23.7.08

BADEN BADEN


Você sabia que o Brasil já fabrica cervejas de elaboração tão complexa quanto um bom vinho? Produzidas para serem as melhores parceiras de mesas onde reinam pratos sofisticados como carnes, peixes e massas. São as cervejas BADEN BADEN, produzidas artesanalmente utilizando a mais pura água de Campos do Jordão e ingredientes altamente selecionados, garantindo assim a cada uma das variedades muito mais personalidade e sabor. BADEN BADEN sempre vem acompanhada de bom gosto. É a cerveja perfeita para harmonizar com os melhores pratos e ocasiões e é produzida para agradar os paladares mais apurados. 

A história 
Como muitas outras ideias, a BADEN BADEN nasceu de uma conversa de bar. Quatro amigos, José Vasconcelos, Alberto Ferreira, Aldo Bergamasco e Marcelo Moss, apaixonados por cerveja resolveram fundar uma microcervejaria onde pudessem produzir e apreciar o que até então só se achava na seção de importados: uma boa cerveja artesanal. Naquele momento, tinham como principal referência a cerveja inglesa Spitfire, uma deliciosa Bitter Ale (uma cerveja amarga, mas extremamente saborosa), que dois deles importavam e distribuíam através da empresa Sheps do Brasil. Porém, nem tudo nasce de um dia para o outro. Depois de meses testando produtos e combinações diferentes, os quatro amigos, agora empresários, conseguiram “engarrafar” sua primeira conquista: a cremosa Chopp Red Ale. O chope era denso, encorpado e cremoso, de coloração avermelhada e aroma marcante e persistente.


A cervejaria BADEN BADEN foi então fundada em 1999, na bela cidade de Campos de Jordão, interior de São Paulo, para ser uma fábrica-modelo na produção de cervejas artesanais, seguindo a risca o movimento mundial The Craft Beer Renaissance, valorizando acima de tudo a felicidade e prazer de fabricar cervejas diferenciadas com sabor, corpo e aroma inconfundíveis, e a Lei da Pureza Alemã. Elaborado com a mais pura água de Campos do Jordão, o chope passava por um processo lento e cuidadoso de maturação para garantir um sabor especial. O nome BADEN BADEN foi inspirado no bar e restaurante Baden Baden (fundado em 1985 e agora chamado choperia), também localizado em Campos de Jordão, de propriedade de José Vasconcelos, um dos fundadores da microcervejaria. O sucesso do chope, inicialmente servido apenas na restaurante (que oferecia um cardápio especializado na cozinha alemã), logo deu resultado, surgindo assim em 2001 as primeiras cervejas da marca BADEN BADEN, criadas em cooperação com o mestre cervejeiro Carlos Hauser. A pureza do malte da CRISTAL, o sabor adocicado da BOCK e a tradição irlandesa da STOUT fizeram de seus primeiros rótulos um trio e tanto.


A microcervejaria também foi pioneira no mercado brasileiro em fabricar e comercializar cervejas de alta fermentação (tipo “Ale”) e a primeira a oferecer cervejas “Bock” durante o ano todo. Em 2004, a cervejaria apostou alto na temporada de inverno e dobrou sua capacidade de produção. A quantidade passou de 30 mil litros/mês para 60 mil litros/mês. Isto em virtude do investimento feito em tanques e no novo pasteurizador, que permitia à bebida longevidade de cinco meses de duração sem o uso de nenhum conservante. Além disso, em uma experiência gastronômica inesquecível, renomeados chefs harmonizaram suas deliciosas criações com as cervejas BADEN BADEN, consolidando assim a marca como a primeira cerveja gourmet do mercado brasileiro.


No ano seguinte, para comemorar duas décadas da choperia Baden Baden, cartão postal e um dos principais pontos de encontro de Campos do Jordão, a cervejaria elaborou uma cerveja mais que especial (batizada de BADEN BADEN PORTER), disponível apenas durante este ano. Ainda este ano lançou no mercado uma edição limitada com apenas 10.000 garrafas, de uma cerveja do tipo Double Bock, um pouco mais forte que uma Bock comum. Tanto sucesso, resultou, em janeiro de 2007, com a compra da pequena cervejaria pela Schincariol (hoje em dia Brasil Kirin), então segunda maior cervejaria do Brasil, por R$ 30 milhões. Nos anos seguintes a BADEN BADEN se beneficiou da ampla rede de distribuição da Schincariol para vender seus produtos em várias cidades do país. Nos anos seguintes, a BADEN BADEN linha de cervejas foi sendo aprimorada e ganhando novas receitas especiais, incluindo uma cerveja de chocolate.


