5.8.08

WARNER BROS.

De seus estúdios saíram filmes com personagens históricos como Batman, Super-Homem e o bruxinho Harry Potter, e personagens animados como Pernalonga e Patolino. Para as telas de televisão seriados como Friends e Smallville. O estúdio WRANER BROS. se tornou uma verdadeira autoridade quando o assunto é entretenimento, e seu legado esta aí para quem quiser ver: o estúdio foi pioneiro em trazer som para os filmes, revitalizou os filmes musicais e criou a era dos gangster no cinema.
-
A história
O famoso estúdio de cinema WARNER BROS. foi fundado oficialmente no dia 4 de abril de 1923 em Hollywood, na cidade de Los Angeles, estado da Califórnia, pelos irmãos poloneses Warner (Harry, Albert, Sam e Jack), que iniciaram a sua atividade cinematográfica em 1904 com a abertura da Duquesne Amusement & Supply Company (a precursora da Warner Bros. Pictures), para distribuir filmes. Gradualmente os irmãos expandiram as suas atividades para a produção e distribuição de filmes. Começou a fazer sucesso com os filmes do cão Rin-Tin-Tin, trazido da França depois da I Guerra Mundial, por um soldado americano. O personagem era tão popular que estrelou 26 filmes, começando com The Man from Hell's River, em 1924. Em 1925 adquiririu a Vitagraph e a First Nacional Pictures. Um ano mais tarde a empresa cria a subsidiária Vitagraph com o objetivo, em conjunto com a Western Electric, de desenvolver um sistema sonoro para os filmes.
-
-
Produziu o primeiro filme falado, O Cantor de Jazz (The Jazz Singer), que estreou no dia 6 de outubro de 1927, estrelando Al Jolson. O sucesso do filme foi tão espetacular que revolucionou toda a indústria, que foi obrigada a se adaptar, adequando as salas de cinema e os sets de filmagens (que precisaram ser blindados contra os ruídos). De um momento para o outro a WARNER deixa de ser uma empresa cinematográfica menor e transforma-se num dos maiores estúdios de Hollywood. Desde o início, os estúdios reuniram um respeitável legado baseado em entretenimento de qualidade exemplar e antecipação tecnológica, criando uma companhia diversificada, com profundidade e extensão incomparáveis, resultando em 21 anos consecutivos de quebra de recordes.
-
-
Até o final da década, todos os grandes estúdios estavam fazendo filmes com som. No mesmo ano, o estúdio lançou On with the Show, o primeiro filme com cor e som. Em seguida veio Gold Diggers of Broadway (1929), que demonstrou ser o mais popular filme do ano. Em 1930, começou a produção de desenhos animados (Looney Toones), que levariam Patolino (introduzido em 1937, em um filme chamado “Gaguinho e a caça ao coelho”), Pernalonga (primeira aparição em 1938, em um desenho chamado “A caçada de Gaguinho ao coelho”, ou Porky's Hare Hunt), & Companhia ao estrelato.
-
-
A produção da WARNER durante a década explorava o ambiente da Depressão econômica que vivia os Estados Unidos e sob o comando de Jack Warner, Darryl Zanuck e Hal Wallis, a empresa produz uma memorável série de dramas e filmes de gangsters protagonizados por Edward G. Robinson, Humphrey Bogard e James Cagney. A produção do estúdio tinha por base uma política de redução de custos, fazendo com que realizadores e estrelas trabalhassem mais intensamente que em qualquer outro estúdio e, muitas vezes, por menor salário. Esta política refletia-se no ecrã, uma vez que os filmes da WARNER eram uniformes e sem grandes adornos. Nos anos 40, a WARNER solidificou a sua posição como um dos maiores estúdios de Hollywood com um conjunto de filmes de sucesso, que incluíam as aventuras protagonizadas por Errol Flynn, os melodramas com Joan Crawford e os filmes de mistério interpretados por Humphrey Bogard.
-
-
