13.8.08

BOTOX®


Você já deve ter ouvido expressões como “Fiz BOTOX” ou “Aquela mulher esta com a cara BOTOCADA”. Porém o que muitos não sabem é que BOTOX® é marca registrada, para toxina botulínica tipo A, de um laboratório americano, mas acabou virando sinônimo de uma categoria de produto. O surgimento de BOTOX® COSMETIC é uma fantástica história de como uma potente substância encontrada na natureza foi transformada para benefícios médicos e estéticos. 

A história 
Como a farmacêutica Allergan transformou um veneno tão perigoso em um império multibilionário é uma história fascinante. Tudo começou no final da década de 1960 quando o oftalmologista americano Alan B. Scott, que buscava alternativas para o tratamento não cirúrgico do estrabismo, obteve do Dr. Edward J. Schantz (então diretor de microbiologia e toxicologia na Universidade de Wisconsin), amostras da toxina botulínica tipo A, proteína que a bactéria anaeróbia Clostridium botulinum (responsável pelo botulismo) produz, para testá-la nos músculos extra oculares de macacos. Essa toxina causa um bloqueio da liberação da acetilcolina na junção neuromuscular e com isso impede a contração muscular levando a paralisia do músculo. A experiência foi bem sucedida e o Dr. Scott publicou seu primeiro trabalho sobre o assunto em 1973, confirmando a toxina botulínica tipo A como uma alternativa eficaz para o tratamento não cirúrgico do estrabismo. Ainda nesta década, o Dr. Scott recebeu autorização do FDA (Food and Drug Administration), órgão que regula o setor de medicamentos dos Estados Unidos, para testar a toxina em seres humanos, conduzindo estudos durante os anos de 1977 e 1978. Ele descobriu que o produto, quando injetado, relaxava os músculos. Deduziu então que uma aplicação local - em determinados músculos – interrompia momentaneamente o movimento muscular anormal e, dessa forma, corrigia o problema.


O primeiro uso terapêutico da toxina botulínica aconteceu em 1980, e foi oftalmológico, para tratamento do estrabismo (o popular “vesgo”), blefaroespamo (uma espécie de “tique” constante da pálpebra) e espasmo hemifacial. Em 1989, foi publicado o primeiro estudo demonstrando bons resultados para tratamento na área de neurologia. Foi neste mesmo ano, em dezembro, que o laboratório americano Allergan, fundado em 1948 por Gavin S. Herbert Jr., em Los Angeles na Califórnia, garantiu os direitos de produção e comercialização da toxina, surgindo assim a marca BOTOX®. E foi a partir do uso terapêutico que se descobriu o uso cosmético do produto. Ao aplicar o BOTOX® no tratamento de espasmos na região dos olhos, o casal canadense Jean e Alastair Carruthers, um médico dermatologista e uma médica oftalmologista, observaram que o medicamento também atenuava as rugas da região tratada.


Juntos, testaram o uso da toxina para indicações cosméticas, até que, em 1992, publicaram o primeiro trabalho sobre o uso da substância no tratamento de rugas glabelares (vincos entre as sobrancelhas). Desde então, o uso cosmético da toxina botulínica tipo A evoluiu e se expandiu em todo mundo. BOTOX® é a única marca de toxina botulínica tipo A aprovada pelo FDA, sendo que sua aprovação terapêutica foi obtida em 1989 e a aprovação cosmética (estética) no dia 15 de abril de 2002, quando começou a ser comercializada para este fim pelo laboratório Allergan, com o nome de BOTOX® COSMETIC. E o sucesso foi quase instantâneo: em pouco tempo mais de 1.6 milhões de pessoas receberam injeções de BOTOX® como tratamento estético das rugas dinâmicas ou rugas de expressão, que são aquelas provocadas pela contração muscular da mímica facial, que leva, ao longo do tempo, à formação de vincos na pele. Em 2004, o produto também foi aprovado para uso em Hiperidrose (suor excessivo) palmar e axilar, ampliando assim a aplicação do produto.


