores como Itapevi, Cotia, Jandira, Mogi das Cruzes, entre outras, para fugir do centro saturado de São Paulo. A distribuição de porta em porta deu certo. Era o início do Grupo Domini, a primeira grande atividade empreendedora de Thai, inspirado na cultura vietnamita.
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O negócio cresceu e a empresa passou a ser o principal fornecedor de bolsas para a Avon do Brasil. Thai trabalhou por mais de 15 anos como fornecedor de bolsas para outras marcas, tendo seus produtos vendidos especialmente pelo catálogo da Avon. Porém, em 2003, com o objetivo claro de crescimento acelerado e de perpetuação dos negócios, ele decidiu perder a dependência de um único cliente e criou uma marca própria de produtos diferenciados: sandálias, papetes e outros calçados com solado de borracha feitos a partir de pneus reciclados inspirados na cultura Vietnamita. Era o início da marca GOÒC. Em seu primeiro ano de vida a empresa se chamava Yepp, mas devido a problemas com o registro do nome, Thai resolveu mudar o nome da marca para GOÒC, que em vietnamita significa “raíz cultural”.
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Thai acreditava que, por trás dos calçados, bolsas e peças de vestuário da marca existia, além de um design inovador, uma filosofia de vida relacionada à Harmonia, Conhecimento e Diversidade. Com uma estratégia de marketing eficiente que englobava, entre outros, o uso de pneus e lonas reciclados de caminhões como matéria-prima e, recentemente, lojas conceitos (flagship stores) para demonstrar toda esta filosofia, ele conseguiu que os produtos da GOÒC ganhassem um posicionamento único, com diferenciais de imagem e preço. Chamadas de Dep - calçado prático em Vietnamita - as papetes desenvolvidas pela GOÒC eram similares às utilizadas pelos soldados vietnamitas durante as guerras pelas quais passou o país. A inspiração veio após uma visita ao Vietnã, quando percebeu que muitos turistas compravam os calçados como lembrança.
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A linha de produtos da marca se estendeu a bolsas e diversos produtos de vestuário, como calças, camisetas, cintos, pulseiras e shorts. Os produtos conseguiram conquistar rapidamente um posicionamento diferenciado na mente e no coração dos clientes. Em 2005, a empresa vendeu 2,5 milhões de pares de calçados por todo o Brasil e em outros 10 países.
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No dia 7 de maio de 2007, a marca inaugurou o Espaço Goóc na chique Galeries Lafayette em Paris. Localizado no 4º andar, o Espaço tem muito verde, bambus, cachoeiras artificiais, areia e outros elementos naturais, além dos chinelos reciclados de borracha de pneu. O plano de expansão da marca compreende também outros países da Europa, como Itália e Espanha e até 2010 pretende se estabelecer definitivamente nos Estados Unidos e Caribe. A fórmula “criatividade + sustentabilidade ambiental” tem conquistado o mundo: atualmente países como França, Itália, Espanha, Portugal, Japão, Estados Unidos, Caribe, Austrália, Arábia Saudita e países da América Latina demonstram grande interesse pelos produtos desenvolvidos com borracha reciclada de pneu.
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O sucesso
A GOÒC oferece produtos originais que inspirem a vida dos clientes: transmitindo conhecimento, incentivando a diversidade e ajudando na busca de harmonia. Além de ações conceituais visando sustentabilidade, outro canal de exposição da marca são seus pontos de vendas próprios, chamados de Espaço Goóc. Em cada unidade, os vendedores são treinados a contar a história da marca e dos produtos vendidos. Outro ponto forte da GOÒC são as mochilas de lona e os chinelos fabricados a partir de pneus reciclados. Os pneus são reciclados e vulcanizados e transformam-se nas solas das papetes. As tiras são feitas das câmaras dos pneus e não são coladas, mas encaixadas na sola do calçado, o que permite que elas sejam recombinadas. Anualmente a empresa produz cerca de 5 milhões de pares de chinelos. Além disso, a marca conta com uma linha de acessórios e roupas que possuem um aspecto vintage.
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Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação:
2003
● Fundador:
Thai Quang Nghia
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca:
Grupo Domini
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Presidente: Thai Quang Nghia
● Faturamento: R$ 60 milhões (estimado)
● Lucro:
Não divulgado
● Fábricas:
3
● Lojas:
+ 20
● Presença global: 25 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Funcionários: 900
● Segmento:
Moda/Vestuário
● Principais produtos:
Sandálias, mochilas, camisetas
● Ícones: As sandálias feitas com pneus reciclados
● Website:
www.gooc.com.br
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A marca no mundo
Atualmente os produtos da marca GOÒC estão presentes em mais de cinco mil pontos de vendas em todo o território nacional e 20 Espaços GOÒC (lojas exclusivas da marca). As exportações para países como Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Croácia e Suriname representam 5% da produção da empresa, além de possuir pontos de vendas em outros 16 países (o preço médio do chinelo de borracha no mercado exterior é de US$ 30). A marca emprega 900 colaboradores diretos e indiretos em suas três unidades industriais (são duas em São Paulo e uma em Feira de Santana, na Bahia, local onde são produzidos os 12 mil pares diários de chinelos de borracha reciclada de pneu).
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Você sabia?
A GOÒC já reciclou desde sua fundação mais de 2 milhão de pneus, o que corresponde a 1.000km de pneus enfileirados.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Isto É, Época Negócios, Exame e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding e Wikipedia (informações devidamente checadas).
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Última atualização em 13/5/2009

2 comentários:

Criando mundo disse...

Pow o Blog ta de parabens, muito bom mesmo. É sempre bom ler sobre empresas de sucessos e tals.
é tão bom que já ate usei alguns post deste pra uma apresentação no meu colegio sobre sucesso, então é isso.
Beijão e parabens

Diego da Silva Araújo disse...

Meu querido (a), você está de parabéns.

Nunca tinha ouvido a história desta marca, agora conheço a história dos meus produtos.

Parabéns!