19.6.08

BIMBO

Pães, bisnaguinhas, bolos, rocamboles e doces todos os dias estão presentes em milhares de mesas pelo mundo afora. Muitos deles levam uma assinatura em comum: BIMBO. O grupo mexicano está muito mais presente nos hábitos alimentares das pessoas do que elas possam imaginar, com seus produtos sendo sinônimos de qualidade e tradição.
-
A história
Tudo começou no dia 4 de julho de 1945 quando um grupo de empresários (Lorenzo Servitje, Jaime Jorba, Jaime Sendra, José T. Mata, Alfonso Velasco e Roberto Servitje) com vasta experiência no setor de panificação fundaram a PANIFICACIÓN BIMBO que iniciou suas atividades com a inauguração de uma fábrica com sede em Santa Maria do Distrito Federal do México, contando com apenas 34 funcionários. O objetivo do grupo de empresário era produzir um pão realmente bom, nutritivo, saboroso e fresco que pudesse agradar aos consumidores e chegar a todos os lugares do país. As instalações da fábrica eram compostas por um local para escritórios, um pátio, um armazém e uma área de produção que hoje seria considerada rudimentar, pois algumas operações eram feitas manualmente, como por exemplo, os bolos e pães que chegavam a ser desenformados através de golpes, com muita força.
-
-
Os primeiros produtos do Ursinho Bimbo (personagem símbolo da marca) que incluíam o pão de forma (chamado Super-Pan BIMBO), o pão de forma pequeno e as torradas, saíram do forno exatamente às 15 horas do dia 2 de dezembro. O pão de forma se tornou um enorme sucesso na Cidade do México ao ser comercializado envolto por um papel celofane que permitia aos consumidores constatarem a qualidade do produto. Prático, higiênico, saboroso e fresco o pão rapidamente conquistou o paladar dos mexicanos. A distribuição para padarias, lojas de fábrica e pequenas estabelecimentos de varejo eram realizadas por 10 caminhões que abasteciam unicamente o Distrito Federal do México. Os primeiros produtos da empresa foram acompanhados por uma enorme campanha publicitária, onde o famoso ursinho aparecia em divertidas histórias ressaltando as qualidades práticas e nutritivas dos pães.
-
-
O pão preto começou a ser fabricado a partir de janeiro de 1946 e no final do ano seguinte foi lançada no mercado a deliciosa linha de bolos. Nesta época a empresa oferecia nove produtos, incluindo pão branco, pão preto, torradas, pão doce, biscoitos de passa e bolos. Com uma equipe de talentosos vendedores, nos anos seguintes, os produtos BIMBO foram chegando a inúmeras cidades mexicanas. Em 1956, uma segunda fábrica foi inaugurada para atender a crescente demanda do mercado. Nesta altura a empresa contava com 700 funcionários e 140 caminhões de entrega, consumindo mensalmente 300 toneladas de farinha de trigo. Na década de 60 a empresa passou por uma grande reestruturação, iniciou seu processo de internacionalização com a construção de quatro fábricas na Espanha e seus produtos conquistaram enorme popularidade nos hábitos das famílias mexicanas.
-
-
Em 1972, a empresa mostrou força ao inaugurar, na Cidade do México, a maior fábrica de panificação da América Latina. No final desta década a empresa começou a crescer através de aquisições de outras marcas tradicionais, especialmente no setor de doces e chocolates. Além disso, vendeu suas operações na Espanha. No início dos anos 80, um acontecimento iria mudar a história da BIMBO: um comprador da rede McDonald’s no México estava selecionando fornecedores de pães e considerou que os produtos da empresa não eram bons o suficiente. O grupo investiu, então, mais de US$ 30 milhões para aumentar a qualidade de seus produtos. Hoje, a BIMBO é a única fornecedora de pães para a rede de alimentação rápida americana no território mexicano.
-
-
A globalização em mercados alternativos foi uma estratégia iniciada na década de 90 pela empresa. Na ocasião, a economia mexicana dava seus primeiros passos rumo à abertura. Uma espécie de vaticínio tomou conta do mundo dos negócios local: as empresas mexicanas estavam fadadas a perecer por falta de competitividade diante da iminente invasão dos produtos estrangeiros. A empresa tratou de usar a mesma arma para enfrentar a concorrência. O resultado pode ser visto hoje: a BIMBO atua em 17 países, entre eles China e Estados Unidos, além da maioria dos mercados latino-americanos, comercializando produto de alta qualidade e extremamente competitivos. No final de 2010 a empresa mexicana anunciou a aquisição da divisão de panificação da Sara Lee na América do Norte por US$ 959 milhões.
-
-
A linha do tempo
1952
Lançamento das famosas rosquinhas, conhecidas na época como Donas Del Osito (rosquinhas do ursinho).
Lançamento dos pães para cachorro-quente e hambúrguer, além da tradicional Maria Mole.
1963
Lançamento do Pão Integral e Rocambole de Canela.
1964
Introdução no mercado espanhol do pão em fatias.
1971
Lançamento dos Bimbuñuelos, espécie de cookie extremamente popular no México.
1973
Lançamento da marmelada fresca, primeiro produto da empresa não panificado.
1976
Lançamento das tradicionais tortillas.
-
-
A evolução visual
O logotipo da BIMBO passou por inúmeras mudanças no decorrer dos tempos. O pão de forma (Super-Pan), primeiro produto da empresa, possuía um logotipo onde o famoso ursinho (conhecido no México como OSITO) apareceu pela primeira vez. O principal símbolo da marca BIMBO foi personagem símbolo da marca inspirado em um cartão de natal enviado por um neto de um dos fundadores da empresa.
-
-
Porém, o primeiro logotipo da marca utilizado em suas embalagens era bastante simples. O ursinho só foi incorporado ao logotipo da marca em 1970, quando a empresa comemorava 25 anos de fundação. Em 1990 o logotipo passou por uma enorme mudança, ganhando ares mais modernos, com o sorridente ursinho tendo ainda mais destaque e ganhando um chapéu de confeiteiro com a letra B em vermelho. Nos anos seguintes o logotipo foi apenas modernizado, com a última modificação ocorrida em 2003.
-
-
Dados corporativos
● Origem:
México
● Fundação:
4 de julho de 1945
● Fundador:
Lorenzo Servitje, Jaime Jorba, Jaime Sendra, José T. Mata, Alfonso Velasco e Roberto Servitje
● Sede mundial:
Cidade do México, México
● Proprietário da marca:
Grupo Bimbo S.A. de C.V.
● Capital aberto: Sim (1980)
● Chairman:
Roberto Servitje Sendra
● CEO & Presidente:
Daniel Servitje
● Faturamento: US$ 9.7 bilhões (2010)
● Lucro: US$ 450 milhões (2010)
● Valor de mercado: US$ 9.6 bilhões (março/2011)
● Fábricas:
98
● Presença global:
17 países
● Presença no Brasil: Sim
● Maiores mercados: México, Estados Unidos e Brasil
● Funcionários: 102.000