Na década de 50, o estúdio, tal como o resto da indústria cinematográfica americana, entra em dificuldades devido à competição da televisão e ao fato de o governo ter obrigado os estúdios a desfazerem-se das salas de cinema que possuíam. Como resultado destas dificuldades, o estúdio resolveu vender o seu catálogo de filmes produzidos antes de 1950 à Associated Artists, que rapidamente os vendeu à United Artists. Em 1967, a WARNER é adquirida pela Seven Arts Productions e dois anos mais tarde pela Kinney National Service de Steven J. Ross. Sob a presidência deste, o estúdio diversifica as suas atividades, que passam a incluir interesses em áreas tão diversas como a produção televisiva, edição de obras literárias, parques de diversão, merchandising, entre outras. O estilo de gestão imposta por Ross, que não interferia com as decisões dos criativos e dava-lhes todo o seu apoio e lealdade, fez com que a WARNER volta-se a ser um dos maiores estúdios de Hollywood.
-
-
Durante as décadas de 70 e 80, saem do estúdio sucessos de bilheteira como O Exorcista, A Torre do Inferno, Os Homens do Presidente, Super-Homem, entre outros, que permitem ao estúdio manter a sua posição cimeira na indústria cinematográfica, nomeadamente sob a direção da dupla Robert Daly e Terry Semel. Em 1989 o gigante das publicações Time Inc. compra o estúdio, que continua a ser um dos mais importantes de Hollywood. Em 2000, a Time Warner funde-se com o gigante da internet AOL, criando a maior empresa de comunicações do mundo: a AOL Time Warner.
-
Os filmes
A WARNER BROS. durante sua memorável história produziu filmes inesquecíveis, possuindo em seu acervo, um dos mais vastos do mundo, mais de 6.650 filmes, 48.000 títulos de programas de televisão, e 14.000 desenhos animados (incluindo 1.500 curtas-metragens de animação clássicos). Dentre os maiores sucessos do estúdio estão:
● Casablanca, 1942
● Bonnie & Clyde, 1967
● Dirty Harry, 1971
● Laranja Mecânica (A Clockwork Orange), 1971
● Série O Exorcista (The Exorcist), 1973
● Os Gritos do Silêncio (The Killing Fields), 1984
● Série de 6 filmes da Loucademia de Polícia (Policy Academy), 1984
● Gremlins, 1984
● Os Goonies (The Goonies), 1985
● Viagem Insólita (Innerspace), 1987
● Série de 4 filmes da Máquina Mortífera (Lethal Weapon), 1987
● Conduzindo Miss Daisy (Driving Miss Daisy), 1989
● Os Bons Companheiros (Goodfellas), 1990
● JFK - A Pergunta que não quer Calar, 1991
● O Fugitivo, 1993
● Ace Ventura, Um detetive Diferente (Ace Ventura – Pet Detective), 1994
● Batman Forever, 1995
● Twister, 1996
● Á Espera de um Milagre (The Green Mile), 1999
● Série Matrix, 1999
● Série Harry Potter, 2001
● Scooby-Doo, 2002
● Sobre Meninos e Lobos (Mystic River), 2003
● O Último Samurai (The Last Samurai), 2003
● O Aviador (The Aviator), 2004
● O Expresso Polar (The Polar Express), 2004
● O Fantasma da Ópera (The Phantom of the Opera), 2004
● A mulher Gato (Catwoman), 2004
● Starsky & Hutch, 2004
● Constantine, 2005
● Corpse Bride (A Noiva Cadáver), 2005
● Batman Begins, 2005
● A fantástica Fábrica de Chocolate, 2005
● Poseidon, 2005
● Superman, O Retorno (Superman Returns), 2006
● Diamante de Sangue (Blood Diamond), 2006
● Os Infiltrados (The Departed), 2006
● Pecados Íntimos (Little Children), 2006
● O Labirinto do Fauno, 2006
● O Grande Truque (The Prestige), 2006
● 300, 2006
● Happy Feet, 2006
● A lenda de Beowulf (Beowulf), 2007
● Treze homens e um Novo Segredo (Ocean’s Thirteen), 2007
● Zodiac, 2007
● Eu Sou a Lenda (I am Legend), 2007
● Speed Racer, 2008
● Batman – O Cavaleiro das Trevas (Batman – The Dark Night), 2008
● Speed Racer, 2008
● O Curioso Caso de Benjamin Button (The Curious Case of Benjamin Button), 2008
● The Informant (O Informante), 2009

