12.9.08

PIZZA FUSION

Era uma questão de tempo até alguém aplicar um modelo de sustentabilidade no ramo de pizzarias. Já não é mais. A rede PIZZA FUSION está revolucionando o mercado americano, conquistando clientes preocupados, não somente com a saúde, mas também com a preservação do meio ambiente. Vendendo pizzas orgânicas em lojas ecologicamente construídas, a rede se tornou uma das vedetes do segmento nos Estados Unidos.
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A história
Tudo começou quando Vaughan Lazar e Michael Gordon, amigos desde os tempos em que cursavam a Florida Atlantic University, vislumbraram uma oportunidade, de não somente criarem um negócio para ganhar dinheiro, mas que também pudesse alertar, e mostrar exemplos, de como a sustentabilidade é importante nos dias de hoje. Depois de um bate papo, regado a vinho orgânico, Vaughan, que possuía uma empresa de impressão e design em Fort Lauderdale na Flórida, e Michael, proprietário de uma empresa de gestão de bens e imóveis, resolveram fundar uma rede de pizzaria diferente, após identificarem o crescente interesse das pessoas em produtos orgânicos. Sem nenhuma experiência em restaurantes, os dois jovens então, contrataram um consultor em pizzas, Dave Ostrander, para ajudar a desenvolver o conceito da nova empresa.
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O resultado do projeto foi a inauguração em 7 de julho de 2006 da primeira unidade da PIZZA FUSION, localizada em Deerfield Beach, cidade litorânea no sudeste do ensolarado estado da Flórida. A loja ecologicamente correta e o cardápio contendo uma alimentação orgânica, chamou a atenção dos consumidores por alguns diferenciais: a utilização 100% de energia renovável (eólica); ingredientes orgânicos 100% certificados nos molhos, massas e legumes; o frango natural, criado de forma livre e não confinada; a carne com certificação 100% orgânica, livre de qualquer hormônio, pesticidas, antibióticos e inseticidas. O cardápio, além de pizzas, feitas no formato oval e comprido, continha sanduíches de ciabatta, sobremesas e saladas embaladas, em que 98% dos ingredientes eram orgânicos. O cardápio também tinha opções de vinhos e cervejas orgânicas.
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E não parava por aí. Para colocar a teoria de sustentabilidade na prática, a PIZZA FUSION tem um serviço de entrega que utiliza somente automóveis híbridos (modelo Toyota Prius e Toyota Camry), faz reciclagem, utiliza papel-higiênico e toalhas 100% recicláveis e usa apenas talheres biodegradáveis. Além disso, equilibram o uso de energia com certificados de energia eólica e constroem todas as lojas de acordo com padrões sustentáveis, utilizando materiais reciclados como nas paredes verdes feitas de garrafas plásticas recicláveis e nos uniformes dos funcionários, além da utilização de madeiras certificadas (todas as pias dos banheiros são feitas de bambus), lâmpadas econômicas e tintas que não agridem a natureza.
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Com o slogan “Saving the Earth, One Pizza at a Time” (Salvando a Terra, Com uma Pizza por Vez), a PIZZA FUSION se tornou uma das primeiras redes de alimentação rápida dos Estados Unidos a adotar esse conceito. E o novo modelo, apesar de vender pizzas cerca de 35% mais caras que outras redes tradicionais, foi bem aceito pelos consumidores. Desde janeiro de 2007, quando foi introduzido o sistema de franquia a empresa vendeu mais de 70 unidades franqueadas em 10 estados americanos, incluindo Flórida, Califórnia, Nevada, Arizona, Washington, Colorado, e Pennsylvania. A primeira franquia foi inaugurada em 24 de março de 2007 na cidade de Fort Lauderdale na Flórida.
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No final de 2007, a rede inaugurou a primeira unidade do estado da Flórida contendo o certificado LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) dado pelo U.S. Green Building Council, que atesta construções que utilizem práticas que reduzam o impacto ambiental (suas lojas consomem 40% menos energia e 20% menos água anualmente), além de proporcionarem uma qualidade de vida e saúde melhor para quem trabalha nos prédios. Atualmente, todas as lojas da rede (cada uma com capacidade média para 60 pessoas sentadas) possuem o certificado, tornando a PIZZA FUSION um “Greenest Restaurant Chain” (algo como “A cadeia de restaurante mais verde”, no sentido ecologicamente correto). Em 2010 a rede assinou seu primeiro contrato de franquia no exterior para inauguração de unidades na Arábria Saudita. Um dos ícones da PIZZA FUSION é a embalagem da pizza para viagem: feita de material 100% reciclável em formato retangular comprido e contendo a assinatura “This Pizza Was Made With Love By_________” (Esta pizza foi feita com amor por - assinatura do funcionário que a fez). Todas as lojas oferecem descontos para os clientes que trouxerem de volta a embalagem de pizza para reciclagem.
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Uma receita verde
A PIZZA FUSION tem uma receita para salvar o mundo que inclui: vendedores conscientes; compromisso com a educação ambiental no sentido de despertar a consciência para enfoques sustentáveis de modo de vida e negócios; educação do público em geral sobre a importância do modo de vida sustentável por meio de um serviço comunitário ecológico; lobby para ação política para incentivar um futuro mais sustentável; apoio à agricultura orgânica; e avaliação contínua do impacto ambiental da loja na busca incessante de diminuir a pegada ecológica.
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Dados corporativos
● Origem:
Estados Unidos
● Fundação: 7 de julho de 2006
● Fundador: Vaughan Lazar e Michael Gordon
● Sede mundial:
Fort Lauderdale, Florida
● Proprietário da marca: Pizza Fusion Holdings
● Capital aberto:
Não
● CEO: Vaughan Lazar
● COO:
Michael Gordon
● Faturamento:
Não divulgado
● Lucro:
Não divulgado
● Lojas: 30

● Presença global: Não (presente somente nos Estados Unidos)
● Funcionários:
650
● Segmento:
Alimentação rápida
● Principais produtos:
Pizzas orgânicas
● Ícones: A embalagem de pizza para viagem
● Slogan: Saving the Earth, One Pizza at a Time.
● Website:
www.pizzafusion.com
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A marca nos Estados Unidos
Atualmente a PIZZA FUSION possui 30 restaurantes (mais 30 em fase de implantação) espalhados por 15 estados americanos, sendo pioneira no segmento de alimentação rápida ao utilizar o conceito de comida orgânica e sustentabilidade.
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Você sabia?
A média de preço de uma pizza na rede é de US$ 20. A pizza mais cara, que custa US$ 48, é Surf & Turf, feita com camarão e lagosta.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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Última atualização em 4/6/2010

Um comentário:

Ricardo A. disse...

Obrigado por partilhar estas informações. Estive no site deles, mas com este artigo fiquei mais esclarecido.