● Segmento:
Panificação
● Principais produtos: Pães, biscoitos e derivados
● Ícones: O ursinho “Osito”
● Website: http://www.grupobimbo.com.mx/
-
A marca no Brasil
A empresa desembarcou no Brasil oficialmente somente em 2001 quando comprou as tradicionais marcas Pullman e Plus Vita, do grupo americano Bunge, por US$ 63 milhões. Em 2008 a BIMBO comprou 75% da panificadora gaúcha Nutrella (fundada em 1972), se tornando líder no segmento de pães industrializados no país. Ainda este ano, a empresa mexicana inaugurou em São Paulo um moderno centro de pesquisas para desenvolver projetos de prolongamento da vida útil de pães, novos aromas e lançamentos. Atualmente a BIMBO, que conta com 4.000 funcionários em sete fábricas no país, é líder nos principais segmentos de panificação no Brasil: Pães e Doces Industrializados, Pães Light, Doces, Bolos e Rocamboles. Além da Pullman e Plus Vita, a empresa é proprietária das marcas Nutrella, Ana Maria, Bisnaguito, Firenze e Laura.
-
-
A marca no mundo
Hoje o Grupo BIMBO, uma das empresas de panificação mais importantes do mundo por seu volume de produção e faturamento, produz, distribui e comercializa mais de 7.000 produtos sob aproximadamente 150 marcas diferentes (entre as quais Bimbo, Pullman, Nutrella, Marinela, Tia Rosa, Milpa Real, Oroweat, Entenmann’s, Thomas’, Boboli, Mrs. Baird’s, Barcel, Ricolino, Coronado, La Corona, Pastelerías El Globo, Suandy e Lara, Bocadín e Lunetas). Para a distribuição de seus produtos fabricados em suas 98 fábricas instaladas nos Estados Unidos, México, América Central, América do Sul e China, a empresa conta com uma frota de 29 mil caminhões, o que permite abastecer mais de 1.8 milhões de pontos de vendas em 17 países.
-
Você sabia?
O Grupo BIMBO é atualmente a maior empresa de alimentos do México, produzindo uma enorme infinidade de produtos, entre os quais se destacam grande variedade de pães (empacotado/embalado), bolinhos caseiros, biscoitos, doces, chocolates, batatas doces e salgados, tortilhas empacotadas de milho e farinha de trigo, torradas, doce de leite e comida processada.
A hipótese mais provável para o surgimento do nome BIMBO foi a combinação de Bingo (tradicional jogo de azar) e Bambi (famoso filme de Walt Disney).
-
-

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 9/3/2011

3 comentários:

Anônimo disse...

A BIMBO vai dominar o Mundo!!

Anônimo disse...

Parabéns Bimbo, faço parte desta familia , e somos os melhores, esta empresa é fascinante.........

glauce disse...

ola ,faco parte dessa empresa maravilhosa.continuem assim, estou muito satisfeita com a empresa,obrigado pela oportunidade.