Além disso, a marca foi responsável por desenvolver no mercado brasileiro o conceito de harmonização de cervejas na gastronomia, sempre primando pela alta qualidade de seus produtos. Um exemplo disso foi o lançamento em 2014 de uma plataforma online de harmonização, que ajuda os consumidores a harmonizar pratos da alta gastronomia com a cerveja perfeita, tema trabalhado pela marca em todos esses anos. E sempre trabalhando o conceito de harmonização foram criadas novas cervejas para sua linha, algumas delas sazonais e outras em edições limitadas.


Os tipos 
Hoje em dia a BADEN BADEN, conhecida como a primeira cerveja gastronômica (gourmet) do Brasil, tem em sua produção 12 tipos de cervejas, sendo 8 da linha regular, quatro sazonais ou em edições limitadas. 
RED ALE: cerveja densa, encorpada e cremosa, avermelhada (quase como um vinho), de aroma marcante e persistente. Ideal para acompanhar carnes vermelhas, carnes de caças e porco. 
CRISTAL: produzida cuidadosamente a partir de uma receita exclusiva, esta saborosa cerveja Pilsen possui características leve, coloração dourada e com aroma frutado. Ideal para acompanhar carnes brancas, peixes e massas leves. 
GOLDEN (2004): cerveja diferenciada, encorpada e de sabor levemente adocicado, e aroma frutado que lembra especiarias. A marcante cor ouro vermelho, que deu origem ao seu nome, é resultado das inconfundíveis propriedades dos grãos de malte de cevada especialmente selecionados. Ideal para acompanhar carnes brancas, camarão, lagosta e sobremesas a base de frutas. Esta cerveja foi criada para atender ao gosto feminino e lançada no mercado com o slogan “Com aroma, corpo e alma de mulher”
STOUT: muito conhecido por seu dourado escuro e consistente creme, este clássico estilo de cerveja irlandesa tipo Ale teve sua origem a partir da londrina Porter. Grãos de cevada tostados fazem com que a cerveja extra-escura tenha forte personalidade, com inconfundível característica de corpo, aroma e sabor. Ideal para acompanhar pratos condimentados e sobremesas, especialmente as de chocolate. 
BOCK: um verdadeiro brinde ao sabor desse estilo de cerveja Lager, com corpo médio, sabor forte, coloração escura (castanha) e aroma tostado. Ideal para acompanhar carnes vermelhas leves, salmão e massas com molhos picantes. 
1999 (2005): lançada para comemorar o 5º aniversário da cervejaria, foi inspirada em cervejas inglesas de alta qualidade, tradição e renome. Seu sabor pouco amargo e seu aroma frutado são marcantes. Sua cor cobre avermelhada também. É uma autêntica representante do estilo Bitter Ale. Ideal para acompanhar risotos e carnes brancas e vermelhas. 
WEISS (2008): refrescante cerveja produzida à base de trigo especial, que tem sua origem na Alemanha, e um sabor único e inigualável. Com espuma cremosa, amargor suave e aromas de banana e cravo, harmoniza perfeitamente com comida tailandesa e salsichas alemãs. 
WITBIER (2014): tradicionalmente produzida na Bélgica, Witbier significa “cerveja branca” devido à sua aparência clara e turva. Produzida com maltes de trigo e de cevada, esta cerveja não é filtrada e seu sabor traz a refrescância cítrica da laranja, com um leve sabor picante do coentro. Harmoniza bem com peixes suaves, sushi e frutos do mar.


Além de sua linha regular, a BADEN BADEN produz também cervejas sazonais em edições limitadas como: 
CELEBRATION INVERNO: cerveja sazonal de edição limitada, maturada cuidadosamente durante o mês de julho, do tipo bock (avermelhada e levemente adocicada), mas duplamente encorpada, com teor alcoólico de 8.2%. Essa cerveja proporciona duplo aroma e sabor, aquecendo os dias frios de inverno. 
CELEBRATION CHRISTMAS BEER (2007): cerveja do tipo Ale, levemente frisante, lembrando um espumante, e elaborada especialmente para as festas natalinas. É clara, com cor de palha, corpo leve, aroma frutado e um sabor bem suave. Feita com a pura água da montanha, malte de trigo, malte de cevada, lúpulo e fermento especial tipo Ale. Ideal para acompanhar Panetones, frutas frescas e secas. 
BADEN BADEN TRIPEL (2008): cerveja mais sofisticada da marca que passa por uma tripla fermentação e um longo período de maturação, seguindo a tradição das cervejas originalmente produzidas nos monastérios belgas e holandeses. E através destas três fermentações a cerveja atinge incríveis 14% de teor alcoólico e um paladar doce, textura licorosa e aroma de frutas e avelã. São apenas 2.500 unidades produzidas por ano, em uma bela garrafa de cerâmica preta com tampa “swing top”, todas numeradas. Devido ao seu elevado teor alcoólico, um dos maiores nas Américas, pode ser apreciada sozinha como entrada ou digestivo. 
CHOCOLATE (2013): com uma receita exclusiva, esta edição especial limitada possui corpo leve e aroma com notas adocicadas de cacau. Traduz o equilíbrio perfeito entre o delicioso sabor de chocolate e o amargor característico de maltes tostados e lúpulos especiais, deixando um final levemente seco e agradável. 
15 ANOS (2014): é uma cerveja estilo Heller Bock, versão mais clara e encorpada que a Bock tradicional. Com um aroma pronunciado de malte, possui uma cor que varia do dourado forte ao âmbar e uma espuma cremosa e persistente. Com um alto teor alcoólico (6.7%), essa cerveja é perfeita para combinar com pratos típicos do inverno.