-
-
Além dos filmes que foram verdadeiros sucessos de bilheterias, o estúdio produziu alguns dos seriados de maior sucesso da televisão americana como FULL HOUSE (1987-1995); STEP BY STEP (1990-1998); E.R. (1994-2008); FRIENDS (1996-2004), SMALLVILLE (2001-2008); GILMORE GIRLS (2000-2007); NIP/TUCK (2003-2008); e TWO AND A HALF MEN (2003-2008).
-
-
O estúdio
Os estúdios da WARNER BROS. têm uma área principal de 44.50 hectares e uma área rural de 12.95 hectares, ambas localizadas em Burbank, Los Angeles, estado da Califórnia. Suas instalações são consideradas as melhores do mundo. A área principal tem 29 estúdios, doze sub-estúdios de regravação, um para trilha sonora, três para sonorização ADR (automated dialogue replacement) e um para efeitos sonoros (Foley), mais de 175 salas de edição (analógica e digital), oito salas de projeção e um dos maiores tanques subterrâneos do mundo do cinema para cenas aquáticas (com capacidade para mais de 7.5 milhões de litros).
-

-
Os estúdios da WARNER BROS. operam como uma cidade dentro de outra, com serviços municipais próprios, incluindo departamentos próprios de bombeiros e polícia, parques, transporte, correio, canalizadores, telecomunicações e eletricidade, além de barbearia, academia de ginástica, restaurante e bancas de jornal. E claro um museu completo cheio de itens usados em diversos filmes e séries famosas: das roupas de Veronica Mars ao estetoscópio do doutor Ross de E.R.; passando por cartas vistas em Friends; o bloquinho de anotações dos médicos de Nip/Tuck; o crucifixo de O Exorcista, as roupas dos personagens de Matrix, e o primeiro Oscar ganho pelo estúdio. A entrada do estúdio da WARNER BROS. tem vista para a HOLLYWOOD MOUNTAIN (montanha onde fica a placa Hollywood). O grande negócio da WARNER é a televisão, uma justificativa para que 90% do que se filma no estúdio seja para transmissão televisiva. O estúdio oferece dois tipos de visita guiada a suas instalações: VIP tour, com duração de uma hora; e Deluxe VIP tour, com duração de 5 horas, incluindo um almoço. A combinação dessas inigualáveis instalações, além de uma produção de nível superior fez dos estúdios da WARNER BROS. a verdadeira sede do melhor entretenimento.
-
-
O canal de televisão
O canal de televisão The WB Television Network (conhecido como WB TV) foi fundado em 11 de janeiro de 1995 como resultado de uma joint venture entre o estúdio WARNER BROS. e a Tribune Company. Conhecido também como The WB ou The Frog, um simpático sapo, conhecido como Michigan J. Frog, que se tornou a mascote da emissora. Os primeiros programas do canal foram seriados voltados para um público adolescente. Logo depois inseriu em sua programação o Kids WB, um bloco voltado para o público infantil com programas como Tiny Toon Adventures e Animaniacs. Em 1996 o canal foi lançado no Brasil e na América Latina com o nome de WARNER CHANNEL.
-
-
Somente três anos após seu lançamento o canal era líder de audiência no segmento de adolescentes. Nos anos seguintes lançou séries de enorme sucesso como Buffy (A Caça Vampiros), Smallville, Dawson's Creek, 7th Heaven e Charmed. O canal ajudou a lançar inúmeros astros de Hollywood como Katie Holmes, Jéssica Biel, Ashle Simpson e James Van Der Beek. No dia 24 de janeiro de 2006, a WARNER BROS. Entertainement e a CBS Corporation anunciaram a fusão dos canais The WB e do UPN em um único canal o The CW Television Network, que estreou em 27 de setembro de 2007. Atualmente sua programação é composta por desenhos, seriados e filmes norte-americanos. Os seriados exibidos no canal são dos principais canais norte-americanos, como NBC, CBS, The WB, entre outros. O acervo de filmes é da própria WARNER BROS.
-
-
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação:
4 de abril de 1923
● Fundador: Harry Warner, Albert Warner, Sam Warner e Jack Warner
● Sede mundial:
Burbank, California
● Proprietário da marca:
TimeWarner
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman & CEO: Barry M. Meyer
● Presidente:
Alan F. Horn
● Faturamento: US$ 11.3 bilhões (estimado)
● Lucro: US$ 845 milhões (estimado)
● Filmes: + 6.600
● Presença global: + 150 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários:
3.000
● Segmento:
Entretenimento
● Principais produtos:
Estúdio de cinema e produtora de televisão
● Ícones: Os desenhos animados e as séries de televisão
● Website: www.warnerbros.com
-
A marca no mundo
Atualmente o estúdio é subsidiária da empresa Time Warner, englobando uma infinidade de negócios que incluem a Warner Bros. Pictures, Warner Bros. Television, Warner Bros. Animation, Warner Home Video e DC Comics, além de possuir metade da The CW Television Network, o Cartoon Network Studios (50% Warner Brothers e 50% Sony Pictures), e o Hanna-Barbera Studios (atual Warner Cartoon Network H. Barbera Studios). A WARNER BROS., além de produzir filmes e séries para televisão, distribui DVD, jogos para computadores e videogames, livros e inúmeros produtos licenciados em mais de 150 países ao redor do mundo.
-
Você sabia?
A WARNER BROS. é a terceira mais antiga produtora de cinema em funcionamento contínuo, depois da Paramount Pictures, fundada em 1912 como Famous Players, e da Universal Studios, também fundada em 1912.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 8/11/2009

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o post, show!!
Só nao entendi 1 coisa:

O que Catwoman e Superman - o Retorno estao fazendo naquela lista????

Anônimo disse...

o projac e maior que os estudio da warne borss?

Anônimo disse...

nao te esqueças de ir actualizando, pois a warner comprou o a midway e a marca mortal kombat!!!!!!!!!!!
e fez um rebrand da marca midway, para netherrealm studios!!!!!!!!!!