23.7.08

CEREALITY

Em todas as lojas de sua pequena rede é possível degustar uma boa tigela de cereal, entre as mais de 30 marcas famosas no mercado, em qualquer lugar, a qualquer hora. Uma experiência divertida como se você estivesse na aconchegante cozinha de sua casa. É assim que a rede CEREALITY CEREAL BAR & CAFÉ, está causando um verdadeiro furor no segmento de alimentação rápida nos Estados Unidos.
-
A história
Uma pesquisa de mercado realizada pela AC Nielsen no começo da década revelou que o cereal era o terceiro item mais vendido, depois do leite e refrigerante no mercado americano de alimento. Cerca de 95% dos americanos comiam cereais. O cereal era um lanche e uma refeição tal como o café da manhã. Os americanos David Roth e Rich Bacher, dois empreendedores com vasta experiência em gestão de marcas, marketing, design e alimentos, perceberam, baseados nesta pesquisa, que as pessoas se relacionam com os cereais. Não apenas como um grão, não apenas como um simples floco, mas com um produto que tenha uma marca em particular. E o relacionamento do consumidor com o cereal e as principais marcas do mercado era muito forte e pessoal. Baseado nisso resolveram lançar um novo tipo de negócio no segmento de alimentação rápida que realmente celebrasse esse relacionamento forte: a CEREALITY CEREAL BAR & CAFÉ.
-
-
Depois de receber investimentos pesados em pesquisas e desenvolvimento provenientes da Quaker Oats, uma das maiores produtoras de cereais do mundo, a primeira unidade foi inaugurada, em agosto de 2003, próximo ao campus da universidade de Arizona State, na cidade de Tempe, estado americano do Arizona, com um conceito simples: all cereal, all day, all ways (todo cereal, todos os dias, todos os jeitos). Foi Rich Bacher, um dos fundadores, que desenhou o logotipo multicolorido e projetou o ambiente imaginativo e bem iluminado do primeiro quiosque, onde os clientes podiam pedir sua mistura personalizada de cereais das melhores marcas encontradas no mercado (Quaker Oats, Kellogg’s, General Mills, Post e Nature’s Path) servida em uma tigela com leite (recipiente de papel cartão inspirado nas embalagens take-out de comida chinesa). Os consumidores eram atendidos por Cerealistas (marca registrada da empresa para os atendentes) vestidos em divertidos pijamas de algodão.
-
-
Por trás do balcão os cereais eram guardados em armários de cozinha com portas de madeiras e vidro, recriando o ambiente aconchegante da cozinha de uma casa. Em um sofá vermelho brilhante oferecia um confortável descanso e na mesa, em estilo rural, havia lugar para doze pessoas. Nas manhãs de sábado, a primeira família a chegar podia escolher os desenhos animados mostrados em uma televisão de tela plana. Eram vendidos também, artigos de merchandising com a marca estampada como os pijamas listrados de algodão utilizados pelos atendentes com frases como “Captain Crunch” e “United Flakes of América”, bonés e canecas.
-
-
Tudo na loja tinha marca, e todos os nomes registrados, desde CEREALITY BARS até CEREALITY BITES e SLURREALITIES, também chamados de smoothies ou batidas de frutas. Depois do sucesso do primeiro quiosque, a CEREALITY abriu sua primeira loja, em 2004, na cidade universitária da Filadélfia, próxima a universidade de Pennsylvania, seguido por mais outra no distrito financeiro de Chicago em 2005. No ano seguinte inaugurou sua primeira loja franqueada. Neste mesmo ano introduziu um novo formato de ponto de venda: em associação com a montadora Dodge, unidades móveis rodavam ruas de cidades vendendo seus produtos.
-
-
O enorme sucesso do conceito implantado pela CEREALITY despertou a atenção da Kahala Cold Stone, uma das maiores e mais agressivas gestoras de franquias, que adquiriu as sete unidades da rede em 2007, iniciando um forte plano de estruturação da empresa, fechando algumas lojas e abrindo outras em novas localidades. Atualmente a CEREALITY continua a atrair uma grande variedade de público (negociantes, estudantes universitários, homens de negócio e famílias com crianças) e todos saboreiam uma boa tigela de cereal em um ambiente agradável, em uma alternativa refrescante e saudável de alimentação rápida (Fast Food).
-
-
-
O cardápio
A rede oferece ao consumidor mais de 30 opções de cereais das mais conhecidas marcas do mercado; mais de 40 tipos de acompanhamento como caldas e coberturas; e leite (normal, desnatado, de soja, sem lactose) frio ou quente, que a empresa chama de MOOO. O cardápio ainda possui barras de cereais em inúmeros sabores, granola, bolos, cafés, chás e bebidas como batidas de frutas. Um dos ícones da marca não é um alimento, mas sim a SLOOP, colher e canudo em um só objeto.
-
-
Os slogans
Your Cereal. A Whole New Way.
Eat Cereal.
What’s in your bowl.
-
-
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação:
2003
● Fundador: David
Roth e Rich Bacher
● Sede mundial:
Chicago, Illinois
● Proprietário da marca: Kahala Corporation
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Kevin Blackwell
● CEO:
David Roth
● Faturamento:
Não divulgado
● Lucro:
Não divulgado
● Lojas:
8
● Presença global: Não (presente somente nos Estados Unidos)
● Funcionários: 3
00
● Segmento:
Alimentação rápida
● Principais produtos:
Cereais com leite, barras de cereais
● Ícones: Os atendentes vestidos de pijamas
● Slogan: Your Cereal. A Whole New Way.
● Website:
www.cereality.com
-
A marca nos Estados Unidos
Os oito cafés da CEREALITY podem ser encontrados em cidades e campus universitários, distritos financeiros, aeroportos e centros urbanos em cidades como Dallas e Miami.
-
Você sabia?
A cada mês, a empresa recebe mais de mil e-mails de clientes do mundo inteiro indagando quando uma loja da marca irá abrir em sua vizinhança.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 18/7/2010

Um comentário:

Anônimo disse...

olá,
com certeza esse deve ser um dos blogs mais interessantes já feito!

Sou estudante de administração e será muito útil para as minhas empreitadas!

parabéns pela ótima idéia!

Sugestão de pesquisa: Nokia