A fabricação 
A BADEN BADEN segue a risca todas as tradições e rituais para a produção das cervejas artesanais que compõem o movimento internacional conhecido como The Craft Beer Renaissance. Por serem elaboradas a partir de receitas de conceituados concursos internacionais, as cervejas beneficiam-se, principalmente, da pureza da água de Campos do Jordão, que é captada a quase dois mil metros de altitude, nas verdes montanhas da região. Esta água possui propriedades naturais que possibilitam o equilíbrio perfeito para a fabricação das cervejas mais especiais do Brasil, que valoriza acima de tudo a felicidade e o prazer de fabricar cervejas com sabor, aroma e corpo inconfundíveis. Além de seguir rigorosamente a Lei de Pureza da Baviera (conhecida como Reinheitsgebot), proclamada na Alemanha pelo Duque Guilherme IV, em 1516, que determina que somente água pura, malte de cevada, lúpulo e fermento possam ser utilizados no processo de fabricação de cervejas. Todas as etapas da fabricação, da moagem à colocação do rótulo (colocados manualmente), são vigiadas atentamente pelo mestre cervejeiro, um especialista na arte de fazer cerveja. Além disso, a cervejaria possui um rigoroso processo de maturação para garantir mais sabor e transformar as variedades de cervejas em deliciosas iguarias. Para a produção do chope, a cervejaria estoca a bebida em tanques de decantação a 0º C por cerca de 30 dias, para só depois transportar o líquido para os barris de aço inox.
 

A fábrica 
A cervejaria tem uma estrutura montada em sua sede, localizada na belíssima Campos de Jordão, onde recebe visitas para palestra e degustação. A BADEN BADEN também organiza visitas pagas para grupos que queiram acompanhar a fabricação das cervejas. Durante o passeio na fábrica é possível acompanhar cada etapa do processo de produção artesanal da BADEN BADEN (seus ingredientes, seleção e quaisquer dúvidas, até como consumi-las), aprender mais sobre a composição das cervejas de um modo geral, além de receber dicas importantíssimas para a compra, armazenamento e consumo de cerveja. E claro, poder experimentar os chopes Cristal e Bock. Para que o passeio fique como uma agradável recordação, existe ainda uma loja onde é possível adquirir vários produtos com a marca BADEN BADEN, como tulipas, camisetas, blusas, e claro, as próprias e deliciosas cervejas.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. O logotipo original foi atualizado, ganhou a cor dourada e uma tipografia de letra mais fina. Mais recentemente, em 2012, a marca BADEN BADEN reformulou seu logotipo, que apesar de manter as cores e a tipografia de letra apresentou um novo brasão.


Os slogans 
Inspiração Gourmet. (2012) 
Cerveja feita à mão. (2007) 
A cerveja de Campos do Jordão.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1999 
● Fundador: José Vasconcelos, Alberto Ferreira, Aldo Bergamasco e Marcelo Moss 
● Sede mundial: Campos do Jordão, São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Brasil Kirin Indústria de Bebidas S.A. 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● Presidente: Gino Di Domenico 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 300 
● Segmento: Cervejarias 
● Principais produtos: Cervejas artesanais 
● Concorrentes diretos: Eisenbahn, Colorado, Bierland, Dado Bier, Amazon Beer e Bamberg 
● Slogan: Inspiração Gourmet. 
● Website: www.badenbaden.com.br 

A marca no Brasil 
A BADEN BADEN, uma das microcervejarias mais conhecidas do país, distribui sua vasta linha de cervejas artesanais em alguns estados do país, com forte presença nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste, tendo capacidade de produção superior a 120 mil litros/mês. 

Você sabia? 
A marca já conquistou vários prêmios nos principais campeonatos do mundo, como o European Beer Star, o Australian International Beer Awards, South Beer Cup e World Beer Cup. Em 2014, as cervejas BADEN BADEN conquistaram 16 medalhas em premiações nacionais e internacionais. 
A BADEN BADEN tem como mestre-cervejeiro Otto Sigfried Dummer, formado pela Doemens Schule na Alemanha. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Isto é Dinheiro e Época Negócios), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 16/3/2013

2 comentários:

Pig Mor disse...

Parabéns pelo blog!
Excelente!!!

Anônimo disse...

Excelente blog para amantes de cerveja. Parabéns