No Brasil, a marca BOTOX® COSMETIC foi aprovada em 1992 para indicações terapêuticas e, em 2000, para o tratamento de rugas e hiperidrose axilar e palmar. Por ser a primeira marca aprovada, BOTOX® tornou-se muito conhecida e, por isso, sinônimo do procedimento. Atualmente, BOTOX® é uma marca registrada de toxina botulínica tipo A, e, portanto, não deve ser tratado como genérico. A marca é registrada e licenciada em todo o mundo pela farmacêutica Allergan. Aliás, BOTOX® COSMETIC virou uma marca tão grande e forte que catapultou a própria Allergan, a ponto da empresa ter sido vendida, em 2015, por US$ 66 bilhões. BOTOX® é a marca de Toxina Botulínica Tipo A mais estudada no mundo, contando com mais de 500 trabalhos científicos publicados em jornais e revistas especializadas. Por se tratar de um produto biológico, seus estudos embasam sua qualidade, eficácia e segurança, não podendo estender seus resultados a outros produtos biológicos, ainda que pertencentes à mesma categoria de produto.


A ação 
BOTOX® é apresentado em frascos com 100UI ou 200UI de toxina botulínica tipo A. É uma substância cristalina, embalado à vácuo estéril, que deve ser diluída em solução salina antes da aplicação. O produto atua bloqueando a liberação da acetilcolina na terminação nervosa, relaxando a musculatura onde é aplicado. Desta forma, o medicamento deve ser aplicado diretamente no músculo responsável pela formação das rugas que se deseja tratar. Os primeiros resultados são visíveis em aproximadamente 48 a 72 horas depois da aplicação. O efeito total é observado em aproximadamente 15 dias e apresenta duração total de aproximadamente de 4 a 6 meses, dependendo do metabolismo de cada paciente, da técnica de aplicação e da dosagem de tratamento utilizada. A aplicação da toxina requer técnica e habilidade por parte do especialista. Para assegurar a indicação e aplicação adequada do produto, a Allergan oferece frequentemente programas intensivos de treinamento e reciclagem à classe médica. BOTOX® mostrou ser um tratamento seguro, eficiente e minimamente invasivo. Além disso, pode ser repetido e seus resultados são previsíveis.


As contra indicações da aplicação do BOTOX® COSMETIC: 
● Sensibilidade a Toxina Botulínica. 
● Alergia a albumina ou outros componentes da fórmula. 
● Estar usando antibióticos no dia da aplicação, especialmente os aminoglicosídeos, pois podem potencializar o efeito da toxina. 
● Pessoas em uso contínuo de algumas medicações como bloqueadores de canais de cálcio (usados para tratamento de pressão alta), sulfato de magnésio (usado como laxante, etc.). 
● Gravidez e amamentação. 
● Doenças neuromusculares. 
● Envelhecimento acentuado com flacidez excessiva.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por pequenas remodelações ao longo dos anos, adotando uma tipografia mais fina e novas cores.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1989 
● Criador: Allergan Inc. 
● Sede mundial: Dublin, Irlanda 
● Proprietário da marca: Allergan plc 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Brenton Saunders 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 96 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Medicamentos 
● Principais produtos: Medicamentos cosméticos 
● Concorrentes diretos: Dysport, Myobloc, Prosigne, Botulift, Restylane e Xeomin 
● Slogan: There’s only one BOTOX® Cosmetic. 
● Website: www.botoxcosmetic.com 

A marca no mundo 
A marca BOTOX® COSMETIC é comercializada pela farmacêutica Allergan em 96 países, sendo líder de mercado na maioria deles. Desde seu lançamento para fins cosméticos, somente nos Estados Unidos, mais de 13 milhões de pessoas (em sua grande maioria mulheres) já utilizaram BOTOX®. 

Você sabia? 
A farmacêutica Allergan controla a fermentação anaeróbica da bactéria que produz a toxina, depois dilui e purifica, mas não diz como faz isso, que tempo usa em laboratório. Para saber dos detalhes, você precisa se chamar Mitchell Brin e ser o cientista chefe da Allergan. 
A fórmula secreta protege os lucros, claro, mas também a população do mundo inteiro, diz a empresa. Ninguém sabe, por exemplo, onde fica a maçaroca de bactérias que eles usam como matéria-prima. E nem quando são feitos os envios dessa matéria-prima para a fábrica na Irlanda, de onde sai o BOTOX® para o mundo inteiro. Em virtude dos riscos de uma guerra biológica, a empresa precisa avisar o governo americano do paradeiro de qualquer quantidade da toxina, por mais infinitamente pequena que seja. Os Estados Unidos já estudaram a toxina botulínica para desenvolver armas biológicas, é natural que esperem ser atacados da mesma forma. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 4/12/2018

Nenhum comentário: